You are on page 1of 30

A DIMENSO ESTTICA

A especificidade da experincia esttica

QUESTO PRVIA: O QUE ARTE?

Entra na categoria de arte todo o objecto ou acto realizado por uma ou mais pessoas, com o intuito de dar prazer a outras pela emoo esttica, ou sentimento de beleza. (...)

A OBRA DE ARTE SUPE


Em primeiro lugar uma emoo ou ideia de beleza no
esprito do artista; Em segundo lugar, a concretizao dessa ideiaemoo em forma sensvel material, graas ao trabalho do artista; Em terceiro lugar, a existncia de uma ou mais pessoas os contempladores da obra de arte capazes de receberem desta a emoo ou ideia de beleza que nasceu no esprito de artista e que ele desejou transmitir por meio da obra.
Grande Enciclopdia Portuguesa e Brasileira, vol 3, pg.406

QUE SIGNIFICA ESTTICA?


Etimologicamente, esttica procede do termo grego
asthesis, que significava sensao, por isso remete para uma experincia sensvel. A atitude esttica uma atitude valorativa e consiste na capacidade prpria de qualquer ser humano, de reagir de um certo modo perante determinadas formas, naturais ou artsticas, experimentando um sentimento de bem estar e de prazer esttico.

O QUE FAZ COM QUE UM OBJECTO SEJA ESTTICO? S h experincia esttica quando o objecto dessa experincia tomado como um objecto esttico, ou seja, quando no tomado como uma mercadoria ou um adorno...

QUE SIGNIFICA EXPERINCIA ESTTICA?


Fazer uma experincia com o que quer que seja, uma coisa, um ser humano, um deus, isso quer dizer: o deixar que nos atinja, nos sobrevenha, nos derrube e nos transforme. Nesta acepo fazer no significa precisamente que ns efectuamos por ns mesmos a experincia, fazer quer dizer aqui (...) passar por, sofrer at ao extremo, suportar, acolher o que nos atinge, submetendo-nos
M. Heidegger

A experincia esttica representa antes de mais


romper com a percepo vulgar, com o contacto bruto com as coisas. A experincia esttica ultrapassa o simples contacto directo e imediato com a realidade, ainda que o exija.

Na experincia esttica o objecto valorizado pela


sua capacidade de despertar e estimular a nossa sensibilidade e produzir um sentimento de agrado e de prazer, rompendo com a indiferena.

Tem a ver com a participao pessoal, o


envolvimento directo, tingido de sentimentos que nos preenchem.

MODALIDADES DA EXPERINCIA ESTTICA


Experincia esttica da
natureza- experincia do ser humano quando admira a natureza e sujeito a determinados sentimentos ou vivncias, tais como o prazer, o deleite, a maravilha, o espanto que conduzem contemplao.

Experincia esttica da
criao artstica experincia do artista na fase da criao, experincia muitas vezes marcada pela reflexo, pelo silncio e pelo isolamento.

Experincia esttica da obra


de arte experincia do espectador na contemplao da obra de arte, tambm designada por experincia esttica da recepo.

M. C. Escher, Retrato de G. A. Escher, pai do artista, 1935

QUE SIGNIFICA CRIAR ARTE?


O domnio do poder da
criao artstica incomparvel com o poder da fabricao de objectos teis. Ao criar, o artista pretende rivalizar com a Natureza e com Deus.

Dosso Dossi, Zeus inventando as borboletas (1528 1530)

A arte uma expresso de sentimentos, mais do que a sua ilustrao. uma expresso de uma vivncia interior. Longe de se ater imitao do j feito, o artista concebe e cria um mundo indito e original atravs de uma linguagem artstica. A cor, as formas e as tcnicas so postas ao servio de uma ideia, um conceito ou um sentido.
com o crebro que se pinta, no com as mos
Miguel ngelo

Atravs da arte, aquilo que existe na alma toma uma forma, torna-se uma realidade visvel; atravs da arte, a realidade visvel, at ento unicamente fsica, toma um sentido humano, adquire uma alma
Ren Huyghe

Algumas obras salientam-se devido

QUANDO QUE PODEMOS DIZER QUE UMA CRIAO UMA OBRA DE ARTE?
sua capacidade de falar para alm da sua poca, oferecendo inspirao e significado atravs dos tempos. Foram propostos na histria da esttica alguns critrios para a definio do que deve ser considerado belo. Critrio do prazer De acordo com as posies sensualistas, belo o que d gosto, o que d prazer, o que diverte, o que satisfaz.
Rodin, O Beijo, (1886)

Critrio da proporo
Segundo este critrio, bela a obra cujas partes constituem um todo ordenado e harmonioso.

Miguel Angelo, David,(1501 1504)

Critrio da beleza absoluta Uma terceira


posio, a das teorias estticas idealistas, supe que, por detrs dos objectos ou obras que realizam o valor beleza, existe de facto, uma ideia de beleza absoluta.

Critrio da forma significativa


A obra de arte tanto mais valiosa quanto maior for a sua capacidade simblica. Mais do que a forma bela, a arte procura a forma significativa. A mensagem artstica ser tanto mais apreciada, quantos mais significados tiver. Um bom exemplo deste tipo de arte a Guernica de Picasso.

Picasso, Guernica, 1937

ATITUDES PERANTE A OBRA DE ARTE


Como criador, o artista,
por meio da realizao da obra inventa um mundo distinto do que dado na percepo vulgar.
Picasso, Cabea de Touro

Marcel Duchamp, A Fonte, 1917

opera a transfigurao do real

Dali, Persistncia da Memria

Como espectador, o contemplador colabora na


recriao da obra e tambm na transfigurao da realidade.

Num meio dia de Primavera Tive um sonho como uma fotografia. Vi Jesus Cristo descer terra. Veio pela encosta de um monte Tornado outra vez menino, A correr e a rolar-se pela erva E a arrancar flores para as deitar fora E a rir de modo a ouvir-se de longe. (...)
Alberto Caeiro

Como crtico, o ser


humano procura, entre outras coisas, interpretar o significado da criao artstica, determinar os critrios de beleza, etc. a atitude do esteta, do historiador da arte, do socilogo, do antroplogo, do psiclogo ou do filsofo.

A SUBJECTIVIDADE DO BELO E DO JUJO ESTTICO


Parte da arte contempornea (sobretudo a arte
abstracta) apresenta-se-nos de modo provocante como no figurativa, no formal, sem beleza, avessa s boas formas, insensvel ao despertar de sentimentos como o prazer e a fruio, num desafio aos critrios clssicos de definio de belas artes.

A arte contempornea mais do que dar a ver quer


dar-se a pensar quer fazer-se pensar.

ARTE MODERNA
A arte moderna imagem do sculo; traz a marca de
transformaes profundas, de mudanas de interesses, tanto da parte dos artistas como da parte dos espectadores. A pintura moderna no nem mais nem menos difcil de compreender do que a das pocas precedentes. A arte continuou a fazer aquilo que sempre fez: reflectir o mundo exterior atravs da perspectiva de um artista ou revelar os processos internos da mente desse mesmo artista. O que mudou foi a necessidade do artista de se apresentar diferente, de resistir s convenes e questionar a tradio, bem como de produzir algo que nunca ningum antes tinha feito
Ideias que mudaram o mundo, consultor Robert Stewart, pg 137

As obras antigas
respondiam a funes diferentes. As regras do jogo estavam mais definidas. As obras antigas representavam o divino,

Caravaggio, A Ceia de Emas, 1601

a arte da corte tinha


por funo lijonjear o poder,

Diego Velsquez, As Meninas, 1656

A pintura do sculo
XX rompe decididamente com as tradies. Os artistas quebram as convenes, uma aps outra.

OBREIROS DA REVOLUO
Monet, Manet, Czanne, Van Gogh, entre outros.

Van gogh, Doze girassis numa jarra

Monet, Gare de St. Lazare (pormenor)

Van gogh, Campo de Trigo Verde com Ciprestes (pormenor)

ARTE CONTEMPORNEA E A CINCIA


A noo de que h uma estrutura subjacente, um
mundo dentro do mundo do tomo, captou imediatamente a imaginao dos artistas. A arte posterior a 1900 diferente de toda a arte que a procedeu (...). A arte moderna e a fsica moderna nasceram ao mesmo tempo, porque a mesma ideia lhes deu origem. O sculo xx mudou o objecto dos seus interesses. semelhana do que fazem os raios x de Rontgen, passaram a buscar os ossos por baixo da pele, e as estruturas slidas profundas, que, de dentro para fora, suportam a forma de um objecto ou de um corpo.
J.Bronoswski

ARTE E CONTEXTO
A arte aparece-nos como reflexo e espelho do tempo,
como smbolo da sociedade em que se integra, projeco dos valores e mitos dominantes: da religio, da economia, das relaes interindividuais, das tcnicas, etc. Apresenta-se como instrumento ideolgico, frequentemente posta ao servio de interesses ideolgicos e polticos. o caso da arte da corte ou da recente utilizao da arte pelos regimes totalitrios. A arte interpretao das preocupaes, dos valores e dos ideais de cada poca. A arte crtica e denuncia de situaes de guerra, injustia etc.

Bibliografia: J. Neves Vicente,Razo e Dilogo, Porto Editora F. Alves, J. Aredes e J. Carvalho, 705 Azul, Texto Editora Robert Cumming,Comentar a Arte, Circulo de Leitores Robert Stewart,Ideias que mudaram o mundo, Circulo de Leitores.
Maria de Lurdes Abadesso

You might also like