You are on page 1of 32

FSICA

Do grego, que significa natureza, pois nos primrdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado.
Atualmente, a cincia que estuda a natureza em geral, principalmente, as interaes da matria e energia, desde corpos infinitamente pequenos (mecnica quntica) at infinitamente grandes (Cosmologia). Identifica a trabalha com as leis bsicas que regem o universo. Sendo uma cincia, utiliza o mtodo cientfico, baseando-se na matemtica e na lgica para a formulao de seus conceitos.

Divises da Fsica

Quntica: trata do universo do muito pequeno, dos tomos e das partculas que compem os tomos.
Clssica: trata dos objetos que encontramos no nosso dia-a-dia. Relativstica: trata de situaes que envolvem grandes quantidades de matria e energia.

Diviso Tradicional

Mecnica (cinemtica, dinmica, esttica, hidrosttica) Termologia (termometria, calorimetria, termodinmica) Ondulatria ptica Eletrologia (eletrosttica, eletrodinmica, magnetismo e eletromagnetismo) Fsica Moderna

2009: Ano Internacional da Astronomia

PTICA GEOMTRICA
Estudo da geometria dos raios de luz.

O que a luz?
Conjunto de comprimentos de onda a que o olho humano sensvel. Faixa de radiao eletromagntica que se situa entre as radiaes infravermelhas e ultravioletas.

Trs grandezas fsicas bsicas da luz: cor (frequncia), brilho (amplitude) e polarizao (ngulo de vibrao). Simultaneamente, a luz apresenta propriedades de ondas e partculas (dualidade onda-partcula).

Teorias sobre a Luz

Primeiras idias dos gregos (sculo I aC, Lucrcio): a luz solar e o seu calor eram compostos de pequenas partculas. Teoria corpuscular da luz (sculo XVII, Isaac Newton): luz como partcula que se desloca com uma velocidade maior na gua do que no ar. Teoria ondulatria da luz (sculo XVII, Huygens): fenmeno ondulatrio. Atravs das experincias de Young e Fresnel conseguiu-se medir o comprimento de onda da luz e provar sua propagao retilnea em meios homogneos. Foucault, sculo XIX, descobriu que a luz se deslocava mais rpido no ar do que na gua.

Dualidade onda partcula


* Carter ondulatrio (at o final dosculo XIX): Onda eletromagntica que se propaga no vcuo com velocidade de 3 x 108 m/s. V= .F * Carter corpuscular (Einstein e Planck): Pequeno pacote de energia chamado de fton. E=h.F Obs.: Em 1911 Compton demonstrou que a coliso de um

fton com um eltron tem comportamento de corpos materiais.

Fontes de Luz da radiao visvel


Dependem essencialmente do movimento de eltrons. Os eltrons podem ser levados de um estado de energia mais baixa outro de energia mais alta atravs do aquecimento ou passagem de corrente eltrica. Ao retornarem a seus nveis mais baixos, os tomos emitem radiao que pode estar na regio visvel do espectro. A fonte mais comum da radiao visvel o Sol.

Observaes

Todos os objetos emitem radiao magntica, denominada radiao trmica, devido sua temperatura.

Quando a radiao trmica visvel, os objetos so denominados incandescentes. Um exemplo para esta situao o Sol. Para que observemos a incandescncia, so necessrias temperaturas que excedam a 1.000C. Quando a luz emitida de objetos frios, o fenmeno chamado de luminescncia. Os exemplos so as lmpadas fluorescentes, relmpagos, e receptores de televiso.
Caso a energia que excita os tomos seja originada de uma reao qumica, chamamos ao fenmeno de quimiluminescncia. Mas, o que ocorre em seres vivos, como vagalumes e organismos marinhos, chamado de bioluminescncia.

Classificao das fontes de Luz


Primria: possuem luz prpria. Ex.: Sol, estrelas.

Secundria: necessitam receber luz de uma fonte para serem visualizadas. Ex.: pessoas, caderno.

Meios de Propagao

Transparentes: permitem a passagem dos raios de luz e, por isso possvel enxergar os objetos que esto do outro lado de um objeto transparente. Ex.: vidro plano de janela. Translcidos: permitem a passagem dos raios de luz de uma maneira irregular. possvel enxergar objetos atravs deles, mas no possvel identificar detalhes. O vidro leitoso um exemplo. Opacos: no permitem a passagem dos raios de luz. impossvel enxergar atravs de um corpo opaco. Ex.: parede de alvenaria.

Obs: * Em nosso estudos trabalharemos apenas com meios transparentes e homogneos, nos quais a luz se propaga em linha reta. * Aps atravessar um meio, a luz chegar em algum sistema ptico (espelho, globo ocular, lentes)

Trajetria da Luz

Reta (direo) + seta (sentido)


Raio de luz

Feixe divergente

Feixe convergente

Feixe paralelo

Princpios da ptica Geomtrica

Propagao retilnea da luz (sombra, penumbra = eclipse total/parcial).

Independncia dos raios de luz. Reversibilidade dos raios de luz.

Fenmenos pticos
REFLEXO: ao atingir uma superfcie, a luz
retorna ao meio de origem. A reflexo pode ser classificada como: regular ou difusa.

Observaes a respeito da reflexo

Em espelhos ocorre o fenmeno da reflexo regular. A cor exibida por um corpo determinada pela luz que ele reflete difusamente. Os objetos que vemos diariamente refletem difusamente a luz.

Corpo branco

Corpo azul

Corpo preto

REFRAO: passagem da luz de um meio para


outro com mudana de velocidade de propagao e na maioria das vezes, desvio de sua trajetria.

Absoro: todo corpo ao sofrer incidncia da


luz absorve certa quantidade de energia.

Obs.: Fenmenos pticos ocorrem simultaneamente.

Velocidade da Luz
A luz se propaga no vcuo numa velocidade constante, que uma constante da Fsica, representada por c e igual a 299 792 458 m/s.

Medidas para a Luz

Intensidade da radiao/brilho: W/m2

Iluminncia ou iluminao: lux


Fluxo luminoso: lumen Intensidade luminosa: candela

O que a difrao da luz?

o fenmeno que ocorre com as ondas quando passam por um orifcio ou contornam obstculos de dimenses na ordem de grandeza do seu comprimento de onda. Para que ocorra a difrao com a luz visvel necessria a utilizao de redes de difrao (superfcies reflexivas ou transparente onde so fritos vrios sulcos, uns prximos aos outros). Exemplos da utilizao de redes de difrao para a luz visvel: quando olhamos um tecido de trama fina contra uma fonte de luz distante ou observamos o reflexo num CD ou olhamos para a Lua atravs de uma nuvem, percebemos halos coloridos (os pequenos obstculos so a trama, os sulcos do CD ou as gotinhas de gua).

EXERCCIOS
1) Uma folha V reflete apenas luz verde. Uma outra folha A absorve todas as cores, exceto a amarela. Iluminando ambas as folhas com luz branca e observando atravs de um filtro vermelho: a) ambas parecero pretas b) ambas parecero vermelhas c) ambas parecero verdes d) ambas parecero brancas e) a folha V parecer amarela e a folha A parecer verde

2) Um disco opaco de 20 cm de raio dista 0,50 m de uma fonte puntiforme luminosa. Uma tela colocada 1,50 m atrs do disco, de forma que a reta que passa pela fonte e pelo centro do disco perpendicular tela e esta paralela ao disco. O dimetro da sombra do disco projetada na tela, em cm, vale: a) 10 b) 20 c) 40 d) 80 e) 160

3) Um edifcio iluminado pelos raios solares projeta uma sombra de comprimento L = 72,0 m. Simultaneamente, uma vara vertical de 2,50 m de altura, colocada ao lado do edifcio, projeta uma sombra de comprimento = 3,00 m. Qual a altura do edifcio? a) 90,0 m b) 86,0 m c) 60,0 m d) 45,0 m e) nenhuma das anteriores

4) No passado, durante uma tempestade, as pessoas costumavam dizer que um raio havia cado distante, se o trovo devido a ele fosse ouvido muito tempo depois; ou que teria cado perto, caso acontecesse o contrrio. Do ponto de vista da Fsica, essa afirmao est fundamentada no fato de, no ar, a velocidade do som: a) variar como uma funo da velocidade da luz. b) ser muito maior que a da luz. c) ser a mesma que a da luz. d) variar com o inverso do quadrado da distncia. e) ser muito menor que a da luz.

5) A folha impressa de um livro apresenta impresso de letras pretas sobre o fundo branco do papel; isso facilita a leitura e a percepo da escrita. O que ocorre com a luz ? Ela: a) absorvida pela escrita e refratada pelo papel branco; b) refletida pela escrita e absorvida pelo papel branco; c) absorvida pela escrita e refletida pelo papel branco; d) refletida igualmente pelas duas partes; e) refratada em graus diferentes pelas duas partes.

6) O laser tem sido cada vez mais utilizado na medicina em inmeras aplicaes. Um raio laser monocromtico, ou seja, um feixe com uma nica freqncia. Raios de diferentes cores so usados, dependendo do efeito desejado e do tipo de tecido a ser tratado. Aplicaes incluem desde o corte cirrgico de grande preciso at a remoo de tatuagens, na qual os pigmentos coloridos sob a pele so pulverizados ao absorver a luz e so eliminados pelo sistema imunolgico. Nesses tipos de aplicaes, o mdico deseja que a energia do laser seja absorvida ao mximo pelo tecido atingido, ou pelos pigmentos das tatuagens. Suponha que um mdico dispes de um laser de argnio, que emite num comprimento de onda de 450 nm e um laser de dixido de carbono (CO2), que emite na faixa de 740 nm, ambos com a mesma potncia. Na figura abaixo, est representado o espectro da luz visvel, com os comprimentos de onda correspondentes a cada cor.
Com base nessas informaes e em seus conhecimentos sobre a absoro da luz pelos materiais, analise as seguintes afirmativas: I. Se o mdico deseja fazer um corte em um tecido de cor vermelha mais apropriado usar o laser de argnio do que o de CO2. II. Na remoo de tatuagens, os pigmentos de cor preta so os mais fceis de ser pulverizados. III. Um laser de cor branca o mais indicado para o corte cirrgico. Est(o) correta(s) apenas a(s) alternativa(s): a) I, II e III b) II e III c) I e III d) I e II e) I

7) Um raio de luz, ao se refletir sobre uma superfcie, apresenta-se refletido difusamente. Isto mostra que: a) a superfcie refletora plana b) a superfcie refletora cncava c) a superfcie refletora absorve parcialmente a luz incidente d) a superfcie refletora rugosa

8) Com base em seus conhecimentos sobre ptica Fsica e Geomtrica, analise as afirmativas abaixo.
I. Quando a luz passa do ar para o vidro, ocorre uma mudana no seu comprimento de onda, fato que explicado pelo fenmeno da difrao. II. Reflexo, refrao e absoro so fenmenos ondulatrios que no podem ocorrer simultaneamente. III. A cor de um feixe de luz monocromtica no se altera quando esse feixe passa de um meio transparente para outro. IV. O fenmeno da difrao ocorre com todas as ondas, caracterizando-se pelo desvio da direo em que a onda se propaga ao encontrar um obstculo. Dessas afirmativas, est(o) correta(s) apenas a) I, II e III. b) I, III e IV. c) I e II. d) III e IV. e) II e IV.

9) Quando ligamos o interruptor e acendemos uma lmpada numa sala, a iluminao proveniente dela medida em termos do fluxo luminoso, medido em lumens (lm). Antigamente, quando uma me mandava um filho comprar uma lmpada, ela especificava dizendo que trouxesse uma de 60 velas. Atualmente, se olharmos a especificao de uma lmpada incandescente, veremos que est escrito, por exemplo, (127V ,100W) e no est especificada a iluminao, nem em lumens (lm) nem em velas (cd). J nas lmpadas fluorescentes a especificao mais completa: (127V , 20W, 1256 lm). Considerando que a intensidade luminosa de uma vela igual a uma candela (cd) e que a iluminao de uma superfcie varia com o inverso do quadrado da distncia da fonte superfcie iluminada, ento a definio de fluxo luminoso de 1 lmen, emitido por uma vela (1cd), igual quantidade de luz que passa por segundo atravs de uma superfcie de 1,0 m2, distante 1,0 m da fonte. Partindo da definio da unidade do fluxo luminoso, calcule quantos lumens irradia uma vela de cera e a quantas velas equivale a iluminao da lmpada fluorescente acima especificada, bem como a quantos Watts (W) equivale a lmpada que a me mandou buscar: a) 12,60 lm ; 100 velas ; 60W b) 6,30 lm ; 100 velas ; 100W c) 3,14 lm ; 60 velas ; 100W d) 12,60 lm ; 100 velas ; 100W e) 6,30 lm ; 60 velas ; 60W

10) Uma pessoa avista um ponto mais alto de uma torre mediante um ngulo visual a . Afastando-se uma distncia de 4 metros dessa torre, essa pessoa v a torre mediante um ngulo visual b. Determine a altura (h) da torre, sabendo-se que: a = 45 e tg b = 5/6. a) 15 metros b) 18 metros c) 35 metros d) 30 metros e) 20 metros

You might also like