You are on page 1of 11

ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS E AS CLASSES POPULARES

Jssica Aline Leal da Rosa Juliana Ribeiro da Silva Prof. Dra. Gilceane Caetano Porto

QUESTO
QUAL A IMPORTNCIA DA INSERO DAS CRIANAS DE CLASSES POPULARES AOS SEIS ANOS DE IDADE NA ESCOLA?

DETALHAMENTO
De que forma as crianas de classes populares so beneficiadas com esse ano extra? Ele se configura como uma medida contra o fracasso escolar? De que forma essa mudana ocorre? A pobreza pode ser considerada como uma causa para o fracasso escolar?

MUDANAS PROVOCADAS PELO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Lei de nmero 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, que altera a de Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Altera a redao dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, dispondo sobre a durao de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrcula obrigatria a partir dos 6 (seis) anos de idade.

CONTEXTUALIZANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Segundo as orientaes gerais do ministrio da educao, os indicadores nacionais mostram que 97% das crianas esto na escola, porm, os ndices de repetncia permanecem muito altos, 21,7% dos alunos esto repetindo a mesma srie e 51% concluiro o ensino fundamental em 10,2 anos em mdia. Diante desta realidade, viuse a necessidade de repensar a escola.

CONTEXTUALIZANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS um movimento mundial; Estratgia de democratizao da educao; Repensar a escola, em sua estruturao espacial, curricular, programas e tempo escolares. Proporcionar mais tempo para alfabetizao. Rever mtodo de ensino.

METODOLOGIA
Entrevistas; Anlise de pareceres descritivos; Avaliaes diagnsticas de leitura e escrita; Coleta de dados a partir da ficha de matricula dos alunos; Observao; Embasamentos tericos; Pesquisa participativa e colaborativa.

RELAO ENTRE O FRACASSO ESCOLAR E A POBREZA

(...) as crianas das classes menos favorecidas ainda encontram-se a margem do processo de escolarizao. (...) os setores populares devero ser os mais beneficiados, uma vez que as crianas de seis anos da classe mdia e alta j se encontram majoritariamente incorporadas ao sistema de ensino na pr-escola ou na primeira srie do Ensino Fundamental. (BRASIL, 2004, p.17).

RELAO ENTRE O FRACASSO ESCOLAR E A POBREZA


Essa posio tem a ver com a dos pais, mas no se reduz a ela e depende tambm do conjunto das relaes que a criana mantm com adultos e outros jovens. A posio da prpria criana se constri ao longo de sua historia e singular. (CHARLOT, 2000, p.21) Posio subjetiva e objetiva;

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Lei n. 11.274 de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redao dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei n 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional, dispondo sobre a durao de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrcula obrigatria a partir dos 6(seis) anos de idade. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20042006/2006/Lei/L11274.htm BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Bsica. Ensino fundamental de 9 anos: orientaes para a incluso da criana de 6 anos de idade. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2007. CHARLOT, Bernard. Da relao com o saber: Elementos para uma teoria. trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000.

BIBLIOGRAFIA

FERREIRO, Emilia (org.). Os filhos do analfabetismo. 3 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. So Paulo: Paz e Terra, 1996


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperana: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. KRAMER, S. A infncia e sua singularidade. In: BRASIL. Ministrio da Educao. Ensino fundamental de nove anos: orientaes para a incluso da criana de seis anos de idade. Braslia: FNDE, Estao Grfica, 2006. p. 13-23. ZAMBERLAN, Maria Aparecida. Situaes e recursos de aprendizagem em famlias de crianas escolares. Aletheia, Canoas: Ulbra, n. 22, jul.-dez. 2005.

You might also like