You are on page 1of 38

Alcoolismo

O mal que assola a sociedade!

Quando se fala em dependncia qumica, a preocupao maior com as drogas ilcitas, cocana, maconha, crack, ecstasy, entre tantas outras. No entanto, o grande inimigo est camuflado sob o manto do socialmente aceitvel. O lcool nem sequer considerado uma droga que causa dependncia fsica e psicolgica por grande parte da sociedade. Sua venda livre e ele integra a cultura atual ligada ao lazer e sociabilidade. Uma reunio em casa de amigos, o happy hour depois de um dia estafante, a balada de sbado noite, a paradinha no bar na sada do escritrio no tm sentido sem a bebida alcolica.

O efeito relaxante das doses iniciais, porm, desaparece com o aumento do consumo. Se o convvio com uma pessoa embriagada incomoda, isso no nada diante dos males que o lcool pode causar e que no se restringem s doenas do fgado. A labilidade emocional que num instante transforma o alcoolista risonho num indivduo violento responsvel no s pelo aumento da criminalidade, mas tambm pela desestruturao de muitas famlias. Beber com moderao possvel, mas raros so os que reconhecem estar fazendo uso abusivo e nocivo do lcool. Muitos ainda no so dependentes, mas incorrem em riscos que deveriam e poderiam ser evitados. No se pode esquecer de que a grande maioria dos acidentes de trnsito ocorre quando est no volante uma pessoa alcoolizada.

O Que Alcoolismo?
Alcoolismo o consumo excessivo, duradouro e compulsivo de bebidas alcolicas, o qual degrada a vida pessoal, familiar, profissional e social do indivduo. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condies (doenas) psicolgicas e fisiolgicas, assim como, por fim, na morte. Para a maioria das pessoas, o consumo de lcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vcio. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de lcool se transforme em alcoolismo. Esses fatores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a sade emocional e psquica, e a predisposio gentica. Considerada doena pela OMS (Organizao Mundial da Sade).

Alcoolismo no Trabalho
No Brasil, o alcoolismo o terceiro motivo para faltas e a causa mais frequente de acidentes no trabalho. Segundo a Associao dos Estudos do lcool e Outras Drogas, de 3 a 10% da populao brasileira fazem uso abusivo do lcool. A doena a oitava causa de concesses de auxlio-doena e os problemas direta ou indiretamente relacionados ao uso da substncia consomem de 0,5% a 4,2% do PIB.

As condies de trabalho que fazem parte das causas de alcoolizao so, entre outras, as seguintes:
profisses ou funes que exigem numerosos contatos com o pblico, levando ao alcoolismo por envolvimento. condies fsicas de certos trabalhos que provocam sede excessiva, como sejam, ambientes demasiado secos, quentes, poludos, etc., ou tarefas que exigem grande esforo fsico. profisses que provocam fadiga mental ou fsica dado o ritmo de desgaste intenso a que o trabalhador est sujeito. trabalhos por turnos, horrios desencontrados da famlia e dos colegas. trajetos longos e repetidos trabalho casa. mau ambiente de trabalho, inadaptao e falta de motivao.

Caractersticas que Identificam Trabalhadores com Problemas de Alcoolismo:


Acidentes frequentes no trabalho e fora dele. Faltas frequentes(absentesmo), especialmente em dias que antecedem ou sucedem fins de semana e feriados. Atrasos aps o almoo ou o intervalo. Queda na produtividade e diminuio dos reflexos. Desperdcio de materiais. Dificuldade de entender novas instrues ou de reconhecer erros. Alteraes da viso, da audio e do equilbrio. Variao constante do estado emocional. Pouca preocupao com a aparncia e higiene pessoal.

Acidente Com Serra Circular De Bancada Mostra um grave ferimento na mo de um homem que trabalhava com uma serra circular de bancada. (Antes e depois)

Como a Empresa Deve Agir :


A melhor forma de abordar o assunto na empresa atravs das palestras peridicas, ministradas por profissionais experientes no tratamento do alcoolismo. Quando o problema do alcoolismo identificado na empresa, a abordagem deve ser cuidadosa, sem humilhaes e principalmente com muito respeito ao funcionrio. Termos pejorativos relacionados aos alcolatras devem ser veementemente combatidos por se tratar de assdio moral que prejudica e leva o alcolatra a uma condio de extremo sofrimento e baixa autoestima.

O individuo alcolatra no aceita a condio de doente negando inclusive o problema com o vcio, da a necessidade de envolvimento familiar. Uma conversa franca e honesta, conduzida pelo psiclogo(a) da empresa ajudam na compreenso. O remanejamento temporrio de funes perigosas ou que causem riscos vida de terceiros necessria at que o funcionrio esteja apto a exercer suas tarefas habituais. Para as empresas de transportes a ateno com alcoolismo ainda maior, pois motoristas doentes trafegam pelas estradas sobre o efeito do lcool causando inmeros acidentes.

Lei 11.705/08 LEI SECA

A Lei Seca foi promulgada em 2008 com objetivo de reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados no Brasil, endurecendo as punies contra quem bebe antes de pegar o volante.

Como a Embriaguez Comprovada?


necessrio submeter o suspeito a um exame, de sangue ou de bafmetro. Isso significa que testemunhos de policiais, exames clnicos e eventuais registros em vdeo que atestam sinais de embriaguez no motorista no tm efeito legal.

Alcoolismo na Famlia
Um doente alcolico uma pessoa que sofre e que faz sofrer aqueles que lhe so prximos afetivamente, considerada uma doena do sistema familiar, pois todos so afetados, sendo que o seu tratamento tambm apela a uma abordagem de todo o sistema. O alcoolismo to grave que s vezes toda a famlia deve ser tratada, tamanho o estrago ocorrido no relacionamento e conflitos familiares devido aos longos perodos da permanncia do indivduo no vcio. Os alcolatras no necessitam de pena e sim da nossa compreenso e solidariedade. O problema existe e no deve ser ignorado, o doente precisa ser tratado para o bem de todos, famlia, empresa e principalmente o alcolatra.

A famlia quem mais sofre...

A sociedade te exclui e os amigos te abandonam...

DIFICULDADE E CARNCIAS MATERIAIS PERTUBAES RELACIONAIS DETERIORIZAO PROGRESSIVA DO LAR

rea Relacional: Perturbaes relacionais e deteriorao progressiva da vida familiar, sendo frequentes situaes de:

Maus tratos fsicos e psicolgicos Rupturas do sistema familiar (separao, divrcio); Crianas so introduzidas cedo ao uso do lcool, os pais no compreendem que os males vem com o tempo; Filhos de pais alcolicos tm muitas vezes perturbaes fsicas e motoras;

Tipos de ajuda para as famlias de doentes alcolicos Grupos de Auto-Ajuda Grupos de Familiares e Amigos de Alcolicos - Al- ANON Tel. 21 216 03 97
Nestes grupos a famlia pode: - Encontrar outras pessoas com os mesmos problemas - Encontrar esperana em vez de desespero - Melhorar a vida familiar - Aprender a lidar com a doena alcolica - Recuperar a sua Auto-estima

Existem grupos para os filhos de alcolicos: ALATEEN Tel. 21 216 03 97


Instituies especializadas A Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (Senad) tem cadastrados Centros de Ateno Psicossocial de lcool e Drogas (CAPSad), clnicas particulares, hospitais, universidades, comunidades teraputicas, residncias teraputicas, grupos de Auto-Ajuda, entre outras instituies de assistncia ao dependente de lcool. O cadastro aberto ao pblico pode ser consultado pela internet. http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/web/instituicao/in stituicao_list.php

lcool no sangue (gramas/litro)


0,1 a 0,3 0,3 a 0,9 0,9 a 1,8

Estados
Sobriedade Euforia Excitao

Sintomas
Nenhuma influncia aparente Perda de eficincia, diminuio da ateno, julgamento e controle Instabilidade das emoes, descoordenao muscular. Menor inibio. Perda do julgamento crtico Vertigens, desequilbrio, dificuldade na fala e distrbios da sensao

1,8 a 2,7

Confuso

2,7 a 4,0
4,0 a 5,0 Acima de 5,0

Estupor
Coma Morte

Apatia e inrcia geral. Vmitos, incontinncia urinria e fezes.


Inconscincia, anestesia. Morte Parada respiratria

Observaes: Em mdia 45 gramas de etanol (120 ml de aguardente), com estmago vazio, fazem o sangue ter concentrao de 0,6 a 1,0 grama por litro; aps refeio a concentrao de 0,3 a 0,5 grama por litro. Um contedo igual de etanol, sob a forma de cerveja (1,2 litros), resulta 0,4 a 0,5 gramas de etanol por litro de sangue, com estmago vazio e 0,2 a 0,3 gramas por litro, aps uma refeio mista. Fonte Wikipdia.

As doenas provocadas pelo lcool podem ser:


Pelagra: que a deficincia de sais minerais, protenas, vitaminas e carboidratos comprometem as funes mentais, fazendo o doente agir como se estivesse fora da realidade. O quadro irreversvel e pode levar morte.

Doenas Cardiovasculares
Doenas cardiovasculares: como infartos devido aterosclerose provocada pela m alimentao que tambm altera alterar o nvel de lipdeos e elevar as taxas de colesterol e triglicerdeos.
Infarto Angina

Tuberculose e Pneumonia
Tuberculose e pneumonia: que causam dores no trax, cansao, febre e escarro sanguneo, reversvel em geral com repouso, antibiticos e boa alimentao.

Hepatite
Hepatite: que evolui facilmente para cirrose, que fatal. Neste caso o paciente perde peso e acumula lquido nas pernas e abdmen, pele e olhos amarelados, febre e dor abdominal.

Gastrite e Gastroenterite
Gastrite e gastroenterite: so as doenas mais comuns nos alcolatras. O tratamento das duas enfermidades a abstinncia do lcool e dieta balanceada.

Pancreatite
Pancreatite: destruio das clulas do pncreas que evolui rapidamente para o diabetes.

lcool x Organismo
O lcool absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estmago e no clon. A concentrao do lcool que chega ao sangue depende de fatores como: quantidade de lcool consumida em um determinado tempo, massa corporal, e metabolismo de quem bebe, quantidade de comida no estmago. Alcoolismo agudo: Exerce os seus efeitos principalmente sobre o sistema nervoso central, mas ele pode tambm rapidamente induzir alteraes hepticas e gstricas que so reversveis na ausncia do consumo continuado de lcool. Pode advir parada respiratria. O crebro o rgo mais vulnervel: a percepo; a coordenao e as funes motoras deterioram-se. Podendo o individuo perder a memria. Os resultados de exames ps-mortem (necropsia) mostram que pacientes com histria de consumo prolongado e excessivo de lcool tm o crebro menor, mais leve e encolhido do que o crebro de pessoas sem histria de alcoolismo.

Alcoolismo crnico: responsvel pelas alteraes morfolgicas em praticamente todos os rgos e tecidos do corpo, particularmente no fgado e no estmago. O aumento da atividade dos radicais livres em alcolatras crnicos tambm tem sido sugerido como um mecanismo de leso. O alcoolismo crnico possui vrias consequncias adicionais, incluindo uma maior tendncia para hipertenso, uma maior incidncia de pancreatite aguda e crnica, e alteraes regressivas dos msculos esquelticos. Um alcoolismo de longa durao afeta o crebro, o fgado, o corao e o pncreas; aumenta o risco de cancro, e atinge o sistema imunitrio levando a uma diminuio das defesas orgnicas, tornando o individuo vulnervel a doenas graves.

Abstinncia
Quadro Clnico: Se o crebro j est acostumado aos hbitos da pessoa que bebe muito, ele pode levar algum tempo para se ajustar novamente. Tremores Os tremores normalmente comeam entre 5 e 10 horas aps a ltima bebida e alcanam o mximo entre 24 e 48 horas. Com os tremores, pode haver taquicardia (pulso rpido), aumento da presso sangunea, respirao rpida, sudorese, nuseas, vmitos, ansiedade ou um estado de alerta hiperativo, irritabilidade, pesadelos, alm de insnia. Alucinaes Este sintoma normalmente comea dentro de 12 a 24 horas depois da ltima bebida, e pode durar at dois dias aps ter comeado. Se isto acontecer, a pessoa alucina (v ou sente coisas que no so reais). Ataques epilticos da abstinncia alcolica - Ataques epilticos podem acontecer de 6 a 48 horas aps a ltima bebida, e so comuns vrios ataques epilticos acontecerem por vrias horas. O pico de risco de 24 horas. Delirium Tremens - O delirium tremens comea geralmente de dois a trs dias depois da ltima bebida, mas pode demorar mais de uma semana para aparecer. Sua intensidade de pico normalmente alcana quatro a cinco dias da ltima bebida. Esta condio causa alteraes perigosas na respirao, na circulao e no controle de temperatura. Pode fazer o corao bater muito rpido ou pode fazer a presso sangunea aumentar dramaticamente; e pode causar desidratao perigosa.

Tratamento
Antes de se iniciar o tratamento da dependncia qumica do lcool indispensvel fazer uma avaliao clnica apurada para avaliar qual o tipo de tratamento adequado para cada caso. A populao de dependentes de lcool bastante heterognea. Um alcolico s igual ao outro se olhado distncia. O sofrimento sempre diferente. Para as pessoas sem transtornos psiquitricos, mas dependentes de lcool, existem inmeras opes de tratamento. No Brasil, porm, h escassez de oferta. Na realidade, na linha de frente, destacam-se os Alcolicos Annimos, grupo de autoajuda que existe em mais de 50 pases e h mais de 80 anos, com larga experincia no atendimento de dependentes de lcool. Eles oferecem um tratamento bom e barato alicerado na generosidade de voluntrios que se predispem a ajudar o prximo a vencer um problema que de certa forma tambm deles. No entanto, por vrios motivos, um contingente significativo de pessoas no se adapta cultura do grupo ou porque elas so portadoras de morbidade psiquitrica, ou porque no se entrosam com os demais participantes.

Para essas pessoas, seria necessrio oferecer opes de tratamento que incluiriam terapias de grupo e individuais, mas nem sempre isso possvel. Ajuda muito ter amigos para os quais se possa telefonar sbado noite e marcar um programa que no envolva lcool. Por isso, a orientao sempre buscar relacionamentos sociais com nobebedores e desenvolver formas de lazer distantes da cultura do bar. Medicamentos chamados benzodiazepnicos podem diminuir a sndrome de abstinncia do lcool. Os medicamentos geralmente usados neste grupo incluem o Diazepam (Diempax , Valium ), o Clordiazepxido (Psicossedin ) e o Lorazepam. O lcool tambm pode causar baixos nveis de acar no sangue. Recomenda-se que um especialista (psiquiatra) ajude nos cuidados de uma pessoa que est com abstinncia alcolica.

Vdeos

Vdeos

Vdeos

Conclui-se que lcool destri muitas vidas por suas substancias nocivas que afetam o indivduo na vida pessoal, familiar, profissional e social. Para a melhoria na qualidade de vida em sua dimenso fsica, psicolgica e social do funcionrio a empresa deve visar o bem estar do empregado contando com o apoio da famlia e do prprio. Ficou bem claro que alcoolismo uma doena que pode ser causada pelo uso contnuo e excessivo de lcool ou pode ser tambm uma questo gentica, que desencadeia com ele uma sries de outras doenas. A maior parte das doenas causadas pelo alcoolismo no tem cura, o que pode ser feito o interrompimento do uso de lcool e um acompanhamento mdico para obter um controle da doena. A famlia um grande alicerce para a pessoa que tem problemas com lcool. Na maioria dos casos os parentes no conseguem entender o lado do alcolatra e o julgam sem conhecimento do caso, o que pode piorar ainda mais a situao, fazendo com que o indivduo se encontre sozinho, e ai que a lcool entra em cena suprindo a necessidade da pessoa. Com ajuda mdica e tratamento adequado, o alcolatra pode chegar ao fim do alcoolismo, podendo assim prevenir e at mesmo curar algumas doenas que estejam no incio do desenvolvimento.

Concluso

Referncias
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcoolismo http://alcoologia.net/joomla/index.php?optio n=com_content&task=view&id=83&Itemid=35 http://www.esec-mirandadouro.rcts.pt/area%20escola/alcoolismo.htm

You might also like