You are on page 1of 25

Avaliao em EAD

Capacitao para Professores em EAD 8 Edio - PUCRS


Otilia Christiane Junho 2012

Definio de avaliao em EAD


A avaliao em educao a distncia combina uma variedade de instrumentos que possibilitam contemplar aspectos quantitativos e qualitativos (Russo 2001).

Legislao
Avaliao/ Exame/Prova Tem o mesmo significado

Analisando a legislao educacional brasileira verifica-se a exigncia da avaliao presencial na EAD. Os termos avaliao, exame e prova apresentados na legislao em estudo devem ser analisados a luz dos referenciais tericos educacionais propostos pelas instituies que propem cursos virtuais.(Dra. Elaine Turk Faria).

A Portaria MEC 4.059/04


as avaliaes das disciplinas ofertadas na modalidade referida no caput sero presenciais

O Decreto MEC 5.622/05,


A avaliao do desempenho do estudante para fins de promoo, concluso de estudos e obteno de diplomas ou certificados dar-se- no processo, mediante:

I - cumprimento das atividades programadas; e II - realizao de exames presenciais. 1 Os exames citados no inciso II sero elaborados pela prpria instituio de ensino credenciada, segundo procedimentos e critrios definidos no projeto pedaggico do curso ou programa. 2 Os resultados dos exames citados no inciso II devero prevalece rsobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliao a distncia

Resoluo CNE/CES 01/2007


O pargrafo nico do artigo 6: Os cursos de psgraduao lato sensu oferecidos a distncia devero incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial individual de monografia ou trabalho de concluso de curso.

Avaliar :
Avaliar refletir, planejar, estabelecer objetivos e metas, devendo estar a servio da aprendizagem (Hadji,2001, p.18).

Avaliao em EAD
O qu? Quem? Como? Quando?

O qu?
Quantidade /Monitoramento
Mapa de clicagem Tempo de acesso Presena Arquivos acessados

Qualidade
Formativa Somativa Diagnstica Auto-avaliao

Formativa
Toda prtica de avaliao contnua que pretenda melhorar as aprendizagens em curso, contribuindo para o acompanhamento e orientao dos alunos durante todo o processo de formao. formativa toda a avaliao que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulao das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo. ( PERRENOUD, 1999)

Somativa
A avaliao somativa d maior nfase aos instrumentos de avaliao como provas, privilegiando a nota como forma de verificar se o aluno alcanou os objetivos pretendidos, considerando como prioridade a assimilao do contedo. (CAMPOS,2003)

Diagnstica
Ocorre em dois momentos diferentes: antes e durante o processo de instruo; no primeiro momento, tem por funes: verificar se o aluno possui determinadas habilidades bsicas, determinar que objetivos de um curso j foram dominados pelo aluno, agrupar alunos conforme suas caractersticas, encaminhar alunos a estratgias e programas alternativos de ensino; no segundo momento, buscar a identificao das causas no pedaggicas dos repetidos fracassos de aprendizagem, promovendo, inclusive quando necessrio, o encaminhamento do aluno a outros especialistas (psiclogos, orientadores educacionais, entre outros).

Auto-avaliao
A autoavaliao favorece, tambm, a construo de estratgias pessoais no desenvolvimento profissional do aluno, o estabelecimento de metas e o exerccio da autonomia em relao prpria formao. Em outras palavras, a autoavaliao promove a tomada de conscincia de si prprio.(Campos,2003)

Quem?
Professores Equipe pedaggica Equipe tcnica
Desenvolvendo novas potencialidades no processo de aprendizagem Conhecimento, habilidade e atitudes Motivando o alunos Verificando frequncia Auto-avaliao

Alunos
Desenvolvendo atividades e interao, integrao, participao, compromisso e envolvimento no curso, atravs do ambiente AVA, e demais ferramentas que deseje utilizar para complemento do estudo. Auto-avaliao

No processo de EAD os professores


Passam a ser: O fio condutor da formao docente e discente com a pesquisa, a investigao, a atividade crtica e reflexiva, que levam construo do conhecimento: o apreender a aprender. Quando o docente um profissional que analisa a sua prpria prtica, num processo caracterizado por Shn de reflexo-sobre-a-ao e sobre a reflexo-noao, ele certamente levar o aluno a esta postura relexiva sobre seu desempenho, buscando o seu prprio aprimoramento. (Dra. Elaine Turk Faria)

No processo de EAD os alunos


Buscam a excelncia da qualidade do ensino exige que o aluno descubra o quanto importante ele assumir como ser-sujeito responsvel por sua prpria aprendizagem, por seus erros (que quando entendidos como processos, tambm funcionam como exerccios de autonomia) e a parcela de colaborao que pode dar para a construo coletiva ( VYGOTSKY, 2000).

Como ?
Atravs das ferramentas disponveis no ambiente AVA, e neste caso utilizaremos o Moodle, como objeto de construo do projeto pedaggico sugiro:

Questionrios

Lio Chat

Tarefa

Wiki

Frum de discurses

Enquetes

Publicao de Doc, Power Point Glossrio

Base de dados para objetos digitais Pesquisa de opinio

Quando?
A avaliao em EAD ocorre 24 horas por dia, 8 dias da semana. um estudo intenso, que requer ateno e feedback. Diferente da aula presencial, o corpo docente, pedaggico e equipe de apoio esto realizando a avaliao dos alunos desde os primeiros acessos ao AVA, pois diante do estudo aqui exposto quanto a quantidade, qualidade, projeto pedaggico, flexibilidade, ao, interao, integrao dos envolvidos, conclui-se o tempo limite para a realizao da avaliao esta diretamente vinculado a agenda do curso e as dinmicas, atividades e demais tarefas propostas para o curso.

Bibliografia Avaliao em Educao a distncia, Dra. Elaine Turk Faria (elaine.faria@pucrs.br) Avaliao e o processo de ensino Aprendizagem on line, Izabella Saadi Cerutti Leal Reis (bella@anhembi.br) Avaliao de curso em EAD via internet - Aparecida Hippert, Elan de Oliveira, Ivone Conde, Jeanine Egg, Marina Cezar, Regina Marinato, Valria Aguiar, Vanessa Marinho, Wagner Bello (ahippert@civil.ufjf.br) http://www.pgie.ufrgs.br/webfolioead/biblioteca/artigo6/a rtigo6.html - Acesso em 17/06/2012 s 16:00 http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refe ad1.pdf -Acesso em 17/06/2012 s 16:05

Estudar, aprender e empreender novas possibilidades de aprendizagem um ato de amor.


Obrigada!
Otilia Christiane Junho 2012 http://guiadeturismovirtual.blogspot.com.br/p/ead-no-turismo.html

You might also like