You are on page 1of 30

Teoria Cosmognica

Aleksandr Oparin

Aleksandr Oparin
Oparin se formou na Universidade de Moscou em 1917. Em 1924 publicou a mais moderna e aceita teoria para explicar o surgimento da vida na Terra, a partir da evoluo qumica gradual de molculas baseadas em carbono em uma "sopa primordial".

INTRODUO
Por volta de 1930, um cientista russo chamado Aleksandr Oparin formulou uma nova hiptese para explicar a origem da vida, sem recorrer a fenmenos sobrenaturais ou extraterrestres Oparin possua conhecimentos em astronomia, geologia, biologia e bioqumica e o utilizou pra formar a sua teoria.

DADOS ASTRONMICOS

A anlise das estrelas permitiu a concluso de que as leis qumicas so universais. Deduziu-se que os constituintes dos outros planetas e do Sol, dada a sua origem comum, devem ser os mesmos que a Terra primitiva conteve. A atmosfera primitiva da Terra deve ento ter contido tomos de carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio, que se ligaram formando os compostos amnia (NH3), metano (CH4), hidrognio (H2) e vapor de gua (H2O).

Nessa poca ainda no havia gs oxignio (O2), nem nitrognio (N2), como Jpiter ou Saturno, cuja gravidade impediu a dissipao desses gases para o espao.

DADOS GEOFSICOS

os vulces lanam gases para a atmosfera;

as rochas sedimentares com mais de 2300 M.a. em frica e na Amrica do Norte so menos oxidadas que as mais recentes, revelando uma atmosfera pobre em oxignio molecular.

DADOS BIOLGICOS

o mundo biolgico reflete uma unidade de origem e constituio; os elementos fundamentais dos seres vivos so C, H, O, N, P e S, vulgarmente abreviado para CHONPS; os aminocidos so compostos orgnicos bsicos;

as provas da evoluo so irrefutveis, demonstrando que as condies e os organismos nem sempre foram o que so atualmente; os raios U.V. podem promover reaes entre compostos e degradar molculas orgnicas;

MODELO EVOLUTIVO DE OPARIN


Quando a comunidade cientfica aceitou finalmente a ideia da lenta evoluo das espcies, estava o terreno propcio para o surgimento da primeira explicao racional para a origem da Vida. Oparin considerou que as condies para a origem da Vida surgiram como uma etapa natural, includa no constante movimento da matria.

Existiam gases como o metano, o hidrognio e a amnia (que oferecem carbono, hidrognio e nitrognio). Com a ausncia de oxignio, ocorria grande bombardeamento de raios UV na superfcie da Terra.

A persistncia da atividade vulcnica por milhes de anos teria provocado a saturao de umidade da atmosfera. Nesse caso a gua no mais se mantinha como vapor.

Oparin imaginou que a alta temperatura do planeta, a atuao dos raios ultravioleta e a ocorrncia de descargas eltricas na atmosfera (relmpagos) pudessem ter provocado reaes qumicas entre os elementos que compunha a atmosfera, essas reaes daria origem a aminocidos.

Comeavam ento a cair as primeiras chuvas que no retornavam atmosfera com o vapor de gua e assim permaneciam sobre as rochas quentes. Presumiu tambm que as molculas de aminocidos, sob o estmulo do calor, pudessem combinar-se por ligaes peptdicas. Assim surgiriam molculas maiores - as primeiras protenas.

A insistncia das chuvas por milhares ou milhes de anos acabou levando ao aparecimento dos primeiros mares da Terra. E para estes mares foram arrastadas, com as chuvas, as protenas e aminocidos que permaneciam sobre as rochas.

Com a formao das protenas, conforme a temperatura da Terra ia diminuindo, iam se tornando mais complexas e fazendo cada vez mais ligaes, transformando a gua dos oceanos em grandes sopas orgnicas. As protenas formadas foram se aglomerando, at formar os coacervados.

Coacervado

Em algum momento dessa evoluo, os coacervados evoluram, surgindo nelas sistemas envoltos por membrana lipoproteica (protenas e de lipdios ), com uma molcula de cido nuclico em seu interior e adquiriram a capacidade de se alimentar e reproduzir, dando origem a um ser vivo primitivo muito simples.

A COMPROVAAO EXPERIMENTAL
O bioqumico Miller tentou reproduzir em laboratrio algumas das condies previstas por Oparin. Construiu um aparelho, que era um sistema fechado, no qual fez circular durante 7 dias uma mistura de gases: metano, hidrognio, amnia e vapor de gua estavam presentes. Um reservatrio de gua aquecido temperatura de ebulio permitia a formao de mais vapor de gua, que circulava arrastando os outros gases.

Num certo lugar do aparelho, a mistura era submetida a descargas eltricas constantes, simulando os raios das tempestades que se acredita terem existido na poca. Um pouco adiante, a mistura era esfriada e, ocorrendo condensao, tornava-se novamente lquida. Ao fim da semana, a gua do reservatrio mostrou a presena de muitas molculas orgnicas, entre as quais alguns aminocidos.

Miller, com esta experincia, no provava que aminocidos realmente se formaram na atmosfera primitiva; apenas demonstrava que, caso as condies de Oparin tivessem se verificado, a sntese de aminocidos teria sido perfeitamente possvel.

CRTICAS HIPTESE
O hidrognio muito leve e escapa-se gravidade da Terra com muita facilidade logo talvez no tenha predominado na atmosfera primitiva; o oxignio poderia existir em maior quantidade pois as enormes quantidades de vapor de gua produzidas podiam ser decompostas em hidrognio e oxignio pelos U.V.,

Como tero surgido as molculas reguladoras e autoreplicveis ? No foi possvel esclarecer devidamente se foi a protena ou o cido nuclico a primeira molcula a surgir na evoluo qumica, ou se ambos surgiram simultaneamente.

Atualmente, considera-se o RNA foi a primeira molcula a surgir.

CONCLUSO
Aleksandr Ivanovitch Oparin revolucionou a ideia do surgimento da vida embasando-se na teoria de Darwin (atravs de competio e seleo natural, determinadas formas de organizao molecular tornaram-se dominantes e caracterizam as molculas vivas de hoje) e de Pasteur (que derrubou a Teoria da Gerao Espontnea) sem recorrer a fenmenos sobrenaturais ou extraterrestres.

A partir dos conhecimentos que detinha, props que a vida na Terra surgiu h cerca de 4,5 bilhes de anos, surgindo o primeiro ser vivo a partir da combinao de elementos qumicos presentes na Terra primitiva. A seleo natural conduziu a evoluo qumica, favorecendo conjuntos moleculares bem adaptados e eliminando outros. Sua teoria de suma importncia, pois, hoje a mais moderna e aceita pelos astrnomos.

Centro Educacional Roberto Porto Componentes: Ana Maria Lopes Ribeiro Camila Lorena Medina Cruz Camila Sousa de Souza Haminadaibe Loureiro Mrcia Gabrielle Almeida Meireles Tarciane Clemente de Carvalho

Turma: MAM 1 PEP Tarde

You might also like