You are on page 1of 37

CENTRO DE INFORMAO DA ONU

UNIC Rio

Contexto histrico
Antes da ONU
Organismos internacionais sobre assuntos especficos: Unio Internacional das Telecomunicaes (1865) e Unio Postal Universal (1874). Em 1899, realizou-se Primeira Conferncia Internacional da Paz (Haia). Liga das Naes (1919)

A Criao da ONU
50 pases reunidos em So Francisco redigem a Carta das Naes Unidas. Aprovao da Carta da ONU: 26 de junho de 1945

Entrada em vigor: 24 de outubro de 1945 Dia das Naes Unidas

Sede principal da ONU: Nova York

Sedes tambm em:

Genebra

Viena

Nairbi

A Carta da ONU
Documento base da Organizao, com 111 artigos, divididos em 16 captulos
um tratado internacional que codifica os mais importantes princpios das relaes internacionais, da igualdade entre os Estados at a proibio do uso da fora nas relaes internacionais. Estabelece todos os deveres e obrigaes dos PasesMembros ou Estados-Membros que fazem parte da ONU; Estabelece tambm quais sero os rgos e o como a Organizao funcionar;

Estados-Membros da ONU
Todo pas pode ser membro da Organizao, basta assinar e ratificar a Carta; A eleio de novos membros feita pela AssembleiaGeral da ONU aps recomendao do Conselho de Segurana; 193 pases fazem parte da ONU.

Propsitos da ONU:
Manter a paz e a segurana internacionais;

Desenvolver relaes de amizade entre as naes, baseadas no respeito aos princpios de igualdade de direitos e autodeterminao dos povos;
Cooperar para resolver problemas internacionais nas reas econmica, social, cultural e humanitria e promover os direitos humanos; Ser um centro onde os pases possam se reunir para discutir aes comuns para obter solues a esses problemas.

Princpios da ONU:
A Organizao se baseia no princpio da igualdade soberana de todos os seus membros;
Todos os membros se obrigam a cumprir os compromissos da Carta; Todos devero resolver suas controvrsias internacionais por meios pacficos, de modo que no sejam ameaadas a paz, a segurana e a justia internacionais; Todos devero abster-se, em suas relaes internacionais, de recorrer ameaa ou ao emprego da fora contra outros Estados.

Deveres estabelecidos pela Carta:


Todos devero dar assistncia s Naes Unidas em qualquer medida que a Organizao tomar em conformidade com os preceitos da Carta, abstendo-se de prestar auxlio a qualquer Estado contra o qual as Naes Unidas agirem de modo preventivo ou coercitivo;

Nenhum preceito da Carta autoriza as Naes Unidas a intervirem em assuntos que so essencialmente da alada nacional de cada pas.

Idiomas oficiais da ONU


Idiomas falados no mundo: aproximadamente sete mil. Lnguas oficiais da ONU: ingls, espanhol, francs, russo, chins e rabe.

Lnguas de trabalho: ingls e francs.

Oramento da ONU
Aprovado pela sesso plenria da Assembleia Geral (bianual); Elaborado pelo Secretrio-Geral, examinado por um grupo de peritos votado na Assemblia Geral; Oramento regular 2012/2013: 5,15 bilhes de dlares*; Quantia paga determinada pela Assembleia Geral (mximo 22% e mnimo 0,01%); Brasil 2012: 1, 611% do oramento regular (30 milhes de dlares) Os pases que no pagam perdem o voto na Assembleia (se o total de suas contribuies atrasadas for igual ou exceder a soma das contribuies correspondentes aos dois anos anteriores completos).

*gastos militares 2012: 1,7 trilhes 340 vezes

A Assembleia Geral
o rgo central da ONU

Todos os Pases-Membros (193) participam da Assembleia


Igualdade entre os membros (um pas, um voto)

A Assembleia Geral (cont.)


Assuntos em pauta: paz e segurana, aprovao de novos membros, questes de oramento, desarmamento, cooperao internacional em todas as reas, direitos humanos; A Assembleia pode fazer recomendaes sobre qualquer questo dentro dos limites da Carta; Resolues funcionam como recomendaes: no so vinculantes.

Secretariado
Presta servios aos demais rgos principais da ONU Administra os programas e as polticas elaborados por eles, incluindo as foras de paz

dirigido pelo Secretrio-Geral

Funes do Secretariado:
Administrao das foras de paz; Anlise de problemas econmicos e sociais; Preparao de relatrios sobre meio ambiente ou direitos humanos; Sensibilizar a opinio pblica internacional sobre o trabalho da ONU; Organizar conferncias internacionais; Traduzir todos os documentos oficiais da ONU nas seis lnguas oficiais da Organizao; Cerca de 44 mil pessoas trabalham para o Secretariado nos mais diversos lugares do mundo.

Secretrio-Geral
o funcionrio administrativo de nvel mais alto da ONU; Desempenha todas as funes que lhe so atribudas pela Assembleia, pelo Conselho de Segurana e os outros rgos; Exerce funes de negociador, baseado em sua independncia, imparcialidade e integridade.

Cada Secretrio-Geral da ONU define sua prpria agenda.

O atual Secretrio-Geral das Naes Unidas o sul-coreano Ban Ki-moon. Ele assumiu suas funes em 1 de janeiro de 2007 e foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos at 2016. Ele o oitavo Secretrio-Geral da Organizao.

Conselho de Segurana
Responsvel por manter a paz e a segurana internacionais. Quinze membros: cinco permanentes (direito a veto): Estados Unidos, Rssia, China, Inglaterra e Frana

Dez no-permanentes: Argentina (que deixar o Conselho no final de 2014), Azerbaijo (2013), Austrlia (2014), Guatemala (2013), Luxemburgo (2014), Marrocos (2013), Paquisto (2013), Repblica da Coreia (2014), Ruanda (2014) e Togo (2013).

Principais funes do Conselho de Segurana


Manter a paz e a segurana internacionais; Investigar toda situao que possa vir a se transformar em um conflito internacional; Recomendar a criao de novas foras de paz; Determinar o mandato e a durao das misses; Elaborar planos de regulamentao de armamentos; Solicitar aos pases que apliquem sanes econmicas e outras medidas para impedir ou deter alguma agresso.

Conselho Econmico e Social (ECOSOC)


Cuida das questes econmicas e sociais da Organizao e das agncias e programas da ONU que fazem parte do Sistema das Naes Unidas. Tem 54 membros eleitos por um perodo de trs anos. Cada membro tem direito a um voto e as decises so aprovadas por maioria simples.

Principais funes do ECOSOC


Coordena o trabalho econmico e social da ONU e das instituies e organismos especializados do Sistema; Colabora com os programas da ONU; Desenvolve pesquisas e relatrios sobre questes econmicas e sociais; Promove o respeito aos direitos humanos e s liberdades fundamentais.

A Corte Internacional de Justia


A Corte o nico rgo da ONU que no funciona em NY (Haia); Responsvel por toda a parte judicial da ONU; Resolve questes jurdicas envolvendo os membros da ONU; Somente pases e no pessoas podem recorrer corte;

Tem 15 juzes.

Conselho de Tutela
Criado para supervisionar a administrao de 11 territrios que estavam sob tutela internacional em 1945 para que eles pudessem se tornar independentes e ter um governo prprio. ltimo Estado a estar sob-tutela da ONU foi Palau. O funcionamento do Conselho est formalmente suspenso desde 1994. A extino deste rgo est prevista na reforma da ONU e dever ser votada na Assembleia Geral.

O Sistema ONU
Formado por organizaes autnomas, com seus prprios oramentos e funcionrios internacionais, ligadas ONU atravs de acordos internacionais; Agncias: se juntaram ONU (reportam ao ECOSOC); Programas: criados pela ONU (reportam Assembleia e ao ECOSOC); Tambm desenvolvem programas em conjunto.

O Sistema ONU (cont)


Fundos ou Programas e Agncias Especializadas (cerca de 30); Esto vinculados de diversas formas ONU; Tm uma rea especfica de ao; Prestam assistncia tcnica e humanitria nas mais diversas reas;

A ONU no Brasil
A presena das Naes Unidas em cada pas varia de acordo com o grau de desenvolvimento do mesmo e das demandas apresentadas por cada Governo prpria ONU. No Brasil, o Sistema das Naes Unidas est representado por diversas agncias, fundos, programas e outros escritrios da Organizao que desenvolvem suas atividades de forma coordenada atravs do Grupo de Representantes dos Escritrios da ONU no Brasil (conhecido por sua sigla em ingls, UNCT).

O UNCT
O UNCT presidido pelo Coordenador Residente, posto normalmente ocupado pelo Representante Residente do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Seu principal objetivo maximizar, de maneira coordenada, o trabalho da ONU, para que o Sistema possa proporcionar uma resposta coletiva, coerente e integrada s prioridades e necessidades nacionais, no marco dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio e dos demais compromissos internacionais.

O UNCT (cont)
A forma de apoio que o Sistema das Naes Unidas d ao Brasil muda de uma agncia para outra, j que elas desenvolvem no Pas as tarefas indicadas por seus respectivos mandatos e atuam em reas especficas.
Em geral, estas representaes trabalham em parceria entre elas, e desenvolvem projetos em conjunto com o governo tanto a nvel federal como estadual e municipal , com a iniciativa privada, instituies de ensino, ONGs e a sociedade civil brasileira, sempre com o objetivo de buscar, conjuntamente, solues para superar os desafios e dificuldades presentes na criao e implementao de uma agenda comum em favor do desenvolvimento humano.

O Sistema ONU no Brasil


Funcionam no Brasil diversos escritrios da ONU. A maioria sediada em Braslia.
Cerca de 100 funcionrios internacionais e quase 700 funcionrios nacionais trabalham no Sistema ONU no Brasil. Programas e Fundos: Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF); o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); o Alto Comissariado das Naes Unidas para Refugiados (ACNUR); o Fundo de Populao das Naes Unidas (UNFPA); o Programa das Naes Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT); a Entidade das Naes Unidas para a Igualdade de Gnero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres); o Programa Conjunto das Naes Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS); o Programa de Voluntrios da ONU (UNV); e o Escritrio das Naes Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Agncias: Organizao Internacional do Trabalho (OIT); Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao (FAO); Organizao das Naes Unidas para Educao, Cincia e Cultura (UNESCO): Organizao Mundial da Sade (OMS) atravs da Organizao Panamericana da Sade (OPAS); Banco Mundial; Fundo Monetrio Internacional (FMI); Organizao da Aviao Civil Internacional (ICAO); Unio Internacional de Telecomunicaes (UIT); Organizao das Naes Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO); e Organizao Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Alm dos programas e agncias, outros escritrios tem representaes no Brasil:Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe (CEPAL); Instituto das Naes Unidas para Formao e Pesquisa (UNITAR); Centro Internacional de Polticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG); e o Centro de Informao da ONU para o Brasil (UNIC Rio). Tambm abriram recentemente no Brasil o Centro de Excelncia contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos e futuramente um escritrio da Estratgia Internacional de Reduo de Desastres. O UNIC Rio o nico escritrio que depende diretamente do Secretariado da ONU, em Nova York.

O Brasil na ONU
O Brasil participa dos processos de tomada de deciso e do trabalho das Naes Unidas principalmente por meio de quatro representaes permanentes nas cidades de Nova York (Estados Unidos), Genebra (Sua), Roma (Itlia) e Paris (Frana).
A funo das representaes acompanhar de perto a agenda da ONU, ter informaes mais especficas sobre os trabalhos e ampliar a participao do Pas no Sistema. As despesas destas representaes so inteiramente custeadas pelo Ministrio das Relaes Exteriores do Brasil.

A atual representante do Brasil a Embaixadora Maria Luisa Viotti.

Mais informaes

onu.org.br unicrio.org.br un.org

UNIC Rio
Centro de Informao das Naes Unidas no Brasil (Julho 2011)

You might also like