You are on page 1of 30

APOSENTADORIAS

ASPECTOS PRTICOS
Audrey Liss Giorgetti Elaine Medeiros

ARTIGO 194 DA CONSTITUIO FEDERAL:


Art. 194. A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos Sade, Previdncia e Assistncia Social.

APOSENTADORIA POR IDADE

O Fato gerador a idade. Os requisitos para concesso do benefcio so: - Implementao de idade mnima e cumprimento de carncia. Para o trabalhador urbano a idade mnima de 65 anos para o homem e de 60 anos para a mulher. J para o trabalhador rural, a idade mnima de 60 anos para o homem e de 55 anos para a mulher. Tal decrscimo se justifica pelo desgaste fsico inerente a prpria condio de rurais e tambm porque a vida laboral se inicia precocemente.

CARNCIA

A carncia mnima para concesso do benefcio, para quem se filiou antes de 24/07/1991 segue a tabela progressiva do artigo 142 da Lei 8.213/91, que trata da regra de transio estabelecida pela lei, que veremos a seguir: Art. 142. Para o segurado inscrito na Previdncia Social Urbana at 24 de julho de 1991, bem como para o trabalhador e o empregador rural cobertos pela Previdncia Social Rural, a carncia das aposentadorias por idade, por tempo de servio e especial obedecer seguinte tabela, levando-se em conta o ano em que o segurado implementou todas as condies necessrias obteno do benefcio: (Artigo e tabela com nova redao dada pela Lei

n 9.032, de 1995)

Tabela Progressiva de Carncia


Ano de implementao das condies / meses de contribuies exigidas
1991 / 60 meses 1992 / 60 meses 1999 / 108 meses 2000 / 114 meses 2007 / 156 meses 2008 / 162 meses 2009 / 168 meses 2010 / 174 meses 2011 / 180 meses

1993 / 66 meses
1994 / 72 meses 1995 / 78 meses

2001 / 120 meses


2002 / 126 meses 2003 / 132 meses

1996 / 90 meses
1997 / 96 meses 1998 / 102 meses

2004 / 138 meses


2005 / 144 meses 2006 / 150 meses

J para os segurados filiados aps 24/07/1991, a carncia de 180 contribuies, o que corresponde a 15 anos. Importante destacar que o tempo em que o segurado esteve em auxlio-doena computado como carncia para aposentadoria por idade. O valor do benefcio corresponder a 70% do salrio de benefcio mais 1% para cada grupo de 12 contribuies mensais at 100%do salrio de benefcio. A incidncia do fator previdencirio facultativo, pois em alguns casos ele pode aumentar do valor benefcio.

A perda de qualidade de segura no obsta a concesso do benefcio desde que o segurado tenha cumprido a carncia mnima necessria. A benesse foi trazida pela lei 10.666/03.

Cabe destacar tambm que a jurisprudncia tem entendido que os dois requisitos: idade + carncia, no precisam ser implementados concomitantemente. CURIOSIDADE:

A aposentadoria por idade no pode ser cumulada com outro benefcio, salvo salrio-maternidade (caso a segurada tenha retornado ao trabalho); penso por morte e reabilitao profissional.

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIO

o benefcio previdencirio devido quele trabalhador que complete o tempo de contribuio previsto em lei isto 30 anos de contribuio se mulher e 35 anos se homem. Pode ser integral ou proporcional.

Poder integrar o tempo de contribuio os seguintes perodos: - o tempo em que o segurado esteve em auxlio-doena ou benefcio acidentrio; - o tempo de servio militar, desde que prestado sem qualquer atividade concomitante; - o perodo em que a segurada recebeu salriomaternidade; - o tempo de servio do trabalhador rural anterior competncia de novembro de 1991, etc.

Documentos necessrios para dar entrada na aposentadoria pela via administrativa: - CTPS, contrato de trabalho; - Contratos sociais de empresas; - Alvars de funcionamento emitidos pela Prefeitura; - Notas Fiscais; - Carns de Contribuio; - Carteira de Reservista, etc.

APOSENTADORIA INTEGRAL
aquela na qual o segurado completa os 35 anos de contribuio, se homem; e 30 anos de contribuio, se mulher. No necessita de idade mnima na data do requerimento. O valor do benefcio ser de 100% do salrio de benefcio, aplicando-se o fator previdencirio.

FATOR PREVIDENCIRIO

O Fator Previdencirio foi institudo pela Lei 9.876/99, e trata-se de uma equao matemtica destinada manter o equilbrio da renda mensal inicial dos benefcios levando-se em conta a idade do segurado, tempo de contribuio e expectativa de sobrevida. Aplicas-se o fator obrigatoriamente na aposentadoria por tempo de contribuio. No aplicado em casos de aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial, auxlio-doena e auxlioacidente. Aplica-se facultativamente a aposentadoria por idade. Apesar de inmeras discusses o STF declarou a constitucionalidade do fator previdencirio.

A incidncia do fator injusta em muitos casos, tendo em vista que diminui consideravelmente o valor do benefcio, cujo entendimento se baseia na alta expectativa de vida lanada pelo IBGE. Como advogados devemos lutar contra o fator previdencirio, ingressando com pedidos de reviso*.

APOSENTADORIA PROPORCIONAL

A aposentadoria proporcional passou a no mais existir em nosso ordenamento jurdico, posto que foi extinta pela EC 20/98. No entanto, foi estabelecida uma regra de transio para os segurados inscritos at a data da publicao da emenda, 15/12/1998. A regra de transio estatui que o segurado filiado at 16/12/1998 que tenha cumprido a carncia exigida, tem direito aposentadoria proporcional quando reunir cumulativamente o requisito idade 53 anos homem e 48 anos mulher; ter como tempo de contribuio 30 anos se homem e 25 anos se mulher; e perodo adicional de 40% do tempo em que 16/12/1998 faltava para atingir o tempo previsto na letra b (pedgio).

O valor da aposentadoria proporcional ser equivalente a 70% da aposentadoria por tempo de contribuio, mais 5% por ano de contribuio (que passar do mnimo exigido).

** Como obter um resultado rpido e eficiente na prtica? Sabemos que muito difcil obter um resultado rpido em se tratando de INSS. Porm existe um remdio constitucional para podermos agilizar esse procedimento. O artigo 174, do Decreto 3048/99 diz o seguinte: Art. 174. O primeiro pagamento da renda mensal do benefcio ser efetuado em at quarenta e cinco dias aps a data da apresentao, pelo segurado, da documentao necessria sua concesso. (grifamos)

Portanto temos que perfeitamente cabvel o Mandado de Segurana por Desdia nos casos em que a Agencia da Previdncia Social demore mais do que esse perodo de 45 dias para decidir sobre o benefcio do segurado. Se ainda assim, o segurado tiver preenchido todos os requisitos para a concesso da aposentadoria, deve ser ingressar com ao judicial com fundamento na prpria Lei 8213/91.

APOSENTADORIA RURAL

NORMAS APLICVEIS Lei 8.213/91 art. 106 Decreto 3048/99 Na Previdncia Social: Lei 8.213 incluiu trabalhadores rurais em trs condies diferentes: Empregado Contribuinte individual Segurado especial Condies para o benefcio: Idade: 55 anos mulher e 60 anos homem Tempo de atividade rural

Benesse da Lei A Lei 8213/91, conferiu ao Trabalhador Rural, sem eu artigo 143 , a obteno da aposentadoria por idade, no valor de 1 salrio mnimo, desde que preenchidos os requisitos para sua obteno. Art. 143. O trabalhador rural ora enquadrado como segurado obrigatrio no Regime Geral de Previdncia Social, na forma da alnea "a" do inciso I, ou do inciso IV ou VII do art. 11 desta Lei, pode requerer aposentadoria por idade, no valor de um salrio mnimo, durante quinze anos, contados a partir da data de vigncia desta Lei, desde que comprove o exerccio de atividade rural, ainda que descontnua, no perodo imediatamente anterior ao requerimento do benefcio, em nmero de meses idntico carncia do referido benefcio.

Esse artigo foi prorrogado por 2 anos, valendo como regra de transio, e deve acabar agora, em julho de 2008 (contudo, sabendo-se ser ano de eleio, ele poder ser prorrogado).

Regime de Economia Familiar:

Entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e ao desenvolvimento socioeconmico do ncleo familiar e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao, sem a utilizao de empregados permanentes. Alguns emitem Notas Fiscais, outros s plantam pra sobreviver e tem que provar para conseguir o benefcio, a sua atividade rural. ** Tempo de atividade rural igual ao da carncia, ainda que de forma descontnua.

Quais so os meios de prova:

I contrato de arrendamento, parceria ou comodato rural; Escritura da terra; II comprovante de cadastro do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria-INCRA; III bloco de notas de produtor rural ou notas fiscais de venda por produtor rural; IV Recibos; V - comprovante de pagamento do Imposto Territorial Rural-ITR ou de entrega de declarao de isento; VI - Certificado de Cadastro de Imvel Rural-CCIR, ou autorizao de ocupao temporria fornecidos pelo INCRA;

VII - Declarao de Sindicato Rural; VIII - Homologao em Sindicato Rural; IX - outros documentos de incio de prova material, desde que neles conste a profisso ou qualquer outro dado que evidencie o exerccio da atividade rurcola e seja contemporneo ao fato nele declarado, no se exigindo que se refira ao perodo a ser comprovado, podendo ser contemporneos ou anteriores ao perodo e extrados de registros efetivamente existentes, idneos e acessveis Previdncia Social. Ex: ttulo de eleitor, certido de casamento, certido de batismo, ficha comercial, certido de nascimento dos filhos, ficha da matrcula do filho

1 Os documentos de que tratam os incisos I, II, III, V, VI e VII deste artigo devem ser considerados para todos os membros do grupo familiar, para concesso dos benefcios previstos no inciso I e Pargrafo nico do art. 39 da Lei n 8.213/1991, para o perodo que se quer comprovar, mesmo que de forma descontnua, quando corroborados com outros que confirmem o vnculo familiar, sendo indispensvel a entrevista e, se houver dvidas, dever ser realizada a entrevista com parceiros, confrontantes, empregados, vizinhos e outros, conforme o caso.

Dificilmente conseguimos a averbao de um longo tempo de rural administrativamente, bem como a aposentadoria rural pura. Assim sendo, necessitamos tambm propor Ao Judicial, pois fica mais fcil localizar e apontar testemunhas. Porm o judicirio no tem reconhecido somente prova testemunhal, exigindo ao menos um indcio de prova material. Qualquer um dos documentos acima mencionados valem como prova material. GERALMENTE ACEITO 1 DOCUMENTO POR ANO. A atividade rural tem que ser imediatamente anterior ao requerimento quando se deseja obter esse tipo de aposentadoria.

APOSENTADORIA ESPECIAL

A aposentadoria especial o benefcio previdencirio concedido ao segurado que tenha trabalhado em condies prejudiciais sade ou a integridade fsica. Para a obteno deste tipo de aposentadoria, o trabalhador dever comprovar, alm do tempo de trabalho, a efetiva exposio aos agentes fsicos, qumicos ou biolgicos, ou ainda, associao de agentes prejudiciais pelo perodo exigido para a concesso do benefcio, que pode ser de 15, 20 ou 25 anos.

Esse tipo de aposentadoria tem o carter: - Protetivo : visa proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador exposto a agentes de risco. Visa a reduo do tempo de contribuio em razo da prtica de atividade prejudicial sade. - Preventivo: pretende retirar o trabalhador, antecipadamente, do meio de atividade nociva que ele exerce. - Econmico: visa reparar financeiramente o trabalhador sujeito a condies de trabalhado inadequado.

LEGISLAO

A legislao acerca deste assunto muito extensa, porm podemos consultar principalmente : - Lei 8213/91 - Lei 9032/1995 - Lei 9528/1997 - MP 1663-1 de 1998 - Emenda 20 de 15/12/1998 - Decreto 3048/99 - Lei 10.666/2003 dentre outras.

Alm da aposentadoria especial que chamamos de pura, existe os perodos especiais que podem ser convertidos em tempo comum, para somar ao restante do tempo de contribuio comum do trabalhador, para que ele obtenha 35 anos de contribuio.

You might also like