You are on page 1of 78

O QUE POLPAO ?

O QUE POLPAO ?

Polpao o processo pelo qual a madeira reduzida a uma massa fibrosa; Isto significa a ruptura das ligaes presentes na estrutura da madeira possibilitando a individualizao das fibras; Existem duas formas de romper as ligaes na madeira e liberar as fibras:

Mecanicamente; Quimicamente; Quimio-mecnico; Semi-qumico.

Existem tambm hbridos destes dois mtodos:


POLPAO QUMICA

POLPAO QUMICA

TIPOS DE POLPAO

POLPAO QUMICA

Uso de reagentes qumicos e calor para dissolver a lignina; Obter o mximo possvel intacto a hemicelulose e celulose; Processos mais usados:

Kraft ( Sulfato)( NaOH & Na2S); Soda ( NaOH); Sulfito(SO2 & Bases : Mg(OH), Ca(OH) 2 , NH4 ( OH)

Definies

Lignina Klason lignina solvel em cido ; um mtodo gravimtrico direto; diz-se que o resduo aps hidrlise cida total de uma poro de carboidratos de madeira/polpa; A lignina cida solvel pode ser estimada espectrofotometricamente (regio UV); Para polpas de eucaliptos: (%)Lignina Klason, = 0.15 x nmero Kappa

Definies

Polpa Qumica: produzida por vias qumicas; rendimento em 50%, contedo de lignina de 3-5 % Polpa No branqueada: polpa totalmente qumica com colorao tal qual sai do digestor ou seja marrom escuro tendendo a marrom claro Polpa branqueada : polpa qumica que sofreu estgios de branqueamento

Definies

Polpa Solvel polpa qumica branqueada; rendimento em torno 30-35%; Alto contedo de celulose (95% ou mais); processo Kraft com pr-hidrlise processo sulfito cido; aumento da pureza da celulose atravs da extrao com lcali frio; Usado para produo de derivados de celulose (rayon/viscose, acetato de celulose, celofane).

OVERVIEW POLPAO

Produo Norte-Americana

Polpao Mecnica - 24 %; Polpao Qumica - 70 %; Semi-qumica - 6 %;

Produo USA ( 1996)

Polpao Mecnica - 9 %; Polpao Qumica - 85 %; Semi-qumica - 6 %;

POLPAO KRAFT

Polpao kraft significa em alemo uma polpa de elevada resistncia fsico-mecnica; Processo dominante no mundo; Possibilita a recuperao dos produtos qumicos; O rendimento baixo : 40-45 %; Tipos de produtos gerados: Linerboard polpa no branqueada.

PRODUTOS PROVENIENTES DAS POLPAS KRAFT

POLPAO KRAFT

Produtos qumicos usados


Operao

NaOH; Na2S;

Reagentes qumicos e cavacos so carregados no interior do digestor; Aquecimento at T = 165 170 C; Cozimento de 2 a 4 horas dependem da quantidade de lignina removida desejada ( N. Kappa); Polpa e licor negro so descarregados no fim do cozimento; O licor negro consiste: Produtos Qumicos usados; Lignina dissolvida; Carboidratos.

POLPAO KRAFT

Polpao qumica com NaOH e Na2S; pH acima de 12 ; Temperatura de cozimento em torno de 160-180 o C ; Presso de 8 kg/cm (120 psi); Tempo de cozimento cerca de 0.5-3 h

POLPAO KRAFT
Vantagens : Polpao aplicada a todas espcies de madeira; Gerando polpas de elevada resistncia; Tolerante a presena de casca ; Pouco consumo de energia ; Permite recuperao dos produtos qumicos

POLPAO KRAFT
Desvantagens: Dificuldade no branqueamento se comparado com as polpas sulfito; Baixos rendimentos (perda de carboidratos ); Gera compostos sulfurosos (TRS)- mal cheirosos em nvel elevado; Durante a polpao kraft so dissolvidos cerca de 80% da lignina, 50% hemiceluloses e 10 % da celulose .

Aula 1 - Fundamentos da Polpao Kraft Nomenclatura e definies


Confira agora os principais terminologias usadas no processo Kraft e suas definies: Licor Branco a soluo que contm os reagentes qumicos ativos de cozimento (NaOH e Na2S), sendo estes usados no cozimento dos cavacos.

Aula 1 - Fundamentos da Polpao Kraft Nomenclatura e definies

Licor Negro a
soluo que contm os reagentes qumicos residuais do cozimento (NaOH e Na2S) e aqueles reagentes que ficaram inertes (Na2SO4, Na2CO3, Na2S2O3, etc.), bem como a lignina dissolvida e carboidratos (celulose e hemicelulose) que sofreram degradao.

Aula 1 - Fundamentos da Polpao Kraft Nomenclatura e definies

lcali Total Titulvel (ATT): so todos os reagentes presentes no licor branco, ou seja, NaOH, Na2S, Na2SO4, Na2CO3, Na2S2O3 expressos como Na2O ou NaOH; lcali Ativo (AA): so todos os reagentes mais ativo durante o cozimento, ou seja, NaOH e Na2S, expressos como Na2O ou NaOH; lcali Ativo (AA): so todos os reagentes que efetivamente so usados durante o cozimento, ou seja, NaOH e Na2S, expressos como Na2O ou NaOH.

Aula 1 - Fundamentos da Polpao Kraft Nomenclatura e definies

Polpa Qumica: produzida por vias qumicas; rendimento em 50%, contedo de lignina de 3-5 %; Polpa No branqueada: polpa totalmente qumica com colorao tal qual sai do digestor ou seja marrom escuro tendendo a marrom claro; Polpa branqueada : polpa qumica que sofreu estgios de branqueamento.

OBJETIVOS DO PROCESSO DE POLPAO


GRAU DE DESLIGNIFICAO; VISCOSIDADE; RENDIMENTO; TEOR DE REJEITOS .

Definies

Deslignificao: quebra da estrutura qumica da lignina; Nmero Kappa : mede o contedo de lignina na polpa; Viscosidade da polpa : mede o comprimento da cadeia de celulose (GP- grau de polimerizao); Ponto de liberao da fibra : (130-180oC) ocorre quando lignina suficiente foi removida durante polpao- cavacos so transformados em fibras com pouca ou nenhuma ao mecnica.

CONTROLE ANALTICO DA POLPAO

N KAPPA

Indica o grau de deslignificao; Proporcional ao teor de lignina ( N kappa x 0,15); No capaz de identificar a condensao da lignina AA, AE, AT, ATT, Sulfidez

LCALI DO LICOR BRANCO

LCALI RESIDUAL DO LICOR PRETO

Definies

Nmero Kappa consumo em mL de KmnO4 0.1 N para cada 1 grama de polpa em (H2SO4) 0.1 N usado para monitorar o grau de Deslignificao das polpas qumicas aps polpao e entre os estgios de branqueamento.

Tipos de polpa

Polpas branqueadas de kappa baixo - Contedo de

lignina de 3.0-5 .2 % (20-35 Kappa #) para softwoods ou com contedo de lignina de 1.8-2.4 % lignina (12-18 Kappa #) hardwoods;

Polpas com kappa mdio (35-50 Kappa #) - (bag

papers) Contedo de lignina de 5.2-7.5% ; Polpas com kappa alto (65-70 Kappa #)- Contedo de lignina de 9-11 % para produo de capa de cartes duplex (top liner boards) e contedo de lignina de 12-16.5 % (80-110 Kappa #) para produo de forro/suporte de cartes duplex ( bottom liner ).

Aula 2 - Cozimento Kraft Objetivos do processo Basicamente o grau

de deslignificao a mais importante via de monitorar o comportamento do processo de cozimento. Este ser deve ser mantido o mais estvel possvel, porque suas variaes normalmente causam queda no rendimento e na produo, bem como na qualidade final da polpa. As principais causas de variao do n. kappa so: cavaco; licor; circulao do licor; controle; aquecimento;descarga e sada da polpa. A seguir especificaremos de que maneira estes parmetros afetam o grau de remoo de lignina.

Aula 2 - Cozimento Kraft Objetivos do processo

VARIAES NO N. KAPPA

VARIAES NO N. KAPPA QUMICA Sulfidez; lcali Efetivo; Licor irradia na madeira; Uniformidade do licor; Antraquinona; AQUECIMENTO Direto x Indireto; Retirada do trocador de calor; Deslocamento x Esttico; Diminuio do vapor; DESCARGA E SADA DA POLPA Descarga fria X Descarga quente; Zona de lavagem no digestor contnuo; Descarga incompleta;

CAVACOS Distribuio de tamanho; Mistura; Espcies; Madeira estocada ou fresca Densidade bsica; Umidade da madeira. CIRCULAO DO LICOR DE COZIMENTO Aquecimento direto x indireto; Retirada de licor pelas peneiras de extrao; Fluxo canalizado. CONTROLE Cozimento muito longo; Preciso dos sensores;

EFEITOS DO N KAPPA

TEMPO DE COZIMENTO

A medida que o tempo de cozimento aumenta reduz-se o n kappa; A medida que a carga de AE diminui reduz-se o n kappa; A medida que o n kappa aumenta, aumenta o rendimento e viscosidade .

CARGA DE AE

RENDIMENTO E VISCOSIDADE

EFEITOS DO N KAPPA

SLIDOS NA CALDEIRA

A medida que aumenta o n kappa reduz-se os slidos na caldeira; A medida que aumenta o Fator H reduz-se o n Kappa;

FATOR H

CONSUMO DE REAGENTES DE BRANQUEAMENTO

A medida que aumenta o n Kappa aumenta o consumo de reagentes no branqueamento;

CONTROLE ANALTICO DA POLPAO

VISCOSIDADE DA CELULOSE

No um bom indicador de resistncia da celulose; Representa comprimento mdio das cadeias de celulose; Expresso em cP e dm/kg dm/kg = 954 x log( cP) 325 Pode ser afetado pelo teor de lignina ( no pela hemicelulose)

TEOR DE PENTOSANAS

Indicativo do rendimento, resistncia da celulose, consumo de energia para refino

Aula 2 - Cozimento Kraft Objetivos do processo


Os principais fatores que a afetam a viscosidade so: N. kappa A medida que o n. kappa aumenta, aumenta a viscosidade; Sulfidez A medida que a sulfidez sofre reduo, reduz-se a viscosidade; Impregnao com licor A medida que a impregnao seja deficiente, menor ser a viscosidade; Descarga a quente da polpa Quanto maior a temperatura de descarga, maior a degradao da polpa, menor a viscosidade final da polpa.

Aula 2 - Cozimento Kraft Objetivos do processo

Rendimento aquele parmetro que possui uma nfase importantes no que tange ao ponto de vista econmico. Rendimento a relao entre a polpa gerada e a madeira alimentada. Rendimento(%)= polpa gerada/madeira alimentada x 100 ; O rendimento depurado no processo kraft est em torno de 45 a 55%;

Aula 2 - Cozimento Kraft Objetivos do processo


Os principais fatores que afetam o rendimento: Espcie da madeira; Qualidade da madeira; Impregnao com vapor deficiente; Cozimento desuniforme; Cozimento excessivo; Elevada produo de rejeitos.

Aula 2 - Cozimento Kraft Objetivos do processo


Teor de rejeitos so aqueles cavacos que no durante o cozimento. Quando em quantidade reduzir o rendimento causam problemas tais aumento nos custos operacionais, aumento insumos e distrbios na depurao da polpa. As causas mais freqentes da gerao de teor de: Cavacos mal dimensionado; Impregnao com vapor e licor deficiente; Cozimento desuniforme; Relao licor/madeira muito baixa; Concentrao do licor baixa. se deslignificaram elevada alm de como: retrabalho, no consumo de de rejeitos advm

PARMETROS QUMICOS

CELULOSE

AFETAM O PROCESSO:

Consumo de reagentes; Rendimento; Capacidade sistema de recuperao.

HEMICELULOSE

AFETAM O PROCESSO:

O rendimento e qualidade da celulose; Refinao da celulose; Ligao inter-fibras; Alvura ( reverso); Derivados da celulose .

PARMETROS QUMICOS

LIGNINA

AFETAM O PROCESSO:

Degradao carboidratos ( seletividade); Consumo de reagentes; Rendimento; Capacidade sistema de recuperao.


Alvura/reverso; Propriedades de resistncias .

AFETAM QUALIDADE DO PRODUTO


PARMETROS QUMICOS

EXTRATIVOS

AFETAM O PROCESSO:

Consumo de reagentes; Rendimento; Depsitos ( pitch).


Alvura/reverso; Absoro de lquidos; Sujidade da polpa.

AFETAM QUALIDADE DO PRODUTO


PROCESSO DE DESLIGNIFICAO

O processo de deslignificao constituise basicamente de 03 fases : Etapa inicial ( holding time ) Etapa principal ( bulk ) Etapa residual ou final

ETAPAS DE COZIMENTO
Etapa Inicial etapa intensa e rpida consumo de 60 % de lcali (em reaes de neutralizao, dissoluo de carboidratos ) dissoluo da lignina pequena (20 - 25 %) 80 % da madeira permanece crua T = 140 C

ETAPAS DE COZIMENTO
Etapa Principal ( bulk) onde ocorre a deslignificao da madeira dissoluo da lignina grande ( = 60%) T= 140-170 C ( parte do tempo a temperatura mxima) esta etapa sofre influncias da Concentrao de lcali e Sulfidez

ETAPA RESIDUAL OU FINAL


Dissoluo de 10-13 % da lignina original Diminui contedo de carboidratos Etapa lenta, pouco seletiva As reaes tornam-se mais importantes quando baixa a concentrao de lcali no licor Pasta sai com 4-5 % de lignina corresponde de 45-50% de rendimento Aumenta o consumo de lcali ( a concentrao baixa ) Diminuio de viscosidade Reaes principais que ocorrem so de Hidrlise

REAES DE COZIMENTO
Reaes com carboidratos inchamento alcalino solubilizao alcalina precipitao de carboidratos reaes de peeling reaes de estabilizao hidrlise alcalina da celulose

Parmetros de cozimento

As reaes de cozimento alcalino so fortemente influenciadas pela temperatura e concentrao de hidroxilas ( OH- ); Na polpao de celulose as variveis tempo e temperatura so de mxima importncia, pois afetam diretamente a deslignificao.

REAES DE COZIMENTO
Reaes com a Lignina Ruptura dos enlaces lignina-celulose Fragmentos da lignina reagem mais rapidamente c/ ons HS- do que c/ons OH Compostos de lignina so facilmente hidrolisveis -2 = on sulfeto) Reaes de Sulfonao ( S Reaes de Mercaptao Reaes de Condensao

VARIVEIS DA POLPAO KRAFT

Associadas a Madeira :

Densidade bsica; Espcie e variaes dentro da espcie; Estocagem da madeira;


Umidade da madeira; Extrativos; Descascamento.

Abastecimento da fbrica( mistura de espcies); Distribuio do tamanho dos cavacos; Teor de cascas; Porosidade.

VARIVEIS DA POLPAO KRAFT

Licor Branco:

Concentrao; Sulfidez;

Carga e forma de distribuio de lcali no digestor: Relao Licor/Madeira; Tempo x Temperatura Fator H

VARIVEIS DA POLPAO KRAFT

Carga Alcalina:

Eucalipto - 14 - 17 %; Pinus - 18 - 20 %

Concentrao:

Base Na2O - 100 a 110 g/L Base NaOH - 130 - 140 g/L

SULFIDEZ

EFEITO DA SULFIDEZ

Espcies

As frondosas do maior rendimento que as conferas ( p/ sulfidez cte); As frondosas do maior rendimento que as conferas a medida que ocorre aumento de sulfidez;

Rendimento

EFEITOS DO TEMPO DE COZIMENTO

LCALI EFETIVO

A medida que aumenta o tempo de cozimento reduz-se o consumo de AE (g/L);

LIGNINA

A medida que aumenta o tempo de cozimento aumenta a remoo de lignina(g/L);

CINTICA DA REAO

Cintica a taxa pela qual a reao ocorre; Pode ser descrita por uma equao a qual til nos processos qumicos de colagem; Usada na tentativa de otimizar o processo de cozimento; Usualmente a taxa de reao afetada por duas coisas:

Concentrao dos reativos; Temperatura da reao;

CINTICA DA REAO

CINTICA DA REAO

A polpao alcalina uma reao de 1 ordem com respeito a concentrao de OH; Logo quando aumentamos a concentrao de NaOH aumenta-se a taxa de reao ou quando aumentamos a temperatura aumenta-se a taxa de reao.

CINTICA DA REAO

Equao Arhenius

Onde:

K = K0 . e

(-E/RT)

K0 = uma constante ( chamada de fator de frequncia); E = energia de ativao para a reao; R = constante do gs; T = temperatura da reao;

EFEITOS DO FATOR H

ESPCIES

As frondosas do maior rendimento que as conferas ( p/ sulfidez cte); A medida que aumenta o Fator H reduz-se o n Kappa; A medida que aumenta o Fator H reduz-se o consumo de AE;

N KAPPA

LCALI EFETIVO

MODIFICAES NA POLPAO KRAFT


Caractersticas
BAIXA [ AE] inicial ALTA [HS] inicial BAIXA [ lignina] inicial BAIXA TEMPERATURA meio/final

MCC
X

SUPERBATCH RDH
X X

ITC
X
X X

MODIFICAES NA POLPAO KRAFT

Distribuio de licor:

Digestor ( 3 a 4 nveis); Vaso de Impregnao ( antes e depois) e digestor; Ganhos de viscosidade final; Maior teor de pentosanas; Perfil mais uniforme da concentrao de lcali.

MODIFICAES NA POLPAO KRAFT

Exemplos de distribuio de licor:

Topo - 79%; Peneira de recirculao (CD 01)- 14 %; Peneira de recirculao (CD 02)- 7 %;

* Perfil isotrmico - 160 C

MODIFICAES NA POLPAO KRAFT

Exemplos de distribuio de licor:

Topo - 85%; Peneira de recirculao (CD 01)- 15 %; Perfil de temperatura convencional Temperatura de cozimento - 166 C

ANTRAQUINONA

Por que usar aditivos de cozimento?


a) resistncia ao meio fortemente alcalino; b) estabilidade em temperatura elevada; c) capacidade para interagir com os componentes da madeira; d) no apresentar efeitos deletrios ao ambiente; e) ausncia de toxicidade; f) capacidade de atuar em baixas dosagens e g) custo competitivo.

Considerando tais peculiaridades, a antraquinona merece destaque como aditivo.

ANTRAQUINONA

A utilizao de antraquinona comeou na segunda metade da dcada de setenta, quando se descobriu que sua presena, mesmo em baixas dosagens, propiciava, alm de aumento de rendimento, incremento na taxa de deslignificao, resultando em menores teores de lignina residual na polpa marrom. Posteriormente, outros benefcios foram observados. Inicialmente, a adoo desse aditivo se deu mais fortemente no Japo. Posteriormente, foi aceita nos demais grandes produtores mundiais de celulose. No Brasil, onde se podia observar o uso de AQ de forma limitada, em fbricas do sul a partir da dcada de 80 (as quais operavam e operam com conferas), houve considervel expanso em sua utilizao. Atualmente, a maior parte da produo de celulose no Brasil conduzida com a aplicao de antraquinona em seu processo.

ANTRAQUINONA
A antraquinona : um produto verstil (seja em produo de celulose de conferas ou de folhosas); capaz de aumentar a flexibilidade operacional das fbricas.

ANTRAQUINONA

Sua utilizao pode permitir:


Economia de madeira para mesmo nvel de produo; Incremento de rendimento em polpa para mesmo nvel de nmero kappa na sada do digestor; Reduo no teor de rejeitos de polpao; Manuteno do rendimento em polpa ao mesmo tempo em que promove reduo do nmero kappa na sada do digestor; Menor gerao de slidos no licor negro;

ANTRAQUINONA

Reduo na sulfidez e, conseqentemente, menor gerao de TRS, mantendo o rendimento e o nmero kappa na sada do digestor; Economia de reagentes de branqueamento e, conseqentemente, melhoria na qualidade do efluente lquido; Desgargalamentos de digestor, de caldeira de recuperao, de caustificao e, ou, forno de cal; Melhoria na qualidade da polpa, principalmente no que se refere reteno de hemiceluloses; Aumento de produo e de produtividade.

ANTRAQUINONA

Doses ou cargas:

Eucaliptos variam em torno de 0.025 a 0,05% (com e sem surfactante);

0,06% e de 0,1% com solues dispersas;

Pinus - 0,05% de AQ e, quando AQ e surfactante foram utilizados em combinao de 0,05% de AQ e de 0,05% de surfactante (uso combinado permite benefcio adicional de diminuir o residual de AQ e, com isso, problemas de incrustaes associados com antraquinona nos evaporadores).

Nas mesmas condies do cozimento kraft tradicional, o uso de 0,1% de AQ, base madeira seca (pinus taeda);

FATORES DE CONVERSO

You might also like