You are on page 1of 22

Conhecimentos Bsicos da Legislao Educacional

Famlia, Escola e Estatuto da Criana e do Adolescente na Formao do Cidado Pleno


Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 Ttulo II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS Captulo I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade....

Famlia, Escola e Estatuto da Criana e do Adolescente na Formao do Cidado Pleno


Abordagem Histrica da Constituio Social do Ser Humano:

Famlia ; Escola; Comunidade; Sociedade.

CONSTITUIO FEDERAL Art. 227


DA FAMLA DEVER

DA SOCIEDADE
DO ESTADO

Assegurar s crianas e adolescentes, com ABSOLUTA PRIORIDADE

CONSTITUIO FEDERAL Art. 227


Assegurar s crianas e adolescentes, com ABSOLUTA PRIORIDADE DIREITO : VIDA SADE ALIMENTAO EDUCAO LAZER PROFISSIONALIZAO CULTURA DIGNIDADE RESPEITO LIBERDADE CONVIVNCIA COLOCL-LOS SALVO DE: NEGLIGNCIA DISCRIMINAO EXPLORAO VIOLNCIA CRUELDADE OPRESSO

DOUTRINA DE PROTEO INTEGRAL


Os grandes eixos: C.F. 1988 E.C.A. 1990 E. C. A.: Lei que cria condies de se exigir Direitos Art. 227-C. F Promoveu 3 Direitos

Menor Carente: detentor de Direitos e no um portador de necessidades. Sujeito de direitos exigveis. MUDANA: Tudo o que Direito da criana e do adolescente dever da geraes adultas.

ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE


Lei 8069/90

Abolio das categorias MENOR e SITUAO IRREGULAR; Incluso crianas e jovens destinatrios de DIREITOS; Despolicializao questo de justia social; Municipalizao proteo especial; Participao (art. 227 e 204 da CF); Criao de novos mecanismos: Conselho de Direitos; Fundo para a Infncia e Adolescncia; Conselhos Tutelares; Revogao do Cdigo de Menores.

A FAMLIA NA DCADA DOS ANOS 80 E 90. COMO ELA EST ESTRUTURADA HOJE

E DA? Quando soube que estava grvida, quis ter meu filho e continuar minha vida ao lado de Eugnia, com quem vivo h treze anos. Chico sente falta do pai, que morreu cinco dias antes dele nascer. Eu tive um pai e uma me e sei quanto isso bom. Ns conversamos muito com ele sobre a nossa orientao sexual e acho que ele segura bem a onda. Na escola, quando algum grita:Sua me sapato, ele responde: E da?. Cssia Eller

TTULO I
Das disposies Preliminares Art. 2 Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Pargrafo nico. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. (omissis) Art. 4 dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder poltico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Art.5 Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, punido da forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus direitos fundamentais.

TTULO II
Dos Direitos Fundamentais Captulo I Do Direito Vida e Sade

Art. 7 A criana e o adolescente tm direito a proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, e em condies dignas de existncia.

TTULO II
Dos Direitos Fundamentais Captulo III Do Direito Convivncia Familiar e Comunitria

Art. 19 Toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes.

ESTE SER MEU DESTINO!

Meu corpo se estica por bem ou por mal

Onde descansa minha alma morta

TTULO II
Captulo IV Do direito Educao, Cultura, ao Esporte, ao Lazer Art. 53 A criana e o adolescente tm direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho, assegurando-se-lhes: I igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II direito de ser respeitado por seus educadores; III direito de contestar critrios avaliativos, podendo recorrer s instncias escolares superiores; IV direito de organizao e participao em entidades estudantis; V acesso escola pblica e gratuita prxima de sua residncia.

Pargrafo nico direito dos pais ou responsveis ter cincia do processo pedaggico bem como participar da definio das propostas educacionais.

TTULO II Captulo IV
Do direito Educao, Cultura, ao Esporte, ao Lazer

Art. 54 dever do Estado assegurar criana e ao adolescente:


I Ensino Fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria; II Progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao Ensino Mdio. III Atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia preferencialmente na rede regular de ensino; IV atendimento em creche e pr-escola s crianas de zero a seis anos de idade; V acesso aos nveis mais elevados de ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a

capacidade de cada um;


VI oferta de ensino noturno regular adequado s condies do adolescente trabalhador; VII atendimento no ensino fundamental, atravs de programas suplementares de materiais didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade;

TTULO II
Captulo IV Do direito Educao, Cultura, ao Esporte, ao Lazer

1 o acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo

2 o no oferecimento do ensino obrigatrio pelo poder pblico ou sua oferta irregular


importa responsabilidade da autoridade competente; 3 compete ao poder pblico recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, juntos aos pais ou responsvel, pela freqncia escola.

Art. 55 Os pais ou responsvel tm a obrigao de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

TTULO II
Captulo IV Do direito Educao, Cultura, ao Esporte, ao Lazer

Art. 56 Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicaro ao Conselho Tutelar os casos de:

I maus-tratos envolvendo seus alunos;


II reinterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, esgotados os recursos escolares; III elevados nveis de repetncia. Art. 58 No processo educacional respeitar-se-o os valores culturais, artsticos e histricos prprios do contexto social da criana e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criao e o acesso s fontes de cultura.

TTULO II
Captulo V Do direito Profissionalizao e Proteo no Trabalho Art. 60 proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condio de aprendiz.

Art. 65 Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, so assegurados os direitos trabalhistas e previdencirios.

TTULO III
Da Preveno

Captulo I Disposies Gerais


Art. 70 dever de todos prevenir a ocorrncia ou violao dos direitos da criana e do adolescente.

Eu sou a m sorte, descaso da morte, a ltima imagem que voc quer ver.

TTULO III Captulo II


Da Preveno Especial Seo II Dos Produtos e Servios Art 81 proibido a venda criana ou adolescente de: I - Armas, munio e explosivos;

II bebidas alcolicas;
III produtos cujos componentes possam causar dependncia fsica ou psquica ainda que por utilizao indevida; IV fogos de estampido e de artifcio, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano fsico em caso de utilizao indevida; V revista e publicaes a que alude o artigo 78; VI bilhetes lotricos e equivalentes.

TTULO II
Das Medidas de Proteo Captulo I Disposies Gerais Art. 98 As medidas de proteo criana e ao adolescente so aplicveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaados ou violados: I por ao ou omisso da sociedade ou do Estado; II por falta, omisso ou abuso dos pais ou responsvel; III em razo de sua conduta.

Somente aps a ltima rvore derrubada, O ltimo rio poludo, O ultimo peixe morto, O homem descobrir que no pode...

...Comer Dinheiro.

You might also like