You are on page 1of 16

E.E.

PROF EUCLYDES DESLANDES

EVOLUO HUMANA

Kelly F. Norberto Sarah 3E

Biologia. Prof Valria

NDICE
slide 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 contedo rvore Evolutiva rvore dos Crnios Caractersticas de alguns Homindeos Primitivos -Australopithecus afarensis Australopithecus afarensis Lucy Australopithecus africanus Australopithecus robustus Homo habilis (ou A. Habilis) Homo erectus Homo sapiens neaderthalensis ou Homo neanderthalensis Diferena entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis Homo erectus e o Homem de Hoje Homo sapiens sapiens Comentrios Finais

rvore Evolutiva Humana

Caractersticas de alguns Homindeos Primitivos Australopithecus afarensis

Viviam na frica. Baixa estatura (machos 1,50m e fmeas 1,10m). Pesavam entre 30 e 40 Kg. Crnio com pequeno volume (380 a 450 cm3). Fssil mais conhecido Lucy.

Australopithecus afarensis - Lucy

Australopithecus africanus

Viviam na frica. Massa de cerca de 40kg. Volume do crnio de 440 cm3. Postura ereta. O primeiro fssil encontrado foi de uma criana de aproximadamente 6 anos.

Australopithecus robustus Viviam na frica. Maior que os demais. Massa de 40 kg. Mandbula proeminente Volume do crnio 500 cm3.

Homo habilis (ou A. Habilis) Capacidade de fazer instrumentos de pedras e ossos. Volume do crnio 700 cm3. Originou o Homo ergaster.

Homo erectus
Expanso pela Eursia. Sofisticada cultura: fabricava ferramentas, usava o fogo, morava em cabanas ou grutas, usava roupas de peles de animais. No suportaram a era glacial (Pleistoceno). Originaram o Homem de Neandertal.

Homo sapiens neaderthalensis ou Homo neanderthalensis

- Volume do crnio 1450 cm3. - Postura moderna. - Queixo pequeno. - Testa pequena. - Crebro um pouco maior. - Baixo, forte e hbil construtor de ferramentas. - Formavam grupo de caa. - Enterravam os mortos. - Teorias para o desaparecimento: extintos por condies climticas e/ou conflitos com outras populaes.

Homo sapiens

Homo neanderthalensis

Homo sapiens sapiens


- Surgidos entre 150 e 100 mil anos de grupos de Homo ergaster. - Mais altos e mais geis que os anteriores. - Comportamento social mais complexo. - Linguagem e simbologia. - Arte.

Comentrios Finais
A discusso das teorias evolutivas interessante pois desperta perguntas reflexivas, como: "por que estamos aqui?", "como chegamos a ser o que somos hoje?", "por que existe extino?", "de onde veio tal rgo e por que outros animais o utilizam de forma diferente?", e demais questes que instigam a pesquisa. Foi assim que descobrimos a origem de vrios seres atuais. Mas, infelizmente, pessoas que argumentam contra a Evoluo Humana, deizendo que uma grande inverdade dizer que "o homem veio do macaco". Realmente, o homem no veio do macaco, e sim, tem um parentesco em comum com ele, o que completamente diferente. No entanto, tambm somos primatas, assim como eles. importante salientar que as teorias de Lamarck foram tidas como coerentes quando de seu lanamento, claro que com muitas discordncias tambm. E Darwin no as refutou completamente. Mesmo o darwinismo foi aprimorado com o advento da gentica e transformou-se no Neodarwinismo. Acima de tudo, preciso sempre lembrar de que tudo isso so teorias e no fatos consumados, por isso a pesquisa nunca cessa!

You might also like