You are on page 1of 29

Fausto Rocha Letcia Virginia Ligiane Marcia Maria Sandro Gomes

Teoria do Comrcio Exterior


David Ricardo 1 REVOLUO INDUSTRIAL(avano tcnico) - Crise no comrcio; - Menor lucro dos empresrios; - Desemprego; - Misria.

TRABALHO + MAQUINARIA + CAPITAL = PRODUTO - PRODUTO: divide-se pelas 3 classes da sociedade: - Propriedades de terra (renda); Trabalhadores assalariados (salrios); Arrendatrios Capitalistas (lucros de capital). - teoria do valor trabalho; - teoria da distribuio / teoria da renda; - teoria do comrcio internacional. Pra David Ricardo o equilbrio poderia ser alcanado com a aplicao das suas teorias.

TEORIA DE HECKSCHEROHLIN

Significa que um pas se especializar em exportar bens nos quais utiliza seus fatores produtivos mais abundantes de modo intensivo. Assim, se somos abundantes em capital, o teorema nos diz que nosso pas dever se especializar na exportao de produtos que requeiram bastante capital na sua produo.

TEORIA DO COMRCIO INTERNACIONAL


Com esta teoria, David Ricardo informa das vantagens do comrcio entre naes, ou seja, da liberdade de trocas internacionais. Liberdade de trocas internacionais: - Eliminao de direitos alfandegrios - Lanamento de impostos sobre importaes - Criao de entraves administrativos

COMRCIO INTERNACIONAL
O comrcio internacional a troca de bens e servios em fronteiras internacionais ou territrios e representa uma grande parcela do PIB. Este esteve presente em grande parte da histria da humanidade tendo tido uma impor tncia crescente. - Avano industrial dos transportes - Aparecimento de corporaes multinacionais - Globalizao

RISCOS DO COMRCIO INTERNACIONAL


- Riscos Econmicos - Riscos Polticos.

RISCOS ECONMICOS
- Risco de insolvncia do comprador - Risco de atraso no pagamento - Risco de no aceitao - Riscos relacionados com a soberania econmica

RISCOS POLITICOS

-Risco de cancelamento ou no renovao de licenas de exportao ou importao - Riscos relacionados com conflitos armados - Riscos de expropriao ou confisco por companhias importadoras - Risco de imposio de um banimento de algum bem aps embarque - Risco de transferncia - Riscos relacionados soberania poltica

TAXA CAMBIAL

A taxa de cmbio descrita por Hall e Taylor (1989) como sendo a quantidade de moeda estrangeira que pode ser adquirida com um dlar.

Ofertantes da Moeda Estrangeira

Os exportadores, que vendem suas mercadorias para o exterior e so pagos em moeda estrangeira. So obrigados, pela legislao cambial, a vender s instituies autorizadas a operar em cmbio; Os turistas estrangeiros, que trazem moeda estrangeira e necessitam troc-la pela moeda nacional (domstica); Os investidores internacionais, que trazem divisas para aplicar no pas; Os agentes econmicos, em geral, que tomam recursos no exterior para aplicarem em suas atividades.

Demandantes da moeda estrangeira


Os importadores; Os turistas brasileiros em viagem para o exterior; Os agentes econmicos que investem ou enviam renda para o exterior; Os agentes econmicos (pessoas, empresas e governo) que possuem dvidas no exterior e que precisam enviar divisas para quitar seus compromissos.

Mercado de Cmbio

o conjunto de operaes de cmbio, ajustadas entre operador e cliente ou entre operadores, situados na mesma cidade, pas ou em cidades e pases diferentes.

Caractersticas do mercado

De acordo com as condies, podemos ter: mercado calmo (estvel); mercado nervoso (sujeito a oscilaes de segundos ou minutos); mercado oferecido (grande oferta de moeda ou excesso); mercado procurado (grande procura de moeda ou escassez).

De acordo com as caractersticas das operaes, temos: mercado pronto; mercado futuro; mercado interbancrio; fatores sensibilizadores do mercado de cmbio; medidas adotadas pelas autoridades monetrias; balanos de pagamentos; cotaes do ouro; alteraes acentuadas nas condies climticas; resultados de eleies presidenciais; conflitos entre naes.

Classificao das Operaes de Cmbio

Quanto ao tipo Quanto a natureza

Flutuaes Cambiais

Apreciao (ou valorizao) cambial

Depreciao (ou desvalorizao) cambial

Cotao do Dlar

Importao

o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto e/ou um servio de outro pas, ou seja, so gastos que o governo ou empresas de um pas tm para obter-lo (alimentos, combustveis, minrios, veculos, equipamentos, etc.) do exterior para o pas de referncia

Exportao

sada de bens, produtos e servios alm das fronteiras do pas de origem. Esta operao pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou no, como nas doaes.

Balana Comercial

A balana comercial representada por tudo que o pas exporta e importa e so processadas durante um perodo de tempo determinado (normalmente, um ano).

Balano de Pagamentos

So as transaes econmicas de determinado pas com o exterior, agrupadas segundo suas categorias (reais e financeiras) e segundo seus fatos geradores (comrcio de mercadorias, prestao de servios, transferncias e movimento de saldos lquido parciais), que produzem diferentes impactos sobre as condies internas de equilbrio e de crescimento.

Estrutura da Balaa de Pagamentos


Transaes Corrente Balana Comercial


Exportaes de mercadorias Importaes de mercadorias Viagens Internacionais Transportes Seguros Rendas de capitais Servios governamentais Outros servios

Balana de Servios

Transferncias Unilaterais Movimentos de Capital Investimentos e reivestimentos Emprstimos e financiamento de longo prazo Emprstimos e financiamentos de curto prazo Outros movimentos de capital Amortizaes Erros e omisses Dficit (-) ou Supervit (+)

Organismos Internacionais
Surgimento na Segunda Guerra Mundial (1930) 1944 remodelagem do Sistema Monetrio Internacional (Conferncia de Bretton Woods)

FMI

uma organizao internacional que pretende assegurar o bom funcionamen to do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de cmbio e da balana de pagamentos, atravs de assistncia tcnica e financeira

Objetivos do FMI
Evitar possveis instabilidades cambiais e garantir a estabilidade financeira, eliminando prticas discriminatrias e restritivas aos pagamentos multilaterais. Socorrer os pases a ele associados quando da ocorrncia de desequilbrios transitrio em seu balano de pagamentos

BANCO MUNDIAL

Foi criado com intuito de reconstruir pases que foram devastados pela guerra e, posteriormente, para promover o crescimento dos pases em via de desenvolvimento

Organismo Mundial do Comrcio

Suas funes so: gerenciar os acordos que compem o sistema multilateral de comrcio, servir de frum para comrcio nacional (firmar acordos internacionais), supervisionar a adoo dos acordos e implementao destes acordos pelos membros da organizao (verificar as polticas comerciais nacionais)

Outros importantes organismos internacionais

ONU (facilita a cooperao em matria de direito internacional, segurana internacional, desenvolvimento econmico, progresso social, direitos humanos e a realizao da paz mundial). OEA - foi criada para alcanar nos Estados membros, uma ordem de paz e de justia, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaborao e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independncia

MERCOSUL

tem como principal objetivo criar um mercado comum com livre circulao de bens, servios e fatores produtivos

You might also like