You are on page 1of 24

PRINCPIOS NORTEADORES DO DIREITO DO TRABALHO

Princpio da proteo
Pode ser desmembrado em trs: o in dubio pro operrio; aplicao da norma mais favorvel ao trabalhador; aplicao da condio mais benfica ao trabalhador. Na aplicao da norma mais favorvel ao trabalhador, pode-se dizer que as novas leis devem dispor de maneira mais benfica ao trabalhador, tratar de criar regras visando melhoria na condio social deste. Na aplicao da condio mais benfica, deve-se observar que a hierarquia das normas jurdicas, havendo vrias normas a serem aplicadas numa escala hierrquica, deve ser aplicada a que for mais benfica ao trabalhador. As vantagens j conquistadas, no podem ser modificadas para pior, deve respeitar o direito adquirido. Ex. art. 620 CLT.

Princpio da proteo
Smula 51 do TST, "as clusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, s atingiro os trabalhadores admitidos aps a revogao ou alterao do regulamente". Quer dizer que, uma clusula menos favorvel aos trabalhadores s tem validade em relao aos novos obreiros admitidos na empresa e no aos antigos, aos quais essa clusula no se aplica.

Princpio da Irrenunciabilidade de direitos


Os direitos trabalhistas so irrenunciveis pelo trabalhador. a impossibilidade jurdica do trabalhador privar-se voluntariamente de vantagens a ele conferidas pela lei trabalhista. S poder renunciar a seus direitos se estiver em juzo, diante do juiz do trabalho. Nesse caso no se pode dizer que o empregado esteja forado a faz-lo. Feita transao em juzo, haver validade de tal ato de vontade.

Princpio da Irrenunciabilidade de direitos


A smula 276 do TST mostra que o aviso prvio irrenuncivel pelo trabalhador. Todas as verbas rescisrias so irrenunciveis pelo trabalhador. Pois inexiste res dbia "dvida", em relao a estas.

Princpio da continuidade da relao de emprego


Assegura maior possibilidade de permanncia do trabalhador em seu emprego. O contrato de trabalho ter validade por prazo indeterminado, havendo continuidade na relao de emprego. Com exceo dos contratos por prazo determinado, inclusive o contrato de trabalho temporrio. O fundamento desse princpio a natureza alimentar do salrio, j que o trabalhador subordinado jurdica e economicamente ao empregador e, do seu trabalho, retira o seu sustento. Smula 212 do TST "o nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado".

Princpio da primazia da realidade


Transmite a idia que no caso de desacordo entre a realidade ftica e o que nos transmite os documentos, deve-se privilegiar a verdade real. No Direito do trabalho, os fatos so mais importantes que os documentos, o que deve ser observado so as condies que de fato demonstrem a existncia do contrato de trabalho. "So privilegiados, portanto, os fatos, a realidade, sobre a forma e a estrutura empregada".

Princpios fundamentais do trabalho segundo a OIT


Na dcada dos anos 90, a OIT editou uma Declarao acerca dos Princpios e Direitos Fundamentais no Trabalho. Liberdade sindical e o reconhecimento efetivo do direito de negociao coletiva; Eliminao de todas as formas de trabalho forado ou obrigatrio; Abolio efetiva do trabalho infantil; Eliminao da discriminao em matria de emprego e ocupao. Esses direitos esto em oito convenes, sujeitas a um procedimento de superviso e controle diferenciado. A cada ano, o Diretor Geral da OIT divulga um relatrio global sobre um direito especfico, retratando a observncia daquele princpio em todo o mundo e ressaltando os casos mais graves de violaes ou recorrentes.

Direito do trabalho ou direito laboral


o conjunto de normas jurdicas que regem as relaes entre empregados e empregadores, e os direitos resultantes da condio jurdica dos trabalhadores. Esto regidas pela CLT, CF e vrias Leis Esparsas como a lei sobre o FGTS, do estagirio, dentre outras.

O DIREITO DO TRABALHO - histrico


Surge como autntica expresso do humanismo jurdico e instrumento de renovao social. Constitui atitude de interveno jurdica em busca de um melhor relacionamento entre o homem que trabalha e aqueles para os quais o trabalho se destina. Visa tambm a estabelecer uma plataforma de direitos bsicos. O Direito do Trabalho o conjunto de normas e princpios que regulamentam o relacionamento entre empregado e empregadores. Outro conceito moderno e abrangente (Hernainz Marques) um conjunto de normas jurdicas que regulam as relaes de trabalho, sua preparao, desenvolvimento, conseqncias e instituies complementares dos elementos pessoais que nelas intervm.

Diviso do direito do trabalho


Direito individual do trabalho Direito coletivo do trabalho Direito pblico do trabalho

Direito individual do trabalho


Rege as relaes individuais, tendo como sujeitos o empregado e o empregador e a prestao de trabalho subordinado, por pessoa fsica, de forma no-eventual, remunerada e pessoal.

Direito coletivo do trabalho


o conjunto de normas que consideram os empregados e empregadores coletivamente reunidos, principalmente na forma de entidades sindicais. So organizaes sindicais, em que sua estrutura, suas relaes representando as categorias profissionais e econmicas, os conflitos coletivos entre outros.

Direito pblico do trabalho


Disciplina as relaes entre o trabalhador e o servio pblico. Por sua vez, o direito internacional do trabalho, versa sobre os tratados e convenes internacionais em matria trabalhista e notadamente a atuao da OIT.

Caractersticas
Direito em transio, expansionista. Intervencionista e protetivo em relao ao empregado. Seus institutos tpicos so em essncia coletivos ou socializantes.

Natureza jurdica
Alguns doutrinadores acata como do ramo do Direito Privado, pois sua categoria nuclear , essencialmente, uma relao jurdica entre particulares. Outros atribuem carter de Direito Pblico diante da prevalncia de suas normas imperativas e indisponveis. A posio mais atual considera o Ramo Trabalhista como um Direito Misto e Complexo. A rea Mista trata de direitos individuais, ora de direitos coletivos e ora de direitos difusos. Complexa porque tem amplo impacto na economia de um pas e / ou internacionalmente, de modo que no se trata de um sistema fechado e isolado.

Funes
Melhoria das condies de pactuao da fora de trabalho na ordem socioeconmica; Modernizao da legislao de forma progressista; Carter civilizatrio e democrtico.

Autonomia
autnomo em relao aos outros ramos do Direito bastante amplo, contm doutrinas homogneas, com conceitos gerais comuns e distintos dos conceitos formadores dos outros ramos do direito; Possui instituies peculiares, finalidade especfica e jurisdies especiais para dirimir os dissdios que so apreciados pela Justia do Trabalho. Dentre os elementos configuradores dessa autonomia, pertencentes categoria das fontes especiais do Direito do Trabalho, cumpre destaca a conveno coletiva de trabalho e a sentena normativa, as quais no poderiam ser includas em qualquer outro ramos do Direito, nem explicadas pela respectiva doutrina.

FLEXIBILIZAO E DESREGULAO DO DIREITO DO TRABALHO

Art. 7 da CF incisos VI, XIII, XIV e XXVI, reza: So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: (...) VI irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo;

(...) XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; (...) XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva; (...) XXVI - reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho;

A FLEXIBILIZAO
invocada para desempenhar o papel de fiel da balana econmica globalizada com suas necessidades de criao de novos postos de trabalho e tentar manter no possvel um mnimo de garantias histricas para o trabalhador

Desregulamentao
a poltica legislativa de reduo da interferncia da lei nas relaes coletivas de trabalho, para que se desenvolvam segundo o princpio da liberdade sindical e a ausncia de leis do Estado que dificultem o exerccio dessa liberdade, o que permite maior desenvoltura do movimento sindical e das representaes de trabalhadores, para que, por meio de aes coletivas, possam pleitear novas normas e condies de trabalho em direto, entendimento com as representaes empresariais ou com os empregadores.

Objetivo da desregulamentao
Que haja liberdade de negociao entre as partes da relao de trabalho sem que o Estado intervenha incisivamente, permitindo que sejam produzidos novos dispositivos, que venham a satisfazer as novas necessidades, tanto da classe trabalhadora quanto da empresarial. O fenmeno comporta a idia de um possvel afastamento da legislao trabalhista positivada e permite uma nova configurao para o Direito Trabalhista, que sempre fora visto como norma protecionista para o trabalhador.

You might also like