You are on page 1of 41

Trefilao

Trefilao uma das mais antigas operaes de conformao e tem uma grande aplicao industrial. O processo permite excelente acabamento superficial e tolerncias dimensionais muito fechadas podem ser obtidas em produtos longos com sees transversais constantes. Um produto previamente laminado, extrudado ou fabricado com uma seo transversal slida ou oca puxado atravs de uma matriz (fieira) a uma velocidade relativamente alta.

Tipos de Trefilao
Trefilao de um arame de ao ou alumnio:
A geometria da fieira determina as dimenses finais do produto trefilado. realizada temperatura ambiente, usando um numero de passes ou redues atravs de fieiras consecutivas. Alguns casos, o recozimento necessrio, aps um certo numero de passes de trefilao, para continuao da operao.

Trefilao de arames ou de barras


Trefilao de arames e de barras so similares. A conformao feita frio. O material primeiramente limpo de sujeiras, adquirida na superfcie, e ento lubrificado com cal. Barras, so trefilados em bancadas, com velocidade aproximadamente de 152 m/mim. Arames, so trefilados em fieiras, enrolados em carretis, entre os passes e assim vo sendo bobinados.

280 funcionrios ISO/TS 16949 ISO/TS 9001

A Aos Vic possui 3 linhas de produo:


Aos trefilados, retificados e polidos, nos perfis redondos, sextavados, chatos e especiais, voltados para construo mecnica. Ressulfurados, ao chumbo, ligados, carbonos (BTC e MTC).

Tubos trefilados de preciso com e sem costura.


Peas semi-acabadas.

Servio de tratamento trmico com e sem atmosfera controlada. Fornecemos principalmente para a indstria de autopeas e motocicletas, como tambm para fabricantes de compressores, motores, eletrodomsticos e linha branca.

Aos trefilados, retificados e polidos.

LINHA DE AOS
Chumbaloy (12L14, 12L14Te, 10L45) 9SMn28, 9SMn28Bi, 35S20, 45S20, 16MnCr5, 1144 Ligados SAE 8620/40, 4140, 52100, 5160 Carbonos SAE 1010 a 1060 Arame BTC para parafuso mecnico Arame BTC recozido retrefilado Arame BTC para artefatos- (polido e claro) Arames BTC e MTC (com e sem tratamento trmico) PERFIS BITOLA - mm

Redondo
Sextavado Quadrado Retangulares e especiais

1,50 a 50,80
2,50 a 50,80 2,50 a 31,75 Sob consulta

Tubos Trefilados Tubos de ao trefilados de preciso, com ou sem costura. PERFIS E BITOLAS

Dimetro externo: de 10 mm a 75 mm para perfil redondo.


Perfis quadrado, retangular e especiais sob consulta. Espessura de parede: 1 mm a 6 mm.

Peas Peas semi-acabadas de aos macios ou tubos com ou sem costura.

Equipamentos para Trefilao


1- Trefiladoras de Tambor com deslizamento Para fios de dimetros pequenos O deslizamento d-se no anel tirante Mquinas cnicas de trefilar com deslizamento 2- Trefiladoras de Tambor Sem deslizamento Para arames, em que o anel tirante faz tambm o papel de acumulador do produto trefilado Mquinas contnuas, com passes em linha

3 - Para tubos e barras de comprimento limitado(Bancadas de Trefilao) Trao efetuada por cabeote mvel

Os elementos das mquinas de trefilao dependem das caractersticas de cada mquina. Existem, entretanto componentes bsicos que usualmente sempre esto presentes nas trefiladoras. Eles so: Carretel alimentador; Porta-fieira; Garra ou mordaa para puxar a primeira poro do arame; Tambor para enrolar o arame trefilado; Sistema de acionamento do tambor.

Bancadas de trefilao
Na figura abaixo pode-se observar o aspecto esquemtico de uma bancada de trefilao, com os respectivos componentes

Carrinho com mordaa automtica

Trefiladoras de Tambor
As trefiladoras de tambor podem ser classificadas em trs grandes grupos:

Simples (1 s tambor)- para arames grossos


Duplas para arames mdios Mltiplas (contnuas) para arames mdios a finos.

Mquinas de trefilar com deslizamento

Maquinas de trefilar sem deslizamento

Dispositivo Bsico : a Fieira


A fieira o dispositivo bsico da trefilao e compe todos os equipamentos trefiladores Geometria da fieira: dividida em quatro zonas (ver figura abaixo) (1) de entrada (2) de reduo (a = ngulo de abordagem) (3) (guia) de calibrao-zona cilndrica (acabamento crtico) (4) de sada

Material de fabricao das fieiras: os materiais dependem das exigncias do processo (dimenses, esforos) e do material a ser trefilado. Os mais utilizados so: Carbonetos sinterizados (sobretudo WC) widia, Metal duro, etc. (figura abaixo) Aos de alto C revestidos de Cr (cromagem dura) Aos especiais (Cr-Ni, Cr-Mo, Cr-W, etc.) Ferro fundido branco Cermicos (ps de xidos metlicos sinterizados) Diamante (p/ fios finos ou de ligas duras)

Sees de perfis trefilados

Trefilao de Arames e Barras

a = cone de entrada b = cone de trabalho c = cilindro de calibrao d = cone de sada

/2 = ngulo de trabalho

- Reduo de duas barras de mesmo perfil - Fieiras em paralelo

Trefilao de tubos

Sem apoio interno (estiramento) Com mandril passante Com espiga (bucha) fixa Com espiga (bucha) flutuante

Sem apoio interno e com mandril passante

a) No estiramento h um aumento de espessura da parede do tubo (deformao circunferencial).

Com espiga fixa e espiga flutuante

Caractersticas
Reduo por passe varia entre 5% e 50% na seo transversal. Redues maiores so usadas para grandes dimetros e nos passes iniciais de uma operao em srie. Redues menores so usadas em arames de pequenos dimetros e nos ltimos passes de uma operao em srie. A velocidade de trefilao pode variar de 10 a 3.000 m/min ou mais em arames. O aumento da temperatura no material, devido ao calor gerado principalmente pelo atrito, deve ser considerado no caso de trefilao de arames finos em alta velocidade, pois prejudica as condies de lubrificao.

Lubrificao
Na lubrificao mida o arame imerso em um lquido lubrificante ou alimentado na fieira pela passagem por uma cmara com lubrificante. Na lubrificao seca, um lubrificante do tipo sabo, em flocos ou p, colocado numa caixa em frente a fieira.

ngulo timo de fieira e Energia total de trefilao

D = tenso de trefilao a = tenso mdia de


Wr = trabalho redundante ou cisalhamento interno escoamento

Tratamento trmico
Aps a trefilao o material submetido a tratamento trmico para alvio de tenses, possibilitando fazer novas redues ou obter propriedades mecnicas desejadas. O tratamento trmico mais utilizado o recozimento, principalmente para arames de baixo carbono, feito em temperaturas entre 550 e 650C

Decapagem

Decapagem
Durante os processos de recozimento o ao adquire uma pelcula superficial de xido, e essa pelcula causa um aumento na rugosidade do material, o que dificulta o processo de trefilao. Para a obteno de um produto com melhor acabamento preciso retirar esse xido.

Decapagem
O processo de retirada dos xidos por meio qumico denominado decapagem e o processo de retirada mecnica denominado rebarbao ou decapagem mecnica. A adoo de um ou outro processo depende dos custos envolvidos e da qualidade exigida do fio. A rebarbao, que essencialmente um processo de usinagem com retirada de cavaco, mais custosa, mas conduz a obteno de um produto de qualidade melhor que o obtido com a decapagem.

Decapagem
O processo de decapagem consiste de trs etapas bsicas: a) imerso dos fios em tanque de soluo acida decapante; b) lavagem com jato de gua fria e, c) lavagem adicional em tanques com gua aquecida, contendo aditivos neutralizantes da ao acida. A composio das solues decapantes e neutralizantes e as suas temperaturas de trabalho dependem da natureza qumica do metal do fio. O jato de gua fria aplicado aos rolos de fios decapados tem a finalidade de retirar os restos de cidos e resduos de p metlico. A soluo neutralizante tem por objetivo eliminar a ao de resduos de acido e tornar a superfcie de metal do fio mais resistente a ao oxidante do meio ambiente. As operaes de decapagem podem apresentar graus diferentes de automao.

Fatores de influncia na trefilao


Na trefilao de fios, apesar do trabalho ser realizado a frio, as temperaturas no local da ferramenta podem se elevar consideravelmente em funo das condies de atrito (ou seja, de lubrificao) e da velocidade de trabalho, alterando consequentemente as propriedades mecnicas do material sob deformao e as condies de escoamento.

As tcnicas experimentais de aplicao mais imediata so as tcnicas convencionais de ensaios mecnicos (com determinao de resistncia e ductilidade do fio antes e aps a trefilao), ensaios metalogrficos (com exame de microestrutura em seces transversais e longitudinais tambm antes e aps a trefilao) e verificao metrolgica (dimetros, ovalizaes e defeitos).

Anlise da composio qumica, microestrutura e dureza


A tabela mostra a composio qumica do material, a dureza antes e aps trefila e a microestrutura. Pela anlise da dureza verificamos que aps a trefila do material temos um encruamento o qual gera um endurecimento do mesmo. Em relao microestrutura verificamos o tipo perltica onde esta, aps trefila, mostra-se alinhada horizontalmente no sentido da trefilao. Ambos os resultados j eram esperados. Tabela Composio em % peso nominal do ao SAE 9254, dureza e microestrutura do material

A anlise dos fatores de influncia no processo de trefilao visa, fundamentalmente, encontrar as melhores condies de trabalho, objetivando-se alcanar:
alta velocidade de trefilao, para obteno de elevada produtividade; pequenas foras de trefilao, para utilizao de mquinas menos robustas e para poupar energia; trefilados de qualidades mecnica e metalrgica adequadas aos usos especficos, onde comumente so requeridos uniformidade estrutural e dimensional e ausncia de defeitos superficiais.

A trefilao, como processo de transformao a frio, melhora a homogeneidade, conduzindo obteno de uma estrutura encruada. Contudo, na trefilao, devem-se evitar aquecimentos muito elevados que podem prejudicar a uniformidade granular e causar, no caso de certas ligas metlicas, transformaes indesejveis de fase. Apesar da uniformidade estrutural do material, obtida nos processos de preparao do fio para trefilar, podem surgir defeitos originados durante o processamento.

Defeitos tpicos de produtos trefilados Podem resultar de: Defeitos na matria-prima, como: incluses, fissuras, lascas, vazios; Defeitos do processo de trefilao: Zona morta, Descascamento, Rupturas centrais;

A formao de zonas mortas ocorre quando o ngulo de trabalho muito grande. Uma zona do metal se adere matriz e no continua com o fluxo normal. No descascamento a zona morta no consegue se aderir matriz e comea a deslizar para trs.

Os defeitos relacionados fieira que podem provocar marcas nos fios so: anis de trefilao (marcas circunferenciais e transversais) decorrentes do desgaste na regio do cone de trabalho, provocado pela operao com fios de metais moles; marcas de trefilao (marcas longitudinais) decorrentes do desgaste na regio do cone de trabalho, provocado pela operao com fios de metais duros; trincas, que variam desde quebras de parte da ferramenta at fissuramentos superficiais, provocadas por diversos fatores como impurezas do material do fio e do lubrificante, defeito de fiao do ncleo da fieira em seu montante e reduo excessiva; rugosidades decorrentes de erros na operao de polimento ou de lubrificao deficiente no uso; riscos decorrentes de erros na operao de polimento.

Propriedades de produtos trefilados As propriedades mecnicas e metalrgicas e as caractersticas dimensionais dos produtos trefilados so dependentes das caractersticas da matria-prima e dos diversos fatores de influncia no processo de trefilao. Diversas normas tcnicas, nacionais e internacionais, estabelecem as especificaes dos diversos produtos trefilados, tanto em ferrosos quanto em no-ferrosos.

You might also like