You are on page 1of 32

CENRIO INTERNACIONAL: SITUAO DA AGRICULTURA ORGNICA

Segundo a Federao Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgnica (IFOAM),


o sistema orgnico j praticado em mais de uma centena de pases ao redor do mundo, sendo observada uma rpida expanso, sobretudo na Europa, EUA, Japo, Austrlia e Amrica do Sul. Esta expanso est associada, em grande parte, ao aumento de custos da agricultura convencional, degradao do meio ambiente e crescente exigncia dos consumidores por produtos limpos, livres de substncias qumicas e/ou geneticamente modificadas.

Atualmente no mundo cerca de 23 milhes de hectares so manejados organicamente em aproximadamente 400.000 propriedades orgnicas, o que representa pouco menos de 1% do total das terras agrcolas do mundo. A maior parte destas reas est localizada na Austrlia (10,5 milhes de hectares), Argentina (3,2 milhes de hectares) e Itlia (cerca de 1,2 milho de hectares). A Oceania tem aproximadamente 46% da terra orgnica do mundo, seguida pela Europa (23%) e Amrica Latina (21%). importante destacar que os pases que tm o maior percentual de rea sob manejo orgnico em relao rea total destinada agricultura, computam a rea de pastagem. Assim, por exemplo, em pases como a Austrlia e Argentina mais de 90% da rea de produo orgnica correspondem a reas de pastagem. O mesmo acontece nos pases da Europa: na ustria 80% da rea orgnica refere-se pastagem; na Holanda, 56%; na Itlia, 47%, e no Reino Unido 79%. Numa anlise comparativa entre o tamanho de rea manejada sob o sistema orgnico e o nmero de propriedades orgnicas e possvel perceber que a maior parte do volume da produo orgnica mundial ainda proveniente de pequenas e mdias propriedades.

Estrutura do mercado brasileiro de certificao de orgnicos Existem 19 organismos certificadores operando no Brasil, sendo 12 de origem nacional e sete de organismos certificadores internacionais em territrio brasileiro. Quando se considera o nmero de produtores, mais de 90% do mercado nacional ocupado por quatro organismos certificadores de orgnicos. Quanto distribuio geogrfica no pas, temos as sedes de 17 rgos certificadores: 11 em So Paulo, 01 no Esprito Santo, 01 em Minas Gerais, 02 no Rio Grande do Sul, 01 em Mato Grosso e 01 em Pernambuco. Os programas de certificao se concentram nas regies Sul e Sudeste do pas.

A importncia da agricultura orgnica

Durante as ltimas dcadas a agricultura mudou sua caracterstica atravs do desenvolvimento de novas tecnologias, mquinas agrcolas e indstria qumica. Embora isto tenha impulsionado a produo de alimentos, tambm produziu efeitos colaterais. Simultaneamente os agricultores, preocupados com a ecologia e meio-ambiente, desenvolveram mtodos e processos agrcolas que segundo eles so seguros e sustentveis. Este sistema de produo baseado na interao dinmica entre solo, plantas, animais, pessoas, ecossistema e meio ambiente. O sistema voltado para o melhoramento dos ciclos de vida natural ao invs de destruir a natureza. Baseia-se praticamente nos recursos domsticos disponveis. Estes agricultores, normalmente conhecidos como produtores orgnicos, conseguiram provar para o mundo que seu sistema diferente dos demais sistemas agrcolas e , acima de tudo, competitivo e capaz de fornecer produtos agrcolas de boa qualidade, minimizando os efeitos colaterais. O processamento dos produtos dos sistemas orgnicos de produo visa manter suas qualidades vitais. Isto obtido por uma combinao de reduo do processo de refinao, tecnologias poupadoras de energia e uso reduzido de aditivos e auxiliares de processamento. A agricultura orgnica pode contribuir para um futuro ecologicamente sadio da humanidade. Esta publicao descreve os princpios e ideais da agricultura orgnica e o processamento de produtos do cultivo orgnico.

Caracterizao Este sistema de produo visa a preservao do meio ambiente, da sade dos produtores e dos consumidores de alimentos de origem vegetal e animal " in natura" ou processados. A agricultura orgnica difere da agricultura convencional praticada pela maioria dos agricultores, pelo fato de adotar um sistema de produo que evita ou exclui o uso de insumos produzidos artificialmente, tais como: fertilizantes, agrotxicos e conservantes. A produo orgnica, seja vegetal ou animal, baseia-se na rotao de culturas, no uso de: estercos, leguminosas, adubao verde, composto orgnico, minerais naturais; no controle biolgico de pragas e doenas e no uso de mtodos naturais para combater pragas, doenas e ervas daninhas. Os produtos orgnicos so tambm denominados ou conhecidos como: ecolgicos, biolgicos, biodinmico, naturais, sustentveis, agro-ecolgico. Cada denominao origina de uma corrente ou sistema de produo orgnica cujas tcnicas so distintas ou diferenciadas. Para que um produto receba a denominao de orgnico ou outro nome similar, dever ser proveniente de um sistema no qual tenham sido aplicadas as bases estabelecidas pela Instruo Normativa n 7, do Ministrio da Agricultura e Abastecimento, por um perodo varivel de acordo com a utilizao anterior da unidade de produo e a situao ecolgica atual, mediante as anlise e avaliaes das respectivas instituies certificadoras.

Critrios bsicos para ser agricultura orgnica Proteger a fertilidade natural dos solos, por meio da manuteno dos bons nveis de matria orgnica e do estmulo da atividade biolgica do solo. Empregar prticas mecanizadas com muita cautela. Utilizar nutrientes relativamente insolveis e que estejam disponveis s plantas, pela ao de microorganismos do solo. Adotar, como fonte de nitrognio, o plantio de leguminosas, a inoculao de sementes

com bactrias fixadoras de nitrognio e a incorporao de resduos culturais e de


estercos. Controlar pragas, doenas e ervas daninhas, de preferncia por rotao de culturas, inimigos naturais, uso de variedades resistentes e prprias para a produo orgnica e uso de inseticidas e fungicidas naturais ou no-txicos.

O que produzir organicamente Praticamente, todos os alimentos produzidos pelo sistema convencional (tradicional) podem ser cultivados no sistema orgnico. Porm as pesquisas e experincias mais recentes indicam alguns produtos que comportam melhor no processo de produo orgnica: hortalias, caf, feijo, leite, acar, cogumelo, frutas, milho, carne, flores, plantas medicinais, aromticas e condimentos. Passagem da produo convencional para a produo orgnica Ao trocar de sistema de produo e ou iniciar na produo orgnica, recomenda-se selecionar uma rea adequada e com caractersticas semelhantes s das culturas convencionais, porm evitar locais contaminados por agrotxicos e adubos minerais solveis (qumicos). No iniciar com plantas que so de difcil cultivo e que exigem grande quantidade de agrotxicos e adubos minerais muito solveis.

Escolha do local Dar preferncia a rea ou local virgem, isolado da produo convencional, para evitar que a produo seja contaminada. Caso no seja possvel, recomenda-se o uso de reas que tenham sido cultivadas

pelo sistema convencional, porm realizando um preparo prvio, por meio de plantio de
adubos verdes, gramneas (sorgo, napier, etc.), a adio de calcrio, fosfatos naturais e estercos, at se obterem o equilbrio biolgico do solo e a eliminao dos elementos contaminantes. Nesse caso, o perodo mnimo de manejo orgnico dever ser de 12 meses para

culturas anuais (cereais, hortalias, etc.), de 18 meses para culturas perenes (caf,
banana, etc.) e de 12 meses para pastagens perenes.

Correo do solo A correo do solo deve ser feita com base em resultados de anlise qumica, para

determinar as necessidades iniciais da rea, visando facilitar o bom desenvolvimento e


adaptao das espcies e variedades a serem implantadas. Normalmente, empregam-se calcrio dolomtico, fosfatos naturais, cinzas de madeira, esterco de animais, resduos de culturas, composto orgnico, hmus de minhoca, adubao verde, vermicomposto e biofertilizantes. Clima Devem ser observadas as exigncias climticas de cada espcie a ser cultivada, tanto para as variedades cujas sementes so especficas produo orgnica, quanto para as variedades convencionais.

Sementes e mudas As sementes e mudas devem ser oriundas de produo pelo sistema orgnico. No havendo disponibilidade dessas no mercado, outras podero usar outros produtos, excluindo-

se os transgnicos e os de cultura de tecidos.


Nem todas as espcies cultivadas possuem cultivares ou variedades indicadas para o cultivo orgnico; entretanto, a pesquisa j colocou disposio dos interessados as seguintes espcies com suas respectivas cultivares e/ou variedades :

Obs.: Quando for utilizar sementes e mudas do sistema de cultivo convencional, devem-se fazer testes em pequenas reas, para avaliar sua adaptao, antes de serem plantadas no sistema de cultivo orgnico. poca de plantio A poca de plantio de cada espcie deve ser a mesma indicada para a agricultura convencional, obedecendo-se os mesmos critrios. Preparo , manejo e conservao de solo Utilizar mquinas de uso exclusivo da produo orgnica Usar escarificadores, subsoladores e outros implementos que no invertam a camada arvel e no pulverizem excessivamente o solo. Somente em casos de necessidade, efetuar arao e gradagem Adotar, quando possvel, prticas de cultivo mnimo e de plantio direto Manter cobertura morta e/ou viva, pelo mximo de tempo possvel, para se evitarem excesso de insolao e efeitos negativos causados pelas chuvas Fazer controle da eroso por meio de terraceamentos, faixas de contorno, patamares, curvas de nvel, etc. Cortar (roar) o mato, deixar secar no local e depois enleir-lo entre as quadras formadas por canteiros ou linhas de plantio.

Irrigao e drenagem Podem ser feitas normalmente, desde que de forma correta. A gua utilizada na produo orgnica deve ser de boa qualidade, tanto para irrigao quanto para lavagem ps-colheita. Sugere-se que anlises qumicas, biolgicas e de resduos sejam feitas nessa gua. O ideal que a gua seja de nascentes existentes na propriedade. Manejo do mato Quando possvel deixar as plantas ( mato ) juntamente com as plantas cultivadas, visando aumentar a diversidade de espcies e a proteo do solo. Caso seja necessrio fazer o controle, adotar prticas mecnicas como arao, gradagem, roadas e capinas manuais nas pocas adequadas ou, ento, fazer uso de cobertura morta com restos de cultura, capim seco ou plstico prprio.

Rotao de cultura Na agricultura orgnica, a prtica de rotacionar as culturas de grande importncia, pois proporciona a manuteno do equilbrio biolgico do solo. Nutrio vegetal (adubao) A adubao feita preferencialmente, com adubo orgnico, que geralmente preparado na prpria propriedade, por meio da produo do composto orgnico. Entretanto, podem-se utilizar outros produtos, desde que recomendados por um tcnico, tais como: a) Calcrio calctico, magnesiano e dolomtico. b) Fosfatos naturais e semi-solubilizados, farinha de ossos, termofosfatos e outras fontes de fsforo de baixa solubilidade. c) Resduos decompostos de biodigestores. d) Compostos de resduos vegetais e estercos de animais, desde que isentos de poluentes ou contaminantes. e) Tortas e farinhas de origem animal e vegetal, desde que isentos de contaminantes (agrotxicos, antibiticos, etc.) f) Biofertilizantes

Uso do composto orgnico O composto orgnico deve ser aplicado ao solo imediatamente aps a sua produo, evitando possveis perdas de nutrientes. Recomenda-se aplic-lo antes da arao, prxima ao plantio, incorporando-o terra a uma profundidade de 15 centmetros. Outra forma de aplicar o composto orgnico nos sulcos de plantio e nas covas. Geralmente recomenda-se aplicar 20 a 30 toneladas por hectare, o que corresponde de 1 a 3 quilos/m de terreno.

Adubao Verde Com o objetivo de melhorar a fertilidade do solo e realizar o controle da eroso, plantam-se espcies vegetais nos perodos em que o solo no est sendo utilizado no plantio de culturas comerciais. As principais espcies recomendadas para a adubao verde so: mucuna preta, crotalria juncea, crotalria spectabilis, guandu, nabo forrageiro, aveia preta e tremoo. As leguminosas recomendadas como adubo verde so capazes de fixar o nitrognio no solo, por meio do sistema radicular. Os adubos verdes no devem ser incorporados ao solo. Portanto, recomenda-se roar essas plantas no perodo de florao e antes do plantio da cultura principal (comercial), para serem evitados a rebrota e o desenvolvimento do lenho. A roada pode ser feita com equipamentos como grade de disco, rolo-faca e roadeira.

Manejo de pragas e doenas


Os problemas fitossanitrios mais persistentes devem ser combatidos com mtodos alternativos ou naturais, tais como: controle biolgico, enxofre simples, iscas formicida base de sulfluramida, aminocidos, calda bordaleza, calda Viosa, via-horta, via-caf, calda sulfoclicica, extratos de plantas, biofertilizantes, armadilhas, urina de vaca, detergentes, gua de fumo, produtos homeopticos, cal e outros.

Insumos vedados para uso na agricultura orgnica Adubos minerais de mdia e alta concentrao e solubilidade, incluindo cloreto de

potssio, nitrato de potssio e salitre do Chile.


Agrotxicos e fito-reguladores. Produtos de qualquer natureza ou origem que contenham agentes potencialmente poluentes ou contaminantes. Produtos inorgnicos sintticos, base de metais persistentes no ambiente.

Colheita A colheita ocorre quando a produo atinge o ponto ideal, utilizando-se dos mesmos critrios adotados na agricultura convencional.

Classificao e embalagem
A classificao deve ser feita de acordo com as normas estabelecidas para a produo convencional. As embalagens devem ser rotuladas e diferenciadas das convencionais, visando a identificao e a garantia de agregao de valor ao produto. Comercializao Os exportao. Certificao e selo de qualidade O produto orgnico deve ser certificado por Empresa credenciada junto ao rgo competente, onde o mesmo receber o " selo de qualidade", segundo a Instruo Normativa nmero 07, do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, de 17 de maio de 1999. produtos orgnicos podem ser comercializados em sacoles, varejes, supermercados, feira-livre, agro-mercados comunitrios, entrega domiciliar de cestes e

1. PRINCPIOS DA PRODUO E PROCESSAMENTO ORGNICOS A produo e processamento orgnicos baseiam-se em uma srie de princpios e idias. Todos so igualmente importantes e no esto listados necessariamente por ordem de importncia. Produzir alimentos de boa qualidade em quantidade suficiente. Interagir de forma construtiva e sadia com sistemas e ciclos naturais. Considerar o impacto social e ecolgico mais amplo do sistema de produo e processamento orgnicos. Encorajar e melhorar os ciclos biolgicos dentro do sistema de produo, envolvendo microorganismos, flora e fauna do solo, plantas e animais. Desenvolver um ecossistema aqutico valioso e sustentvel. Manter e aumentar a fertilidade dos solos a longo prazo. Manter a diversidade gentica do sistema de produo e suas redondezas, incluindo proteo das plantas e habitat selvagens.

Promover o uso sadio e cuidados apropriados com a gua, recursos hdricos e com os seres vivos que l habitam. Usar, sempre que possvel, recursos renovveis em sistemas de produo localmente organizados.

Criar um equilbrio harmnico entre agricultura e pecuria.


Propiciar condies adequadas para a sobrevivncia dos animais de criao considerando os aspectos bsicos de seu comportamento inato Minimizar todas as formas de poluio Processar produtos orgnicos usando recursos renovveis Produzir produtos orgnicos totalmente biodegradveis Produzir produtos txteis durveis e de boa qualidade Propiciar a todos os envolvidos na produo e processamento de alimentos orgnicos qualidade de vida de acordo com suas necessidades bsicas, remunerao justa, satisfao no trabalho e meio ambiente sadio. Evoluir em direo a uma cadeia completa - produo, processamento e distribuioque seja socialmente justa e ecologicamente comprometida.

2. ENGENHARIA GENTICA Princpios Gerais A Engenharia Gentica no tm lugar junto produo e processamento orgnicos. Definio Engenharia Gentica um conjunto de tcnicas associadas biologia molecular (tais como o recombinante DNA) pelas quais o material gentico de plantas, microorganismos, clulas e outras unidades biolgicas pode ser alterado sob formas e resultados que no podem ser obtidos por mtodos de reproduo natural ou recombinao natural. Normas 2.1. O programa de certificao dever estabelecer padres e empenhar esforos incluindo documentao relevante para garantir que nenhum produto ou organismo geneticamente modificado seja usado na produo ou processamento orgnicos. Admite-se que em casos excepcionais a contaminao por produtos geneticamente modificados poder estar fora do controle do agente certificador. Conseqentemente, os produtos orgnicos no devero ser rotulados como livres de transgenia (engenharia gentica) ou no MG (Modificados geneticamente), a fim de evitar possveis confuses sobre o produto final. Quaisquer referncia engenharia gentica nos rtulos dos produtos dever limitar-se ao mtodo de produo.

3. PRODUO AGRCOLA E ANIMAL EM GERAL 3.1. Necessidade de Converso Princpios Gerais A Agricultura Orgnica um processo que desenvolve um agrossistema sustentvel e vivel. O tempo transcorrido entre o incio do manejo orgnico e a certificao das culturas ou plantis conhecido como perodo de converso. Todo o sistema de produo agrcola e animal precisa ser convertido segundo s normas orgnicas durante certo tempo. Recomendaes Para que um agro-sistema possa funcionar satisfatoriamente, a densidade de culturas e animais deve ser organizada de forma que todos elementos de um sistema de produo possam interagir. A converso ser atingida depois de determinado tempo. A propriedade pode ser convertida gradativamente. O manejo de todas as lavouras e animais deve ser convertido para o sistema orgnico. A transio para o manejo orgnico dever ser cuidadosamente planejada. Se necessrio este planejamento poder ser atualizado e incluir todos os aspectos relevantes do processo. O programa de certificao dever estabelecer critrios para diferenciar a produo e documentao dos diferentes sistemas de produo sendo que os critrios devero determinar como evitar a mistura dos insumos e produtos .

Normas 3.1.1. Todas as normas devero ser observadas durante o perodo de converso. As normas devem ser aplicadas a todos os aspectos desde o incio at o fim do perodo de converso. 3.1.2. Se apenas parte da propriedade for convertida, o programa de certificao dever fazer com que as partes orgnica e convencional sejam separadas e inspecionadas. 3.1.3. Antes que os produtos de uma propriedade/projeto sejam certificados como orgnicos, devem ser inspecionados durante o perodo de converso. O incio do perodo de converso pode ser calculado a partir da data da ltima aplicao de insumos no aprovados, contanto que se possa comprovar que os critrios do manejo orgnico foram atendidos a partir desta data. 3.1.4. No permitida a produo simultnea convencional, em converso e orgnica de produtos agrcolas e animais que no podem ser claramente diferenciados entre si. 3.1.5. Para garantir uma separao clara entre produo orgnica e convencional, o programa de certificao dever inspecionar todo o sistema de produo se for preciso. 3.1.6. Um perodo de converso completo no ser necessrio onde os critrios do manejo orgnico estiverem sendo adotados h vrios anos e isto puder ser comprovado por vrios meios e fontes.

You might also like