You are on page 1of 33

APRESENTA

PROGRAMA CIDADES SUSTENTVEIS

Foto: Por gelinh. Flickr Creative Commons

Realizao
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social uma organizao sem fins lucrativos, caracterizada como Oscip (organizao da sociedade civil de interesse pblico). Sua misso mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negcios de forma socialmente responsvel, tornando-as parceiras na construo de uma sociedade justa e sustentvel.

A Rede Nossa So Paulo foi lanada em 15 de maio de 2007 e sua misso mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituies pblicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, e articular aes visando a uma cidade de So Paulo justa e sustentvel. Apartidrio e inter-religioso, apoiado por cerca de 700 organizaes e milhares de cidados.

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentveis foi lanada em 08 de julho de 2008 e sua misso comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos ticos e com o desenvolvimento justo e sustentvel de suas cidades.

Contexto
No Mundo Atualmente: mais da metade da humanidade j vive em cidades 2030: 60% e 2050: 70% (ONU) Emisses de gases de efeito estufa: 80% nas Cidades (Banco Mundial) Amrica Latina Mais de 180 milhes de pobres moram atualmente em cidades (Cepal) No Brasil Atualmente: 85% da populao urbana (IBGE)

Programa Cidades Sustentveis Objetivo: sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econmica, social e ambientalmente sustentvel.

Mas como fazer isso?

1 Ferramentas 2 Mobilizao 3 Compromissos 4 Benefcios aos Participantes

...Ferramentas
A) PLATAFORMA CIDADES SUSTENTVEIS, agenda para a sustentabilidade das cidades que incorpora de maneira integrada as dimenses social, ambiental, econmica, poltica e cultural; B) INDICADORES associados aos eixos da plataforma que faro parte dos compromissos de candidatos(as) e prefeitos(as) 100 bsicos e mais de 300 gerais; C) BOAS PRTICAS. Casos exemplares e referncias nacionais e internacionais.

A) PLATAFORMA CIDADES SUSTENTVEIS - aborda as diferentes reas da gesto pblica, em 12 eixos temticos.

A) PLATAFORMA CIDADES SUSTENTVEIS - Agenda

Bens Naturais Comuns


Assumir plenamente as nossas responsabilidades para proteger, preservar e assegurar o acesso equilibrado aos bens naturais comuns.

Estabelecer metas para a reduo do consumo de energia no renovvel e para aumentar o uso de energias renovveis. Melhorar a qualidade da gua, poupar gua e usar a gua de uma forma mais eficiente. Proteger, regenerar e aumentar a biodiversidade, ampliar as reas naturais protegidas e os espaos verdes urbanos. Melhorar a qualidade do solo, preservar terrenos ecologicamente produtivos e promover a agricultura e o reflorestamento sustentveis. Melhorar substantivamente a qualidade do ar, segundo os padres da Organizao Mundial da Sade (OMS-ONU).

B) INDICADORES

Bens Naturais Comuns


Concentraes de PM10* (material particulado - MP): Mdia anual diria de concentraes de PM10 (g/m3). *As PM10 so um tipo de partculas inalveis, de dimetro inferior a 10 micrometros (m) e constituem um elemento de poluio atmosfrica. Abastecimento pblico de gua potvel na rea urbana: Porcentagem da populao urbana do municpio que atendida pelo abastecimento pblico de gua potvel. Perda de gua tratada: Porcentagem de perda de gua no sistema de abastecimento. Rede de esgoto: -Porcentagem de domiclios urbanos sem ligao com a rede de esgoto sobre o total de domiclios. - Percentual de esgoto que no recebe nenhum tipo de tratamento

C) BOAS PRTICAS

O eficiente mtodo de deteco e reparao de vazamentos da cidade de Tquio fez com que a quantidade de gua desperdiada casse pela metade em dez anos.
At 2008 a taxa de perda de gua caiu para 3,1%. Queda na quantidade de gua Desperdiada nos ltimos dez anos: De 150 milhes para 68 milhes de m3.

Foto: Gustty - Flickr - Creative Commons

C) BOAS PRTICAS
Calgary se tornou a primeira cidade na Amrica do Norte a fazer o clculo da pegada ecolgica = 9,86 hectares globais por pessoa. Ultrapassa a mdia canadense (7,25) em mais de 30%.

Alguns Desdobramentos do estudo: Abastecimento do sistema de transporte pblico metropolitano ligeiro com energia gerada por turbinas elicas. Criao de programas de educao para a sustentabilidade nas escolas municipais.
Com o clculo da pegada ecolgica, pode-se determinar a quantidade de recursos naturais renovveis que a populao de um determinado local demanda e a capacidade dos ecossistemas em supri-los. O clculo tambm sugere meios para diminuir o impacto nos recursos. No Brasil: Pegada Ecolgica de Campo Grande (MS) = 3,14 hectares
Programa EcoFootprint (Pegada Ecolgica) Cidade: Calgary Pais: Canada Populao: 1.1 milhes (2008)

Crdito: Uploaded on May 15, 2008 by michallon

C) BOAS PRTICAS
Biodiversidade em Tetos Verdes
Cidade: Basileia Pais: Sua Populao: 166 mil

A cidade de Basileia aprovou, em 2002, uma lei que obriga toda nova construo, ou reforma, com teto reto a torn-lo verde.
Estudos feitos nos anos 1990 mostraram que, se construdos seguindo certas especificaes, os tetos verdes possibilitam a criao de um habitat para aves, insetos e outras espcies mais raras e endmicas da regio. Os tetos verdes podem ser instalados em qualquer lugar, por vrias formas.

Crdito: By Travlr. Flickr Creative Commons

...Mobilizao
Campanha para os(as) candidatos(as) s prefeituras adotarem a plataforma e firmarem os compromissos do Programa; Campanha para os diretrios municipais, estaduais e nacional dos partidos polticos apoiarem o Programa; Campanha para eleitores valorizarem os(as) candidatos(as) comprometidos com o Programa Cidades Sustentveis.

...Compromissos
Os(as) candidatos(as) a cargos executivos e os diretrios municipais, estaduais e nacional dos partidos polticos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentvel assinando a Carta Compromisso.
http://www.cidadessustentaveis.org.br/carta

Carta Compromisso

...Benefcios
As cidades participantes ganharo visibilidade, sero referncias exemplares para outros municpios, trocaro experincias com outras cidades, alm de fazerem parte de uma rede mundial que promove a construo de sociedades mais justas, democrticas e sustentveis.

Metas de Sustentabilidade para os Municpios Brasileiros (Indicadores e Referncias)


A publicao apresenta vrios exemplos de boas prticas e bons desempenhos, em diversos municpios, os quais podem servir como referncias de metas para o planejamento e a gesto das administraes municipais 2013-2016. Tambm so oferecidas referncias e parmetros estabelecidos por organismos nacionais e internacionais.

Governana

Acesso Informao Pblica e Dados Abertos


Lei 12.527/2011: tem o propsito de regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidados s informaes pblicas e seus dispositivos so aplicveis aos trs Poderes da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Dados abertos so dados colocados disposio de forma a tornar possvel a leitura, acompanhamento e tambm a reutilizao e cruzamentos com outros dados de diferentes fontes. Portanto, dados so abertos quando qualquer pessoa pode us-los e reutiliz-los livremente.
No ano de 2009, o governo da cidade de Vancouver lanou um programa com o objetivo de compartilhar publicamente a maior quantidade de dados possvel em formato de dados abertos (open data).
Fonte: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/180
Foto: JamesZ_Flickr - CC

Governana
Conselhos Municipais Porcentagem de secretarias de governo que contam com conselhos municipais com participao da sociedade. Meta: Conselhos Municipais funcionando, no mnimo, em todas as secretarias de governo.
Fonte: Programa Cidades Sustentveis

Referncia de Meta: - So Carlos (SP), Brasil: 17 Secretarias Municipais e 37 Conselhos Municipais funcionando.
Em So Carlos (SP) foi criado um Portal dos Conselhos Municipais da cidade em que os cidados podem acompanhar, ter acesso a publicaes e materiais de apoio a participao e verificar datas e atas de encontros dos conselhos. O objetivo facilitar o acesso, integrar as informaes e conciliar agendas e atividades entre os prprios conselhos.
Foto: Rubens Chiri - CC

Fonte: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/224

Bens Naturais Comuns


Perda de gua tratada Porcentagem de perda de gua no sistema de abastecimento. Referncias de Metas:
O mtodo de deteco e reparao eficiente de vazamentos de Tquio fez com a que a quantidade de gua desperdiada casse pela metade nos ltimos dez anos. A queda foi de 150 milhes para 68 milhes de m3 de gua. Em 2008, quase 99% dos canos antigos da cidade j tinham sido trocados e a taxa de fuga caiu para 3,1%.
Fonte: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/23

Gesto Local para a Sustentabilidade


Plano de Metas
Implantao de um Plano de Metas para a cidade Implantar um Plano de Metas para os quatro anos da gesto, em at noventa dias aps a posse, que contenha as prioridades: as aes estratgicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administrao Pblica Municipal, por menor unidade administrativa, observando, no mnimo, as diretrizes de sua campanha eleitoral e os objetivos, as aes estratgicas e as demais normas da lei do Plano Diretor Estratgico. Os indicadores de desempenho devero ser elaborados e fixados seguindo critrios como a promoo do desenvolvimento sustentvel, a democracia e a justia social.

Cerca de 30 cidades brasileiras j aprovaram legislao semelhante. A experincia tambm vem sendo bem-sucedida em cidades da America Latina, como em Mendoza e Crdoba, ambas na Argentina. Esse mecanismo foi incorporado em suas Leis e Cartas Orgnicas, o que inspirou, tambm, duas propostas de emenda as Constituies Federais do Brasil e do Chile.
Fontes: Programa Cidades Sustentveis - http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/emenda http://www.informeavina2011.org/portugues/cuidades.shtml http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/18084

O ENFRENTAMENTO PRIORITRIO DE SITUAES CRTICAS Estamos numa fase em que o governo federal anunciou uma luta organizada, durante os quatro prximos anos, para erradicar a misria extrema. A iniciativa muito positiva, mas no nos enganemos: ao fim e ao cabo, vai depender de cada municpio, de cada bairro ou subprefeitura, se organizarem para que estas situaes sejam efetivamente enfrentadas.

absolutamente indefensvel autorizar a construo de viadutos ou chafarizes enquanto houver uma criana passando fome, uma me desassistida, pessoas vivendo em condies subhumanas. Trata-se de uma tomada de posio tica fundamental. Somos uma sociedade rica, temos os conhecimentos necessrios, sabemos as medidas e as formas de organizao necessrias. Trata-se aqui de uma tomada de deciso pela construo de uma cidade civilizada e sustentvel.

Contato Programa Cidades Sustentaveis contato@cidadessustentaveis.org.br

www.cidadessustentaveis.org.br
www.sustainablecities.org.br www.ciudadessustentables.com

You might also like