You are on page 1of 32

Agulhas

Os componentes bsicos da agulha so: o canho, a haste e o bisel. A escolha agulha da deve ser realizada,levando-se em considerao a via de administrao, o local a ser administrado, o volume e a viscosidade do medicamento e o prprio cliente, avaliando as condies da musculatura, peso, da pele local, etc.

Seringas

Formada pelo embolo, cilindro ou corpo e bico


Graduao das Seringas: Seringas de 20 ml: escala de 1 ml Seringas de 10 ml: escalas de 0,2 ml Seringas de 5 ml: escalas de 0,2 ml Seringas de 3 ml: escalas de 0,1 ml Seringas de 1 ml: escalas de 0,1 ml, 2 U, 1 U.

Tipos de Agulhas e utilizaes 40 x 12 aspirao e preparo de medicaes 30 x 7 aplicao EV paciente adulto 25 x 7 aplicao EV paciente adulto 30 x 8 aplicao IM paciente adulto 25 x 8 aplicao IM paciente adulto 20 x 5,5 - aplicao IM crianas 13 x 4,5 aplicao ID e SC 13 x 4,0 aplicao IC e SC

Vias de utilizao das Seringas

ID: seringas de 1 e 3 ml SC: seringas de 1 e 3 ml IM: seringas de 3 e 5 ml EV: seringas de 10 ou 20 ml


Ateno 1 ml = 1 cm = 1 CC 1 U = 0,01 ml

Agulha 40x12 e 40x10


Utilizada para aspirao e preparo de medicaes

Agulhas 30/7 e 25/7 Utilizadas para aplicao intravenosa no cliente adulto. Na criana, utilizamos agulhas de calibres menores, no geral para punes venosas mais seguro o uso de cateteres.

Agulha 30/8 e 25/8 Utilizadas para aplicao intramuscular no cliente adulto. No cliente emagrecido, idoso ou criana, utilizmos agulhas de calibres menores. importante que o profissional realize uma avaliao da massa muscular para escolha do material.

Agulha 13/4,5 ou 13/4,0 Utilizadas para aplicao das vias intradrmicas e subcutneas, existem outros calibres prximos a esses que podem ser utilizadas.

Os mtodos de administrao dos medicamentos modificam seus efeitos no organismo. Algumas drogas s podem ser administradas por um mtodo outras, por vrias formas. De modo geral, dois tipos de administrao de drogas nos interessa: locais (que visa um efeito limitado ao local da aplicao) e sistmicas (que visa um efeito geral no qual a droga absorvida pelo sangue e transportada para um ou mais tecidos do corpo).

enfermagem cabe conhecer os medicamentos suas vias de administrao, sua ao e seus efeitos colaterais (efeitos indesejados das drogas).

VIA INTRAVENOSA: Tambm chamada de IV (intravenosa) ou EV (endovenosa), a principal via de escolha devido a rpida absoro do frmaco, especfica para emergncias e para alguns tipos de medicamentos. (Agulha 25X7 ;

Jelco

Scalp

VIA INTRAMUSCULAR: Utiliza-se o medicamento injetado-o direto no msculo. Pode ser no msculo deltide, glteo, glteo mdio, coxa (face lateral externa). (Agulha 25X7 ou 30X8)

So indicadas, para aplicao de injeo intramuscular as seguintes regies:a) regio deltoidiana - msculo deltode. b) regio ventro-gltea ou de Hachstetter - msculo glteo mdio. c) regio da face ntero-lateral da coxa - msculo vasto lateral (tero mdio). d) regio dorso-glteo - msculo grande glteo (quadrante superior externo).

IM Intramuscular (I.M.): feita no msculo, parte do corpo responsvel pelos movimentos, rica em vaso sangneos que facilitam a absoro de grande nmero de medicamentos. Possui tambm grande nmero de nervos que comandam a atividade muscular, sendo, por isso, muito importante que se identifique com exatido as reas apropriadas para a aplicao, a fim de evitar possveis complicaes..

As injees intramusculares devem ser sempre profundas, isto , aplicadas com agulhas de tamanho apropriado e com ngulo reto (90), salvo excees, para favorecer a absoro e no haver retorno do medicamento para a camada subcutnea. Os medicamentos mais doloridos e irritantes so aplicados por esta via.

VIA SUBCUTNEA (SC): na via subcutnea o medicamento depositado sob a pele e o tecido adiposo. Ex: Heparina, Insulina, alguns broncodilatadores.

SC Subcutnea: Feita no tecido subcutneo, que fica entre a pele e o msculo, usada para a aplicao de vacinas, insulinas, anticoagulantes e outros medicamentos que devam ser absorvidos lentamente. um tipo de aplicao geralmente indolor, feito com seringas especficas e agulhas curtas, chamadas agulhas de insulina. Volume mximo recomendado de 1,5ml. Locais de Aplicao: parte posterior dos braos, parte anterior e lateral externa das coxas e abdome e ndegas.

VIA INTRADRMICA (ID): Utilizada exclusivamente para testes(alergia) tambm para vacinas (BCG).

ID Tambm chamada intracutnea ou cutnea, utilizada para testes alrgicos e algumas vacinas. aplicada na camada mais profunda da pele, chamada derme. Sua caracterstica a formao de uma bolinha (ppula na pele). Local de aplicao: geralmente feita na parte interna do antebrao, por ser de fcil acesso, pouco pigmentada e com poucos pelos.

Posio: geralmente sentado com o antebrao apoiado em suporte especfico. Quantidade: geralmente no ultrapassa 0,1ml. Quantidades superiores devem ser divididas em duas partes, ou mais aplicaes.

You might also like