You are on page 1of 13

ESIDM Apresentao 11 ano

Ato locutrio Atos de fala Ato ilocutrio Ato perlocutrio


Professora: Olga Nunes
In Gramtica da Lngua Portuguesa, Clara Amorim e Catarina Sousa, Areal Editores Domnios Gramtica da Lngua Portuguesa, Zacarias Santos Nascimento e M do Cu Vieira Lopes, Pltano Editora Gramtica de Portugus, Vasco Moreira e Hilrio Pimenta com reviso cientfica de Maria Aldina Marques, Porto Editora

Tipologia

Atos de Fala
Sempre que algum fala, realiza trs aes: o Um ato locutrio: corresponde enunciao de palavras/frases que
o

veiculam uma determinada mensagem. Um ato ilocutrio: ao proferir um enunciado, o locutor realiza uma ao (ex.: prometer, pedir, ordenar , etc.). Ou seja, um ato locutrio produzido num determinado contexto comunicativo, com determinadas intenes e sob certas condies. Um ato perlocutrio: o resultado ou efeito provocado no interlocutor por um determinado ato ilocutrio (ex.: convencer, persuadir, assustar, etc.)
Ato

Ex: O seguinte enunciado de um professor na sala de aula: Est a ficar escuro!

locutrio: um professor pronuncia uma frase que obedece s regras gramaticais e contextualmente correta. Ato ilocutrio: trata-se da ao de afirmar ou ordenar (de modo indireto), que levar a uma determinada ao por parte do interlocutor. Ato perlocutrio: ser a ao realizada pelo interlocutor. Neste caso, os atos locutrio e ilocutrio do professor podero levar um aluno a acender a luz ou a abrir os estores.

possvel classificar os atos ilocutrios com base nas intenes comunicativas (objetivo ilocutrio) e na funo que assumem no contexto da sua enunciao (fora ilocutria).
o

Dois enunciados podem ter o mesmo objetivo ilocutrio, mas foras ilocutrias diferentes, por exemplo, uma ordem e um pedido tm o mesmo objetivo ilocutrio de levar algum a agir, mas foras ilocutrias distintas j que a primeira tem a fora ilocutria de uma ordem e a segunda de um pedido. A fora ilocutria: permite ao interlocutor identificar o objetivo comunicativo do locutor num determinado contexto enunciativo, assegurando assim a correta interpretao do enunciado. Esta pode marcar-se atravs de vrios mecanismos lingusticos: Entoao, Ordem das palavras, modo verbal (ex.: imperativo) Determinados verbos na 1 pessoa do Presente do Indicativo (Ex.: prometo, aviso, ordeno, etc.) Assim os enunciados que se seguem, embora formalmente idnticos, possuem foras ilocutrias distintas: o A Leonor sai do carro. Assero o A Leonor sai do carro? Pergunta o Leonor, sai do carro! Ordem

Ato ilocutrio assertivo


Relacionar o locutor com a verdade (de algo) de uma proposio expressa no enunciado.
Verbos utilizados: admitir, afirmar, asserir, concordar , constatar, descrever, discordar, informar, negar, responder, verificar, etc.
Em suma: aquele em que o enunciado est relacionado com o valor de verdade, podendo ser submetido ao teste do verdadeiro/falso

Ex: A reunio s dez horas. Admito que tinhas razo.

Ato ilocutrio diretivo


: Levar o interlocutor a dizer ( ato ilocutrio diretivo de resposta verbal b)) ou a fazer alguma coisa (ato ilocutrio diretivo de resposta no verbal a) e c)) , a validar a realizao de um ato verbal ou no verbal futuro. (ordem, pedido, convite, sugesto, etc.)
Verbos: aconselhar, atrever-se, avisar, convidar, desafiar, esperar, implorar, mandar, ordenar, pedir, perguntar, proibir, querer, requerer, solicitar, sugerir, suplicar, etc. Em suma: ocorre quando o locutor pretende que o interlocutor realize algo. Ex: a) Feche-me essa janela. b) Que horas tens? c) Est quieto!

Ato ilocutrio compromissivo


: Colocar o locutor na obrigao de realizar futuramente a ao expressa no enunciado, formulando uma promessa, uma ameaa, um juramento, etc.
Enquanto os atos ilocutrios diretivos colocam o interlocutor na obrigao de realizar uma ao, os compromissivos colocam essa obrigatoriedade no locutor.
Verbos: afianar, assegurar, comprometer-se com, garantir, jurar, prometer, responsabilizar-se por, tencionar, etc. Em suma: aquele em que o locutor se compromete a fazer algo
Ex: Telefono-te amanh. s dez horas, no caf. Prometo que te devolvo o livro na prxima semana.

Ato ilocutrio expressivo


Exprimir o estado psicolgico do locutor relativamente ao contedo do seu enunciado.
- Verbos: adorar, agradecer, congratular-se, dar boasvindas,/psames/parabns, detestar, felicitar, gostar, lamentar, odiar, pedir desculpa , etc. - Frases e expresses exclamativas com adjetivos valorativos (Que livro fantstico!) - Frases exclamativas com verbos de valor afetivo , como adorar, gostar, odiar, etc. (Adoro viajar!) Em suma: aquele em que o locutor expressa sentimentos ou emoes em relao ao estado de coisas Ex: Adoro chocolate! Detesto favas! Parabns pelo resultado.

Ato ilocutrio declarativo


Criar um novo estado de coisas havendo simultaneidade entre o dizer e o fazer.
Alm da correta enunciao, exige condies extralingusticas: um locutor cujo estatuto garanta a criao do estado de coisas enunciado em cenrio predeterminado pelas normas sociais da formalidade ou das convenes sociais (cartrio notarial, igreja, tribunal, congresso, etc.)
Verbos: admitir, absolver, batizar, condenar declarar, demitir, despedir, excomungar, nomear, etc. Em suma: o que cria um estado de coisas. caracterstico de rituais como o casamento, o batismo, etc. Ex: Declaro-vos marido e mulher. Nomeio-o Vice-Presidente.

Ato ilocutrio declarativo assertivo


Renem os objectivos dos declarativos e os dos assertivos. O interlocutor reconhece a autoridade do locutor.
Em suma: o locutor, investido de autoridade, responsvel pela tomada de decises.

Ex: Considero fundamental que deixe de fumar.


(mdico)

a resposta do Jos que est correcta.


(professor)

Ato de fala indireto


um ato de fala em que o locutor transmite no seu enunciado mais do que aquilo que realmente diz, ou transmite algo diferente:
Ex:

Sabe onde fica o centro de congressos?

O locutor no pretende apenas uma resposta do tipo sim/no/no sei, mas pretendeu, de facto, transmitir Diga-me onde fica o Centro de Congressos.
http://dt.dgidc.min-edu.pt/

ATOS DE FALA DIRETOS Atos ilocutrios


Quadro Sntese

Exerccios: Diogo, probo-te terminantemente de fumar! Diretivo


O locutor tenta que o interlocutor pratique uma ao no verbal: no fumar.

Prometo-te que vou deixar de fumar em breve. Compromissivo


O interlocutor compromete-se na prtica do de enuncia: deixar de fumar

O Diogo deixou de fumar. Assertivo


Relaciona o locutor com o valor de verdade do contedo do seu enunciado.

Ests linda!
Expressa o estado psicolgico do locutor sobre o contedo do seu enunciado.

Juro que serei pontual.


O locutor compromete-se prtica de uma ao futura: ser pontual

Parabns, conseguiste!
Expressa o estado psicolgico do locutor sobre o contedo do seu enunciado

Nasci em Faro em 1978.


Relaciona o locutor com o valor de verdade do contedo do seu enunciado

Podia dizer-me a que horas chega o Expresso de Coimbra?


Tenta que o interlocutor pratique uma ao (neste caso verbal), por ter reconhecido o enunciado do locutor

You might also like