You are on page 1of 63

Introduo a Teologia

O ser de Deus

Introduo Teologia Reformada


O termo teologia, segundo seus aspectos etimolgicos, composto de duas palavras gregas: Theos (Deus) e logos (palavra, fala, expresso). Portanto teologia o estudo sobre Deus, sua obra e sua revelao. A teologia sistemtica tem por objetivo sistematizar os fatos da Bblia, e averiguar os princpios ou verdades gerais que tais fatos envolvem (Charles Hodge).

Doutrina das Escrituras


O compromisso da reforma para com a Escritura enfatiza a inspirao, autoridade e suficincia da Bblia. Uma vez que a Bblia a Palavra de Deus e, portanto, tem a autoridade do prprio Deus, os reformadores afirmam que essa autoridade superior aquela de todos os governos e de todas as hierarquias da Igreja.

Doutrina das Escrituras


Os Reformadores tambm insistiam sobre o direito de os crentes estudarem as Escrituras por si mesmos. Ainda que no negando o valor de mestres capacitados, eles compreenderam que a clareza das Escrituras em assuntos essenciais para a salvao torna a Bblia propriedade de todo crente. Com esse direito de acesso, sempre vem a responsabilidade sobre a interpretao cuidadosa e precisa

Sola Scriptura
1. Princpios da Reforma: sola gratia, sola fides, solus Christus, sacerdcio universal dos fieis, sola Scriptura. 2. Sola Scriptura: somente a Escritura a suprema autoridade em matria de vida e doutrina; s ela o rbitro de todas as controvrsias (= a supremacia das Escrituras). Ela a norma normanda ("norma determinante") e no a norma normata ("norma determinada") para todas as decises de f e vida. 3. A autoridade da Escritura superior a da Igreja e da tradio. Contra a afirmao catlica: "a igreja ensina" ou "a tradio ensina," os reformadores afirmavam: "a Escritura ensina."

Sola Scriptura
4. Para os reformadores, a Bblia no era um livro de doutrinas e proposies a serem aceitas intelectualmente ou mediante a autoridade da igreja, mas uma revelao direta, viva e pessoal de Deus, acessvel a qualquer pessoa. 5. Da a preocupao de colocar as Escrituras nas lnguas vernculares. Lutero e sua traduo no castelo de Wartburgo. Calvino e sua introduo ao Novo Testamento francs de seu primo Robert Olivetan (1535).

Sola Scriptura
6. A autoridade das Escrituras intrnseca: a Igreja no confere autoridade as Escrituras, mas apenas a reconhece. Essa autoridade decorre da origem divina das Escrituras. 7. Existem evidncias internas e externas da inspirao e divina autoridade das Escrituras, mas estes atributos no so passiveis de "prova." A nica evidncia que importa o "testemunho interno do Esprito" no corao do leitor.

Sola Scriptura
8. A Igreja no se coloca acima da Escritura pelo fato de ter definido o seu cann (Novo Testamento). A Igreja apenas reconheceu o que j era aceito h muito tempo pelos cristos. 9. No foi a igreja que formou a Escritura, mas vice-versa. A Igreja est edificada "sobre o fundamento dos apstolos e profetas" (Ef 2:20), ou seja, o evangelho, que est contido nas Escrituras e a sua essncia.

Sola Scriptura
10. Por isso, Cristo o centro e a chave das Escrituras (nfase especial dos reformadores). A Escritura se interpreta a si mesma ("analogia da Escritura"), sempre a luz do principio cristolgico. 11. Essa nfase cristocntrica, levou Lutero a estabelecer distines entre os livros da Bblia. Nem todos revelam a Cristo com igual clareza. Os evangelhos e Paulo o fazem de maneira profunda. 12. A interpretao alegrica e os mltiplos sentidos atribudos a Escritura, obscurecem a sua mensagem. Os reformadores deram nfase ao sentido comum, histricogramatical.

Sola Scriptura
13. Os "entusiastas" estavam errados ao apelarem para revelaes diretas fora das Escrituras. O Esprito Santo o autor ltimo das Escrituras, o inspirador dos profetas e apstolos. Ele no pode contradizer-se. 14. Por outro lado, o "principio do livre exame" no significa interpretar as Escrituras de modo subjetivo e exclusivista. preciso levar em conta a histria e o testemunho da Igreja. Os reformadores no sentiram a necessidade de abandonar os credos do cristianismo antigo e o testemunho dos Pais da Igreja. Todos estes, porm, devem ser julgados e avaliados pela Escritura.

Sola Scriptura
15. A experincia necessria para o entendimento da Palavra: esta no deve ser simplesmente repetida ou conhecida, mas vivida e sentida. Na Escritura o Deus vivo e verdadeiro sempre confronta o leitor em julgamento e graa. 16. Alguns textos relevantes: Sl 19:7-11; Sl 119; Jo 5:39; Rm 15:4; 2 Tm 3:16-17.

A Centralidade de Palavra
Na viso reformada, a Bblia ocupa o centro do culto, pois atravs dela que Deus nos fala. Calvino afirmou: "... a funo peculiar do Esprito Santo consiste em gravar a Lei de Deus em nossos coraes" [1]. A Igreja a "escola de Deus [2]. O Esprito o "Mestre" [3] (o Mestre interior)[4]. Para progredir nessa escola, ...devemos antes renunciar nosso prprio entendimento e nossa prpria vontade [5].

A Centralidade de Palavra
A pregao no deve ser rejeitada (lTs 5:1921); deve ser entendida como a Palavra de Deus para ns; recus-la o mesmo que rejeitar o Esprito (cf. lTs 4:8). Como h falsos pregadores e falsos mestres, necessrio "provar" o que est sendo proclamado para ver se o seu contedo se coaduna com a Palavra de Deus (At 17: 11-12/ I Jo. 4: 1-6). No entanto, os homens querem ouvir mais o reflexo de seus desejos e pensamentos, a homologao de suas prticas.

Centralidade da Palavra
Os ouvintes convidam e moldam seus pregadores. Se as pessoas desejam um bezerro para adorar, o ministro que fabrica bezerros logo encontrado". Marvin Vincent preciso ateno redobrada para no cair nessa armadilha, uma vez que no difcil confundir os efeitos de uma mensagem com o contedo do que anunciamos: a pregao deve ser avaliada pelo seu contedo, no pelos resultados.

Para Meditar
Assim diz o SENHOR: No se glorie o sbio na sua sabedoria, nem o forte, na sua fora, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e fao misericrdia, juzo e justia na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. Jeremias 9:23,24

FALE MAIS COM DEUS


Uma senhora crente procurou o pastor da sua igreja. Era casada e seu marido no era crente. Contou ao pastor o seu drama, suas dificuldades. - Ah! pastor..., tenho falado tanto de Cristo e no consigo fazer meu marido aceitar Jesus como seu Salvador... - Minha irm - disse o pastor, - fale mais com Deus a respeito do seu marido e menos com seu marido acerca de Deus. "No estejais inquietos por coisa alguma: antes as vos-

sas peties sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela orao e splicas, com ao de graas. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardar os vossos coraes e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Fp 4.6,7).

Filosofia
Filosofia (do grego : philos - amigo + sophia sabedoria) modernamente uma disciplina, ou uma rea de estudos, que envolve a investigao, anlise, discusso, formao e reflexo de idias (ou vises de mundo) em uma situao geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietao gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretaes comumente aceitas sobre a sua prpria realidade. As interpretaes comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Essas interpretaes foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de gerao em gerao.

Cosmoviso
Cosmoviso - um esquema conceitual pelo qual ns consciente ou inconscientemente colocamos ou adequamos todas as coisas que cremos e pela qual ns interpretamos e julgamos a realidade. Uma cosmoviso uma srie de crenas, um sistema de pensamentos sobre as questes mais importantes da vida. A cosmoviso de uma pessoa a sua filosofia de vida.

Gnosticismo
Gnosticismo designa o movimento histrico e religioso cristo que floresceu durante os sculos II e III, cujas bases filosficas eram as da antiga Gnose (palavra grega que significa conhecimento). Este movimento revindicava a posse de conhecimentos secretos (a "gnose apcrifa", em grego) que, segundo eles, os tornava diferentes dos cristos alheios a este conhecimento. Originou-se provavelmente na sia Menor, e tem como base as filosofias pags, que floresciam na Babilnia, Egito, Sria e Grcia. Em seu sentido mais abrangente, o Gnosticismo significa "a crena na Salvao pelo Conhecimento" (Joan O'Grady).

O gnosticismo tornou-se forte influncia na Igreja primitiva levando muitos cristos da poca como Marcio (160 d. C.) e Valentim de Alexandria a ensinar sobre a cosmoviso dualista, a qual a uma viso leiga aparenta ser a premissa bsica do movimento. Efetivamente, para os gnsticos, existem dois deuses: o deus criador imperfeito, que eles associam ao Jeov do Velho Testamento e outro, bom, associado ao Novo Testamento. O primeiro criou o mundo com imperfeio, e desta imperfeio que se origina o sofrimento humano, tendo a humanidade sido aprisionada neste mundo pelo mesmo. A essncia humana seria oriunda de uma "centelha divina" que perpassa todo o cosmos mesmo sem nele se situar, e o deus bom teve pena e lhes deu a capacidade de despertar deste mundo de iluses e imperfeio.

Segundo algumas linhas gnsticas, Cristo no veio em carne e nunca assumiu um corpo fsico, nem foi sujeito fraqueza e s emoes humanas, embora parecesse ser um homem. (Joo 1:14; 1 Joo 4:3) A principal linha de gnosticismo cristo, a Valentiniana defende a tese prxima do nestorianismo doutrina crist, nascida no Sculo V, segundo a qual h em Jesus Cristo duas pessoas distintas, uma humana e outra divina, sendo Cristos (o ungido) o on celestial (ser finito emanado do Absoluto) que a um tempo se une a Jesus.

Agnosticismo
Seu autor foi o bilogo britnico Thomas Henry Huxley - av paterno do escritor Aldous Huxley numa reunio da Sociedade Metafsica, em 1876. Ele definiu o agnstico como algum que acredita que a questo da existncia ou no de um poder superior (Deus) no foi nem nunca ser resolvida. O agnstico ope-se possibilidade de a razo humana conhecer uma entidade concebida como "Deus. Para os agnsticos, assim como no possvel provar racionalmente a existncia de Deus, igualmente impossvel provar a sua inexistncia.

Docetismo
Docetismo (do grego [doke], "para parecer") o nome dado a uma doutrina crist do sculo II, considerada hertica pela Igreja primitiva, que defendia que o corpo de Jesus Cristo era uma iluso, e que sua crucificao teria sido apenas aparente. Esta doutrina refutada para a Igreja Catlica e pelos protestantes no Evangelho de So Joo, no primeiro captulo, onde se afirma que "o Verbo se fez carne".

No existiam docetas enquanto seita ou religio especfica, mas como uma corrente de pensamento que atravessou diversos extratos da Igreja.
A origem do docetismo geralmente atribuda a correntes gnsticas para quem o mundo material era mau e corrompido e que tentavam aliar, de forma racional, a Revelao diposta nas escrituras filosofia grega. Esta doutrina viria a ser condenada como heresia no Conclio Ecumnico de Calcednia.

Metafsica ou Ontologia
Metafsica (do grego [meta] = depois de/alm de e [physis] = natureza ou fsico) um ramo da filosofia que estuda a essncia do mundo. A saber, o estudo do ser ou da realidade. Se ocupa em procurar responder perguntas tais como: O que real? O que natural? O que sobre-natural (milagre)? O ramo central da metafsica a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas esto no mundo e quais as relaes dessas coisas entre si. A metafsica tambm tenta esclarecer as noes de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existncia e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espao, tempo, causalidade, e possibilidade.

A Suficincia do Testemunho das Escrituras


A Bblia autentica-se a si mesma como o registro inspirado e inerrante da revelao de Deus. Deus ordenou que a sua palavra fosse escrita (Ex 17.14), sendo chamado este registro de Livro do Senhor (Is 34.16). Analisemos este ponto substanciando-o com alguns dos muitos textos bblicos que fundamentam a nossa afirmao:

Os Profetas
1) Os profetas so descritos como aqueles dos quais Deus fala (Ex 7.1; Dt 18.15,18; Jr 1.9; 7.1). O Profeta no criava nem adaptava a mensagem; a ele competia transmiti-la como havia recebido (Ex 4.30; Dt 4.2,5). O que se exige do Profeta fidelidade. 2)Os Profetas tinham conscincia de que foram chamados por Deus (1 Sm 3; Is 6; Jr 1; Ez 1-3); receberam a mensagem da parte de Deus (Nm 23.5; Dt 18.18; Jr 1.9; 5.14), que era distinta dos seus prprios pensamentos (Nm 16.28; 24.13; 1 Rs 12.33; Ne 6.8). Os falsos profetas eram acusados justamente de proferirem as suas prprias palavras e no as de Deus (Jr 14.14; 23.16; 29.9; Ez 13.2,3,6).

Os Profetas
3) Quando os profetas se dirigiam ao povo, diziam: Assim diz o Senhor..., Ouvi a Palavra do Senhor.... Veio a Palavra do Senhor (Cf. Ez 31.1; Os 1.1; Jl 1.1; Am 1.3; 2.1; Ob 1.1; Mq 1.1; Jr 27.1; 30.1,4, etc.); isto indicava a certeza que tinham de que Deus lhes dera a mensagem e os enviara (Cf. Jr 20.7-9; Ez 3.4ss, 17,22; 37.1; Am 3.8; Jn 1.2). 4) um fato importante a favor da sinceridade dos profetas de Deus, que nem sempre eles entendiam a mensagem transmitida (Cf. Dn 12.8,9; Zc 1.9; 4.4; 1 Pe 1.10,11).

Os Apstolos
Os escritores do Novo Testamento reconheciam ser o Antigo Testamento a Palavra de Deus (Hb 1.1; 3.7), sendo a Escritura um registro fiel da historia e da vontade de Deus (Rm 4.3; 9.17; Gl 3.8; 4.30). Os Apstolos falavam com a convico de que estavam pregando e ensinado a Palavra inspirada de Deus, dirigidos pelo Esprito Santo ( 1 Co 2.4-13; 7.10; 14.37; 2 Co 13.2,3; Gl 1.6-9; Cl 4.16; 1 Ts 2.13; 2 Ts 3.14) Paulo e Pedro colocavam os Escritos do Novo testamento no mesmo nvel do Antigo Testamento (Cf. 1 Tm 5.18 compara com Dt 25.4; Lc 10.7; 2 Pe 3.16).

Paulo reconheceu os apstolos e os profetas, no mesmo nvel, como os fundamentos da Igreja, edificados sobre Jesus Cristo, a pedra angular (Ef 2.20)

Jesus Cristo
Jesus apela para o Antigo Testamento, considerando-o como a expresso fiel do Conselho de Deus, sendo a verdade final e decisria. Deus o autor das Escrituras (Mt 4.4,7, 10; 11.10; 15.4; 19.4; 21.16,42; 22.29; Mt 105-9; 12.24; Lc 19.46; 24.2527; 44-47; Jo 10.34).

Afirmaes diretas das Escrituras


O Novo Testamento declara enfaticamente que toda Escritura, como Palavra de Deus, inspirada, inerrante e infalvel (Mt 5.18; Lc 16.17, 29, 31; Jo 10.35; At 1.16; 4.24-26; 28.25; Rm 15.4; 2 Tm 3.16; Hb 1.1,2; 3.7-11; 10.15-17; 2 Pe 1.20). A Bblia fornece argumentos racionais que demonstram a sua inspirao e inerrncia, todavia, os homens s podero ter esta convico mediante o testemunho interno do Esprito Santo (Sal 119.118). Os discpulos de Cristo, s entenderam as Escrituras, quando o prprio Jesus lhes abriu o entendimento (Lc 24.45). A Escritura autentica-se a s mesma e nos a recebemos pelo Esprito.

Impacto do Estudo do Carter de Deus


1 . O nico modo de se conhecer a Deus hoje atravs estudo do seu carter conforme revelado nas Escrituras. (Hb 1.1,2; Jo 14.24) 2. O carter de Deus deve ser usado como fonte para toda a moralidade humana. ( Jz 21.25) 3. A ausncia do conhecimento do carter de Deus conduz idolatria e a outros pecados odiosos. Porque as pessoas no conhecem o Deus verdadeiro, elas acabam adorando falso deuses, deidades da sua prpria imaginao.

4. Conhecendo o carter de Deus, haveremos de desfrutar de um melhor relacionamento com ele. Quando conhecermos quem realmente Deus , desfrutaremos, com muito mais fervor e alegria, de nosso relacionamento com ele. 5. Conhecendo o carter de Deus vamos melhorar em muito a nossa adorao corporativa. Um dos grandes males do nosso tempo o modo como prestamos culto a Deus, em decorrncia da nossa ignorncia do seu carter. (Hb 12.2829)

6. O conhecimento do carter de Deus faznos ver a vida e o universo que nos cerca de uma nova perspectiva Deus nos ensina a ver tudo o que nos cerca do seu ponto de vista. A ignorncia de Deus afeta a nossa cosmoviso. Em seus termos mais simples, cosmoviso uma srie de crenas sobre os assuntos mais importantes da vida. Quanto mais conhecemos a Deus, mais enxergamos as coisas como realmente elas so. (Salmo 73)

A singularidade de Deus
Deus nico, sem par, Ele um, no h nenhum outro alm dele. Todos os outros seres tm existncia por causa dele, e nele. (Dt 6.4; 32.39; 1 Rs 8.60-61; Is 37.16; 43.1011; 44.6-8; Mc 12.29-32; 1Co 8.4-6; Gl 3.20; Ef 4.6; 1 Tm 2.5) Se houvesse mais de um Deus, no haveria Deus de fato.

Imanncia e Transcendncia de Deus


O Deus das Escrituras o Deus do tesmo, aquele que ao mesmo tempo imanente e transcendente. Imanente se relaciona com a criao. Transcendente est acima e sobre a criao. Deve haver equilbrio destas duas idias testas. Se enfatiza-se exageradamente a imanncia, perde-se a noo de um Deus pessoal, porque h o perigo de se cair quase que na identificao de um Deus com a sua criao. Se a nfase for exagerada na transcendncia, incorre-se no erro de se perder a noo de um Deus ativo na histria.

Imanncia
Diz respeito ao relacionamento de Deus com o mundo criado, especialmente com o ser humano e sua histria. Ele age de maneira ordinria, direta e indiretamente, e at mesmo intervm de modo especial na vida dos seres humanos que criou, particularmente na vida daqueles com os quais tem uma relao pactual, aqueles que Jesus Cristo veio redimir Alguns versculos das Escrituras denotam a preocupao de Deus com o universo criado, e isto imanncia. (Jr 23:24; Ex 3:7-8; J 34:14-15; Sl 104:27-30)

Importncia da Doutrina da Imanncia


Essa doutrina essencial para o cristianismo, pois se Deus no fosse imanente, ele no poderia se relacionar conosco, nem o Verbo poderia encarnar-se para realizar nossa redeno. necessrio que creiamos em um Deus separado dos homens, santo, distinto dos pecadores, mas tambm em um Deus que se revela e se envolve com o universo por ele criado.

Importncia da Doutrina da Imanncia


H mais coisas que precisamos deduzir da correta doutrina da imanncia de Deus. Da Parte de Deus Deus no precisa necessariamente trabalhar de maneira imediata (isto , sem o uso de meios) para cumprir seus propsitos. A criao e todos os seres racionais esto a servio de Deus. Deus, em virtude do seu envolvimento com a criao, pode usar pessoas ou organizaes no-crists para cumprir seus planos. Assria, Babilnia.

Importncia da Doutrina da Imanncia


Da Nossa Parte Deveramos ter uma apreciao por tudo o que Deus criou e tem preservado, pois a criao pertence a Deus e ele est ativo nela. Por essa razo devemos us-la para nossas necessidades legtimas, sem explorla indevidamente. Devemos aprender algo de Deus na sua criao. Ela nos d uma boa idia de quem Deus.

Transcendncia
A doutrina da transcendncia de Deus est presente em todas as religies testas. a doutrina que fala que Deus est assentado nas alturas, no seu trono, sendo um Deus separado de sua criao e independente dela. Deus no est preso s mesmas coisas que os seres humanos, isto , tempo e espao, por isso no deve ser medido por elas. As Escrituras tm algumas informaes preciosas a respeito da transcendncia de Deus. Sua transcendncia pode ser observada na grandeza dos seus pensamentos, do seu poder e dos seus conhecimentos. Isaas 55:8,9.

Um Perigo a Ser Evitado


Deveremos ter o cuidado de, crendo na transcendncia de Deus, no cair no ensino errneo dos destas que, enfatizando essa doutrina, vieram a crer num Deus distante e sem qualquer relacionamento com o mundo criado, negando a doutrina da providncia divina ou a doutrina da revelao geral.

A necessidade da Transcendncia
O Criador tem que estar acima e sobre a sua criao. Ainda antes de haver criao, ele j existia. Portanto, se Deus no transcendente, ele um ser dependente e possui necessidades, sendo igual a suas criaturas. A transcendncia de Deus necessria para entendermos alguns dos seus atributos que iremos estudar posteriormente. A transcendncia de Deus ajuda-nos a ver claramente a sua superioridade sobre o universo e a dependncia do universo todo em relao a ele.

Resultantes da Transcendncia
1. Existe algo muito acima de ns. O homem no o mais alto bem do universo, nem a medida mais alta de verdade ou de valor. A crena na transcendncia um golpe no orgulho do humanismo.

2. Esse Deus que est acima de ns no pode ser captado, a menos que ele se deixe achar ou que se revele. Os conceitos humanos no podem expressar o que ele , a menos que estes conceitos tenham base na prpria revelao que Deus faz de si mesmo

Resultantes da Transcendncia
3. O abismo que existe entre Deus e ns no meramente moral ou espiritual, mas metafsico. A salvao que Deus nos d restaura-nos condio em que fomos criados, mas nunca nos iguala a ele. 4. A idia de transcendncia de Deus deve levar-nos a uma enorme reverncia para com ele. Essa reverncia deve ser manifesta quando da nossa adorao a Deus como criatura dele que somos.

Imanncia e Transcendncia Lado a Lado


As Escrituras contm algumas passagens onde esses dois importantes aspectos da divindade esto juntos. Isaas 6:1-5; Salmos 113:5-7 Isaas 57:15 Jo 8:23

Deus em outras religies


O judasmo compreende Deus segundo a luz do Antigo Testamento, possuindo, dessa forma, muita coisa em comum com a compreenso crist. Contudo, as profecias messinicas esto como que "suspensas" ou espiritualizadas no Estado de Israel. O islamismo cultua um Deus ultratranscendental com nenhum contato ou relacionamento pessoal com o homem.

Deus em outras religies


O hindusmo v um Deus nico manifestado em milhes de divindades, confundindo-se com o politesmo e tomando emprestado noes pantestas: "Tudo Deus, Deus tudo". O budismo cr em uma fora impessoal, organizadora de todo o universo, que ilumina seus iniciados. Ainda muitos orientais crem que todos os humanos se tornam iluminados aps a morte, aumentando infinitamente a lista de seus deuses. Portanto, muitos dissociam a personalidade da Divindade; outros compartilham a Divindade com muitas pessoas; e ainda outros afirmam graus evolutivos de divindades.

A Existncia de Deus
A primeira grande pressuposio das No precisa haver na teologia crist a preocupao de provar a existncia de Deus, porque as prprias Escrituras no a possuem. A existncia de Deus o ponto crucial de toda manifestao religiosa. Se no existe a noo da existncia da divindade, no h noo de religio, de culto e de relacionamento com ela.

Escrituras e da teologia crist que Deus existe.

A Existncia de Deus
Na verdade, no podemos provar a existncia de Deus, apenas crer na sua revelao. Deus no pode ser detectado pela experincia laboratorial, nem por qualquer tipo de demonstrao cientfica. Deus no passvel de verificao. Admite e tem convico aquele que nele cr. A teologia crist cr naquilo que o prprio Deus informa acerca de si mesmo. por isso que todas as coisas relacionadas com Deus tem que ser pela f. (Hb 11:6; Sl 19:1; 1 Jo 2:23; Rm 8:16)

Idias Inatas Sobre a Existncia de Deus


Semen Religionis A semente da religio foi plantada no corao do homem quando Deus o criou. Nenhum homem ateu por natureza. Todos tm uma religio natural como resultado da idia inata de Deus. Essa religio no suficiente para as necessidades do homem no estado de pecado em que se encontra. Nesse tipo de religio o homem tem medo, porque conhece somente a justia de Deus. Ele no tem noo alguma da sua misericrdia. Da a idia de oferecer sacrifcios, em todas as religies de povos primitivos, para aplacar a ira dos deuses.

Idias Inatas Sobre a Existncia de Deus


Sensus Divinitatis A semente da religio existe porque o ser humano nasce com o senso de que existe um Ser divino por detrs de tudo o que ele v e sente. A idia de Deus plantada na alma humana, mesmo que, por causa da perverso do corao humano, no haja um relacionamento de harmonia com o Deus verdadeiro. (At 17). Sensus Religionis e Sensus Divinitatis. Romanos 1:18-22

A Existncia de Deus
Evidncias consideradas como provas naturais da existncia de Deus podem ser encontradas: 1) argumento ontolgico 2) na lei moral (argumento moral) 3) no desgnio ou propsito da vida (argumento teleolgico) 4) na origem do universo (argumento cosmolgico) 5) no desgnio ou propsito do universo (argumento teleolgico ou princpio antrpico)

Argumento Ontolgico
Este argumento parte do pressuposto de que a existncia real de Deus advm de sua existncia necessria em nosso pensamento. Se temos a idia dele em nossa mente, prova de ele existe. A idia de um ser supremo, poderoso e altssimo est presente inerentemente na alma humana. Para os defensores deste argumento, esta idia mostra que realmente existe Deus assim.

Argumento Moral
O argumento moral deriva da existncia de um Legislador supremo, que Deus, e do fato de haver a presena de uma lei moral no universo. O ser humano possui uma natureza intelectual e moral que pressupe a existncia de um Criador e Legislador. A natureza constitucional do homem (ou seja, sua mente, emoes e vontade) requer algum superior que tenha no mnimo, essas mesmas coisas, mas em grau maior. Esse algum Deus.

Argumento Teleolgico
Este argumento afirma que h um propsito no universo. Portanto, deve haver algum que estabeleceu o propsito, que Deus. A palavra teleolgico tem a ver com um desgnio ou fim (telos). O universo tem um propsito. Ele no catico. Ele foi feito para um determinado fim, o que implica que h um designador desse fim. Este argumento forte porque as Escrituras nos mostram que existe um propsito em todas as coisas sobretudo, na criao

Argumento Cosmolgico
Conhecido como argumento da primeira causa, ou o argumento do criador primrio. Foi defendido por Toms de Aquino(1220-1274). Sustenta que tudo o que existe tem uma causa que, por sua vez, tem outra causa, e assim sucessivamente at chegar a causa primognita, ou seja, Deus. No entanto, no pode haver uma regresso infinita de causas. O argumento cosmolgico ou primrio dado como segue:
1. Tudo tem uma causa. 2. Nenhuma causa pode criar-se por si mesma. 3. Tudo causado por outra coisa (causa e efeito) 4. Uma cadeia de causa e efeito no pode ser infinita. 5. Deve existir um incio ou primeira causa. 6. Deus a primeira causa.

O Argumento Cosmolgico Kalam


Tudo que comea a existir tem uma causa O universo comeou a existir Portanto o universo tem uma causa

Argumento do Consenso Universal


Este argumento deriva a existncia de Deus da universalidade da religio. O fator religio est inserido na alma humana e nenhum ser humano escapa do fenmeno religioso. O fato de se considerar a religio como fator universal no significa que todas as pessoas possuam o conceito sobre Deus nem que a divindade que eles adoram seja verdadeira. (sensus divinitatis e semen religionis)

Negao da Existncia de Deus


A existncia de Deus pode ser negada de diversas formas, pois no envolve simplesmente o atesmo. Ela tambm se d de forma disfarada tanto no desmo como no pantesmo. Temos ento: 1. Negao da Existncia de Deus no Atesmo 2. Negao da Existncia de Deus no Desmo 3. Negao da Existncia de Deus no Pantesmo

Negao da Existncia de Deus no Atesmo


A tentativa de negar a existncia de Deus algo muito comum, especialmente numa sociedade permeada pelos efeitos do Iluminismo, que procurou minar a idia que o sobrenatural se envolve com mundo dos homens. Esta tentativa advm da corrupo, da alienao, da ignorncia, da rebelio e da perspectiva distorcida que o homem possui de Deus e do mundo, como resultado da sua incapacidade de racionar conforme os ditames da sua criao. O atesmo no natural no homem, mas produto de sua natureza pecaminosa. O atesmo nasce de uma rebelio do corao que procura fugir da idia de dobrar-se diante de algum superior. Sl 14.1; (Ef 2.12 ateu prtico; Sl 10.4;Tt 1.16)

Negao da Existncia de Deus no Desmo


Teoricamente, os destas no negam a existncia de Deus, mas chegam a duvidar de sua existncia pela simples razo de que ele no se comunica com o universo criado. Portanto, mesmo no negando abertamente sua existncia, eles negam o exerccio de suas atividades em nosso mundo. Ora, sem sua atividade, nada se pode saber dele, se que ele existe.

Negao da Existncia de Deus no Pantesmo


O pantesmo enfatizou tanto a imanncia de Deus a ponto de identificar Deus com o mundo e de negar-se a reconhec-lo como Ser Divino pessoal, dotado de inteligncia e vontade, distinto da criao e infinitamente superior a ela. No existe relao entre Deus e o universo porque os dois so uma coisa s. Ele destitudo de todas as propriedades de um ser pessoal. Crer num Deus assim negar tudo o que verdadeiro e absolutamente sagrado. negar a existncia de um Deus verdadeiro.

Negao da Existncia de Deus no Politesmo


A idia de um ou mais deuses finitos no nova; to antiga quanto o politesmo ou o henotesmo (a crena preferencial em um Deus, sem deixar de crer nos demais deuses. Todos os politestas possuem a idia de um Deus pessoal, mas finito e no pode existir vrios deuses infinitos. Embora finitos esses deuses passam a ser pessoais. Eles tomam nomes e possuem certos poderes pessoais, mas todos os poderes lhes so concedidos pelos que os imaginaram. Tanto, os pantestas como os politestas negam a existncia do Deus das Escrituras, que afirma que no h outro Deus alm de si mesmo.

You might also like