You are on page 1of 15

CIRCULAO / PARADA CARDACA

PARADA CARDACA

SINAIS DE PARADA CARDACA CAUSAS DA PCR: Primria ( corao) Secundria (respiratrio/causa externa)

ABORDAGEM ABCD PRIMRIA


A: VIA AREA B: VENTILAO C: CIRCULAO D: AVALIAO NEUROLGICA E: EXPOSIO DAS VESTES

ABORDAGEM ABCD SECUNDRIA


A: vias areas intubao traqueal B: boa respirao - confirmao dos dispositivos de vias areas - Monitorao contnua C: circulao- adm. Medicaes nescessarias D: diagnstico diferencial

O QUE RCP ?

Ressuscitao cardio pulmonar so as manobras realizadas na tentativa de reanimar uma pessoa vtima de parada cardaca "e/ou" respiratria. Este "e/ou" deve-se ao fato que poder encontrar uma vtima com parada respiratria por obstruo mecnica (objeto obstruindo a passagem do ar), que ainda mantm batimentos cardacos. Neste caso ser necessrio apenas a respirao artificial.

QUAL A FINALIDADE DA RCP ?

Ela tem como finalidade fazer com que o corao e pulmo a voltem as suas funes normais. Conforme aprendemos nos sinais vitais isto necessrio para a manuteno da oxigenao do crebro , o qual no pode passar mais de alguns minutos sem ser oxigenado , sob pena disto gerar leses irreversve

ATENO !!! Inicie estas manobras somente aps TER CERTEZA que no h respirao espontnea e/ou batimentos cardacos !

COMO SE FAZ RCP ?

A primeira providncia a ser tomada numa RCP a verificao das "vias areas superiores" , ou seja , abrir a boca da vtima e retirar qualquer objeto que possa obstruir a passagem do ar : dentaduras, chicletes, balas, alimentos, etc. De nada adiantar uma massagem cardaca, por mais eficiente que seja, se no houver oxignio entrando no pulmo e circulando no sangue bombeado pelo corao. Portanto devemos sempre iniciar a RCP pela respirao artificial

COMO SE FAZ RESPIRAO ARTIFICIAL ?

Abra a boca da vtima e retire qualquer objeto que possa estar obstruindo a passagem do ar Estenda o pescoo da vtima rodando a cabea para trs para estender o pescoo.

Tampe o nariz da vtima, para que o ar que voc assoprar na boca no saia pelo nariz dela. Abra-lhe a boca....

Inspire profundamente e expire na boca da vtima, forando o ar para dentro dos pulmes dela . Repita o procedimento uma vez a cada quatro segundos.

Observe se a vtima volta a respirar espontaneamente (sozinha). Tente ver o trax se movimentando ou ouvir a respirao. Caso no volte continue o procedimento e monitore o pulso, pois comum vtimas de parada respiratria evolurem para parada cardaca tambm.

Crianas pequenas e pessoas com leso na boca devemos utilizar a respirao boca-nariz . Os procedimentos so semelhantes, porm o socorrista fecha a boca da vtima e assopra pelo nariz, abrindo a boca da vtima na expirao para facilitar a sada do ar.

COMO SE FAZ MASSAGEM CARDACA ?

O corao est sob o final do " OSSO ESTERNO " a que dever apoiar suas mo para realizar a MASSAGEM CARDACA. Para que a massagem seja efetiva :

posicione-se de preferncia a esquerda da vtima, procure o final do osso "esterno", apie uma mo sobre a outra neste ponto, mantenha os braos esticados, comprima e solte o trax ritimicamente contar em voz alta, facilita a sequncia

You might also like