You are on page 1of 23

TREINAMENTO FISPQ

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTO QUMICO

ABNT - NBR 14725

DIAMANTE DE RISCO = DIAMANTE DE HOMMEL


PERIGO DE INCNDIO 4 - Inflama extremamente fcil 3 - Perigo de Inflamao 2 - Perigo com aquecimento leve 1 - Perigo em caso de aquecimento forte 0 - Sem perigo de Inflamao PERIGO DE REAO 4 - Alto Risco de Exploso 3 - Exploso na influncia de calor 2 - Reao qumica violenta 1 - Instvel sob aquecimento 0 - Nenhum perigo sob condies normais

3 4
W
PERIGO PARA A SADE 4 - Extremamente perigoso 3 - Muito perigoso 2 - Perigoso 1 - Perigo mnimo 0 - Sem perigo especial INDICAES ESPECIAIS Campo Vazio permitindo o uso de gua para combater incndio No se deve usar gua (water) para para combater incndio

W5 Substncia cancergena Radioativo

1- IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Deve constar: Nome do produto (Rtulo) Nome do fabricante Endereo Telefone 24h.

2 - COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES

Nome qumico comum da substncia Sinnimos Registro C. A .S (Chemical Abstract Service) Ingredientes que contribuam para o perigo Ex: Metanol (0 A 9%)

3 - IDENTIFICAO DE PERIGOS

Perigos especficos e efeitos mais importantes Inflamabilidade Toxicidade 3 Meio Ambiente

0
1
COR

4 - MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Inalao Contato com os olhos Contato com a pele Ingesto Em todos os casos, encaminhar para atendimento mdico de urgncia Notas para o mdico (Antdoto).

5 - MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIOS

Meios de extino apropriados Perigos especficos Procedimentos especiais de combate ao fogo / proteo do Bombeiro

6 - MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTOS OU VAZAMENTOS

Precaues pessoais Precaues ao meio ambiente O que fazer em caso de pequenos e grandes derramamentos Mtodos para limpeza

7 - MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Manuseio Armazenagem Embalagens Estocagem Materiais seguros para embalagens

8 - CONTROLES DE EXPOSIO E PROTEO PESSOAL

Medidas de engenharia. Ex: Ventilao Parmetros de controle especficos limite de tolerncia Avaliao ambiental Equipamento de Proteo Individual (EPI).

9 - PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS

Estado fsico (slido, lquido, gs) Forma Cor Odor (irritante, pungente, penetrante) pH (indica caraterstica corrosiva do produto)

9 - PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS

Temperatura especficas nas quais ocorrem mudanas de estado fsico. ponto de solidificao ponto de ebulio ponto de fulgor(temperatura mnima do lquido onde a quantidade de vapor gerado suficiente para inflamar na presena de uma fonte de ignio). Vaso aberto e fechado.

10 - ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Circunstncias e produtos que podem ser perigosos em combinao com outro em questo. Estabilidade- menciona se o produto estvel ou requer cuidados especiais. Incompatibilidades - reaes perigosas que podem provocar incndio, exploso ou formao de outros produtos perigosos. NBR 14619 Incompatibilidade no Transporte de Produtos Perigosos

10 - ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Limite de Explosividade ou Inflamabilidade concentrao mnima e mxima de um gs ou vapor no ar, entre as quais ocorre exploso ou propagao da chama, na presena de uma fonte de ignio. Condies a evitar: ex: temperaturas altas ou baixas, presso, luz, umidade. Produtos perigosos da decomposio - por exemplo: CO, CO2

11 INFORMAES TOXICOLGICAS

Toxicologia Cincia que estuda as substncias txicas ou venenosas e sua capacidade de interferir em organismos vivos, assim como estudar antdotos e mtodos de anlise.
Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio

AGENTES QUMICOS

FORMA GASOSA

FORMA LQUIDA

FORMA SLIDA

11 INFORMAES TOXICOLGICAS

Toxidade Aguda -Exposio nica e mltipla a uma substncia por qualquer via em um curto perodo, inferior a um dia. Observam-se problemas rapidamente. Toxidade Crnica -Exposio por um perodo longo de tempo, geralmente durante cerca de 80% ou toda vida laboral.

12 INFORMAO ECOLGICA

Efeitos Ambientais, comportamento e impactos do produto. Persistncia / Degradabilidade Eco toxidade Nocividade para Organismos Aquticos

13 - CONSIDERAES SOBRE DISPOSIO

Mtodos de tratamento e disposio do produto e embalagens usadas. Respeitar regulamentao nacional/local Reciclagem n incinerao, disposio em recipientes adequados.

14 - INFORMAO PARA TRANSPORTE

Classificao do produto como perigoso conforme legislao.


Nmero ONU

14 - INFORMAO PARA TRANSPORTE

CIDO SULFRICO

Classificao do produto como perigoso conforme legislao. Nmero ONU

80

1830

15 - REGULAMENTAES

REGULAMENTAO REFERENTE AO PRODUTO


EX. TRANSPORTE / CARCINOGENICIDADE

16 OUTRAS INFORMAES

REFERNCIA BIBLIOGRFICA OBSERVAO As informaes contidas nesta FISPQ so oferecidas com boa f e como instrumento de orientao, sem que incorra em responsabilidade expressa ou implcita. Caso haja necessidade de esclarecimento ou informaes adicionais, consulte o fabricante.

ORGANIZAO DAS PASTAS FISPQ NOS LOCAIS DE TRABALHO

DISPONIBILIZAR PASTAS COM FISPQs NAS REAS DE TRABALHO.

You might also like