You are on page 1of 89

FACULDADE ADVENTISTA PARANAENSE

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA

Enf Elizer Mello

O que Radiao?

energia que se propaga no espao a partir de uma fonte, que pode ser por meio de partculas ou ondas eletromagnticas.

Tipos de Radiao

Ionizante No Ionizante

Estrutura da Matria
Prtons (+)

Ncleo

Nutrons

Eletrosfera Eltrons (-)

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA

O que ionizar?

Nenhum homem gosta de ir a uma festa que s tenha homens. O mesmo vale para uma mulher numa festa repleta de mulheres. A situao agradvel para ambas as partes , ento, um equilbrio entre o nmero de pessoas do sexo feminino e do sexo masculino. Numa dessas festas na qual haja um equilbrio entre homens e mulheres, pode de repente vir uma dessas mes e levar uma menina embora. Pronto, acabou a harmonia! Desintegrou o grupo!

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA

O que ionizar?

Num tomo, o equilbrio se d pela igualdade de prtons (positivos) e eltrons (negativos), que torna o tomo neutro como um todo.
Uma radiao ionizante, por sua vez, pode desfazer o equilbrio de um tomo, arrancando um ou mais de seus eltrons (desintegrando o tomo) e o deixando positivo. Esse tomo positivo um on, da a palavra ionizante, que a capacidade de ionizar, de formar ons.

Radiao Ionizante

on

on

Num tomo, o equilbrio se d pela igualdade de prtons (positivos) e eltrons (negativos), que torna o tomo neutro como um todo.

Ionizao
Processo pelo qual um tomo neutro adquire uma carga eltrica:

Fton
Ionizao Eltron Livre

Radiobiologia Interao radiao-clula


Transferncia total ou parcial de energia provocando ionizao
Direta: Ionizao direta do DNA (maior letalidade) Indireta: atravs da quebra do H2O H+ + OHOH- quebra DNA

Radiao Eletromagntica
Onda Eletromagntica que transporta energia e se propaga pelo espao ou atravs de um meio material:

Comprimento de onda ()

hc

Radiao Eletromagntica
pouca interao com a matria

Radiao de Baixa Energia (Exemplo: Ondas de Rdio e TV) grande interao com a matria

Radiao de Alta Energia (Exemplo : Raios X)

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Conceito: a modalidade teraputica que utiliza as radiaes ionizantes para o tratamento do cncer, tem por objetivo atingir as clulas malignas, impedindo sua multiplicao por mitose e/ou determinando a morte celular (BRASIL,2002).

O que Radioterapia?
o emprego das radiaes ionizantes com o objetivo de destruir ou inibir o crescimento de clulas doentes do organismo (especialmente o cncer); Especialidade mdica que utiliza a radiao com fins terapeuticos.

Radioterapia
Modalidades de Tratamento

Teleterapia: quando a fonte est a certa distncia do paciente.

Radioterapia
Modalidades de Tratamento

Braquiterapia: quando a fonte radioativa est em contato ou prximo do volume alvo.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Os tipos de tratamentos radioterpicos utilizados no controle de cncer so (RODRIGUES, 2007): TELETERAPIA Consite na terapia distncia, ou seja, a fonte emissora de radiao fica a mais ou menos 1 metro do paciente. Nesta categoria, enquadram-se os feixes de raios X, de raios gama, eltrons de alta energia e nutrons. BRAQUITERAPIA a terapia de curta distncia onde, uma fonte encapsulada ou um grupo destas fontes so tutilizadas para liberao de radiao Beta ou Gama a uma distncia de poucos centmetros da massa tumoral.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
BRAQUITERAPIA
Superficial: A fonte radioativa colocada sobre a superfcie do tumor ou sobre a pele. Intracavitria: A fonte radioativa introduzida em cavidades do organismo (traquia, esfago, vagina, reto, uretra, etc) adjacentes aos tumores. Intraluminal: A fonte de radiao introduzida rapidamente dentro do lmen ou da luz de certas cavidades do corpo, por exemplo, a rvore brnquica, no tratametno do cncer de pulmo. Intersticial: a fonte radioativa inserida na forma de implantes temporrios ou permanentes, atravs de agulhas ou tubos de material plstico que passam atravs do tumor. Ex: Tratamento de cncer de prstata com sementes de iodo.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Radiobiologia Celular (BARBIERI & NOVAES, 2005):
Todas as clulas podem ser alteradas pela radiao em vrios sentidos e em vrios graus. Os tecidos cuja atividade funcional no requerem renovao celular como, por exemplo, os tecidos muscular e nervoso, so mais resistentes radiao. A tolerncia do organismo radiao varia de acordo com os seguintes parmetros de natureza fsica: dose, durao do tratamento (tempo), volume tecidual e qualidade da radiao. Segundo esse parmetros, define-se qual a sensibilidade e curabilidade de um tumor pela radioterapia.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Radiossensibilidade (OTTO, 2002): Significa a sensibilidade das clulas normais ou tumorais radiao. A radiossensibilidade de uma clula est relacionada com o momento da vida celular em que ela se encontra.

A clula em repouso (fase G0) muito mais resistente do que quando se encontra na fase M.
Quanto mais indiferenciado for um tumor e mais proliferativo um tecido normal, maior ser a sua radiossensibilidade.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Radiocurabilidade (BRASIL, 2002): Significa que as relaes de sensibilidade radiao da clulas tumorais e normais so tais que a dose curativa da radiao pode aplicar-se regularmente, sem leso excessiva para os tecidos normais adjacentes ao tumor. A escolha ou determinao da dose de tratamento depende da comparao entre a possibilidade de cura clnica e a possibilidade tecidual de regenerao e renovao. Depende, tambm, da finalidade do tratamento.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Efeitos Radiobiolgicos e Fracionamento (OTTO, 2002): A irradiao de doses elevadas produz maiores leses quando aplicadas de uma nica vez, do que que a mesma dose aplicada de dorma fracionada.

O fracionamento da dose deminui a incidncia de efeitos colaterais graves.


O perodo do tratamento pode variar de horas a meses. O esquema de aplicao depender da dose total calculada e da avaliao do radioterapeuta.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Avano nas tcnicas de Tratamento em Radioterapia: Sistemas robotizados de braquiterapia, as fontes radioativas seladas inseridas em aplicadores especiais, so empregados no paciente atravs de um sitema que carrega previamente o material radioativo e o aplica posteriormente por controle remoto, via computador, com taxas de dose variadas (alta taxa de dose e baixa taxa de dose). O avano da informtica e o estudo das imagens ocorrido na dcada de 1980 permitiram que os tratamentos com radiaes ionizantes, tanto na radioterapia externa como na braquiterapia, ganhassem em preciso e exatido. Hoje, apartir dos dados obtidos por tomografia computadorizada (TC) ou ressonncia nuclear magntica (RNM) pode-se identificar o tumor (volume-alvo) com mais preciso e tratar com maior exatido, diminuindo a toxicidade sobre o tecido adjacente.

Planejamento Radioterpico
Papel fundamental tanto na Teleterapia como na Braquiterapia Etapas do Planejamento (Teleterapia) Simulao Tomografia ou Rx Convencional Delineamento dos Alvos (CT)

Clculo de Dose
Verificao do Tratamento

Planejamento 2D

Simulador (Acuity)

Os volumes de interesse no planejamento do tratamento:


GTV (Gross tumor volume), definido como toda doena macroscpica detectvel, incluindo linfonodos regionais aumentados; CTV (clinical target volume) que consiste do GTV mais regies consideradas de alto risco para doena microscpica; PTV (planning target volume), que fornece margem ao CTV prevendo variaes no setup dirio e movimentos anatmicos durante o tratamento, como a respirao.

Delineamento
PTV
GTV/CTV

OR

Imobilizadores

Imobilizadores

Imobilizadores

Blocos de Colimao

Colimadores de Multi-Lminas

Campos de Radiao
Colimadores do AL;
Blocos de Cerrobend

Colimadores Multifolhas;

Colimador Multi-folhas

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Finalidades da radioterapia (NOVAES, 2005) Curativa: Quando utilizada como tratamento principal, tem por objetivo obter a cura da neoplasia, utilizada em certos cnceres na fase inicial, por exemplo, pele, prstata, laringe e outros. Paliativa: Busca a remisso de sintomas secundrios progresso do cncer, quando este no passvel de cura, com o objetivo de promover a melhora na qualidade de vida do paciente. Ex: anti-hemorrgica; anti-lgica; diminuir compresso (Sndrome de Compresso da Veia dava Superior, Sndrome de Compresso Medular).

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Quando a cirurgia o tratamento principal a radioterapia classificada como: Adjuvante: Realizada aps a cirurgia, com o objetivo de se prevenir recidiva local e na cadeia ganglionar relacionada. Ex: Cncer de mama: radiao do plastro, axila e fossa supraclavicular. Neo-adjuvante: Utilizada antes do tratamento cirrgico, com o objetivo de diminuir o tamanho deo tumor e melhor as condies de resseco cirrgica (tornar tumores irresecveis passveis de resseco, possibilitar a realizao de cirurgias menos mutilantes).

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Descrio do tratamento (MINISTRIO DA SADE 2002): Apenaz o mdico radioterapeuta pode prescrever o tratamento radioterpico. A prescrio da dose de radiao feita pelo radioterapeuta.

Os clculos para administrao de doses sobre tumor, com menor dano aos tecidos adjecentes so realizados pelo fsico-mdico.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Sequencia do tratamento (BRASIL,2002; NOVAES,2005): Consulta de primeira vez com o radioterapeuta; Definio do tipo de tratamento; Definio do volume alvo; Escolha da energia ideal (eltrons ou ftons); Dose (nica ou fracionada); Distribuio de campos (reas) que sero irradiados; Conferncia dos clculos (fsico e radioterapeuta); Acompanhamento mdico e de enfermagem durante o tratamento; Encaminhamento para a clnica de origem aps o trmino do tratamento proposto.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Na teleterapia: Antes de iniciar o tratamento feita a simulao utilizando raios X e a fluoroscopio, produzido por um aparelho chamado simulador (capaz de realizar todos os movimentos de um aparelho de tratamento), para identificar o volume-alvo pelas referncias sseas e fornecer ao radioterapeuta dados para delineao dos campos de radiao. Campo de radiao a delimitao do volume alvo (tumor) atravs da demarcao da pele com uma tinta vermelha, a tintura de castelano, para realizar o tratamento radioterpico.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Na teleterapia:
O paciente deve ser orientado sobre as condutas de conservao da marcao durante o perodo de tratamento. A imibilizao do paciente na sala de tratamento pode ser conseguida mediante o uso de acessrios como espuma (coxins), plsico, mscaras ou outros mateiais especiais inclusive os raios laser de vital importncia para posicionamento do paciente.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Na teleterapia:
Durante as aplicaes o paciente permanecer imvel, com a regio a ser irradiada descoberta. O tempo de cada aplicao varia de 1 a 5 minutos. O paciente permanecer sozinho na sala de tratemnto, porm ser observado pelo tcnico de radioterapia atravs de um circuito interno de TV na sala de controle.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Programas de controle de garantia da qualidade e radioproteo (BRASIL,2002): Testes peridicos nos sitemas de segurana; Condies gerais do aparelho; Avaliao da fontes; Controle dos pacientes.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
RADIOTOXICIDADE

Os efeitos txicos do tratamento radioterpico vo depender da localizao do tumor, da energia utilizada, do volume de tecido irradiado, da dose total e do estado geral do paciente. Algumas reaes so comuns aos paciente e independem do local de aplicao: a fadiga, as reaes de pele e inapetncia, que costumam aparecer aps a 2 semana de tratamento.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA
Classificao quanto ao tempo de ocorrncia das reaes: Reaes agudas: surgem durane ou at um ms aps o trmino do tratamento;

Reaes intermedirias: Surgem entre 1 a 3 meses aps o trmino do tratamento;


Reaes tardias: surgem de 3 a 6 meses ou at anos aps o fim do tratemento.

RADIOTERAPIA ANTINEOPLSICA

Assistncia de Enfermagem em Radioterapia

A Consulta de enfermagem em Radioterapia tem como objetivos conhecer a histria, o tratamento proposto, identificar as necessidades dos pacientes, os diagnsticos de enfermagem e elaborar plano de cuidados.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


Para que o enfermeiro tenha segurana para desempenhar estas atividades, necessita conhecer (BRASIL, 2002): Princpios de Radioterapia; Finalidades da Radioterapia; Se a Radioterapia vai ser administrada isolada ou combinada com outras modalidades de tratamento (ex: Quimioterapia); Principais caractersticas dos efeitos colaterais mais frequentes Medidas necessrias para diminuir os efeitos mais frequentes.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


Durante a consulta de enfermagem devem ser fornecidas orientaes sobre (RODRIGUES, 2007); Os objetivos do tratamento; A marcao do campo que ser irradiado no caso de Teleterapia, e cuidados para mant-la durante o tratamento; Como ser realizado o tratamento (tipo, posicionamento, preparo, durao); No caso de teleterapia importante ressaltar que o cliente no fica radioativo, nem sendo necessrio isolamento; Preveno da complicaes e minimizao dos efeitos colaterais inevitveis.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


No caso de pacientes que sero submetidos Braquiterapia, de acordo com Otto (2002) ainda devem ser fornecidas orientaes sobre: Preparo do cliente antes da terapia; Procedimentos relacionados terapia; Restrio de visita: proibir visitas de menores e de gestantes ou mulheres que estejam planejando engravidar; Necessidades de isolamento temporrio; O cliente permanece num quarto monitorado por circuito interno de TV;

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


Sero prestados os cuidados essenciais de enfermagem, porm o tempo de permanncia junto ao cliente ser o menor possvel; Dependendo do procedimento a atividade fsica pode ficar limitada, sendo recomendadas atividades de lazer como televiso, leitura, palavra-cruzada, etc. Aps a alta hospitalar deve ser observada a presena de efeitos colaterais tardios: Implantes plvicos: diarria, disria, infeco urinria, estenose de vagina (neste ltimo caso a paciente deve ser orientada a fazer exerccios de dilatao vaginal trs vezes por semana at um ano apos o tratamento radioterpico).

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA

Efeitos colaterais da Radioterapia; Diagnsticos de Enfermagem; Interveno de Enfermagem na preveno e manejo da toxicidade secundria ao tratamento radioterpico.

Tendo como base as recomendaes do Munistrio da Sade (2002); Otto (2002); Rodrigues (2005); Nanda (2006).

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


MUCOSITE
Diagnstico de enfermagem: Mucosa oral prejudicada relacionada irradiao de cabea e pescoo. Interveno de enfermagem (recomendar aos Pacientes): Higiene bucal cuidadosa sempre que se alimentar; Gargarejos e bochechos de soluo alcalina (soluo de gua fervida + bicarbonato de sdio), temperatura embiente; Evitar alimentos quentes, cidos e slidos; Retirar prteses dentrias mveis, se existentes; Utilizar borrifos de anestsido local na cavidade bucal e orofaringe antes da refeio, em caso de dor deglutio; Evitar tratamento dentrio; Orientar ingesta hdrica.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


Diagnstico de enfermagem: Nusea relacionada exposio da mucosa gstrica no campo de irradiao. Interveno de enfermagem: Dieta branda, refeioes pequenas e frequentes, preferir alimentos frios; Evitar condimentos e alimentos cidos e gordurosos; Evitar ingerir lquidos durante as refeioes; Ingesto de lquidos gelados ou temperatura ambiente; Orientar sobre o uso de antiemticos, se prescrito.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


Diagnstico de enfermagem:

Diarria relacionada exposio da mucosa intestinal ao campo de irradiao;


Interveno de enfermagem:

Orientar dieta branda e pobre em fibras e gorduras; Orientar sobre reposio hidroeletroltica oral (soro caseiro, gua de coco);

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


Diagnstico de enfermagem: Fadiga relacionada ao tratamento radioterpico; Intolerncia atividade relacionada a fraqueza generalizada e/ou anemia secundria ao tratamento radioterpico. Interveno de enfermagem: Monitorar hemograma; Reposio nutricional; Extmulo ao repouso e relaxamento; Apoio emocional para reforar a importncia da continuidade do tratamento; explicando-se tambm que a fadiga temporria.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


Diagnstico de enfermagem: Risco de integridade da pele prejudicada relacionada ao tratamento radioterpico. Interveno de enfermagem: Manter a pele do campo de tratamento o mais possivelmente seca e livre de irritaes; No usar loes, cremes, talcos, desodorantes ou lcool; usar somente o que for recomendado pelo mdico, ou enfermeiro; Lavar a pele do campo de tratamento com gua morna apenaz, e secar sem esfregar; recomenda-se o uso de sabonete neutro e sem perfume; Evirar vestir roupas justas (lycras, jens); No usar esparadrapo ou adesivo sobre a pele.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


Evitar extremos de calor e frio (bolsa de gua quente ou gelo) sobre a pele irradiada; Evitar o contato de tecidos sintticos com a rea tratada; o algodo menos irritante e mais confortvel; No esfregar, coar, arranhar ou esfregar a pele irradiada; Nas reas pilosas, no usar lminas de barbear, nem navalha. Usar barbeador eltrico durante o tratamento; Proteger a rea do tratamento da exposio solar com uso de filtro solar n 30. Continuar a tomar precaues durante seis meses a um ano aps o tratamento, devido ao risco de que sejam causados danos severos pele, inclusive tumores malignos; Manter a pele do campo de tratamento hidratada, seguindo o protocolo de preveno de radioepitelite da instituio, com o uso de Aloe Vera ou cidos Graxos Essenciais (AGE) no campo demarcado; Comparecer semanalmente revio mdica e de enfermagem; Estimular ingesta hdrica.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


Diagnstico de enfermagem: Risco de nutrio desequilibrada menos do que as necessidade corporais, relacionada a dificuldade para ingerir alimento, secundria ao tto radioterpico. Interveno de enfermagem: Recomendar aos pacientes o fracionamento da dieta e a ingesto de refeies leves e a intervalos curtos e em pequenas quantidade; A adequao da dieta dever da preferncia qualidade dos alimentos ingeridos e no quantidade; O encaminhamento ao nutricionista nos casos mais agudos ou graves.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM EM RADIOTERAPIA


Diagnstico de enfermagem: Risco para a imagem corporal prejudicada ralacionada ao tratamento radioterpico; Risco para a integuidade da pele do couro cabeludo prejudicada, relacionado ao tratamento radioterpico. Interveno de enfermagem: Evitar lavar e manipular excessivamente os cabelos durante a terapia; Usar xampu suave e lavar os cabelos a cada 4 a 7 dias; Evitar escovar excessivamente; Evitar o uso de secadores eltricos, elsticos, pregadores, presilhas e grampos; Evitar tintura ou descolorao dos cabelos; Proteger a cabea; Proteger o couro cabeludo da exposio solar.

You might also like