You are on page 1of 26

SEMINRIO SOBRE FRAGILIZAO POR HIDROGNIO

CONCEITO E DEFINIES CAUSAS DA FH OCORRNCIAS CONSEQUNCIAS

COMO EVITAR OU MINIMIZAR A SUA

OCORRNCIA

O efeito que o hidrognio tem sobre algumas propriedades mecnicas dos metais foi descoberto em 1875 pelo ingls W. H. Johnson. Desde ento, apesar da descoberta de poderosas ligas metlicas, a fragilizao por hidrognio continua a ter considervel poder de degradao na resistncia fratura das ligas metlicas. Para entendermos melhor o fenmeno da fragilizao por hidrognio, revisaremos antes alguns conceitos sobre a estrutura dos materiais.

material atravs do movimento dos tomos. Quando os tomos de um elemento se difundem para o interior de um outro, ocorre a chamada interdifuso, ou difuso de impurezas.

Difuso o fenmeno de transporte de

O hidrognio, por ter o menor raio atmico, se encaixa entre ao tomos que compem a estrutura cristalina de um metal ou liga metlica. - difuso intersticial.

Ductilidade a capacidade de um material de se deformar plasticamente quando submetido a tenses de trao.

CONCEITO E DEFINIES

(a) - Fratura frgil

(b) e (c) - Fraturas dcteis

CONCEITO E DEFINIES
Quando o hidrognio atmico se difunde

em algumas ligas metlicas ( especialmente o ao), mesmo que em concentrao muito reduzida, ocasiona grande reduo nas suas propriedades mecnicas de ductilidade e limite de resistncia trao. Esta difuso intersticial dos tomos de hidrognio na estrutura cristalina de uma liga metlica ocasiona a formao e propagao de trincas.

CONCEITO E DEFINIES Este trincamento na EC pode levar a uma

repentina e inesperada fratura frgil da liga metlica, quando submetida a tenses de trao bem abaixo do limite nominal A esse fenmeno de interao do hidrognio com o metal ou liga metlica, dse o nome de fragilizao por hidrognio, ou trincamento induzido pelo hidrognio.

Representao esquemtica da reao entre o hidrognio atmico e o carbono, formando o gs metano (CH4), que , devido ao grande aumento da presso, provoca o trincamento da estrutura transgranular.

CONCEITO E DEFINIES A fragilizao por hidrognio , no sentido

mais correto, uma falha, e no propriamente uma das oito formas de corroso. Para que ocorra, so necessrias duas condies: A presena de alguma fonte de hidrognio; A possibilidade de formao do hidrognio atmico.

FONTES DE HIDROGNIO
Podemos classificar a FH ( ou HE, do ingls

Hydrogen Embrittlement) em dois tipos, devido fonte de hidrognio: Ambiental, devido ao fornecimento de hidrognio pelo ambiente, ou seja, pelas reaes de corroso e proteo catdica; Estrutural, devido presena de hidrognio durante processos qumicos ou metalrgicos de determinado produto metlico.
.

CONCEITO E DEFINIES O ingresso e difuso do hidrognio atmico

se d pelo contato da liga com o produto das reaes de corroso e proteo catdica. Ex: Zn em sol. cida.

CONCEITO E DEFINIES
Introduo de hidrognio na liga durante

tratamentos trmicos e qumicos, como a decapagem, eletrogalvanizao e soldagem em ambientes com atmosfera que contenha hidrognio ( incluindo o vapor dagua). Aqui se incluem os processos de metalurgia, como por exemplo, na usinagem, perfurao ou soldagem, pelo uso de lubrificantes no apropriados.

VENENOS
Existem compostos que catalisam a

fragilizao por hidrognio por retardarem a formao do hidrognio molecular e, consequentemente, aumentarem o tempo de exposio da pea ao hidrognio atmico. Estas substncias so chamadas de venenos, geralmente base de enxofre e arsnio. O Sulfeto de hidrognio ( H2S), o mais agressivo destes, encontrado em fluidos derivados do petrleo e gs natural.

SUSCEPTIBILIDADE FH
Quanto maior a resistncia de um ao, mais

suscetvel estar fragilizao por hidrognio. As ligas CFC, como as ligas de cobre, alumnio e nquel, alm dos aos austenticos, so relativamente resistentes FH, especialmente por terem elevada ductilidade. Porm, no podem ser deformadas a frio para endurecimento.

SUSCEPTIBILIDADE FH
A FH a maior causa de avaria em

parafusos.

os aos austenticos, so relativamente

resistentes FH, especialmente por terem elevada ductilidade. Porm, no podem ser deformadas a frio para endurecimento.

AES PARA REDUZIR A FH

O melhor mtodo para controlar os danos causados pelo hidrognio prevenir o contato entre o metal e o hidrognio, uma vez que o fenmeno se d devido interao fsica entre os dois. Alm disso, pode-se minimizar os danos atravs do controle do ambiente e controle metalrgico.

AES PARA REDUZIR A FH

O controle do ambiente envolve o controle da temperatura, presso,umidade, presena de venenos, produtos de corroso e adequao da liga metlica utilizada ao ambiente. O controle metalrgico envolve a minimizao de contaminao por hidrognio durante a fundio, forja, soldagem, usinagem, limpeza qumica ( como a decapagem) e eletrodeposio da pea ou estrutura metlica, que usa a prpria pea como catodo.

AES PARA REDUZIR A FH


Tratamento trmico da liga para diminuir o

limite de resistncia trao; Identificao e remoo da fonte de hidrognio; Substituir a liga por uma mais resistente fragilizao. Cozimento da liga a uma temperatura elevada para eliminar resduos de hidrognio dissolvido.

AES PARA REDUZIR A FH

hidrognio na estrutura molecular da liga. Adicionando-se 1,5% de Titnio ao ao, por exemplo, aumenta o tempo de difuso do hidrognio ao mximo e diminui a taxa de difuso, devido criao de micro gradientes de presso que reduzem a velocidade de difuso.

O uso de aditivos reduz a difuso do

AES PARA REDUZIR A FH

Controle da proteo catdica Outro detalhe importante o controle da proteo catdica, que tambm gera hidrognio e este pode se difundir no interior da liga a ser protegida. O ideal suplementar este mtodo de proteo com outros mtodos que minimizem a gerao de hidrognio.

CONCLUSO

A possibilidade de danos causados pela fragilizao do hidrognio deve ser considerada no projeto de sistemas e estruturas mecnicas, especialmente se houver a presena de compostos base de enxofre ou arsnio. de hidrognio.

CONCLUSO

Especial ateno deve ser dada ao estudo dos compostos presentes ou potencialmente encontrados no ambiente de trabalho onde ir trabalhar a pea ou estrutura metlica, levando-se em conta os venenos e hidrocarbonetos e derivados do petrleo. Todas as fontes de hidrognio devem ser consideradas e eliminadas ( ou minimizadas), de modo que a principal causa da fragilizao seja controlada.

CONCLUSO

Tratamentos trmicos como o recozimento , mostram-se bastante eficientes, a fim de se reduzir a dureza e eliminar o hidrognio residual interior. Por fim, o conhecimento deste fenmeno de essencial importncia para que se possa otimizar recursos, reduzir falhas e aumentar a confiabilidade de um sistema mecnico em ambientes propcios em que estejam presentes ligas metlicas, especialmente ligas de ao.

You might also like