You are on page 1of 13

Turismo Sustentvel e Alvio da Pobreza no Brasil

Adota os novos paradigmas de alvio pobreza formulados pela ONU atravs dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (de 2000) e adotados pela OMT; Valoriza populao proprietria dos ativos, bem como a manuteno da paisagem e da atratividade caracterstica, criando portas de sada para as classes menos favorecidas os pobres ali residentes. Ganhou fora com a criao do MTur em 2003, possibilitando a gerao de empregos e divisas, contribuindo para a incluso social das populaes residentes nos destinos;

Projeto de Aperfeioamento dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRDT de 1994), visando ao Alvio da Pobreza; Atuam por meio do PRODETUR (de 1994) (Ex.: PRODETUR/NE, PRODETUR/SUL, PROECOTUR), que foi aperfeioado atendendo a parmetros e paradigmas mais atualizados; apoiado tcnica e financeiramente pelo Oramente Geral da Unio.; Foi utilizado como um mecanismo operacional para a Implementao do Plano Nacional de Turismo (PNT) (de 2007 a 2010);

O Projeto...
Em 5 etapas: > > > > > Conceituao de Turismo Sustentvel e o Alvio da Pobreza (TS-AP); Estabelecimento de indicadores e de metodologias de sua mensurao; Aplicao dos instrumentos; Institucionalizao dos novos paradigmas; Reviso do conceito e dos indicadores.

Caracterizao das Etapas...

[...] aquele que atende s necessidades dos turistas de hoje e das regies receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. visto como um condutor ao gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econmicas, sociais e estticas possam ser satisfeitas sem desprezar a manuteno da integridade cultural, dos processos ecolgicos essenciais, da diversidade biolgica e dos sistemas que garantem a vida.

A Pobreza e o Alvio da Pobreza

Definiu-se o conceito de alvio da pobreza como um conjunto de polticas pblicas destinadas a criar portas de sada para populaes em estado de carncia, permitindo a seus indivduos realizar seu potencial produtivo, melhorar suas condies econmicas e sociais e resgatar sua dignidade de cidados.

Polticas de Alvio da Pobreza


As polticas compensatrias baseiam-se em transferncias de renda por meio de mecanismos vrios que, no Brasil, esto sendo implantados com a distribuio de cestas bsicas, programas de renda mnima universal e instituio de bolsas condicionadas, como, por exemplo, a Bolsa Escola e a Bolsa Famlia, ou ainda programas alimentares como o Fome Zero.

Polticas de Alvio da Pobreza


J as polticas estruturais se baseiam em medidas que aumentem os ativos efetivos das populaes pobres, dando-lhes capacidade de gerao permanente de renda. Essas polticas em geral se realizam por meio de programas de apoio a pequenos produtores, pela concesso de crditos e pela qualificao de mo-de-obra, ou possibilitando a resoluo de questes estruturais, como a regularizao fundiria, a habitao e o acesso a servios como eletricidade, gua, esgoto, etc.

Algumas polticas atuais voltadas ao alvio da pobreza de natureza estrutural so: a concesso de crdito, o apoio a microempresas, o fortalecimento do capital humano pela educao e a incluso digital.

Alvio da Pobreza Pelo Turismo Sustentvel

importante, pois, que qualquer programa ou projeto de turismo de cunho sustentvel e voltado para o alvio da pobreza contenha, j a partir de sua concepo, um marco de referncia para sua prpria avaliao que determine os diversos aspectos relativos a seu mbito geogrfico ou seja, o local de destino e sua rea de influncia direta ou indireta; sua extenso temporal que deve corresponder ao cronograma das aes do programa, incluindo suas fases de incio, execuo e encerramento; abrangncia setorial do turismo quer dizer, a definio do mbito constitudo por todas as atividades subsidirias ao setor; s dimenses e aos contedos relativos sua sustentabilidade e, finalmente, s populaes pobres que ele quer beneficiar. Esse marco de referncia o que vai determinar os tipos de dados, as tcnicas utilizadas para sua obteno e as informaes a serem preparadas e selecionadas para a avaliao.

A Gesto do Turismo Sustentvel Contribuindo Para o Alvio da Pobreza no Brasil


O planejamento do desenvolvimento dos destinos tursticos sob a tica do desenvolvimento local tendo o turismo como um dos seus vetores, com estruturao/fortalecimento das localidades tursticas e estruturao de produtos previamente sua comercializao

Os Resultados...
A focalizao das polticas devero priorizar destinos cuja demanda tem capacidade ou potencial para compensar os investimentos pblicos e assumir o papel dinamizador do desenvolvimento sustentvel e de criao de portas de sada para a pobreza.

Curso: Tecnologia em Gesto de Turismo


Disciplina: Polticas Pblicas de Turismo Professora: Gludia Mapurunga Equipe: - F. Samuel Pereira Neto - Ktia Emanueli B. Sampaio - Morgana M. B. Sampaio
Referncia BRASIL. Ministrio do Turismo. Turismo sustentvel e alvio da pobreza no Brasil: reflexes e perspectivas / Ministrio do Turismo. Braslia, DF.

Dados Tcnicos

Setembro de 2012

You might also like