You are on page 1of 31

Mitos e verdades sobre o uso de Psicotrpicos

PIESC IV

Alunos: Alessandro Arajo Amaury Neri dos Santos Anderson B. Batista Cleudir Bell Disstenys Almeida Fernando Macena Flvio Augusto Resquin Henniky dos Santos Nascimento Marcondes Arajo da Costa Ulisses Henrique de Souza Wanderlister Duque Tavares

Os Psicotrpicos Drogas que afetam a mente

Os Psicotrpicos Drogas que afetam a mente


As substncias qumicas naturais que podem alterar os processos psquicos so conhecidas desde tempos imemoriais, especialmente as de origem vegetal, como o lcool, o pio e a Cannabis. Essas e outras drogas foram empregadas na medicina antiga e o seu uso se manteve at o alvorecer dos tempos modernos. Hoje esses medicamentos so receitados normalmente s pessoas tensas ou nervosas e aos pacientes das clnicas psiquitricas. Mas por lei foram equiparados aos entorpecentes e a sua venda controlada, porque, usados abusiva ou indevidamente, podem causar frmaco dependncia.

Conceito
O psicotrpico (psique = mente; topos = alterao) um produto que age sobre o crebro, modificando suas reaes psicolgicas. O termo indica, segundo Delay e Deniker, o conjunto de substncias qumicas, de origem natural ou artificial, que tem um tropismo psicolgico, isto , que so suscetveis de modificar a atividade mental sem prejudicar o tipo desta modificao.

Os Psicotrpicos Drogas que afetam a mente


Mecanismos de Ao As drogas psicotrpicas foram divididas inicialmente em dois grandes grupos farmacolgicos: o dos depressores e o do estimulante do sistema nervoso central. Posteriormente foi acrescentado mais um, o dos que produzem fenmenos mentais anormais. As drogas do primeiro grupo deprimem as funes da mente (comprimidos para dormir ou para acalmar); as do segundo estimulam (anfetaminas); e as do terceiro causam alucinaes (LSD-25, mescalinas, maconha etc.).

Os Psicolpticos

Os Psicolpticos
So drogas que causam depresso ou relaxao da atividade mental. Neste grupo incluem-se os hipnticos, os neurolpticos e os tranquilizantes. Os hipnticos (cloral, barbitricos, metaqualona etc.) so utilizados para produzir uma sedao geral e facilitar o sono. Os neurolpticos ou antipsicticos (derivados da rauvlfia, como a reserpina; da fenotiazina, como a clorpromazina; e outros do grupo das butirofenonas, como o haloperidol) so prescritos nos casos de psicose graves, como a esquizofrenia. Os tranqilizantes ou sedativos ansiolticos ( derivados do glicol, carbinis, benzodiazepinas, difenilmetano, meprobamato etc.) so empregados para reduzir a tenso e a ansiedade.

Os Pisicodislpticos
So substncias (lisergicomina, mescalina, psilocibina e maconha) que produzem alucinaes e outros fenmenos anormais. So tambm chamadas "drogas psicodlicas", isto , drogas "reveladoras da psique".

Os Psicoanalpticos
So drogas que estimulam a atividade mental; so psicoestimulantes e antidepressivos. Os psicoestimulantes (anfetamnicos, metanfetamnicos, cafena etc.) so anorticos, diminuem o apetite, melhoram a disposio e em doses maiores impedem o sono. Os antidepressivos (imipramina, norpramina, fenelzina, nialamida etc.) so drogas usadas para melhorar o estado de doentes gravemente deprimidos.

Tranquilizantes
Frmacos sintticos que diminuem a ansiedade e a tenso, sem produzir sono. Os tranquilizantes so classificados em dois grupos: tranquilizantes maiores e tranquilizantes menores, conforme a sua utilidade no tratamento dos transtornos mentais.

Tranquilizantes
Os tranquilizantes maiores (fenotiazinas, reserpina etc) tm ao antipsictica. Os tranquilizantes menores (meprobamato, clorodiazepxido etc) so utilizados no tratamento de transtornos emocionais e muitos deles funcionam como relaxantes musculares.

Calmantes
A partir de 1954, foram introduzidas na terapia drogas com uma ao tranquilizante especial, que diminuem de forma seletiva certas funes do sistema nervoso central. O descobrimento dessas drogas se deve observao de um efeito calmante de certas substncias usadas como relaxantes musculares.

Calmantes
Os calmantes so divididos em trs grupos principais, segundo os seus efeitos: Hipnossedantes - anticonvulsivos Tranquilizantes Neurolpticos Essas drogas so utilizadas no tratamento de ansiedade, tenso nervosa, insnia, convulses, epilepsia e enfermidades mentais.

Hipnossedantes
Essas drogas produzem sedao, sono e anestesia geral, de acordo com a dose. A diferena entre um hipntico e um sedativo meramente de grau, dependendo da dose tomada. O grupo mais antigo dos hipnossedantes o dos barbitricos, descobertos em 1862; seguindo-se depois os grupos dos hidratos de cloral, paraldedos, uredos e piperidindios. O primeiro derivado do cido barbitrico foi o barbital, sendo depois sintetizados mais de 2500 barbitricos. Mas hoje so empregados na terapia apenas uns trinta.

Neurolpticos
So drogas derivadas da fenotiazina, com cadeia lateral aliftica e com a denominao comum de promazina, clorpromazina etc. E produzem efeitos especiais sedativo e hipnoindutor.

Estimulantes
Atualmente esses diversos medicamentos psicotrpicos utilizados para estimular o sistema nervoso central e para avaliar a depresso foram divididos, segundo a sua ao farmacolgica e seus efeitos teraputicos, em trs principais grupos: Estimulantes psicomotores Estimulantes do humor Estimulante desenibidores

Semiologia

Semiologia
A ao txica dos psicoestimulantes se manifesta atravs de trs formas: por um episdio agudo, por uma intoxicao crnica ou por um acesso psicoptico subagudo. Os usurios sob os efeitos imediatos dessa drogas apresenta os seguintes sinais:

Sinais Fsicos:
Pupilas dilatadas Secura das mucosas Boca e nariz ressecados Sede Tremor nas mos Suor abundante Nuseas e diarreia Perturbaes da libido, da potncia sexual Perturbaes menstruais Falta de sono Falta de apetite Acelerao do ritmo cardaco Contrao dos vasos sanguneos Aumento da presso Sinais e dores no ponto de injeo

Sinais Psquicos
Loquacidade Inquietao Angustia Irritabilidade Mitomania Impotncia sexual transitria Confuso mental Alucinaes Sndrome amnstica

Sndrome de Abstinncia

Sonolncia Astenia Tremores Ansiedade Angstia Diarreia

Uso indevido
As pessoas procuram encontrar nas drogas alvio prazer ou um reforo positivo para as suas atividades, o que engendra o uso abusivo ou indevido de medicamentos psicotrpicos e a consequente frmaco dependncia. Os usurios procuram geralmente os barbitricos para se acalmarem ou para dormirem. Essas drogas, conhecidas popularmente como "bolinhas para dormir", mesmo em pequenas doses, tornam-se o indivduo sonolento, obtuso, incapaz de desincubir-se a contento de suas responsabilidades. So vendidas em cpsulas ou pastilhas de diferentes tamanhos, cores e formas. Mas tm que ser usadas com parcimnia, porque um grama j pode ser dose mortal. Os produtos preferidos pelos usurios, vendidos nas farmcias sob prescrio mdica ou obtidos ilicitamente, so os barbitricos (amorbarbital sdico, pentobarbital sdico, secobarbital sdico), o sedativo (glutetimide) e tranquilizantes (fenotiazina, meprobamato, clordiazepxido). O uso contnuo dessas drogas causa dependncia fsica e dependncia psquica, desenvolvendo o fenmeno da tolerncia e a sndrome de abstinncia.

Quando a coisa fica feia: misturas e dependncia Qumica

As drogas psicotrpicas so capazes de modificar a estrutura do neurnio e a funo daquele neurnio, ento, quando voc retira a droga, o neurnio j se modificou e precisa daquela droga para manter sua funo.

Outro risco presente nas drogas psicotrpicas est no ato de combinar ou misturar mais de uma e consumi-las. As substncias psicotrpicas podem acelerar, diminuir ou perturbar a atividade cerebral. O lcool um bom exemplo de uma droga psicotr-pica lcita, pois liberada para comercializao e seus efeitos afetam o crebro, reduzindo a atividade mental. O que algumas pessoas fazem mistur-lo com substncias que possuem cafena, para combater a falta de disposio gerada pelo seu consumo, mas mantendo, ainda, as sensaes agradveis da embriaguez. O risco dessa prtica est no excesso de substncias que o corpo tem de absorver, mas no d conta, sendo afetado por efeitos txicos advindos da alta exposio das drogas ao organismo.

Dependncia

Dependncia
As drogas psicoativas so frequentemente associadas ao vcio. A drogadio pode ser dividida em dois tipos: dependncia psicolgica, na qual o usurio se sente compelido a usar a droga apesar das consequncias fsicas ou sociais, e dependncia fsica, em que o usurio tem de usar a droga para evitar as consequncias da sndrome de abstinncia. Nem todas as drogas provocam dependncia fsica, mas qualquer atividade que estimula o sistema de recompensa dopaminrgico do crebro normalmente qualquer atividade prazerosa pode levar dependncia psicolgica.As drogas que mais comumente causam dependncia so as que estimulam diretamente o sistema dopaminrgico, como a cocana e as anfetaminas. As drogas que agem indiretamente nesse sistema, como os psicodlicos, necessariamente no causam dependncia.

Dependncia
Muitos profissionais, grupos de ajuda e estabelecimentos especializados em reabilitao de drogas, com variveis graus de sucesso, e muitos pais tentam influenciar as decises e aes de seus filhos quanto aos psicoativos. So mtodos comuns de reabilitao a psicoterapia, grupos de apoio para autoajuda,e tambm a farmaco terapia, que usa drogas psicoativas para reduzir a compulso e a sndrome de abstinncia enquanto a desintoxicao se processa. A metadona, um opioide psicoativo, um tratamento corriqueiro para a dependncia em herona. Pesquisas recentes em toxicomania tm mostrado que o uso de drogas psicodlicas como a ibogana pode tratar e at mesmo curar drogadies, embora a prtica ainda esteja longe de se tornar universalmente aceita.

You might also like