You are on page 1of 11

Pau de chuva

O pau de chuva um tipo de maraca cilndrica tubular, um instrumento que produz um som similar ao da chuva tendo origem nas culturas indgenas do passado. Atravs do tempo, o pau de chuva tem sido usado de diversas formas por vrias culturas. Actualmente, por exemplo em algumas partes do mundo tem um significado cultural como um instrumento tradicional associado vinda da chuva, sendo utilizado para fins cerimoniais, e em outros lugares simplesmente utilizado como instrumento musical de percusso.

Flauta de P
A flauta de p um instrumento musical sul americano, e o nome genrico dado a instrumentos musicais constitudos por um conjunto de tubos fechados numa extremidade, ligados uns aos outros em feixe ou lado a lado. Os tubos so graduados e de diferentes tamanhos, no tm bocal e so soprados com os lbios tangenciando as extremidades superiores. Conforme o local onde so construdas, a flautas podem ter caractersticas e nomes diversos, como siringe, na Grcia antiga, nai da Romnia, siku ou antara nos Andes, etc. Foram denominadas p por associao ao deus grego P. Eram muito populares entre os etruscos e os gregos, desde o sculo VI a.C., com o nome de syrinx ou syringa panos. Hoje, a flauta-de-p uma pea importante na msica folclrica da Romnia, Myanmar, Oceania e dos pases andinos.

Tarka
As tribos Brasileiras e Norte-americanas no mantinham registos escritos do seu passado histrico, j que as suas tradies eram transmitidas para as suas geraes futuras oralmente, por meio de musicas e lendas. As flautas dos nativos norte americanos se assemelham no que diz respeito riqueza de sons s flautas dos povos Andinos pois pela forma que so feitas elas podem produzir uma quantidade quase infinita de sons, ou melhor, de notas musicais.

Quena
A quena (tambm chamada de qina ou kena) um instrumento musical de sopro, da famlia das flautas. feita de bambu, madeira ou at mesmo acrlico e executada atravs do sopro em uma reentrncia em sua extremidade superior. originria da Amrica Latina e representa um papel central na msica do Peru e demais pases andinos. Possui 6 furos por onde so obtidas as digitaes para as notas. um instrumento transpositor com afinao na tonalidade sol maior (G). Embora tenha se originado como um instrumento pentatnico, desenvolveu-se para permitir a execuo cromtica.

Congas
Conga um tambor semelhante ao "atabaque" usado em par ou trio, sustentado em suportes para que o instrumentista toque em p. O instrumento possui um casco cnico ovalado, quase como um barril (o que o diferencia do atabaque que tem casco cnico ou cilndrico). Este instrumento musical de origem cubana ecoa um som mdio grave, e sua forma cnica ovalada foi historicamente originada da utilizao de barris sem tampas com peles esticadas em uma das "bocas" do barril atravs de cordas, modelo utilizado at incio do sculo XX.

Zabumba
Tambor confeccionado de pranchas de madeira coladas com veios alternados ou metal, no formato de caixas cilndricas, tambm conhecido por zabumba, de mdias e grandes dimenses e sonoridade grave, sendo tocado ou percutido por varetas, macetas ou baquetas, em superfcie com uma ou duas membranas esticadas em uma das bases, as quais, percutidas, produzem sons indeterminados, muito usado para marcar o ritmo em determinados gneros musicais.

charango
O charango o instrumento o mais velho da corda na Amricalatina com 10 cordas. O charango (ou quirquincho, do quechua kirkinchu, tatu) um pequeno instrumento de cordas sul-americano da famlia do alade, que tem aproximadamente 66 cm de comprimento, tradicionalmente feito com a carapaa das costas de um tatu.

MSICA
Los Chunkas - Monte Punku CHOLA CUENCANA La flor de la canela Los Chunkas - Tanto Mar

You might also like