You are on page 1of 23

Braso de armas da Islndia O SIGNIFICADO DA SEMINRIO DE GEOGRAFIA

BANDEIRA O Braso de armas A bandeira da Islndia da Islndia (em islands: Skjaldarmerki composta por um fundo MEMBROS: slands) composto por uma cruz de deDanilo Eudes N 06 cor azul escuro com prata sobre um escudo azul, com uma uma cruz Fonseca N 12 Joo Paulo Larissa Caroline cruz vermelho-fogo no interior da cruz de escandinavaN 15 vermelha Thayane Cunha N 24 prata (aparece na Bandeira da Islndia). com bordas brancas. As O shieldbearers so os quatro protetores cores representam os trs da Islndia (landvttir). De p sobre um elementos mais marcantes bloco de lava. O touro (Griungur) o da paisagem natural protetor do sudoeste da Islndia, a guia islandesa: o mar ou griffin (Gammur) protege o noroeste representado pelo azul, a da Islndia, o drago (Dreki), a parte neve pelo branco, e o nordeste e o gigante (Bergrisi) o fogo (vulces) pelo protetor do sudeste da Islndia. vermelho.
11/9/2012

ISLNDIA

GEOGRAFIA DA ISLNDIA
A Islndia e a 18 maior ilha do mundo em tamanho e a segunda do maior ilha da Europa, atrs somente da Gr-Bretanha. O pas tem 103 000 km de rea, qual lagos e glaciares cobrem 14,3% e somente 23% coberto por vegetao. na costa que a grande maioria das cidades esto localizadas, porque no interior da ilha alm de muito frio, a combinao entre rea e montanha a torna inabitvel. RELEVO: A ilha da Islndia base fsica do estado mais ocidental da Europa. O territrio de origem vulcnica. Umas cadeia montanhosa, onde nascem os principais rios, atravessam a ilha do leste para o oeste. A natureza vulcnica marca uma boa parte da vida econmica e social do pas pois os vulces gisers so fontes de energia e atraes tursticas. CLIMA: A ilha possui algumas variaes climticas em suas diferentes partes. Em termos gerais a costa sul a mais quente, mida e ventosa que norte. A precipitao de neve mais comum no norte do que no sul. VEGETAO: Aproximadamente trs quartos da ilha no possui vegetao; a maior parte da vegetao de grama, que regularmente usado na criao de animais domsticos. HIDROGRAFIA: Os rios islands so curtos, rpido e fluidos. Congela-se no inverno, por isso esta a poca em que 11/9/2012 passam menos guas por eles. Os rios mais importantes so Jkuls-Bru, Fjllum e Hvt.

INTRODUO
NOME OFICIAL: Islndia CAPITAL: Reiquiavique REA: 103.000 Km POPULAO ABSOLUTA: 403 367 hab. POPUO RELATIVA: 3,1 hab./Km IDIOMA: ISLANDS MOEDA: Coroa Islandesa PRINCIPAIS CIDADES: Reykjavik, Kpavogur, Hafnarfjorour, Akureyli NACIONALIDADE: Islandesa DATA NACIONAL: Republica 17 de Junho

INTRODUO
RELIGIO: Os cidados islandeses gozam de liberdade religiosa de acordo com sua constituio, apesar de no de no existir separao entre igreja e Estado. A igreja Nacional da Islndia, luterana, a igreja do Estado. O registro nacional mantm dados sobre a filiao religiosa de todos os cidados islandeses. Em 2005, eram divididos em: 82,1% membros da igreja Nacional da Islndia. 4,7% membros da igreja Livres Luteranas de Reykjavk e Hafnarfjrdur. 2,6% sem filiao a nenhum grupo religiosos. 2,4% membros da Igreja Catlica Romana. 5,5% membros de organizao religiosa no registradas ou sem filiao especfica Os restantes 2,7% esto dividos em outras crebnas Crists ou noCrists(1%). Pesquisas mostram que 43% no frequentam eventos religiosos e apena 10% os frequentam regularmente

HINO NACIONAL DA ISLNDIA


, Deus de nossa terra! , Deus de nossa terra! Ns louvamos teu santo nome! Tuas legies estrelares te atam coroa, A coleo do tempo. Para ti um dia como mil anos E cada milnio no mais que um dia: Uma flor eterna com lgrimas vacilantes Que adora a seu Deus e se esvai Mil anos da Islndia, Mil anos da Islndia, Uma flor eterna com lgrimas vacilantes Que adora a seu Deus e se esvai.

11/9/2012

PRINCIPAIS CIDADES
kpavogur Akureyri
Hafnarfjrdur

11/9/2012

CAPITAL DA DA ISLNDIA GEOGRAFIAISLNDIA - Reykjavik - IMAGENS

11/9/2012

GEOGRAFIA DA ISLNDIA - IMAGENS


FOTO DE SATELITE DA ISLNDIA.

11/9/2012

GEOGRAFIA DA ISLNDIA - IMAGENS


VOC SABE O QUE UM VULCO GISERS?
O gisers uma fonte de gua quente, proveniente da parte interior da superfcie terrestre. Esta gua aparece na superfcie, em forma de jato, de vez em quando. A gua de um giser geralmente proveniente das chuvas. Elas vo se acumulando no subsolo e quando ocorre o aumento da presso, provocado pelo aquecimento, saem em forma de jatos junto com vapor. As temperaturas das guas de um giser podem atingir mais de 100 C. O giser aparece em regies prximas aos locais onde ocorrem 11/9/2012 atividades vulcnicas ou muito calor subterrneo.

GEOGRAFIA DA ISLNDIA - PRINCIPAIS RIOS


Rio Jkuls-Bru

Rio Fjllum

Rio Hvt

11/9/2012

ECONOMIA
PIB (Produto Interno Bruto): U$$ 12,59 bilhes (estimativa de 2010) Renda Per Capita: U$$ 39.025 (2010) Fora de trabalho: 180 mil (2010) Predomina a economia de livre mercado, embora seja importante a interveno do setor estatal. Devido sua latitude o territrio islands mais favorvel para a pecuria do que para a agricultura. No entanto, a principal riqueza da Islndia est na pesca, e em sua utilizao industrial. Um importante recurso natural da Islndia seu potencial energtico, de origem hidrulica e geomtrica. As principais industrias, alm das pesqueira, so de cimento, alumnio e ferrosilcio. A maior parte dos bancos e instituies financeiras, assim como o setor eltrico, pertencem ao governo. O padro de vida e o nvel tecnolgico da Islndia assemelham-se aos dos pases adiantados da Europa.
11/9/2012

SOCIEDADE
EDUCAAO: A Islndia tem um sistema educativo bem semelhantes aos pases escandinavos. Os resultados dos alunos so bons, h pouca competio, o ensino quase todo estatal e gratuito e as famlias valorizam muito a educao e as escolas. Antes da bancarrota de 2008, a Islndia gastava 7,55% do PIB com a educao: uma dos valores mais elevados da OCDE. TAXA DE CRESCIMENTO: 0,687% (2011 estimativa) TAXA DE NASCIMENTO: 13,29% nascimento/ 1.000 habitantes (2011 estimativa) TAXA DE MORTALIDADE: 6,96% mortos ( 2011 estimativa) TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL: TOTAL: 3,2% mortes / 1.000 nascimentos -HOMENS: 3,34% mortes / 1.000 nascimentos (2011 estimativa) -MULHERES: 3,05% mortes / 1.000 nascimentos (2011 estimativa) EXPECTATIVA DE VIDA NO NASCIMENTO: -POPULAO TOTAL: 80,9 anos (2011 estimativa) -HOMENS: 78,72 anos (2011 estimativa) -MULHERES: 83,17 anos (2011 estimativa) TAXA DE ALFABETIZAO: -Populao total: 99% (2009 estimativa) -HOMENS:99% (2009 estimativa) -MULHERES: 99% (2009 estimativa) -IDH: 0,898 (14) Muito Elevado (2011 estimativa)

11/9/2012

POLTICA
A politica da Islndia tem um lugar num quadro de uma repblica democrata representativa parlamentar, segundo o qual o Primeiro-Ministro da Islndia o chefe de governo e de um sistema multipartidrio. O poder executivo pelo governo. O poder legislativo exercido pelo governo e o parlamento. O poder judicirio independente dos poderes executivo e legislativo.

11/9/2012

POLTICA IMAGENS
lafur Ragnar vinslastur PRESIDENTE

Jhanna Sigurardttir PRIMEIRA-MINISTRA

sta R. Jhannesdttir PRESIDENTE DO PARLAMENTO

11/9/2012

HISTRIA
Durante os primeiro sculos de existncia como um pas, a Islndia foi independente, mais aps a independncia, os dinamarqueses e os noruegueses ingressaram como colnia, aps o tratado de Kiel, no sculo XIX, na qual a Noruega e a Dinamarca foram separadas, o pas passou a fazer parte da Dinamarca, que durou at 1944, quando conquistou a sua independncia. Em 1875, foi um dos piores momentos da histria da Islndia, a erupo do Askja, nesse ano conduziu a fome, a morte e a desolao no pas, tomando a sua economia surpreendente e que uma boa parte da sua populao imigra-se para aos estados unidade fundamental. Em 1944, tirando partido da situao da Europa, e no mundo com a II Guerra Mundial, a Islndia declarou a sua independncia da Dinamarca e tornou-se a REPBLICA DA ISLNDIA. Atualmente, a Islndia uma ilha, que tem uma populao de cerca de 300. 000 habitantes. Destes aproximadamente 70% vivem no sudoeste da ilha. Nesta zona do pas encontra-se hotis, apartamentos e outros alojamentos que a ilha oferece aos seus visitantes para desfrutar das suas frias no norte da Europa.

CULTURA
A cultura da Islndia e rica e variada, alm de ser conhecida por sua herana literria que decorre a partir de autores de 12 a 14 sculos. As artes tradicionais de autoras islandesas incluem tecelagem ourivesaria e escultura em madeira. O Reykjavk rea tem vrios profissionais teatrais, uma orquestra sinfnica, uma opera e uma grande quantidade de galerias de arte, livrarias, cinemas e museu. H tambm 4 conjuntos folclricos de dana ativas na Islndia. A taxa de alfabetizao na Islndia, est entre as mais altas no mundo amor a literatura, arte, xadrez e outras atividades intelectuais e generalizadas.
11/9/2012

DIA DA INDEPENDNCIA - IMAGENS

11/9/2012

CURIOSIDADES
A Islndia um pas nrdico insular europeu situado no oceano atlntico norte, conhecido como terra de fogo e do gelo. O vulco que est jogando a cinza que impedia os avies voar se chama EYJAFJLLAJKILL. A ltima erupo deste vulco ocorreu em dezembro de 1821 e s terminou em janeiro de 1823. A economia islandesa se baseia fundamentalmente na pesca e disputa com a Dinamarca a condio do terceiro maior produtor europeu de pescado. A populao islandesa acredita em elfos, duendes e dezenas de outras criaturas mgicas. A culinria da Islndia est baseada no peixe, na carne de carneiro, e nos produtos lcteos, podendo ser notado uma influncia norueguesa. O prato tpico nacional chama-se orramatur e constitudo de vrios pratos diferentes, entre eles o tubaro podre e os testculos de ovelha 11/9/2012 curados.

CURIOSIDADES
VOC SABE O QUE A AURORA BOREAL?

VDEO

Auroras boreais so causadas pelo fato do Sol emitir em todas as direes uma grande quantidade de partculas eltricas carregadas, este fluxo de partculas recebe o nome de vento solar, que ao atingir as altas camadas da atmosfera da Terra, so capturadas e aceleradas pelo magnetismo terrestre (que mais intenso nas regies polares). Esses choques produzem radiao em diversos comprimentos de onda, gerando assim as cores caractersticas da aurora, em tonalidades fortes e cintilantes. Normalmente, as auroras boreais so esverdeadas pois os tomos de oxignio das altas camadas atmosfricas emitem luz verde.

CURIOSIDADES

VDEO

As erupes ocorridas em 2010 na geleira Eyjafjallajkull (pronncia: eia-fiatla-iocutl) so uma srie de grandes eventos vulcnicos que esto ocorrendo em Eyjafjallajkull na Islndia. A atividade ssmica que se iniciou no final de 2009 deu lugar a uma erupo vulcnica em 20 de maro de 2010, colocando seu ndice de explosividade Vulcnica em 1. Uma outra erupo em 14 de abril de 2010 causou uma paralisao generalizada do transporte areo europeu, afetando milhares de voos e causando uma espcie de efeito domin em todo o mundo.
11/9/2012

CURIOSIDADES
Os jornais na Islndia reportaram que o parlamentar islands rni Johnsen transportou para a casa dele em Hfabl, nas Vestmannaeyjar (Ilhas dos Homens do Oeste, ao sul da Islndia), uma rocha de 30 toneladas que ele acredita ser a casa de duas famlias de elfos.

11/9/2012

CURIOSIDADES LENDA:O monstro do rio lquido


Era xams finlandeses tempo atrs, rio, mas Os uma vez, h muito pularam no Algum tempo depois, algumas uma mulher que morava no distrito grande logo voltaram superfcie. Eles disseram pessoas disseram ver uma de Hra, perto do rio Lagarfljt. Ela tinha uma filha, que no havia soluo para esse serpente na gua, e ela comeou a para quem que a serpente era inderrotvel; problema, deu um anel de ouro. A filha matar animais e gente que perguntou ela como seria possvelou no era possvel matar a serpente lucrar chegassem pertocom o anel, elago. demais do a me o mximo possvel Mas eles mergulharam recuperar o ouro. Algumas ela deveria ia s margens e disse que vezes ela colocar o anel vrias vezes, e finalmente conseguiram cuspia um terrvel veneno.dentro de embaixoa cabea e a calda Os serpente amarrar de uma serpente, e da habitantes daoregio estavam muito um fundo do lago. Desde ento a serpente ao ba. Assim anel cresceria junto com a serpente. A serpente ficou l matar mas preocupados com capaz depor vrios nunca mais foi mais essa ameaa, dias. sabiam o quegarota foi olhar dentro no Mas quando a fazer. Finalmente, ningum, animais ou gente, mas s vezes do ba, a serpente tinha crescido tanto dois xamso seu corpo que pode ento ela flexiona finlandeses foram que o ba estava quase quebrando. A contratados para vir daIslndia para ser visto na superfcie gua, e isso garota ficou com tanto medo, que ela mataroa serpente com e at hoje na e recuperar o anel que se v desde ento jogou ba no rio, a serpente e o superfcie de ouro. do lago. anel dentro.
VDEO

ENDA

FIM

You might also like