You are on page 1of 31

IMPOSTO FEDERAL

IMPOSTO DE RENDA
IMPOSTO SOBRE A RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA

IMPOSTO FEDERAL
Imposto
uma quantia em dinheiro, calculada em moeda oficial do pas e geralmente baseada em percentuais sobre um fator gerador. O fator gerador destes impostos pode ser: Patrimonial: Neste caso os impostos iro incidir sobre determinado patrimnio, como o caso do IPTU (imveis), IPVA (automveis) e ITR (propriedades rurais). Renda: Neste caso o imposto calculado considerando a renda de uma pessoa, fsica ou jurdica durante determinado perodo. Um bom exemplo o Imposto de Renda. Consumo: Aqui os impostos podem ser cobrados de forma indireta, ou seja, quando uma pessoa adquire determinado produto ou servio, ela j est pagando o imposto que est embutidos no valor da compra. Isto ocorre por exemplo com o ICMS, IPI e ISS.

IMPOSTO FEDERAL
Impostos destinados unio ou governo federal

II Imposto sobre Importao. IOF Imposto sobre Operaes Financeiras. IPI Imposto sobre Produto Industrializado. IRPF Imposto de Renda Pessoa Fsica. IRPJ Imposto de Renda Pessoa Jurdica. ITR Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. CIDE Contribuio de Interveno no Domnio Econmico. COFINS Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social. CSLL Contribuio Social sobre o Lucro Lquido. FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Servio. INSS Instituto Nacional do Seguro Social. PIS/PASEP Programas de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico.

IMPOSTO DE RENDA Renda:


fruto do capital, trabalho ou da combinao de ambos. Exemplos: capital: juros, aluguis, dividendos trabalho: salrios, honorrios, vencimentos, soldos, pr-labore Combinao (capital + Trabalho):

mquinas, instalaes, mercadorias, matrias-primas

+ Mo- de - Obra = Atividade Empresarial

Proventos de qualquer natureza:


Acrscimos patrimoniais no resultantes da aplicao de capital, trabalho ou combinao de ambos.

Exemplos: ganhos em loterias, heranas, achados, propinas, produtos do roubo, apropriaes indevidas, testamentos, etc.

No incide IR

Indenizao por Danos Materiais e / ou Indenizao por Danos Morais essa Indenizao objetiva restabelecer o que j existia no Patrimnio da Pessoa. No um ganho. No aumenta nem acresce ao Patrimnio da Pessoa (Fsica ou Jurdica
Sobre indenizao decorrente de desapropriao Sobre pagamento de frias no gozadas

IMPOSTO DE RENDA
O imposto de renda no incide sobre todas as transaes financeiras, mas apenas sobre aquelas em que possa ser obtido um ganho. Portanto o imposto de renda est RESTRITO E CONDICIONADO EXISTNCIA DE RENDA.

(salrios,lucros,Investimentos, imveis, etc.)

Dever do cidado
Pagar impostos

Dever do Estado
Informar para onde vo os recursos recolhidos. Os impostos so fundamentais para promover o crescimento econmico e o desenvolvimento social do Pas. So utilizados diretamente pelo Governo Federal, parte considervel direcionada aos estados e municpios para ser aplicada nas suas administraes. Recursos importantes so destinados sade, educao, programas de transferncia de renda e de estmulo cidadania, como o Fome Zero e o Bolsa Famlia.

Funo do Imposto de Renda


A principal funo a arrecadao, no sentido de oferecer ao Estado receitas derivadas do privado.

No Brasil , os tributos so divididos em trs funes:


Funo Fiscal:
Cujo objetivo a arrecadao de recursos financeiros para o Estado. No caso o Imposto de Renda. Funo Extrafiscal: Seu objetivo interferir no comando econmico, assim regulando alguns setores da economia. Funo Parafiscal: Quando h representao pela pessoa poltica (Unio, Estados- Membros, Distrito Federal e Municpios), para cobrana do tributo, fiscalizando sua condio. Como exemplo, a contribuio anual paga pelos advogados OAB.

Finalidade do IR: Prioritariamente fiscal, apresentando carter extrafiscal.

Unio Federal dever distribuir 48% do produto de arrecadao do imposto, da seguinte forma:
21,5% ao Fundo de participao dos Estados e do Distrito Federal; 22,5% ao Fundo de Participao dos Municpios; 3% para aplicao em programas de financiamento ao setor produtivo das Regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste, atravs de suas instituies financeiras de carter regional, de acordo com os planos regionais de desenvolvimento, ficando assegurada ao semirido do Nordeste a metade dos recursos destinados Regio,na forma que a lei estabelecer; 1% ao Fundo de Participao dos Municpios.

Parte dos recursos obtidos com impostos vai para programas de gerao de empregos e incluso social, tais como: plano de reforma agrria; crdito rural para a expanso da agricultura familiar; plano de construo de habitao popular; saneamento e reurbanizao de reas degradadas nas cidades. Outra parte dos impostos arrecadados destinada : construo e recuperao de estradas; investimentos em infra-estrutura; construo de portos, aeroportos; incentivos para a produo agrcola e industrial; segurana pblica; estmulo pesquisa cientfica, ao desenvolvimento de cincia e tecnologia; cultura e esporte, defesa do meio ambiente.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS


Constam principalmente na Seo II do captulo destinado ao sistema tributrio nacional, englobando os arts. 150, 151 e 152 do texto legal, havendo princpios impressos em outros artigos do mesmo captulo. reconhecido como princpios constitucionais tributrios os seguintes preceitos: Princpio da legalidade tributria - (art. 150, inciso I da Constituio Federal)

O princpio da legalidade tributria reflexo direto do Estado Democrtico de Direito, tendo como funo primordial limitar a possibilidade de que os tributos sejam exigidos ou aumentados somente atravs de dispositivos legais. O caput do art. 150 da Constituio Federal tem a seguinte redao Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpio, exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea

Princpio da isonomia
O art. 150, inciso II da Constituio Veda que seja institudo tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos. Trata, portanto, de reiterao da clusula ptrea consagrada no caput do art. 5, que proclama que Todos so iguais perante a Lei, sem distino de qualquer natureza. Na rea tributria a regra teve carter pontual, com a finalidade de revogar as isenes de imposto de renda ento vigentes sobre parte dos vencimentos de parlamentares, magistrados e militares, com antes fora assegurado a professores, jornalistas, autores de obras literrias e outros.

Princpio da proibio de confisco O art. 150, inciso IV da Constituio veda a utilizao de tributo com efeito de confisco. Princpios da universalidade, da generalidade e da proporcionalidade Os princpios da universalidade, da generalidade e da proporcionalidade vm descritos no art. 153, 2, inciso I, o qual determina que: o imposto de renda ser informado pelos critrios da universalidade, da generalidade e da progressividade, na forma da lei. Entende-se pelo princpio da universalidade que o imposto atinja todos os tipos de renda, sem discriminao. Pelo princpio da generalidade, entende-se que as rendas auferidas por todas as pessoas fsicas e jurdicas devem ser tributadas. pelo princpio da progressividade, entende-se que a alquota aplicvel ser maior quanto mais elevada for a renda.

Outros princpios tambm so aplicveis ao Imposto de Renda e Proventos de Qualquer Natureza: irretroatividade, pessoalidade, capacidade contributiva, Anterioridade

Lembrando:

O REGIME DE TRIBUTAO VIGENTE NO PAS

Alcana tanto as pessoas fsicas em geral, independentemente da sua profisso, bem como as pessoas jurdicas .

IMPOSTO DE RENDA Competncia e sujeito ativo


O artigo 153 elencado na Constituio Federal dispe que o IR de competncia da Unio.

O artigo 43 do Cdigo Tributrio Nacional:


O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica:
I - de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos; II - de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior.

IMPOSTO DE RENDA Competncia e sujeito Passivo


Contribuinte A definio dos contribuintes do imposto de renda se encontra no art. 45 do Cdigo Tributrio Nacional, conforme abaixo transcrito:
Art.

45. Contribuinte do imposto o titular da disponibilidade a que se refere o art. 43, sem prejuzo de atribuir a lei essa condio ao possuidor, a qualquer ttulo, dos bens produtores de renda ou dos proventos tributveis. Pargrafo nico. A lei pode atribuir fonte pagadora da renda ou dos proventos tributveis a condio de responsvel pelo imposto cuja reteno e recolhimento lhe caibam. O contribuinte do Imposto sobre a renda a pessoa fsica ou jurdica titular de renda ou provento de qualquer natureza. A lei pode atribuir fonte pagadora da renda a responsabilidade pela reteno e recolhimento do IR.

IMPOSTO DE RENDA FATO GERADOR DO IMPOSTO DE RENDA


A definio do fato gerador do imposto de renda consta do art. 43 do Cdigo Tributrio Nacional.
a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica de renda (decorrente do capital, do trabalho ou da conjugao de ambos) e de proventos de qualquer natureza, assim entendidos todos os acrscimos no compreendidos no conceito de renda. (Op. cit. pg. 1079). LEMBRANDO QUE : A lei pode atribuir fonte pagadora da renda a responsabilidade pela reteno e recolhimento do IR

BASE DE CLCULO DO IRPF


Diferena entre a soma dos Rendimentos Tributveis recebidos e as Dedues permitidas pela legislao. o montante real, presumido ou arbitrado da renda ou proventos. PESSOAS FSICAS
H duas formas de tributao. A tributao dos rendimentos ganhos sobre aplicaes financeiras e lucro na venda de bens ou direitos. A tributao sobre os rendimentos do trabalho, sejam eles assalariados ( funcionrios), ou no assalariados (autnomos). PESSOAS JURDICAS Lucro Presumido - a forma de tributao simplificada do Imposto de Renda (IR) e Contribuio Social sobre o Lucro (CSLL). Lucro Real - o lucro lquido do perodo de apurao ajustado pelas adies, excluses ou compensaes prescritas ou autorizadas pela legislao fiscal . Lucro Arbitrado - valor lanado pela autoridade fiscal quando verificada omisso ou falsidade na declarao de ajuste

CONTRIBUIES AO INSS
Do valor do rendimento , poder ser deduzido o valor das contribuies pagas ao INSS, seja contribuinte autnomo ou empregado.

Conforme art. 74 do RIR, podem ser deduzidas as contribuies para a Previdncia Social, cujo nus tenha sido do contribuinte e desde que destinadas ao seu prprio beneficio.

No caso de contribuintes empregados o desconto realizado diretamente em folha de salrios, e portanto o prprio departamento pessoal fica encarregado de realizar o abatimento no momento do clculo do imposto de renda sobre salrios.

CONTRIBUIES AO INSS
Salrio-de-contribuio (R$ ) at R$ 800,45 de R$ 800,46 a R$ 900,00 de R$ 900,01 a R$ 1.334,07 de R$ 1.334,08 at R$ 2.668,15 Alquota fim recolh. INSS (%) 7,65 8,65 9,00 11,00

E no caso de contribuinte individual (no empregado) autnomo o desconto feito no ato do pagamento, sob o percentual de 11% (fixo) da remunerao paga (observando o teto de salrio de contribuio R$

IRPF Reteno mensal na Fonte


Rendimentos do Trabalho:
Tabela Progressiva para o clculo mensal do Imposto sobre a Renda da Pessoa Fsica para o exerccio de 2013, ano-calendrio de 2012

Base de clculo mensal em R$ At 1.637,11 De 1.637,12 at 2.453,50 De 2.453,51 at 3.271,38 De 3.271,39 at 4.087,65 Acima de 4.087,65

Alquota % 7,0 15,0 22,5 27,5

Parcela a deduzir do imposto em R$ 122,78 306,80 552,15 756,53

IMPOSTO DE RENDA

REGIMES DE TRIBUTAO
O IR pode ser recolhido:
1. Na fonte: para a pessoa fsica de aplicaes financeiras, 13 salrio, frias, prmios pagos por instituies financeiras (loterias) Na realizao da renda ou provento: em perodos determinados (ms, trimestre). Exs: divulgao do lucro das empresas, salrios, renda bruta mensal no SIMPLES Na declarao anual: ao se realizar o ajuste do ano-calendrio

2.

3.

O IRPF pode ser recolhido: 1. 2. Mensalmente: na fonte Anualmente: com a declarao de ajuste

Pessoas obrigadas a apresentar a Declarao de Ajuste Anual do IRPF


Critrios
1. RENDA

Recebeu rendimentos tributveis, sujeitos ao ajuste na declarao, cuja soma anual foi superior a R$23.499,15;
Recebeu rendimentos isentos, no-tributveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00. 2. GANHO DE CAPITAL e operaes em bolsa de valores Obteve, em qualquer ms, ganho de capital na alienao de bens ou direitos, sujeito incidncia do imposto, ou realizou operaes em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

Pessoas obrigadas a apresentar a Declarao de Ajuste Anual do IRPF


Critrios
optou pela iseno do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado aplicao na aquisio de imveis residenciais localizados no Pas, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da celebrao do contrato de venda, nos termos do art. 39 da Lei n 11.196, de 21 de novembro de 2005. 3. ATIVIDADE RURAL Obteve receita bruta anual em valor superior a R$117.495,75 Pretenda compensar, no anocalendrio de 2011 ou posteriores, prejuzos de anos-calendrio anteriores ou do prprio ano-calendrio de 2011.

Pessoas obrigadas a apresentar a Declarao de Ajuste Anual do IRPF


Critrios

4. BENS E DIREITOS

teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2011, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00
5. CONDIO DE RESIDENTE NO BRASIL Passou condio de residente no Brasil em qualquer ms e nessa condio se encontrava em 31 de dezembro de 2011.

Das Isenes

Previstas em Lei e Concedidas Administrativamente

O art. 6 da Lei 7713/88 prev os rendimentos isentos totalmente de imposto de renda, sendo que podemos agrupar as isenes nas seguintes categorias:

Rendimentos Isentos ou No-Tributveis


Portadores de doenas graves cujos rendimentos so de aposentadoria, penso ou reforma tuberculose ativa, alienao mental, aids, esclerose mltipla, cncer, cegueira, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante (inflamao crnica da coluna vertebral), nefropatia grave (mal funcionamento dos rins), estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao fibrose cstica.

Rendimento de salrio de at 1.638,11 reais por ms. Ganho com poupana, letra de crdito imobilirio, letra hipotecria e certificados de recebveis imobilirios. Pagamento do PIS/PASEP.

Recebimento de seguro-desemprego.

Parcelas isentas apuradas na atividade rural Ganhos com lucros e dividendos desde que j tenham sido tributados na fonte. Recebimento de aviso prvio, FGTS, indenizaes trabalhistas, auxlio-doena e auxlio-funeral.

Ganhos obtidos pelo cidado com aes e em operaes com ouro em bolsa de valores, cujo valor mensal seja igual ou inferior a 20.000 reais, para o conjunto das aes e para o ouro, individualmente. Recebimento de aposentadoria por acidente de servio ou doena grave. Restituies de imposto de renda. Benefcios de Programa de Demisso Voluntria (PDV).

FIM

You might also like