You are on page 1of 27

Trfico

ilcito de entorpecentes; Tortura; Terrorismo;

So crimes que encontram-se no Brasil expressamente previstos na Lei n 8.072/90. Causam profunda e consensual repugnncia pela ofensa acentuadamente grave a valores morais, sentimento de piedade, fraternidade, solidariedade e respeito dignidade da pessoa humana e de maior reprovao por parte do Estado.

CRIMES HEDIONDOS

HOMICDIO a morte de uma pessoa causada por outra, vem do latim "hominis excidium , praticado de forma dolosa ou culposa, nas modalidades simples, qualificado e privilegiado. Homicdio - a destruio da vida de um homem praticada por outro

Somente o HOMICDIO QUALIFICADO e praticado em atividade tpica de extermnio ser classificado como HEDIONDO. OBJETO JURDICO TUTELADO A Vida Humana. NCLEO DO VERBO Matar. SUJEITOS DO CRIME Ativo e Passivo - Qualquer pessoa pode praticar o crime ou ser vtima de sua ao. ELEMENTO OBJETIVO a morte pode ser praticada de forma livre. ELEMENTO SUBJETIVO dolo. CLASSIFICAO DOUTRINRIA crime comum, material, instantneo de efeitos permanentes que admite tentativa. PENA E AO PENAL Ao pblica incondicionada com pena de recluso de 6 a 20 anos.

(Damsio de Jesus)

HOMICDIO QUALIFICADO
I. II. III. IV. V.

MOTIVO TORPE - Paga ou promessa de recompensa; MOTIVO FTIL Pequeno, insignificante; MEIO INSIDIOSO OU CRUEL veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura; TRAIO, EMBOSCADA impossibilidade de defesa da vtima; ASSEGURAR A EXECUO OCULTAO impunidade;

E quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente.

LATROCNIO tipo penal derivado do crime de roubo o crime-fim, onde o homicdio o crime-meio, ou seja mata-se para roubar. Ocorre o latrocnio quando, para consumar o roubo, a violncia empregada pelo agente causa a morte da vtima. OBJETO JURDICO TUTELADO o patrimnio, liberdade individual e integridade fsica e a sade da vtima. NCLEO DO VERBO roubar SUJEITOS DO CRIME Ativo e Passivo - Qualquer pessoa pode praticar o crime ou ser vtima de sua ao. ELEMENTO OBJETIVO subtrair coisa alheia mvel, uso de violncia, resultado morte ELEMENTO SUB JETIVO dolo CLASSIFICAAO DOUTRINRIA crime material e COMPLEXO que decorre da fuso de roubo e homicdio, em que admite tentativa de um, ou dos dois atos do agente e na forma culposa. PENA E AO PENAL Ao pblica incondicionada com pena de recluso de 20 A 30 anos.

EXTORSO uma variante de crime patrimonial semelhante o roubo. Na extorso a vtima colabora ativamente com o autor da infrao penal, ao contrrio do roubo. OBJETO JURDICO TUTELADO crime contra o patrimnio, embora protegidos indiretamente a inviolabilidade e a liberdade individual. NCLEO DO VERBO constranger, forar algum a fazer alguma coisa. SUJEITOS DO CRIME Ativo e Passivo - Qualquer pessoa pode praticar o crime ou ser vtima de sua ao no caso de funcionrio pblico teremos o crime de concusso. ELEMENTO OBJETIVO constranger, obrigar mediante violncia, ou grave ameaa. ELEMENTO SUBJETIVO dolo dolo especfico. CLASSIFICAAO DOUTRINRIA crime formal em que admite tentativa, mas no a forma culposa. PENA E AO PENAL Ao pblica incondicionada com pena de recluso de 24 a 30 ANOS.

SEQUESTRO significa tirar a liberdade, isolar, reter a pessoa, porm havendo finalidade especfica de obteno de vantagem indevida, torna-se uma modalidade de extorso. OBJETO JURDICO TUTELADO liberdade individual, o patrimnio, e a integridade fsica e psquica do ser humano; NCLEO DO VERBO sequestrar; SUJEITOS DO CRIME Ativo e Passivo - Qualquer pessoa pode praticar o crime ou ser vtima de sua ao independente da leso patrimonial; ELEMENTO OBJETIVO sequestrar, privar algum de sua liberdade, ainda que por um lapso temporal de curta durao; ELEMENTO SUBJETIVO o dolo com fim especfico de obter vantagem com preo ou condio de resgate NO ADMITE MODALIDADE CULPOSA; CLASSIFICAAO DOUTRINRIA crime complexo, formal, permanente, comum, de forma livre, no instantneo, de consumao antecipada. Admite tentativa; PENA E AO PENAL Ao pblica incondicionada com pena de recluso que varia de 08 a 30 anos. DELAO PREMIADA

ESTUPRO art. 213 Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso(coitos anormais cpula oral e anal); OBJETO JURDICO TUTELADO Liberdade sexual, integridade e a dignidade sexual NCLEO DO VERBO constranger, forar, obrigar. SUJEITOS DO CRIME Ativo e Passivo - Qualquer pessoa pode praticar o crime ou ser vtima de sua ao. ELEMENTO OBJETIVO Constranger. O constrangimento deve ser feito mediante violncia fsica ou grave ameaa, que compreende a conjuno carnal ou outro ato libidinoso, como sexo oral, anal ou toque em regies ntimas. ELEMENTO SUBJETIVO dolo - No admissvel modalidade culposa por ausncia de disposio legal, mas possvel tentativa. CLASSIFICAO DOUTRINRIA Cime de mo-prpria, comum, comissivo, material, de dano, instantneo, de forma vinculada, e de forma livre. PENA E AO PENAL Ao pblica condicionada a representao, e incondicionada se vtima menor de 18 anos e maior de 14 anos, com pena de recluso que varia de 08 a 30 anos.

ESTUPRO DE VULNERVEL Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos.
OBJETO JURDICO TUTELADO liberdade sexual ,dignidade sexual e desenvolvimento sexual; NCLEO DO VERBO constranger, forar, obrigar; SUJEITOS DO CRIME Ativo - Qualquer pessoa pode praticar o crime, porm o sujeito passivo pessoa vulnervel; ELEMENTO OBJETIVO Constranger. O constrangimento deve ser feito mediante violncia fsica ou grave ameaa, que compreende a conjuno carnal ou outro ato libidinoso; ELEMENTO SUBJETIVO dolo CLASSIFICAAO DOUTRINRIA Crime comum, de mo-prpria, prprio, comissivo, material, de dano, instantneo, de forma vinculada, de forma livre, monossubjetivo, plurissubsistente, transeunte e no transeunte. PENA E AO PENAL Ao pblica incondicionada com pena de recluso que varia de 8 a 30 anos

Falsificar, corromper,adulterar ou alterar produto destinado a fins teraputicos ou medicinais,10(dez) a 15(quinze) anos e multa. 1-Nas mesmas penas incorre quem importa,vende,expe venda, tem um depsito para vender ou, de qualquer forma distribui ou entrega a consumo o produto falsificado,corrompido,adulterado ou alterado.

1.A Incluem-se entre os produtos a que se refere este artigo os medicamentos, aas matrias-primas,os insumos farmacuticos,os cosmticos, os saneantes e os de uso em diagnstico. 1.B- Est sujeito as penas deste artigo quem pratica as aes previstas no 1. Em relao a produtos ou qualquer das seguintes condies

I-Sem registro, quando exigvel,no rgo de vigilncia sanitria competente. II-Em desacordo com a frmula. III- Sem as caractersticas de identidade e qualidade admitidas. IV- Com reduo do seu valor teraputico ou de sua atividade. V- Procedncia ignorada. VI-Adquirida em estabelecimentos sem licena de autoridade sanitria competente.

Pargrafo nico CONSIDERA-SE TAMBM HEDIONDO O CRIME DE GENOCDIO previsto nos artigos 1,2 e 3 da lei 2.889/56, tentado ou consumado.(Pargrafo includo pela lei 8.930/94) Assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenas tnicas,nacionais, raciais, religiosas e por vezes polticas.

Os crimes hediondos, a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo so insuscetveis de: I anistia, graa e indulto; II- fiana.(Redao dada pela Lei 11.464/07) 1. A pena por crime previsto neste artigo ser cumprida inicialmente em regime fechado.(Redao dada pela Lei 11.464/07).

2. A progresso de regime,no caso dos condenados aos crimes previstos neste artigo, dar-se aps o cumprimento de 2/5(dois quintos) da pena, se o apenado for primrio, e de 3/5(trs quintos), se reincidente.(Redao dada pela Lei 11.464/07). 3.Em caso de sentena condenatria,o juiz decidir fundamentadamente se o ru poder apelar em liberdade (Redao dada pela Lei 11.464/07). 4.A priso temporria, sobre a qual dispe a Lei 7.960/89,nos crimes previstos neste artigo,ter o prazo de 30(trinta) dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade.(Lei 11.464/07).

Art. 3. A Unio manter estabelecimentos penais, de segurana mxima,destinados ao cumprimento de penas impostas a condenados de alta periculosidade, cuja permanncia em presdios estaduais ponha em risco a ordem ou incolumidade pblica.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal, 3 : parte especial 7. ed. So Paulo: Saraiva, 2011.
CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 3, parte especial: dos crimes contra a dignidade sexual a dos crimes contra a administrao pblica. 9. ed. So Paulo: Saraiva, 2011. http://www.ambito-juridico.com.br/site/revista/crimes-hediondos-lei-n8072-90.html<acesso em 12.10.12> VADE MECUM compacto/obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaborao de Luiz Roberto Curia, Livia Cspedes e Juliana Nicoletti. 7 ed. Atual e ampl. So Paulo: Saraiva, 2012.

You might also like