You are on page 1of 28

No contexto da unidade curricular de Sade Mental e Psicopatologia, do 2 Semestre do 2 ano da licenciatura em Servio Social, leccionada pela docente Marcela

Matos, foi proposto s discentes um trabalho no mbito desta unidade curricular, com o objectivo de identificar e aprofundar esta temtica. Com efeito, apresentamos o nosso trabalho em roll play com o intuito de clarificar alguns aspectos reais vivenciados pela vtima.

Perturbao Aguda de Stress Stress Trauma Re-experienciamento Evitamento Hiperactivao Papel do Assistente Social Critrios de Diagnstico Diagnstico Diferencial Comorbilidade Epidemiologia Etiologia Concluso

Natureza extrema: a pessoa experimentou, presenciou ou foi confrontada com um ou vrios acontecimentos que envolveram ameaa de morte, morte real, ferimento grave ou ameaa integridade fsica da prpria ou de outro.

Combate em guerra Ataques pessoais (violao, roubo) Ser raptado, torturado Desastres naturais Acidentes de viao Diagnstico de doena ameaadora

Incio: os sintomas so experimentados durante ou logo depois do trauma. Durao: de pelo menos dois dias e no mximo quatro semanas, ou seja, a perturbao comea e acaba nas quatro semanas depois do acontecimento. Ultrapassado este tempo evolui para uma perturbao de stress ps-traumtico.

Relao entre a presso sentida pelo indivduo e a sua resposta psicofisiolgica.

Meio ambiente

Individuo

Resposta psicofisiolgica

Situaes indutoras de stress:

Situaes avaliadas como ultrapassando os recursos pessoais prejudicando o bem-estar.


Sente-se stress quando se sente que o grau de exigncia de uma situao superior capacidade de resposta (aptides e recursos)

Experincia pessoal de um acontecimento que envolve a morte ou ameaa de morte ou ferimento grave, ou ameaa integridade fsica; Testemunhar um acontecimento que envolva a morte, ferimento ou ameaa integridade de outra pessoa; Ter conhecimento de uma morte inesperada ou violenta, ferimento grave ou ameaa de morte ou doena grave num familiar ou amigo prximo.
Associao Americana de Psiquiatria (2004)

A resposta da pessoa ao acontecimento tem de envolver medo intenso, impotncia (sentimento de incapacidade para obter ajuda) ou horror.
Associao Americana de Psiquiatria (2004)

Recordaes intrusivas e recorrentes Pesadelos recorrentes, durante os quais o evento revivido ou representado de qualquer outra forma Estados dissociativos (perda da conscincia do que faz ou diz) que duram de alguns segundos a vrias horas, ou mesmo dias, durante os quais partes do acontecimento traumtico so revividos e a pessoa comporta-se como se vivenciasse naquele instante

Flashbacks Comportam intenso sofrimento psicolgico e activao psicofisiolgica (taquicardia, agitao) e frequentemente ocorrem quando a pessoa exposta a eventos activadores que lembram ou simbolizam um aspecto do acontecimento traumtico.

Pode interferir com os relacionamentos interpessoais e levar a conflitos conjugais, divrcio ou perda de emprego. O individuo faz esforos deliberados no sentido de evitar pensamentos, sentimentos ou conversas sobre o acontecimento traumtico e procura evitar actividades, situaes e pessoas que possam lembrar o evento. Pode incluir amnsia para aspectos importantes do evitamento traumtico.

O individuo tem sintomas persistentes de ansiedade ou maior activao psicofisiolgica que no estavam presentes antes do trauma. Dificuldades em conciliar ou manter o sono, possivelmente devido a pesadelos recorrentes durante os quais o evento traumtico revivido Hipervigilncia e resposta de alarme exagerada Irritabilidade ou acessos de clera Dificuldades em concentrar-se

A A pessoa foi exposta a um acontecimento traumtico em que ambas as condies seguintes estiveram presentes: 1) a pessoa experimentou, presenciou ou foi confrontada com um acontecimento ou acontecimentos que envolveram ameaa de morte, morte real ou ferimento grave, ou ameaa integridade fsica da prpria ou de outros; 2) a resposta da pessoa envolve medo intenso, sentimento de desproteco ou horror.

B Durante ou depois da experincia do acontecimento perturbador o sujeito tem trs (ou mais) dos seguintes sintomas dissociativos: 1) sensao subjectiva de se sentir desligado, de embotamento ou de ausncia da reaco emocional; 2) diminuio da conscincia em relao ao ambiente circundante (sentirse siderado por exemplo); 3) desrealizao; 4) despersonalizao; 5) amnsia dissociativa (isto , incapacidade para se lembrar de aspectos importantes do trauma).

C O acontecimento traumtico persistentemente reexperimentado em pelo menos um dos seguintes modos: imagens, pensamentos, sonhos, iluses, episdios de flashback, recorrentes, ou a sensao de estar a reviver a experincia; ou mal-estar durante a exposio a acontecimentos que lembrem o acontecimento traumtico.

D Evitamento claro dos estmulos que desencadeiam lembranas do trauma (por exemplo, pensamentos, sensaes, conversas, actividades, lugares, pessoas). E Sintomas claros de ansiedade ou de aumento da activao (por exemplo, dificuldades em dormir, irritabilidade, dificuldades de concentrao, hipervigilncia, reaco de alarme exagerada, agitao motora).

F A perturbao causa mal-estar ou deficincia clinicamente significativos no funcionamento social, ocupacional ou em qualquer outra rea importante, ou deteriora a capacidade individual para executar algumas tarefas necessrias, tais como obter a assistncia necessria ou mobilizar recursos pessoais para contar aos membros da famlia a experincia traumtica. G A perturbao dura no mnimo dois dias e no mximo quatro semanas e ocorre nas quatro semanas a seguir ao acontecimento traumtico. H A perturbao no devida aos efeitos fisiolgicos directos de uma substncia (por exemplo, droga de abuso, medicao) ou a um estado fsico geral, no melhor explicada por uma Perturbao Psictica Breve e no meramente uma exacerbao de uma perturbao mental do Eixo I ou do Eixo II preexistente. Fonte: DSM-IV

Perturbao Mental Secundria Perturbao Induzida por Substncias Perturbao Psictica Breve

Perturbao Ps-Stress Traumtico Perturbao Depressiva Major

Prevalncia Evoluo

Numa populao exposta a um stress traumtico grave depende da intensidade e persistncia do trauma e do grau de exposio a esse acontecimento.

Populao geral: - desconhecida


Estudos disponveis: - as taxas variam entre 14% e 33% dos indivduos expostos a traumas graves

Os sintomas de Perturbao Aguda de Stress so experimentados durante ou imediatamente a seguir exposio ao trauma, duram pelo menos dois dias e/ou desaparecem nas quatro semanas do acontecimento traumtico ou o diagnstico deve ser alterado. A intensidade, durao e proximidade do sujeito exposio ao acontecimento traumtico so os factores mais importantes que afectam a probabilidade para o desenvolvimento da Perturbao Aguda de Stress. As redes de suporte social, histria familiar, experincias da infncia, variveis de personalidade e perturbaes mentais preexistentes podem influenciar o desenvolvimento desta perturbao. Pode desenvolver-se em sujeitos sem quaisquer condies predisponentes, em particular quando o agente stressor especialmente forte.

Factores biolgicos e genticos


Natureza e gravidade do acontecimento traumtico Percepo do acontecimento Estilos de coping dominados por respostas de negao Existncia prvia de acontecimentos indutores de stress

Existncia prvia de perturbaes afectivas e ansiosas


Factores de personalidade Experincias infantis Suporte Social

Promover o bem-estar, o auto-conhecimento Informar Encaminhar Mediador, papel intermedirio Acompanhamento psicossocial do individuo e sua famlia Capacitar os indivduos, grupos e comunidades, para colaborarem de forma objectiva, na resoluo de problemas; Apoiar os restantes membros da equipa a lidar com os problemas sociais, emocionais e econmicos

O grupo conclui que para uma melhor interveno do Assistente Social ao nvel do Servio Social fundamental ter conhecimento das perturbaes bem como das caractersticas que lhes so inerentes para que assim possamos elaborar um diagnstico eficaz. importante ter objectivos ou metas bem definidas, sendo que as equipas tm de estar dotadas de meios humanos, tcnicos bem como de estratgias de interveno para com os indivduos e suas famlias.

American Psychiatric Association (2002). Manual de diagnostico e estatstica das perturbaes mentais (4 edio. Texto Revisto). Lisboa: Clinepsi Editores; Calhoun, K. S, Et Resick, P.A (1993). Ps-traumatic Stress Disorder. In D. H. Barlow (Ed.) Clinical Handbook of Psychological Disorders. New York: Guilford Press. Foy, D. W. (1992) (Ed.) Treating PTSD CognitiveBehavioral Strategies. New York: Guilford Press. Moorey, S. (1996). When bad things happen to rational people: cognitive therapy in adverse life circunstances. In P. M. Salkovskis (Ed). Frontieres of Cognitive Therapy. New York: Guilford Press.

You might also like