You are on page 1of 1

DIAGNSTICOS, RESULTADOS E INTERVENES ENFERMAGEM: UM IDOSO COMO FOCO DA AO*

DE

Campos, Fagner Alfredo Ardisson Cirino; Santos, Dilma do; Marinho, Antonio de Magalhes Acadmico do 7 perodo de enfermagem da ULBRA, campus CEULJI /ULBRA. E-mail:fagneralfredo@hotmail.com Enfermeira.Professora adjunta do curso de enfermagem, campus CEULJI /ULBRA. Enfermeiro. Professor Assistente/Chefe de Departamento na Faculdade de Enfermagem UERJ.

INTRODUO
O processo de enfermagem(PE) se organiza dinamicamente em fases que variam conforme a literatura, quanto quantidade e definio da terminologia usada para essas etapas. No Brasil, o COFEN estabeleceu com a Resoluo5n 358/2009 que a Sistematizao da Assistncia de Enfermagem(SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao mtodo, pessoal e instrumentos, tornando possvel a operacionalizao do processo de Enfermagem. A SAE uma estratgia para implementar o PE. O PE composto de cinco etapas: histrico de enfermagem (anamnese e exame fsico), diagnstico de enfermagem(DE), resultados esperados(RE), interveno(IE) e avaliao1,5. Quando os enfermeiros utilizam terminologias que descrevem os fenmenos de sua profisso, esto procurando alcanar uma mesma linguagem tcnica que subsidiam o desenvolvimento da enfermagem como cincia.

METODOLOGIA
O trabalho seguiu os passos metodolgicos da pesquisa de estudo de caso3, a coleta de dados foi realizada em uma unidade geritrica do hospital municipal, situado no interior do estado de Rondnia, durante o ms de abril de 2011, onde foi feito um estudo sobre os DE mais frequentes naquela especialidade. Do estudo anterior foi escolhido um paciente idoso para esse estudo de caso, designando amostragem por inteno ou por julgamento. Esse estudo recebeu a aprovao do comit de tica da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA(campus Ceulji/Ulbra em Ji-paran-RO), registrado sobre protocolo de nmero 033/11. Os dados obtidos do histrico de enfermagem foram refinados e submetidos ao julgamento crtico e clnico dos enfermeiros integrantes do estudo, os quais se fundamentaram em taxonomias de referncia internacional(NANDA, NOC e NIC) para subsidiar a elaborao de um plano de cuidado que estivesse em conformidade com o caso estudado.

OBJETIVO
identificar os diagnsticos, resultados esperados e intervenes de enfermagem, relacionados4 na taxonomia NANDA, NOC e NIC,para o paciente idoso internado, em unidade geritrica.

RESULTADOS
QUADRO 1: CARACTERIZAO DO INDIVDUO IDOSO ESTUDADO. JI-PARAN-RO , 2011.

CARACTERIZAO DO INDIVDUO
GPS, 64 anos, sexo masculino, raa parda, ensino fundamental completo, aposentado(um salrio mnimo), casado, catlico, proveniente da zona rural, queixa-se de problemas nos rins h 5 meses. Em relao histria da doena atual: nefrite, clica renal h 2 meses. hipertenso(utiliza captopril duas vezes ao dia), sedentrio. Eliminaes presentes e urina com colorao turva. Diagnstico mdico: insuficincia renal crnica.

QUADRO 2: DIAGNSTICOS DE ENFERMAGEM, RESULTADOS ESPERADOS E INTERVENES DE ENFERMAGEM LEVANTADOS NO IDOSO HOSPITALIZADO. JI-PARAN-RO , 2011.
DIAGNSTICOS DE ENFERMAGEM RESULTADOS ESPERADOS INTERVENES Dor aguda relacionado a nefrite, evidenciado O paciente apresentar controle da dor em at Proporcionar assistncia a analgesia controlada por relato de dor h dois meses, resposta 1 hora. pelo paciente. dolorosa ao teste de punho-percusso bilateral, dor 9/10 na escala numrica. Nutrio desequilibrada: menos do que as O paciente apresentar apetite aumentado Realizar monitorao nutricional da quantidade necessidades corporais relacionado a perda do durante as principais refeies oferecidas. ingerida da dieta oferecida. paladar, evidenciado por falta de interesse pelos alimentos, relata inapetncia e atribui o fato a terapia medicamentosa submetida durante a internao e ausncia de dentio. Risco de perfuso renal ineficaz relacionado a O paciente apresentar equilbrio hdrico Realizar controle hdrico atravs de balao insuficincia renal crnica, nefrite e monitorado enquanto estiver hospitalizado. hdrico. hipertenso. Risco de infeco relacionado a dispositivos O paciente apresentar gravidade da infeco Proporcionar proteo contra infeco. invasivos como cateter venoso perifrico e minimizada enquanto estiver utilizados tais cateterismo vesical de demora. dispositivos. Manuteno ineficaz da sade relacionado a O paciente apresentar comportamento de Realizar educao para sade. Orientar e falta de motivao pessoal para cuidar da promoo da sade melhorado. auxiliar cuidados com as unhas e manuteno sade, caracterizado pela ausncia de da sade oral. imunizao para influenza sazonal e higiene corporal insuficiente. Risco de solido relacionado ao sofrimento e O paciente ter envolvimento social. Proporcionar aumento da socializao. solido pelo abandono dos filhos. Mobilizar a famlia a visitar o paciente.

CONCLUSO
Conclumos que vivel e prtico o enfermeiro utilizar no planejamento da assistncia ao paciente, as taxonomias NANDA, NOC e NIC, por elas fundamentar e garantir uma linguagem nica na enfermagem. Elas despertam nos enfermeiros o interesse de buscar conhecimentos e atualizaes, pois sem o conhecimento cientfico os usos de taxonomias se tornam mecnicos e irrelevantes com o estado clnico do paciente. A instituio que se realizou o estudo no aplica o processo de enfermagem na

assistncia de enfermagem. Esperamos que este trabalho contribua com o conhecimentos dos enfermeiros sobre a SAE/PE e aplicao na prtica, melhorando a qualidade da assistncia de enfermagem.

REFERNCIAS

1-SANTOS, A.S.R.et al. Caracterizao dos diagnsticos de enfermagem identificados em pronturios de idosos: um estudo retrospectivo.Texto Contexto Enferm.2008;17(1):141-9. 2-SAKANO, L.M., Yoshitome AY.Diagnsticos e intervenes de enfermagem em idosos hospitalizados. Acta Paul Enferm. 2007;20(4):495-8. 3-FREITAS, M.C., Mendes MMR. Idoso vtima de queimaduras: identificao do diagnstico e proposta de interveno de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2006; 59(3):362-6. 4-JOHSON, M. et al. Ligaes entre NANDA, NOC e NIC: diagnsticos, resultados e intervenes de enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2009.
5-BRASIL,2011.Resoluo 358, de 15 de outubro de 2009.Dispe sobre a Sistematizao da Assistncia de Enfermagem e a implementao do Processo de Enfermagem.

You might also like