You are on page 1of 18

Acadmicas: Alessandra Schindler Amanda Caldas Ana Paula dos Santos Daniela Machado Marlia Perri

O Trabalho torna o indivduo socivel, obrigandoo a relacionar-se com outras pessoas para resolver problemas, encontrar solues, gerar idias, produzir. A nsia de interao causa efeitos psicolgicos, desde a realizao pessoal at a necessidade de superao. J o desemprego pode causar efeitos psicolgicos devastadores na vida pessoal e na vida profissional: depresso, angstias dentre outros problemas.

A palavra emprego tem dois grandes significados. Por um lado, refere-se ao e ao efeito de empregar. Este verbo significa ocupar algum (na medida em que lhe oferecido um posto de trabalho e delegadas determinadas responsabilidades). Por outro lado, o termo emprego usado para designar uma ocupao ou um ofcio. Neste sentido, usado enquanto sinnimo de trabalho.

Atualmente, a forma de emprego dominante trabalho assalariado (em relao de dependncia). O empregado ou trabalhador estabelece um contrato com a sua entidade empregadora ou patronal, atravs do qual decidem o preo pelo qual ser vendida a fora de trabalho bem como as condies mediante as quais ir ser prestado o respectivo trabalho.

O termo desemprego alude a falta de trabalho. Um desempregado um indivduo que faz parte da populao ativa (que se encontra em idade de trabalhar) e que anda a procura de emprego embora sem sucesso. Esta situao traduz-se na impossibilidade de trabalhar e, isto, contra a vontade da pessoa.

Desemprego sinnimo de desocupao e distinguem-se quatro formas: 1.Cclico

1.Estacional
1.Friccional 1.Estrutural

O desemprego cclico consiste na falta de trabalho durante um momento de crise econmica (isto , de recesso). Trata-se, em geral, de perodos no demasiado extensos em termos de tempo e que se revertem a partir do momento em que se registram sinais de melhoria na economia.

O desemprego estacional (ou sazonal) surge pela flutuao estacional da oferta e da procura. O setor da agricultura ilustra claramente esta situao de desemprego: em pocas de colheita, aumenta a oferta de trabalho e o desemprego diminui; nos restantes meses do ano, a situao inverte-se.

O desemprego friccional (igualmente chamado desemprego de transio ou de mobilidade) ocorre quando o empregado e a entidade patronal no chegam a acordo. Se as condies de trabalho ou remuneratrias no corresponderem as expectativas do trabalhador, este demite-se e parte a procura de outro emprego. uma forma provisria de desemprego e que tende a ser constante.

O desemprego estrutural, por fim, o mais grave, tendo em conta que corresponde a um desajuste tcnico entre a procura e a oferta de trabalhadores (mo-de-obra disponvel no mercado). Muitas das vezes, os postos de trabalho necessrios para a estabilidade da economia so inferiores a quantidade de pessoas que procuram emprego e que precisam trabalhar para se sustentar. Esta situao exige a interveno do Estado para solucionar o desequilbrio.

Ter tempo livre para pensar faz que as pessoas no possam pensar em outra coisa seno na falta de dinheiro, em procurar uma sada e na necessidade de ter que cumprir com as obrigaes: pagar a renda, os estudos de seus filhos e aceder s necessidades bsicas tais como a sade e a alimentao. Isto gera desespero, angstia e ansiedade muitas vezes canalizada num maior consumo de substncias ou bem a ingesto desmedida de alimentos para saciar a tristeza. Em muitos casos, pode bloquear pessoa e semear a desesperana.

Segundo um estudo realizado em 2005 , a busca de trabalho gera estresse e estas pessoas costumam ter pior sade mental do que o resto. Ademais, a nvel familiar pode gerar rispidezes e at o divrcio. O diretor do Instituto Americano para Terapia Cognitiva dos EUA e autor de The Worry Cure, Robert L. Leahy, sustenta que estar desempregado uma das experincias mais difceis e mais devastadoras do que as pessoas atravessam. Alm de depresso , sustenta, tambm pode gerar episdios de violncia.

Cinco consequncias latentes importantes do emprego geram bem-estar e na perda geram problemas na sade mental da pessoa; Dados indicam que o ato de procura de emprego pode ter um efeito negativo na sade mental; No ramo profissional, ao perder o emprego, a pessoa ter que passar por todo o processo de ser julgado severamente, avaliado criticamente e, na maioria dos casos, rejeitado.

Falta de Controle do Indivduo e de utilizao das habilidades (reduo) antes usadas diariamente so fatores que afetam o desempenho profissional; Uma determinante que no afetada pelo desemprego, so os contatos interpessoais que acabam aumentando no decorrer deste perodo, principalmente entre os jovens. Enquanto que nos indivduos mais velhos, ocorre o oposto; Crena de descartabilidade (poder ser demitido de novo).

Quatro momentos: I Choque; II Transio e Confuso; III Adaptao patolgica; IV Resignao fatalista. Duas possibilidades existenciais: I Autoavaliao de sua carreira; II Elaborao de estratgias para voltar a trabalhar e se manter trabalhando.

Algo que pode afetar psicologicamente na rea de Administrao por se tratar de uma rea conhecida por todos como a que tem um ndice maior de oportunidade, o que fato. Ento a pessoa que se depara desempregada, e exerce funes e tem especialidade nessa rea, se v decepcionada por no conseguir se encaixar num grupo onde a facilidade grande. Podendo causar um grande desequilbrio emocional. E no s isso; existem exemplos de indivduos qualificados, com experincias e ainda assim no se encaixar no perfil de muitas empresas, talvez devido a essa grande quantidade de jovens, e que muitas das empresas buscam, ou quem sabe por no se enquadrar em certos perfis adotados. Isso causa um sentimento de impotncia, desanimo que pode causar at mesmo uma depresso.

Dvidas ?

Obrigado

You might also like