You are on page 1of 7

WebQuest

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. WebQuest (do ingls, demanda da Web) foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de So Diego, em 1995, com a participao do seu colaborador, ao tempo, Tom March[1] . A webquest uma metodologia de pesquisa orientada da web, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa so provenientes da prpria web. Trata-se de uma atividade didtica de aprendizagem, que aproveita a imensa riqueza de informaes do mundo virtual para se criar o conhecimento. Essas atividades podem ser desenvolvidas para o ensino fundamental, mdio e superior. Geralmente a webquest elaborada por um professor com questes para serem solucionadas pelos alunos. Ela sempre parte de um tema onde se delinearo as tarefas, que envolve consultar fontes de informao como livros, vdeos e mesmo pessoas a entrevistar, entretanto, so mais comuns sites ou pginas na internet. Essas fontes so, em geral, selecionadas pelo professor.

As webquests possuem uma base terica construtivista, pois os prprios alunos vo construindo seu conhecimento. Atravs do cumprimento das tarefas eles vo transformando as informaes, compreendendo-as e armazenando-as. Suas estratgias de aprendizagem ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de cooperao para com o grupo e a entender que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Seu principal objetivo desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos. Para desenvolver uma webquest necessrio criar um site que pode ser construdo com um editor de HTML, servio de blog ou at mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como pgina da web. Os passos para a criao da webquest so os seguintes:

a) introduo: nela voc dever apresentar as informaes bsicas da pesquisa aos alunos, orientando-os sobre o que vo encontrar na atividade proposta. Alm disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, motivando-os para comear; b) tarefa: descrever o que os alunos devero elaborar durante o projeto, propondo um percurso a ser percorrido at o final dele, sem, entretanto, d-los um produto pronto/acabado; c) processo: fornecer descries das etapas que os alunos devero seguir para a realizao do trabalho, incluindo orientaes sobre como subdividir as tarefas; d) recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de referncias bibliogrficas a serem consultadas para a realizao das tarefas. e) concluso: corresponde finalizao da tarefa proposta. Nela o professor deve apresentar um resumo que levar o aluno reflexo da atividade com o objetivo de reconhecer o que foi aprendido.

Um tpico bastante comum na webquest o intitulado de avaliao. Nesse tpico, o professor ir explicar os critrios que sero utilizados para avaliar o desempenho do aluno para com o seu trabalho. Aps a elaborao desses tpicos, basta que o criador da webquest postea na internet. Como dito anteriormente, para fazer isso, ser preciso hospedar a webquest num servidor.

Pedagogicamente falando, a utilizao da webquest pode ajudar o educador a alcanar objetivos educacionais importantes, tais como:

a)modernizar o jeito de se fazer educao, j que as webquests fazem o uso da internet, o que uma maneira de praticar uma educao sintonizada com nosso tempo; b) garantir o acesso a informaes autnticas e atualizadas, pois os professores tm tambm o objetivo de selecionar as fontes de pesquisas para se obter informaes confiveis; c) promover aprendizagem cooperativa; d) desenvolver as aptides cognitivas, pois a webquest oferece oportunidades para o desenvolvimento das habilidades do conhecer; e) incentivar a criatividade.

f) transformar as informaes existentes ao invs de apenas reproduzi-las, tendo em vista a necessidade de solucionar as questes e metas propostas pela webquest

No Brasil h diversas experincias sobre o trabalho com WebQuests publicadas no site da Escola do Futuro, Colgio SAA, Colgio Dante Alighieri, Mackenzie, SENAC, [EscolaBR][2] ligao externa] e Colgio Marista de Macei. Alm disso, h uma competio nacional, o Desafio Nacional Acadmico, baseada nesta metodologia.

Informao retirada do saite: pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest

You might also like