You are on page 1of 25

GRUPO II

Cap Ado

Cap Fabiana Nara

Cap Gomes

Cap Islndia

Cap Antonia

Cap Etevaldo

DISCRIMINAO RACIAL

Contextualizao

Positivao dos direitos

Abertura/ Introduo

rgos de proteo

Visita ao Centro/ Encerramento

Comunidades quilombolas

PRECONCEITO - Opinio formada antecipadamente, sem maior ponderao ou conhecimento dos fatos. Trata-se de um pr-julgamento. DISCRIMINAO - Separar, distinguir, estabelecer diferenas. A discriminao racial corresponde ao ato de apartar, separar, segregar pessoas consideradas racialmente diferentes. RACISMO - Teoria que sustenta a superioridade de certas raas em relao a outras. Defende a segregao racial e at mesmo a extino de determinadas minorias.

O SISTEMA COLONIAL BRASILEIRO Plantation: Latifndio. Monocultura Mo de obra escrava

Insero do negro na sociedade brasileira


Como os negros eram tratados nas fazendas

Resistncia negra

Movimento abolicionista e a Abolio da Escravatura


- Lei Bill Aberdeen (1845) - Lei Eusbio de Queiroz (1850): Fim do trfico negreiro - Lei Nabuco de Arajo(1854): Fiscalizao policial e Sano aos traficantes de escravos - Lei do Ventre Livre ou Rio Branco (28 de setembro de 1871) liberdade aos filhos de escravos. - Lei Saraiva Cotegipe ou dos Sexagenrios (1885 ): Liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. - Lei urea (13 de maio de 1888): Fim da escravido

A vida dos negros aps a abolio da escravido

CONSTITUIO FEDERAL DE 1988


Art 5, inc XLII- a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei.

LEI N 7.716 DE 05/01/DE 1989(LEI ANTI-RACISMO)


Art 1 Sero punidos, na forma desta lei, os crimes resultantes de discriminao ou preconceito de raa, cor, religio ou procedncia nacional. 1 incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminao de raa ou de cor ou prticas resultantes do preconceito de descendncia ou origem nacional ou tnica: II- impedir a ascenso funcional do empregado ou obstar outra forma de benefcio profissional. Pena: recluso 2(dois) a 5(cinco) anos.

Lei n 9.459 de 15/05/1997


Acrescentou o 3 ao artigo 140 do Cdigo Penal brasileiro (injria racial). Art 140- injuriar algum, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena: deteno de 1(um) a 6(seis) meses, ou multa. 3- se a injria consiste na utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio, origem ou a condio de pessoa idosa ou portadora de deficincia: Pena: recluso de 1(um) a 3(trs) anos e multa.

-Lei n 12.288 de 20/07/2010 (estatuto da igualdade racial)


Art 1 Esta lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir populao negra a efetivao da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos tnicos individuais, coletivos e difusos e o combate discriminao e s demais formas de intolerncia tnica.

Lei n 10.558 de 13/11/2002 ( programa diversidade na universidade)


Art 1 Fica criado o Programa Diversidade na Universidade, no mbito do Ministrio da Educao, com a finalidade de implementar e avaliar estratgias para a promoo do acesso ao ensino superior de pessoas pertencentes a grupos socialmente desfavorecidos, especialmente dos afrodescendentes e dos indgenas brasileiros.

Lei N 10.639 de 09/01/2003


A lei n 9634/96 (LDB) acrescida dos seguintes artigos: Art 26-A Nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, torna-se obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira. Art. 79-B O calendrio escolar incluir o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Conscincia Negra.

Lei n 12.711 de 29/08 2012 ( Lei de Cotas)


Regulamentada pelo decreto lei n 7.824 de 11 de outubro de 2012. Vagas destinadas ao ensino mdio e superior de Instituies pblicas Federais. 50% das vagas ampla concorrncia 50% das vagas destinadas estudantes oriundos de escolas pblicas: - Pelo menos 25% destinadas a estudantes cuja renda familiar no exceda a um salrio e meio. - Vagas destinadas a estudantes que se autodeclaram pretos, pardos e indgenas, em proporo a populao estadual assim declarada no ltimo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE).

DELEGACIAS ESPECIALIZADAS NO COMBATE DISCRIMINAO RACIAL


Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerncia no Estado de So Paulo (DECRADI), criada por meio do Decreto Estadual n 50. 594, de 22 de maro de 2006. Delegacia de Defesa e Proteo dos Direitos Humanos e Represso s Condutas Discriminatrias do Estado do Piau, criada por meio da lei complementar n 51, de 23 de agosto de 2005. Funciona Rua 24 de janeiro, n 500 Centro- Teresina-PI.

ESTATSTICAS DA DELEGACIA DE DEFESA E PROTEO DOS DIREITOS HUMANOS E REPRESSO AS CONDUTAS DISCRIMINATRIAS ENVIADOS A JUSTIA NOS ANOS DE 2010 A 2012.
ANO INJRIA RACIAL ABUSO DE AUTORIDADE/AMEAA/TORTURA E OUTROS 15 16 9 TOTAL

RACISMO 0 1 0

2010 2011 2012

4 6 15

19 23 24

QUILOMBO
Termo originrio do idioma africano quimbundo. Significa: sociedade formada por jovens guerreiros que pertenciam a grupos tnicos desenraizados de suas comunidades. Caracterstica central: autonomia. Prticas produtivas alternativas ao sistema econmico oficial da escravido.

LEI DE TERRAS DE 1850 (transio da escravido para o regime


de trabalho assalariado: impossibilidade do acesso de negro e seus descendentes terra + Imigrao Europia + Teses cientficas que apresentavam negros e negras como raa inferior = A marginalizao da populao negra + A no previso de acesso terra por parte da populao negra + Racismo

RECONHECIMENTO DO TERRITRIO DAS POPULAES A PARTIR DE SUA ANCESTRALIDADE Conveno 169 da OIT (1989) Art. 68 do Ato das Disposies Transitrias da CF (Regulamentao em 2003) IDENTIFICAO, RECONHECIMENTO, DELIMITAO, DEMARCAO, TITULAO=Propriedade Definitiva das Terras (INCRA)

COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO BRASIL (Total =2847) Regio Sul Rio Grande do Sul Santa Catarina Paran Regio Sudeste Minas Gerais So Paulo Esprito Santo Rio de Janeiro 175 148 19 8 375 204 85 52 34 Regio Norte Par Tocantins Amap Rondnia Amazonas Regio Centro Oeste Mato Grosso Gois Mato Grosso do Sul 442 403 16 15 05 03 131 73 33 25 Regio Nordeste Maranho Bahia Piau Pernambuco Cear Rio Grande do Norte Alagoas Sergipe Paraba 1.724 734 469 174 102 79 68 52 29 17

TITULAO DOS TERRITRIOS QUILOMBOLAS: de forma coletiva e indivisa. uma terra que no est no mercado, reservada ao usufruto exclusivo das comunidades quilombolas

REGULARIZAO FUNDIRIA: direito de uso e posse; acesso s polticas pblicas do governo federal voltadas para os remanescentes de quilombos como abastecimento dgua, estradas, eletrificao, servios de sade e saneamento.

TITULAO DOS TERRITRIOS QUILOMBOLAS NO PIAU Territrio Olho dgua dos Pires (Esperantina)

Territrio Stio Velho (Assuno do Piau)


Territrio Volta do Campo Grande (Campinas do Piau)

Territrio Fazenda Nova e Territrio Morrinhos (Isaias Coelho)

CRIAO DO CENTRO O Centro Afro-Cultural Coisa de Ngo foi criado em 1990, por um grupo de adolescentes e jovens negros do Estado do Piau, oriundos do movimento popular e religioso, tendo como metas o resgate, a valorizao e a preservao da cultura afrobrasileira no Estado, combatendo o racismo, a discriminao e a violncia em geral.

AES DESENVOLVIDAS Exerce atividades diversas de formao, capacitao e qualificao,desenvolvendo as potencialidades artsticas e favorecendo a profissionalizao de seus participantes, tais como: - oficinas e cursos sobre canto, dana, percusso, batik - estimulam a esttica negra - realizam seminrios e debates sobre negritude e cidadania, histria da frica e cultura africana, sexualidade, drogas

- participam da coordenao nacional das comunidades quilombolas e do frum nacional de mulheres negras - resgatam a prtica das religies de matrizes africanas ( Umbanda) - promovem apresentaes artsticas em comunidades urbanas e rurais e em eventos comemorativos em Teresina e em outras cidades do Piau.

INSTALAES E COLABORADORES O Centro no possui sede prpria. Atualmente as reunies e ensaios ocorrem em uma sala de aula, cedida por uma escola municipal localizada na Av. Boa Esperana, zona norte da capital. Conta com um grupo de colaboradores compostos por professores, artistas, universitrios, coordenadores de terreiros e outros, dentre eles pessoas de outras raas, o que contribui para amenizar as dificuldades enfrentadas pela falta de estrutura e de apoio financeiro com os quais o Centro convive. .

You might also like