You are on page 1of 17

ASPECTOS LEGAIS NO ATENDIMENTO PODOLGICO AOS PACIENTES PORTADORES DO HIV

Belo Horizonte MG, 2011

Objetivo
Ao fazer este trabalho, queramos apresentar um trabalho que

tivesse aplicabilidade prtica e que pudesse ajudar de alguma forma os futuros podlogos da turma. Por isso trouxemos este tema, que envolve a possibilidade de que venhamos a deparar com algum paciente soropositivo. Muitas vezes percebemos que os pacientes, por se sentirem constrangidos por serem portadores do vrus HIV, omitem esta inportante informao, ao serem entrevistados na anamnese. O objetivo deste trabalho ajudar os colegas a saberem como agir diante desta situao. Queremos mostrar que existem mecanismos na lei para defender o podlogo daqueles pacientes que tentarem agir de m f, ou omitirem informaes importantes como esta.

Dados Epidemiolgicos
De acordo com os dados mais recentes da AIDS no Brasil,

divulgado pelo Boletim Epidemiolgico do Ministrio da Sade, a epidemia de AIDS no Brasil diminuiu 15% nos grandes centros urbanos, mas dobrou nas cidades com menos de 50 mil habitantes.

Fonte: http://www.aids.gov.br/.

O que HIV?
Causador da AIDS, HIV significa vrus da imunodeficincia

humana. Recebe imunolgico.


O que AIDS?

esse

nome,

pois

destri

sistema

A AIDS (Sndrome da Imunodeficincia Adquirida, em

portugus) um conjunto de sinais, sintomas e alteraes laboratoriais em decorrncia da infeco pelo vrus HIV.

Assim pega: Da me infectada para seu filho, durante a gravidez, no parto ou

Assim no pega: Sexo com camisinha Masturbao a dois Beijo na boca ou no rosto Suor e lgrimas Aperto de mo ou abrao Uso compartilhado de sabonetes, toalha, copos, talheres e lenis Assento de nibus Piscina Banheiros Doao de sangue

amamentao Sexo sem preservativo (vaginal, oral e anal) Uso compartilhado de seringas Transfuso de sangue contaminado Instrumentos no esterilizados que furam ou cortam.

Relacionamento pessoal e social


Como qualquer outra pessoa, a pessoa que vive com HIV/AIDS

tem o direito de levar uma vida igual de todo mundo. Pode trabalhar normalmente, praticar esportes, ir a festas, freqentar bares, shoppings, clubes e se relacionar com as pessoas, social e afetivamente. O preconceito e o estigma associado AIDS so dificuldades freqentemente encontradas pelos soropositivos para conseguirem manter a vida normalmente.

So direitos dos portadores do HIV:


Pela
legislao brasileira, os portadores do HIV, tem obrigaes e direitos garantidos. entre eles: Sigilo no trabalho Auxlio doena Aposentadoria por invalidez Benefcio de prestao continuada Gratuidade nos transportes coletivos Prioridade em processos judiciais O Brasil possui legislao especfica para proteger os grupos mais vulnerveis ao preconceito e discriminao, como homossexuais, mulheres, negros, crianas, idosos, portadores de doenas crnicas infecciosas e deficincia.

Risco de contaminao na podologia


O trabalho do podlogo envolve diversos tratamentos de

contato com a pele do paciente, estes tratamentos, se realizados de maneira inadequada ou sem a utilizao dos EPIs podem levar ao contato com o sangue do paciente. Em casos em que o paciente for imunosuprimido e o podlogo no esteja usando corretamente os EPIs e ocorrer um acidente biolgico, pode haver o contgio.

Aspectos legais
O artigo 131 do Cdigo Penal Brasileiro estabelece o seguinte: Art. 131 - Praticar, com o fim de transmitir a outrem molstia

grave de que est contaminado, ato capaz de produzir o contgio: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Para que acontea o crime deve existir o dolo.
Para entender o artigo citado vamos analis-lo.

Praticar ato capaz de transmitir molstia grave, de que est contaminado, a outra pessoa.

A legislao brasileira reconhece a existncia de vrios tipos de

dolo. Dentre eles citamos o dolo eventual. O dolo eventual quando uma pessoa no tem a vontade expressa de cometer um crime, mas no toma as medidas necessrias para evitar que o crime ocorra.

Qualquer pessoa tem o direito de ter sua intimidade preservada,

principalmente os soropositivos que j carregam consigo uma grande carga de preconceito que a doena traz. Mas ao procurar um profissional de sade o paciente tem a obrigao de dar o mximo de informaes, pois estas informaes que do base ao bom atendimento. Alem disso temos que entender que o direito de se preservar no pode colocar terceiro em risco.

28. Sigilo

O sigilo profissional deve ser rigorosamente respeitado em

relao aos pacientes com AIDS. Isso se aplica, inclusive, depois de sua morte e aos casos em que ele deseja que a condio no seja revelada sequer aos familiares. Ser permitida a quebra deste sigilo quando houver autorizao expressa do paciente; por dever legal (exemplo, preenchimento de atestado de bito) ou por justa causa de terceiros (quando o paciente recusar-se a informar sua condio a parceiros sexuais ou a pessoas que compartilhem com ele seringas e agulhas para o uso de drogas endovenosas).

http://www.aids.org.br/default.asp?siteAcao=mostraPagina&paginaId=45#28

Assim como o paciente tem o dever de informar sua situao ao profissional de sade, o profissional tem o dever de manter absoluto sigilo destas informaes e deve orientar os funcionrios a agirem da mesma forma.

Dvidas freqentes
Quanto tempo o HIV sobrevive em ambiente externo? Em at quanto tempo aps o acidente biolgico, se deve

procurar atendimentos mdico?


Como devemos escrever na anamnese sobre a condio do

paciente?
Porque o podologo, que vai tratar dos ps, precisa saber que o

paciente tem AIDS ?

Concluso
Conclumos que o profissional no pode recusar atendimento ao

paciente soropositivo e que este profissional tem direitos e deveres frente aos pacientes imunosuprimidos. Assim como o podlogo, o paciente tambm tem seus direitos e obrigaes e deve sempre agir com tica e transparncia. Cabe ao profissional de sade conhecer a legislao que est a para nos amparar e saber orientar os nossos pacientes que tambm esto protegidos por lei.

O desejo do paciente de sigilo em relao famlia deve ser

respeitado, desde que no se coloque em risco a prpria famlia e a coletividade.

Previna-se contra o HIV e livre-se do preconceito.

Referncias
http://www.aids.gov.br/pagina/aids-0 acesso em 13/11/2011 as

17:17 horas http://www.vhiver.org.br/portal/index.php?option=com_cont ent&view=article&id=71&Itemid=58 acesso em 13/11/2011 as 17:18 horas http://www.aids.org.br/default.asp?siteAcao=mostraPagina&p aginaId=45#28 acesso em 13/11/2011 as 18:44 Minas Gerais - Lei estadual 14.582, de 17 de janeiro de 2003, Probe a discriminao contra portador do HIV e pessoa com AIDS nos rgos e entidades da administrao direta e indireta do estado.

You might also like