You are on page 1of 28

Conteno - Este mtodo consiste em evitar que o produto se espalhe. O sucesso deste mtodo depende das condies climticas.

Sorbents - Materiais utilizados para absorver/adsorver os leos/lquidos

TIPOS DE SORBENTS

Materiais Inorgnicos - Terra Diatomacea, Vermiculite, Perlite/Vidro Expandido e Argila particulada;

TIPOS DE SORBENTS Materiais Orgnicos- Turfa, algodo, palha de milho picada, fibra de celulose, jornal, casca de arroz e casca de amendoim; Materiais fibrosos sintticos (No tecidos)

LIMITAES SORBENTS INORGNICOS Geralmente possuem baixo teor de absoro; So difceis de aplicar e recuperar. Necessidade de usar luvas, culos e mscara de segurana (poeira); No so recomendados para incinerao; Alto custo de descarte; No possuem seletividade gua/leo.

LIMITAES DOS SORBENTS ORGNICOS Possuem dificuldade em transmitir o leo/lquido dentro de sua estrutura. No alcanam sua mxima utilizao sem trabalho adicional; No possuem seletividade gua/leo; Alto custo de incinerao e descarte; Quando incinerados geram alto teor de cinza residual ( 2 a 5%) .

SORBENTS FIBROSOS/SINTTICOS
Alta capacidade de adsoro - Devido a sua estrutura de fibras finas, elevada rea superficial e poros pequenos possuem mxima adsorvncia e grande capacidade de reteno de lquidos; Seletividade - Adsorve leos, diesel, gasolina, hidrocarbonetos, solventes orgnicos, leos vegetais e lquidos no aquosos enquanto repele gua;

SORBENTS FIBROSOS/SINTTICOS
Retm leo permanentemente; Pode-se recuperar o leo; Reutilizveis; Flutuam indefinidamente, mesmo saturado de leo; Alta capacidade de adsoro - Devido a sua estrutura de fibras finas, elevada rea superficial e poros pequenos possuem mxima adsorvncia e grande capacidade de reteno de lquidos;

SORBENTS FIBROSOS/SINTTICOS Seletividade - Adsorve leos, diesel, gasolina, hidrocarbonetos, solventes orgnicos, leos vegetais e lquidos no aquosos enquanto repele gua; Retm leo permanentemente; Pode-se recuperar o leo; Reutilizveis; Flutuam indefinidamente, mesmo saturado de leo;

SORBENTS FIBROSOS/SINTTICOS
Fcil aplicao e disposio (quando incinerado gera gua e gs carbnico, teor de cinzas inferior a 0,2% e alto teor calrico 20.000 Btu/lb); Segurana - no txico para os seres humanos, peixes e outros animais; Alta resistncia qumica; No inflamvel e resistente a frio, calor e umidade; No se deteriora, nem mofa; Resistncia mecnica; Alta flexibilidade de aplicao.

FORMAS DE APRESENTAO DO PRODUTO

Bias de Adsoro; Almofadas (Pillows); Salsichas (Socks); Rolos / Bobinas; Toalhas / Tapetes (Pads); Fibras Adsorventes

BIAS DE ADSORO

Utilizadas para conter e absorver leos em gua; Possuem presilhas e ganchos. Desta forma, elementos individuais podem ser interligados e/ou sobrepostos, formando uma barreira de conteno que repele a gua e adsorve o leo; Flutuam indefinidamente, antes e depois de totalmente saturados com leo.

ALMOFADAS (PILLOWS)

Utilizado para proteo de drenos; Utilizado para locais de difcil acesso (poos, bueiros, canais de drenagem, fundo de navio e barcos a motor); Adsorve leos em geral, tintas e solventes orgnicos; Com cobertura flexvel de polipropileno resiste a furos e rasgos.

SALSICHAS (SOCKS)

Utilizada para conter vazamentos industriais, colocados ao redor de mquinas e/ou para conter vazamentos de tambores e tanques.

ROLOS / BOBINAS Produto muito verstil, pois pode ser cortado em vrios tamanhos para os seguintes usos:
Vazamentos de leos (gua e mquinas); Ao longo de corredores e reas de trnsito; Ideal para proteo das margens de rios, lagos e riachos.

TAPETES (PADS) Ideal para pequenos derramamentos de leos e substncias qumicas; Usado tambm para limpeza final de grandes derramamentos.

FIBRAS ADSORVENTES So fibras que no geram poeira e podem ser espalhadas em derramamentos de leos e produtos qumicos. Proporcionam a adsoro imediata de leos e produtos qumicos e podem ser recolhidas por redes manuais ou bombas de vcuo.

You might also like