You are on page 1of 51

RESIDUOS SLIDOS

INTRODUO
A

disposio final de resduos slidos tem se constitudo num dos mais difceis problemas

de preservao ambiental.
At

meados da dcada de setenta, a gerao e o descarte dos resduos slidos mereciam

pouca ou nenhuma referncia na legislao ambiental de quase todos os pases.


No

de surpreender, portanto, a existncia generalizada de situaes de disposies

irregulares desses resduos em todo o mundo.


No

Brasil, o primeiro regulamento legal sobre o assunto foi portaria do Ministrio do

Interior Minter 053 de 01/03/79.


A

gerao de resduos industriais, apesar das aparncias contrrias, no um fato alheio ao

universo cultural da sociedade em que ela se d.


A

mentalidade que aceita conviver com a gerao desenfreada de resduos, a mesma que

tolera a ineficincia e o desperdcio.

INTRODUO (CONTINUAO)

Por maiores que sejam os investimentos em instalaes e mquinas, no haver chance de progresso sem mudana de comportamento.

A existncia de estoque de resduos industriais em situao irregular ou


inadequada uma realidade de mbito mundial. Esses estoques so encontrados em praticamente todas as regies onde existam ou existiram

atividades industriais, anteriores dcada de setenta.

Eram disposies tidas como adequadas, mas que hoje, em funo do avano da legislao ambiental e da conscincia, transformaram-se em problemas que requerem solues em mdio prazo. Outra caracterstica universal a dificuldade de eliminao desses resduos. No mundo todo, as tecnologias disponveis so, em geral, muito caras.

NORMAS: RESDUOS SLIDOS


De acordo com a norma NBR 10004, resduos slidos apresentam-se em estado slido e semisslido. Resultam de atividades de origem: industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, servios e varrio.

Resduos urbanos Domiciliar Comercial Servios Poda de jardins e plantas Varrio e limpeza urbana Resduos industriais Perigosos No inertes Inertes Resduos de servio de sade Comuns Spticos

Resduos agrcolas; Resduos radioativos; Entulhos;

Construo e Demolio .

Resduos especiais;
Pneus; Pilhas; Lmpadas

fluorescentes.

CLASSIFICAO DOS RESDUOS

Conforme a norma NBR 10004, os resduos so agrupados em trs classes:

Resduos Classe I: Perigosos Resduos Classe II: No Inertes Resduos Classe III: Inertes

RESDUOS CLASSE I

So os resduos slidos ou misturas de resduos que, em funo


de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e patogenicidade, podem apresentar riscos sade pblica, provocando ou contribuindo para um aumento de mortalidade ou incidncia de doenas, e/ou apresentar efeitos adversos ao meio ambiente, quando manuseados ou dispostos de forma inadequada.

CLASSE I (PERIGOSOS LISTAGEM 1)


Amianto; Lixo Hospitalar; Tintas e solventes; leos e graxas; Lmpadas fluorescentes; Baterias e pilhas; Cimento; Cinzas de fornos e caldeiras; Borras oleosas; Embalagens de produtos qumicos.

RESDUOS CLASSE II NO PERIGOSOS

So os resduos slidos ou misturas de resduos slidos que no se enquadram na Classe I (perigosos) ou na Classe III (inertes). Estes resduos podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade ou solubilidade em gua. No inertes.

CLASSE II (NO INERTE LISTAGEM 2)


Lixo orgnico; Lixo domstico no reciclvel; Lixo domstico reciclvel; Resduos vegetais de varrio e jardinagem.

RESDUOS CLASSE III - NO PERIGOSOS


Quaisquer resduos que, quando amostrados de forma representativa (NBR 10007) e submetidos a um teste de solubilizao (NBR10006), Eles no se decompem com facilidade. E podem permanecer por anos no meio ambiente.

CLASSE III (INERTE LISTAGEM 3)

Resduos de construo civil;

Sucata metlica;
Sucata de borracha;

Madeira;
Rocha; Terra; Vidro; Papel.

Tempo de decomposio Material Papel Palito de Fsforo Papel plastificado Casca de banana ou laranja Tempo 2 a 4 semanas 6 meses 1 a 5 anos 2 anos

Chiclete
Latas Ponta de cigarro Couro Sacos plsticos Cordas de nylon Latas de alumnio

5 anos
10 anos 10 a 20 anos 30 anos 30 a 40 anos 30 a 40 anos 80 a 100 anos

Tecido
Vidro Pneus Garrafas plsticas

100 a 400 anos


4.000 anos indefinido indefinido

PANORAMA DO LIXO NO BRASIL


Quantidade de lixo coletado 157,7 toneladas por dia Destinao adequada = 46,6%

RESPONSABILIDADES PELO GERENCIAMENTO DOS RESDUOS SLIDOS


De quem a responsabilidade pelo gerenciamento de cada tipo de lixo?
TIPOS DE LIXO Domiciliar Comercial Pblico Servios de sade RESPONSVEL Prefeitura Prefeitura * Prefeitura Gerador (hospitais etc.)

Industrial Portos, aeroportos e terminais ferrovirios e rodovirios


Agropecurio

Gerador (indstrias)
Gerador Gerador (produtor rural)

Entulho

Gerador *

Obs.: (*) a Prefeitura responsvel por pequenas quantidades (geralmente menos que 50 kg ou 100 lts), e de acordo com a legislao municipal especfica. Maiores quantidades de responsabilidade do gerador.

COLETA DE LIXO
a retirada de material slido resultante de atividades domiciliares, comerciais, pblicas, industriais, de unidades de sade etc., acondicionado em sacos plsticos e/ou recipientes, ou colocados nas caladas ou

logradouros e destinados a vazadouro, aterro etc.

COLETA SELETIVA DE LIXO


a separao e acondicionamento de materiais reciclveis em

sacos ou nos locais onde o lixo produzido, objetivando,


inicialmente, separar os resduos orgnicos (restos de alimentos, cascas de frutas, legumes etc.) dos resduos

inorgnicos (papis, vidros, plsticos, metais etc.).


Esta prtica facilita a reciclagem porque os materiais, estando mais limpos, tm maior potencial de reaproveitamento e comercializao.

A coleta seletiva, embora ainda incipiente no Brasil (corresponde a menos de 3,0% do lixo coletado), tende a

crescer com o tempo, sendo apontada como uma das


alternativas mais viveis para a reduo da quantidade de lixo a ser disposto em aterros sanitrios (ou outros

destinos).
Isto aumenta o tempo de vida dos j existentes e reduz a necessidade de abertura de novos aterros, alm de minimizar a disposio inadequada do lixo (lixes, corpos dgua, etc.)

COLETA SELETIVA DE LIXO


QUESTO:
Quem faz a coleta seletiva do lixo nas cidades?

COLETA SELETIVA DE LIXO


Voc acha que a coleta seletiva deveria continuar sendo feito por catadores de materiais reciclveis ou por empresas?

COLETA SELETIVA DE LIXO

Existem 3 tcnicas ou estratgias de coleta e separao


seletiva do lixo: 1) Separao pelo gerador 2) Postos ou centrais de coleta 3) Usinas de separao e reciclagem Formas de Separao:

Lixo seco: papel, metal, vidro, madeira Lixo molhado: material orgnico

COLETA SELETIVA DE LIXO


CINZA em geral no reciclvel ou misturado, ou contaminado no passvel de separao AZUL papel/papelo VERMELHO plstico AMARELO metal VERDE vidro PRETO madeira BRANCO resduo ambulatorial e de servios de sade

MARROM resduo orgnico

LARANJA resduo perigoso


ROXO resduo radioativo

Cdigo de Cores (Resoluo Conama n. 275/2001)

CRITRIOS DE ARMAZENAMENTO

Perigoso: Longe de guas, locais com contrapisos revestidos de concreto e devidamente cobertos e arejados, aparatos de conteno, Valetas. Lquidos: No devem ultrapassar 95% de seu volume dentro do compartimento, manter um espao de 10 cm para possvel dilatao evitando transbordamento. Txicos: Os cidos e bases devem passar pelo processo de neutralizao, acompanhar a ficha FISPQ (Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos). Hospitalares: Sua embalagem deve ser efetuada com plstico duplo e disposto dentro de uma caixa de papelo, as agulhas usadas devero ser destrudas antes do descarte.

ACONDICIONAMENTO DOS RESDUOS

Consiste no ato de embalar os resduos segregados, em sacos ou recipientes que evitem vazamentos e resistentes. A capacidade dos recipientes de acondicionamento deve ser compatvel com a gerao diria de cada tipo de resduo.

DESTINO DO LIXO
Resduo Descartado Sem Tratamento Caso o lixo no tenha um tratamento adequado, ele acarretar srios danos ao meio ambiente: 1 - Poluio do solo: alterando suas caractersticas fsico-qumicas, representar uma sria ameaa sade pblica tornando-se ambiente propcio ao desenvolvimento de transmissores de doenas, alm do visual degradante associado aos montes de lixo. 2 - Poluio da gua: alterando as caractersticas do ambiente aqutico, atravs da percolao do lquido gerado pela decomposio da matria orgnica presente no lixo, associado com as guas pluviais e nascentes existentes nos locais de descarga dos resduos. 3 - Poluio do ar: provocando formao de gases naturais na massa de lixo, pela decomposio dos resduos com e sem a presena de oxignio no meio, originando riscos de migrao de gs, exploses e at de doenas respiratrias, se em contato direto com os mesmos.

DESTINO DO LIXO

Resduo descartado com tratamento

A destinao final e o tratamento do lixo podem ser realizados atravs dos seguintes mtodos: Aterros sanitrios (disposio no solo de resduos domiciliares); Reciclagem energtica (incinerao ou queima de resduos perigosos, com reaproveitamento e transformao da energia gerada); Reciclagem orgnica (compostagem da matria orgnica); Reciclagem industrial (reaproveitamento e transformao dos materiais reciclveis); Esterilizao a vapor e desinfeco por microondas (tratamento dos resduos patognicos, spticos, hospitalares).

COMPOSTAGEM

o processo de reciclagem dos resduos orgnicos, aqueles provenientes de podas e cortes de rvores, grama, restos de cozinha (restos de alimentos, cascas de frutas, verduras, legumes), resduos de capina, folhas, palhada, estercos de animais, restos de culturas agrcolas. A compostagem o meio de transformao destes resduos orgnicos em composto ou adubo orgnico utilizvel na agricultura

COMPOSTAGEM

COMPOSTAGEM
O processo composto por 2 etapas: 1) Degradao: a digesto por microorganismos (bactrias, fungos, protozorios) e insetos do material orgnico; 2) Maturao e humidificao: transformao em composto curado e hmido que serve como condicionador de solo.

Durante essas etapas, recomendvel que a leira seja molhada e revirada, periodicamente. O composto est pronto, geralmente, quando apresenta cor marrom, matria homognea, cheiro agradvel de terra e que no esquenta mais, mesmo quando revolvido.

Todo o processo pode demorar de 3 a 6 meses.

COMPOSTAGEM
VANTAGENS:

a compostagem fornece um material rico em nutrientes que melhora o desenvolvimento de plantas, jardins e grama; o uso de composto aumenta os nutrientes desse solo, reduzindo o recurso ao uso de fertilizantes qumicos; o composto atua no solo como uma esponja, ajudando o solo a reter a humidade e os nutrientes; os solos ricos em composto so menos afetados pela eroso;

a compostagem reduz significativamente a quantidade de resduos que


iriam para os aterros, lixes ou jogados nas reas rurais (que poderiam poluir solo e gua);

reduz a atrao de vetores de doenas;

COMPOSTAGEM
USOS DO ADUBO ORGNICO: O produto da compostagem do resduo o Adubo Orgnico. Ele pode ser utilizado: para plantio e manuteno de gramados, hortas, rvores frutferas; em vasos de flores como composto; como corretivo de solo em larga escala; para produzir biofertilizante;

A partir do abudo orgnico pode ser feito tambm o biofertilizante, produzido em tambores com gua fechados e fermentados por 30 a 40 dias. O biofertilizante pulverizado em pomares, hortas e plantaes.

PRODUO DE (BIO)ENERGIA

Biomassa todo o recurso renovvel de origem animal ou vegetal que

pode ser utilizada na produo de energia.

A produo de energia por produzida mais com menos e com menor impacto ambiental, de forma mais eficiente, com a utilizao racional dos

recursos naturais.

Os produtos energticos derivados desses processos so principalmente de 3 tipos - gs, biogs e briquetes substituem os combustveis de origem fssil com vantagens econmicas (menor preo de insumos), apresentam baixa emisso de Gases Efeito Estufa (GEE), reduzem os impactos ambientais em solo e gua e podem suprir as necessidades de energia de uma pequena propriedade rural.

PRODUO DE (BIO)ENERGIA

GS

O gs produzido pelo gaseificador pode substituir em grande parte o leo diesel


para acionamento dos geradores com o objetivo de suprir a eletricidade e calor em propriedades rurais sem acesso rede eltrica.

BIOGS

O biogs pode ser utilizado, em substituio ao Gs Liquefeito de Petrleo (GLP), para as atividades de cozimento ou para aquecimento de estufas e gerao de energia eltrica com aplicao residencial, comercial, industrial e rural, como

climatizao das instalaes para criao de animais.

BRIQUETES

Os briquetes ou carvo ecolgico so utilizados em substituio lenha nas atividades de cozimento e caldeiras a vapor nas pequenas agroindstrias ou destinados ao mercado para indstrias de panificao, pizzarias, entre outros.

PROCESSOS TRMICOS
Existe uma grande variedade de tcnicas de tratamento baseadas na aplicao de calor aos resduos, os chamados processos trmicos. Os produtos resultantes do emprego dessas tcnicas dependem da quantidade de calor utilizada. Os processos trmicos mais usuais incluem: Incinerao; Co-processamento; Pirlise; Plasma.

INCINERAO

o processo de eliminao de resduos atravs da sua combusto (queima controlada) . A incinerao recomendada para os resduos dos servios de sade e de portos e terminais. Os incineradores so reatores com cmaras de alta temperatura (entre 800C e 1.200C) e atmosferas oxidantes. Fatores a serem controlados: quantidade de oxignio, turbulncia, temperatura e tempo de permanncia. Aps a incinerao so eliminados resduos do processo, as cinzas e os gases: Cinzas: resultante da queima do resduo corresponde a apenas 10% a 30% do peso e volume do material original; Gases: durante o processo de combusto so liberados gases altamente txicos e poluentes (metano, etano, monxido e dixido de carbono, xidos de enxofre, cloretos, cidos) que precisam ser resfriados e filtrados.

INCINERAO
Outra condio para incinerao correta a recuperao da energia (calor) . A queima a cu aberto, que no deve ser permitida, o processo em que a combusto do lixo sem qualquer tipo de equipamento, resulta em produo de fumaa e gases txicos que poluem o ar e em cinzas (geralmente com matria no queimada completamente) que poluem o solo e a gua.

INCINERAO

ALGUNS RESDUOS QUE PODEM SER TRATADOS POR INCINERAO: EMBALAGENS, SACARIAS, BOMBONAS, LATAS, TAMBORES VAZIOS; BORRAS OLEOSAS; LODO DO TRATAMENTO DE EFLUENTES; LEO USADO; RESDUOS ASSOCIADOS (TRAPOS, EPIS, MADEIRA, ETC. CONTAMINADOS COM LEO); PRODUTOS QUMICOS; RESDUOS DE PINTURA E OUTROS REVESTIMENTOS; RESDUOS DE PODA DE VEGETAO; SERRAGEM COM LEO; SOLVENTES; PLSTICO E BORRACHA.

CO-PROCESSAMENTO

O co-processamento consiste no reaproveitamento de resduos. O tempo de residncia e a temperatura do forno de cimento normalmente entre 1400 e 1500C) so adequados para destruir termicamente a matria orgnica. Esses fornos tambm devem ter mecanismos de controle de poluio atmosfrica para minimizar a emisso de particulados para a atmosfera. Esta uma alternativa de baixo custo frequentemente utilizada para tratamento trmico de grande variedade de resduos. Monitoramento Necessrio: Emisses atmosfricas, temperatura, tempo, oxigenao.

CO-PROCESSAMENTO

CO-PROCESSAMENTO

ALGUNS RESDUOS QUE PODEM SER TRATADOS POR CO-PROCESSAMENTO BORRAS OLEOSAS; LODO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES; LEO USADO; PNEUMTICOS USADOS; LEOS E GRAXAS; TINTAS E SOLVENTES; PLSTICO; BORRACHA; SOLOS CONTAMINADOS; REFRATRIOS USADOS; CINZAS DE FORNOS; EPIs CONTAMINADOS.

PIRLISE

A pirlise consiste na decomposio qumica do resduo orgnico por calor na ausncia de oxignio. Os resduos selecionados devem ser triturados e enviados a um reator piroltico onde os compostos orgnicos so volatilizados e parcialmente decompostos. Apesar de ser um processo energeticamente autossustentvel, visto que o seu balano energtico positivo (produz mais energia do que consome), necessrio aquecer inicialmente os resduos utilizando eletricidade, em virtude da falta de oxignio. A vantagem deste processo a limitao da produo de particulados. A pirlise um processo muito eficiente de destinao final de resduos slidos. Porm, por ser ainda custoso no que tange sua manuteno, necessita de maior aprimoramento tecnolgico.

PLASMA
O plasma o gs ionizado por meio de temperaturas superiores a 3000 C, tornando-se uma forma especial de material gasoso que conduz eletricidade. A caracterstica de alta energia e temperatura do plasma permite um tempo de reao curto em relao ao incinerador clssico, permitindo uma velocidade de destruio mais alta e a construo de reatores menores.

DISPOSIO (OU DESTINAO) FINAL


Lixo

a descarga de resduos sobre o solo sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica.

DISPOSIO (OU DESTINAO) FINAL

Lixo Desconsidera: A rea que est sendo feito o descarte O escoamento de lquidos formados Liberao de gases Espalhamento de resduos leves pela ao do vento Controle dos tipos e quantidade de resduos Principais impactos: Proliferao de vetores Contaminao do solo e guas subterrneas pela infiltrao de chorume Disposio de resduos de servio de sade e resduos industriais Presena de pessoas e animais sem qualquer tipo de proteo

DISPOSIO (OU DESTINAO) FINAL


Aterro Controlado Local utilizado para despejo do lixo coletado, em bruto, com o cuidado de, aps a jornada de trabalho, cobrir esses resduos com uma camada de terra diariamente, sem causar danos ou riscos sade pblica e segurana, minimizando os impactos ambientais.

DISPOSIO (OU DESTINAO) FINAL


Aterro Controlado Principais impactos: Minimizao da poluio visual Desconsidera a formao de lquidos e gases No reduz a poluio do solo, gua e atmosfrica (no h impermeabilizao ou sistemas de drenagem)

DISPOSIO (OU DESTINAO) FINAL


Aterro Sanitrio

Local utilizado para disposio final do lixo, onde so aplicados critrios de engenharia e normas operacionais especficas para confinar os resduos com segurana, do ponto de vista do controle da poluio ambiental e proteo sade pblica. Para ser considerado sanitrio: impermeabilizao de fundo e laterais; drenagem e tratamento de chorume drenagem e tratamento de gases; cobertura diria do resduo; compactao; e, drenagem de guas pluviais

DISPOSIO (OU DESTINAO) FINAL

DISPOSIO (OU DESTINAO) FINAL

You might also like