You are on page 1of 32

Formao de Professores: novos desafios frente s novas polticas de sistemas apostilados na rede pblica de ensino

Maria Ins Marcondes Pontifcia Universidade Catlica PUC-Rio

Introduo
Duas vises sobre a formao de professores ( Zeichner, 2011). - professor como profissional reflexivo - professor como tcnico, implementador de sistemas estruturados.

Partes do Texto
1) O contexto atual da escola pblica 3) Sistema apostilado e a reestruturao curricular e pedaggica na escola 2) Dados de uma pesquisaRecontextualizao da poltica 4) Estgio como parte crtica do curso de formao para o desenvolvimento do professor como crtico reflexivo.

Bases Tericas do Estudo


As bases tericas do estudo: Zeichner Sacristn Giroux Ball e Bowe

Reformas educacionais dcada de 1990


Avaliaes externas- monitoramento Estabelecimento de currculos mnimos para nortear a elaborao das avaliaes externas nfase na formao disciplinar em detrimento da formao pedaggica Rankings- punies e recompensas

De acordo com Ball as polticas so recriadas


De acordo com Ball e Bowe, o contexto da prtica onde a poltica est sujeita interpretao e recriao e onde a poltica produz efeitos e consequncias que podem representar mudanas e transformaes significativas na poltica original. Para estes autores, o ponto-chave que as polticas no so simplesmente implementadas dentro desta arena (contexto da prtica), mas esto sujeitas interpretao e, ento, a serem recriadas. (MAINARDES, 2006, p. 53)

Como afirma Ball


O processo de traduzir polticas em prticas extremamente complexo; uma alternao entre modalidades. A modalidade primria textual, pois as polticas so escritas, enquanto que a prtica ao, inclui o fazer coisas. Assim, a pessoa que pe em prtica as polticas tem que converter/ transformar essas duas modalidades, entre a modalidade da palavra escrita e a da ao, e isto algo difcil e desafiador de se fazer. [...] E este um processo de interpretao e criatividade e as polticas so assim. (Entrevista a MAINARDES e MARCONDES, 2009, p. 305)

O Contexto atual da escola pblica- dados de uma pesquisa


Adoo de sistema apostilados de ensino
Crenas subjacentes a estes sistemas:

- O currculo apostilado aproxima a escola pblica da qualidade da escola privada - O material planejado refora uma viso de currculo nico, comum - O professor incapaz de elaborar o seu prprio material didtico-pedaggico - O trabalho do professor precisa ser monitorado e controlado

Situando o estudo das polticas curriculares e avaliativas...


Para Ball ( 1998, 2012) a relao entre as polticas e as prticas precisa ir alm da oposio binria dominao e resistncia pois a vida da escola e da sala de aula transcende essa oposio. Prope ento que a teorizao educacional deve buscar articular a anlise macro com a investigao a nvel micro. Ball tem se definido como um etngrafo crtico buscando investigar as instituies locais e as pessoas, os atores que pem em prticas as reformas.

Questes Norteadoras
1) Qual o papel do coordenador pedaggico como mediador das polticas curriculares implementadas junto aos professores das sries iniciais de uma escola na busca de um ensino de qualidade?
2) Como os professores tm reagido s novas mudanas curriculares e avaliativas da atual gesto da Secretaria Municipal de Educao?

Contexto de influncia
O que influenciou a formulao da atual poltica curricular e avaliativa da SME/RJ: A realidade educacional internacional: um contexto de accountability e poltica de resultados. A realidade educacional nacional: contexto de avaliaes nacionais. A realidade educacional local: avaliao no Rio de Janeiro.

A realidade local: o Rio de Janeiro


A gesto 1996-2009:
A MultiEducao
Essa proposta usava o enfoque cognitivo da teoria de Piaget como tambm se apropriava dos conceitos da Teoria Histrico-Cultural de Vigotsky . Formao continuada para os coordenadores e elaborao nas escolas de Projetos Polticos Pedaggicos( PPP).

A gesto 2009-atual: O salto de qualidade

Contexto da produo do texto


Descritores e Orientaes Curriculares : currculo mnimo comum? Material apostilado: os Cadernos de Apoio Pedaggico Avaliaes contnuas: provas da SME.
A partir destas novas orientaes as provas da Secretaria Municipal de Educao passaram a ser elaboradas. As disciplinas avaliadas foram Portugus, Matemtica e Cincias.

Contexto da Prtica
A gesto da escola: - O coordenador como mediador das polticas
As prticas dos professores: recontextualizao das polticas - Aceitao parcial ou total - Resistncia parcial ou total

O sistema apostilado e a Recontextualizao das polticas feitas pelos professores


De acordo com Ball, Maguire e Braun ( 2012) as polticas no so implementadas so recriadas de acordo com Culturas profissionais Contextos materiais Contextos externos Contextos situados

Polticas Curriculares
Historicamente as propostas curriculares da Secretaria Municipal de Educao do Rio de Janeiro tm assim se configurado: - Bases para o Ensino (antes de 1996) - Ncleo Curricular Bsico Multieducao (1996-2008)- Nesse perodo houve uma reviso do documento inicial da Multieducao realizada por consultores externos e uma equipe de tcnicos da prpria Secretaria. - Descritores, Orientaes Curriculares e Cadernos de Apoio Pedaggico. (a partir de 2009).

Anlise dos dados


A anlise dos dados coletados atravs da observao, entrevista e anlise de documentos revela a reao do coordenador e professores frente s novas exigncias curriculares , didticas e avaliativas da nova poltica.

Anlise dos dados


- Entrevistas com 7 professores (do primeiro ao quinto ano), e a equipe de gesto que inclui a Coordenadora Pedaggica, a Diretora Adjunta e a Diretora da escola, perfazendo um total de 10 entrevistas.
- Observaes das reunies dos Centros de Estudo com a participao da equipe de gesto e todos os professores da escola incluindo: Educao Fsica, Sala de Leitura, Atividades de Apoio e Informtica.

Coordenador como mediador


O coordenador pedaggico pea- chave como mediador das polticas. Os coordenadores atuais foram preparados em gesto anterior na qual foram incentivados a organizar nas escolas projetos em sua maioria com base construtivista enfatizando as experincias das crianas. Nos tempos atuais eles passam a atender s propostas da SME voltadas para os exames. Isto leva a uma reorganizao curricular e didtica do seu trabalho.

Reorganizao curricular
H uma reorganizao do currculo nas escolas pesquisadas : os coordenadores tentam continuar a desenvolver currculos organizados a partir de temas de interesse das crianas assim como desenvolver as atividades do caderno de apoio que preparam para as provas.
H uma tenso entre o que se havia planejado e as novas demandas das provas bimestrais.O Projeto Poltico Pedaggico recontextualizado incorporando os patamares a serem atingidos de acordo com os ndices fixados pela Secretaria.

Reorganizao curricular
Em termos gerais, os professores elogiam os cadernos e os descritores, pois sentem que agora existem metas mais claras e unificadas na rede pblica de ensino. Antes no havia um referencial explcito para o trabalho. A unificao curricular pode trazer, na viso dos professores entrevistados, uma possibilidade maior de atingir a eqidade.
Reconhecem o carter de currculo mnimo dos descritores propostos e ampliam o trabalho. As avaliaes bimestrais so consideradas, de maneira geral, fceis e os professores realizam inmeras outras avaliaes em sua rotina.

Coordenador como mediador


O coordenador pedaggico pea- chave como mediador das polticas. Os coordenadores atuais foram preparados em gesto anterior na qual foram incentivados a organizar nas escolas projetos em sua maioria com base construtivista enfatizando as experincias das crianas. Nos tempos atuais eles passam a atender s propostas da SME voltadas para os exames. Isto leva a uma reorganizao curricular e didtica do seu trabalho.

Reorganizao didtica
Passam a colocar a nfase de seu trabalho apenas no ensino de Linguagem e Matemtica, por causa das avaliaes.

Utilizam diferentes materiais na preparao de suas aulas alm de utilizar os livros didticos enviados pelo MEC pois preciso justificar o investimento feito pelo governo.

Reorganizao didtica
A rotina da sala de aula sofre uma completa reestruturao, visando atender aos testes e avaliaes externas . Os professores buscam incorporar o uso dos Cadernos de Apoio, em sala ou no dever de casa, selecionando previamente as atividades e articulando com o livro didtico. Em alguns componentes curriculares, h uma dissonncia entre os dois materiais.

Reorganizao em relao avaliao


Avaliam o aluno levando em conta as provas da Secretaria e outras atividades que eles prprios professores desenvolvem. Consideram que a avaliao da Secretaria no suficiente pois no cobre todos os aspectos importantes do aprendizado.

Concluses : a qualidade ainda almejada...


Em uma escola considerada de qualidade pelo atual sistema de classificao de desempenho escolar (IDEB) o corpo docente trabalha alm do mnimo curricular proposto pelos documentos da Rede Municipal de Ensino buscando incorporar as demandas do Projeto Poltico Pedaggico da escola e a preparao para as provas. Podemos ver este fato como uma tentativa de mesclar as duas demandas. As novas propostas organizam mas ao mesmo tempo padronizam o currculo. H tenso e busca de equilbrio por parte da ao do coordenador e dos professores. A coordenadora de forma pragmtica apia esta prtica mas tambm considera que as avaliaes externas, sendo de mltipla escolha, deixam de avaliar habilidades fundamentais dos alunos.

Concluses provisrias: a qualidade ainda almejada...


Os professores ainda revelam enfaticamente que so pouco ouvidos nos processos de mudana e que suas reivindicaes pouco consideradas, na maioria dos casos. Os professores so crticos em relao efetiva melhoria da qualidade do ensino proporcionada pelas novas estratgias, mas reconhecem a necessidade de que o mnimo a ser ensinado seja estipulado e avaliado em todas as escolas.
Na escola em questo as mudanas so atendidas, incorporadas prtica docente e vistas como polticas temporrias.

Traduo de polticas
A traduo de uma poltica um processo de inveno e submisso.
Inveno: os materiais da SME no so utilizados como ela prope. Submisso: O coordenador passa a ter um papel mais controlador. Os professores no podem ignorar os ndices e passam a mudar sua ao didtica. Mudana na viso do que conhecimento, no que ensinar e no que avaliar.

Questes que permanecem


Como indivduos e diferentes grupos de atores interpretam e colocam em ao , em um contexto especfico, as mltiplas exigncias da poltica dentro dos recursos a eles disponibilizados? Como as diferenas na colocao das polticas em ao podem ser explicadas?

Estgio como momento da formao


Ligao das escolas com a universidade Anlise de pesquisas sobre a prtica pedasggica Estabelecimento de comunidades de aprendizagem Luta por melhores salrios , condies de trabalho e carreira visando tornar a profisso estimulante.

Referncias Bsicas
BALL, Stephen J. Cidadania Global, consumo e poltica educacional. In: SILVA, Lus Heron da (org.) A escola cidad no contexto da globalizao. Petrpolis: Ed. Vozes, 1998. ______ . Diretrizes Polticas Globais e Relaes Polticas Locais em Educao. Currculo Sem Fronteiras, v.1, n.2, p. 99-116, jul./dez. 2001. Disponvel em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/artigos.htm>. Acesso em: 12 junho 2012. ______ . Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa da Educao. v.15, n.2, p. 3-23, 2002. ______ . Performatividade, privatizao e o ps-estado do bem-estar. Educao & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1105-1126, set./dez. 2004. ______ . Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005. ______ . Sociologia das polticas educacionais e pesquisa crtico-social: uma reviso pessoal das polticas e da pesquisa em poltica educacional. Currculo Sem Fronteiras. v.6, n.2, p. 10-32, jul/dez 2006. Disponvel em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/artigos.htm>. Acesso em: 12 junho. 2012. BALL, Stephen J., MAGUIRE, Meg, BRAUN, Anette. How schools do policy Policy enactments in secondary schools. Londres: Routledge, 2012.

Obrigada!
mim@puc-rio.br

You might also like