You are on page 1of 17

A

compreenso do objeto de estudo da Didtica est ligado a uma concepo de ensino e aprendizagem que seja de articular as diversas perspectivas ( humana, poltica, social e tcnica) capazes no somente de valorizar, mas principalmente integrar o saber, o ser e o fazer docentes, sempre buscando novos modos de pesar, ensinar e aprender.

Desafio

da Didtica: superar a dimenso tcnica do ensinar e do aprender, compreendendo o aluno como um ser em constante evoluo.

professor precisa aprender a lidar com as diversas formas de aprendizado dos alunos e principalmente aprender a valorizar o conhecimento que eles constroem dia a dia com suas experincias.

Paulo Freire diz que ensinar uma forma de interveno na sociedade que vai alm da transmisso de contedos, porque a educao no pode apenas reproduzir a ideologia dominante ou contest-la.O autor refere que:

No posso ser professor se no percebo cada vez melhor que, por no poder ser neutra, minha pratica exige de mim uma definio. Uma tomada de deciso. (...) Assim no posso ser professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os contedos de minha disciplina; no o posso por outro lado reduzir minha prtica docente ao puro ensino daqueles contedos.(FREIRE,1997)

objeto de ensino da Didtica pode ser compreendido ento como a forma que o professor lida tanto com o contedo, como com os alunos, de maneira a propiciar um aprendizado cada vez maior, no se esquecendo, porm, de valorizar o conhecimento discente e que ele ainda que na condio de professor, tambm um ser em processo de aprendizado.

Quais

os nveis de responsabilidade do professor na consecuo da sua proposta didtica? conto: O grande magistrado Pricles

Pricles

(495 a.C. - Atenas 429a.C.) foi um dos principais lderes democrticos de Atenas,e talvez o mais clebre. Consagrou-se como a maior personalidade poltica do sculo V a.C. durante a Era de Ouro de Atenas. Eleito e reeleito vrias vezes como estratego-chefe,ele acumulou a chefia civil e a liderana militar da cidade

fazendo

com que Atenas alcanasse a maior projeo poltica, econmica e cultural em toda a sua histria.
Fonte: Wikipdia

Por

que a dicotomia entre produto e processo em educao? Um bom resultado ser funo de um processo adequado, e processos adequados produzem resultados eficazes. Os resultados no aparecem do nada; eles so construdos como um investimento no processo. (LUCKESI, 2005).

processo corresponde a um conjunto de procedimentos que adotamos para a obteno do melhor resultado. Produto significa o resultado final ao qual chegamos. (LUCKESI, 2005).

Investindo

no produto estar a escola encarando a realidade da educao como processo de conscientizao e libertao?

educao decorre do fato de as pessoas serem incompletas e procurarem a vida toda modificar-se na busca de completarse, ajudando simultaneamente os outros a se completarem num processo de conscientizao mediada pelo dilogo que possibilita a posse do conhecimento. (SCOCUGLIA, 1999).

conhecimento social e resulta do agir no mundo. (BARRETO, 1998). Sendo assim ningum vazio de conhecimento. (GADOTTI, 1995).

conhecimento se produz questionando a razo de ser da realidade. (FREIRE, 2000). A educao aberta e democrtica visa promover a libertao do homem a partir da problematizao da realidade concreta do educando, estimulando o gosto da pergunta, a paixo do saber, da curiosidade, a alegria de criar e o prazer do risco sem o que no h criao. (FREIRE, 1992).

libertao autntica a prxis, que implica a ao e a reflexo dos homens sobre o mundo para transform-lo.

You might also like