You are on page 1of 18

UFCD 5801 Controlo de Condio Vibraes Mecnicas

Formadora: Paula Domingues

Trabalho Elaborado Por: Bruno Ferreira

Bruno Silva
Fernando Reis Pedro Carapinha

Introduo

O objectivo deste trabalho est relacionado com estudo dos conceitos bsicos envolvidos no estudo de vibraes mecnicas. O estudo da vibrao diz respeito aos movimentos oscilatrios de corpos e s foras que lhes so associadas. Todos os corpos dotados de massa e elasticidade so capazes de produzir vibrao. Deste modo, a maior parte das mquinas e estruturas est sujeita a certo grau de vibrao e o seu projecto requer geralmente o exame do seu comportamento oscilatrio.

VIBRAES LIVRE E FORADA


Vibrao livre: Produzida por uma perturbao inicial que no persiste durante o movimento vibratrio (pndulo simples). Vibrao forada: Provocada por um efeito externo que persiste durante o tempo em que o movimento vibratrio existir (rotor desbalanceado).

sistemas oscilatrios lineares e no-lineares


Os sistemas oscilatrios podem ser divididos em duas classes: lineares e no-lineares. Para os sistemas lineares esto desenvolvidos mtodos matemticos para o seu estudo que, ao contrrio dos no-lineares, so bem conhecidos e de fcil aplicao. De uma forma geral, existem duas classes de vibrao: a livre e a forada. A vibrao livre acontece devido a aco de foras inerentes a seu sistema, que no caso corresponde a sua frequncia natural de vibrao. Enquanto que a vibrao forada ocorre devido a actuao de esforos externos

Movimento Harmnico

Movimento harmnico um movimento que se repete em todos os particulares aps certo intervalo de tempo, chamado de perodo de vibrao, usualmente designado pelo smbolo T. Um diagrama do deslocamento x em relao ao tempo t pode ser apresentado de uma maneira bem simples, representando um movimento harmnico, de acordo com a figura:

Fora Harmnica

Fora peridica:
Tipo de excitao que se repete aps um perodo, mas no de forma exactamente igual.

Fora transitria:
Excitao caracterizada por uma liberao de energia grande em um intervalo curto de tempo.

Fora aleatria:
So foras de excitao que no descrevem um padro determinstico que possam ser definidos por uma equao.

Sensores de Vibrao

Os sensores de vibrao so dispositivos que fazem a codificao de um sinal mecnico em um sinal elctrico representativo. Existem basicamente trs tipos de sensores no mercado: de deslocamento, de velocidade e por fim o acelermetro.

PRINCIPAIS CAUSAS DE VIBRAES EM MQUINAS


Desequilbrio
Desalinhamento Ressonncia Folgas Mecnicas Defeitos em Rolamentos Altas Vibraes Devido ao Fluxo Hidrodinmico

Enquadramento Histrico
Vrias personalidade desenvolveram estudos relativos vibrao, entre eles:

Pitgoras de Samos (cerca de 570-497 AC):


-Mtodo racional de medir frequncias sonoras (origem do diapaso) pai da acstica -Experincias com martelos, cordas, tubos e placas -primeiro laboratrio de pesquisas -Frequncias naturais so propriedades dos sistemas -Frequncia natural de uma corda inversamente proporcional ao seu comprimento e dimetro e cresce quando cresce a tenso

-Frequncia natural da vibrao longitudinal de uma coluna inversamente proporcional ao comprimento da mesma.
-Mudava a frequncia natural de recipientes colocando gua dentro deles.

-Hipasos (um discpulo de Pitgoras que diz-se tenha sido morto por revelar segredos pitagricos) testou quatro discos de bronze e encontrou frequncias naturais inversamente proporcionais s espessuras. -Culturas grega e chinesa isocronismo do pndulo -

(450-388 AC).
-On Acoustics-

Aristfanes

Aristteles -Herdoto (cerca de 484 a 425 a.C.) transdutor de vibrao (um escudo coberto com uma fina camada de bronze) -Sismgrafo-China 132 d.C. Hang Heng-pndulo de 3 m de comprimento, 2 metros de largura. Em Luoyang, ento capital da Dinastia Han (de 206 a.C. a 220 d.C.), registrou um terremoto ocorrido a cerca de 600 km de distncia.

Galileu Galilei(1564-1642) (Pisa)


relao entre o comprimento do pndulo e o seu perodo de oscilao ressonncia entre dois corpos, conectados por algum meio de transferncia de energia e sintonizados em uma mesma frequncia natural, relaes entre densidade, tenso, comprimento e frequncia de uma corda vibratria. tonalidade sonora e a frequncia da vibrao do elemento mecnico.

Robert Hooke(1635-1703) (Londres)


mesmas relaes entre tonalidade e frequncia
Lei da Elasticidade (1676)

John Wallis(1616-1703) (Ashford, Ing) e Joseph Sauveur(1653-1716) (La Flche,


Frana)
observaram, independentemente, o fenmeno das formas modais (com ns) ao estudarem cordas vibratrias. Tambm descobriram que a frequncia do segundo modo o dobro da frequncia do primeiro, a do terceiro o triplo, etc.

Daniel

(Groningen, Holanda)

Bernoulli(1700-1782)

princpio da superposio linear de harmnicas equao diferencial da vibrao lateral de barras prismticas para pequenas deformaes (1751)

Leonhard Euler(1707-1783) (Basileia, Sua)

equao diferencial da vibrao lateral de barras prismticas para pequenas deformaes (1744)
Charles Augustin Coulomb(1736-1806) (Angoulme, Frana)

estudos tericos e experimentais sobre as oscilaes torsionais de um cilindro metlico suspenso por um arame (1784)
PLACA DE CHLADNI Ernst Florenz Friedrich Chladni(1756-1827)

(Wittengerg, Alemanha) mtodo de espalhar areia sobre uma placa vibratria para encontrar as suas formas modais (1802).

Outubro

1831) (Paris, Frana) se apresentou. Mas Joseph-LouisLagrange, (1736-1813)


(Turim, Itlia) professor de Sophie-observou um erro nas equaes diferenciais. Em 1816, Sophie conseguiu ganhar o prmio. As condies de contorno estavam erradas, verificou-se posteriormente.

de

1811,

Marie-Sophie Germain(1776-

Outubro de 1813. Sophie apresentou novas equaes diferenciais. Os juizes exigiram uma justificativa fsica para as hipteses utilizadas na demonstrao da equao.

Kirchoff(1824-1887) (Knigsberg, Prssia) John William Strutt, (3 Lord Rayleigh)


(LangfordGrove, Inglaterra) A Teoria do Som, 1877

As condies de contorno corretas foram apresentadas apenas em 1850, por Gustav Robert

(1842-1919)

Mtodo de Rayleigh-determinao da frequncia fundamental de vibrao de um sistema utilizando o princpio da conservao da energia.

H. Frahm-1902 -estudo da vibrao torcionalno projecto de eixos propulsores de barcos a vapor.


1909 -absorvedor dinmico de vibrao. Aurel Boleslav

Sodoma(1859-1942)

(Repblica Checa)

mtodo de anlise de vibraes em vigas e ps de turbinas.

-Stephen Timoshenko (1878-1972) (Ucrnia) e Raymond David Mindinho (1906-1987) (Nova Iorque) -teorias de vibrao em vigas e placas. -Vibraes no lineares -Jules Henri Poincar(1854-1912) (Nancy, Frana) e Alexander Lyapunov(1857-1918) (Yaroslavl, Rssia). -Aps 1920, Duffinge van der Polteoria de vibraes no lineares

-Vibraes aleatrias

-Albert Einstein (1879-1955) (Ulm, Alemanha), em 1905, movimento Browniano (movimento aleatrio de partculas macroscpicas num fluido como consequncia dos choques das molculas do fluido nas partculas).
-funo de correlao 1920, Taylor,

-densidade espectral, incio da dcada de 30, por Wienere Khinchin.


-Line Rice1943 e 1945, aplicao de vibraes aleatrias a problemas de engenharia.

Tcnicas de Medio
A mediao de vibraes ocupa um lugar de destaque em diversas reas e aplicaes. Portanto, o emprego de tcnicas adequadas que garante uma correta anlise e de fundamental importncia.

O primeiro tipo de medio mais usado em aplicaes de manuteno preventiva por anlise de vibraes ou ainda em anlise modal operacional. J o segundo tipo de medio empregado comumente em anlise modal experimental, anlise dinmica visando modificao estrutural, testes de produtos e prottipos, etc.
Medio em campo: A medio em campo significa obter as respostas de vibrao atravs de sensores diversos quando a mquina ou o sistema se encontra operando em condies reais de trabalho.

Medio em laboratrio:
A medio em laboratrio caracteriza-se por ser realizada num ambiente controlado.

Fim

You might also like