You are on page 1of 11

Trabalho realizado por :

Micaela Pascoal N24 7B

A msica indiana est dividida nas seguintes modalidades: - Clssica - Semi-clssica - Devocional - Folclrica - Popular

Base de criao musical com 5, 6 ou 7 notas relacionadas com as horas do dia, estaes do ano, castas, emoes, etc. Apesar de as notas serem um elemento importante do raga, este no se resume a uma escala. Vrios ragas podem compartilhar a mesma escala. Acredita-se que as Ragas actuam directamente no funcionamento do nosso sistema nervoso. A combinao de cada nota ou acorde, bem como o arranjo entre eles actuam de uma forma particular sobre os plexos, tambm chamados de chacras na cultura indiana.

Sitar : instrumento de cordas , provavelmente o mais popular da ndia. O corpo feito de madeira e a tomba feita de abbora. Pode ter de 3 a 7 cordas Tabla :instrumento de percusso. constituda por dois tambores chamados tabla e dagga . Os tambores so feitos de madeira e o topo coberto com uma pele esticada.

Tambura: instrumento composto por cordas dedilhadas e brao sem trastos , que costuma acompanhar a voz.

Vina: instrumento de cordas muito antigo, que utiliza duas caixas de ressonncia, normalmente feitas de cabaa, tocado por um plectro de metal.

Harmnio indiano: aerofone de teclas que no originrio da ndia mas se baseia no rgo de palhetas (harmnio) levado pelos europeus no sc. XIX .

A msica indiana est bastante associada dana. Bharathanatyam a dana mais popular da ndia. uma dana clssica tradicional ,onde os danarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. Na ndia, a msica considerada como prece ou orao e tambm uma das mais antigas formas de expresso humana

A dana indiana inclui elementos descritivos, onde so narradas aventuras de deuses e heris mticos. Na dana indiana, d-se muito valor expresso corporal e facial , tendo em conta as emoes da msica. As raparigas, aprendem a danar desde muito pequenas, e so obrigadas a treinar muito, porque para arranjar marido na ndia, necessrio danar muito bem.

Pandit Ravi Shankar: o msico mais famoso da ndia . Ficou conhecido por tocar sitar. Na sua carreira de 50 anos, fez inmeras contribuies para a msica erudita indiana no mundo. M.S. Subbulakshmi vocalista carnatic : nascida no templo Born , Subbulakshmi cresceu rodeada de msica. Deu o seu primeiro recital quando tinha apenas 10 anos e lanou o 1 disco por volta desse perodo.

Ustad Zakir Hussain: reconhecido como o mais brilhante tocador de tabla dos nossos dias. filho do grande Ustad Alla Rahka. Hussain talvez o acompanhador mais procurado dos nossos dias. Em 1988 foi agraciado pelo Presidente da ndia com o prmio "Padma Shri" Pandit Nikhil Banerjee: ficou conhecido pela doura da sua personalidade e pela maneira como tocava sitar. A sua morte inesperada em 1986 foi um choque para o mundo da msica erudita.

You might also like