You are on page 1of 18

*

Sara Patrcia de Carvalho Valente N 22 Turma EAC

ndice
* * * * * * * * * * * * * * * *
Condutores, Tabela de Condutividade Condutividade Eltrica Isolantes, Tabela de Condutividade Semicondutores Para que servem? Simbologia 3 4 5 6 7 8

Tipos
Semicondutores intrnsecos Semicondutores extrnsecos Semicondutores Tipo-N Semicondutores Tipo-P Aplicaes, Esquemas Eltricos Dodo Transstor Cuidados e Precaues Webgrafia

9
10 11 12 13 14 15 16 17 18

Condutores

Condutores, so materiais nos quais as cargas eltricas se deslocam de maneira relativamente livre. Quando tais materiais so carregados em alguma regio pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfcie do material.

Tabela de condutividade:

*
*

Condutividade Eltrica

Condutividade eltrica () usada para especificar o carter eltrico de um material. Ela simplesmente o recproco da resistividade, ou seja, inversamente proporcionais e indicativa da facilidade com a qual um material capaz de conduzir uma corrente eltrica. A unidade a recproca de ohm-metro, isto , [(-m)-1]. As seguintes discusses sobre propriedades eltricas usam tanto a resistividade quanto a condutividade.

*
*

Isolantes

Semicondutores

Semicondutores so slidos geralmente cristalinos de condutividade eltrica intermediria entre condutores e isolantes. Os semicondutores so, quando puros e cristalinos, a temperaturas muito baixas, excelentes isolantes. Ao contrrio do comportamento observado nos metais, contudo, a condutividade dos semicondutores puros (intrnsecos) aumenta significativamente com a temperatura. Usualmente, temperatura ambiente, mostram ainda baixa condutividade, sendo por tal bons isolantes quando em condies de manuseio. Tornam-se condutores se consideravelmente aquecidos, contudo. Os materiais semicondutores podem ser tratados quimicamente de diferentes maneiras de forma a tornarem-se to condutores quanto o necessrio temperatura ambiente (dopagem). A combinao de semicondutores com diferentes tipos de dopagens faz emergir propriedades eltricas no observveis quando separados, propriedades muito teis sobretudo no controle de correntes eltricas

Para que servem?

Servem tanto para impedir que uma corrente eltrica passe por ele/s ou para funcionar como condutor(conduzir a eletricidade).

Simbologia

Tipos

Quando um eletricista vai fazer uma instalao eltrica, ele costuma usar cabos e fios condutores. Esses fios condutores so assim chamados porque so bons condutores de eletricidade, ou seja, possuem eltrons livres. Na maioria das vezes esses cabos so feitos de cobre, que um timo condutor de eletricidade e um material de custo no elevado. Outros materiais so classificados como isolantes, pois no possuem eltrons livres. Por isso no servem para serem usados para a conduo de eletricidade. Temos vrios exemplos de materiais com essas caractersticas, por exemplo, o isopor, a madeira e a borracha. Os condutores e os isolantes so bastante conhecidos. Basta lembrar que, para no tomar um choque, calamos sapatos e chinelos com solado de borracha, que promovem um isolamento do cho. O que muitos talvez no saibam que existe uma terceira categoria de materiais. So aqueles que esto numa situao intermediria, ou seja, em determinada situao so isolantes e em outra so condutores. Esses materiais so classificados como semicondutores

*
*

Semicondutores intrnsecos

Um cristal de silcio ou germnio , que forma uma estrutura tetradica semelhante ao carbono atravs de ligaes covalentes entre tomos no plano representado na figura, para simplificar. Quando o vidro est temperatura ambiente electres podem absorver alguma energia para saltar para a banda de conduo , deixando o correspondente orifcio na banda de valncia. As energias necessrias, temperatura ambiente, so 1,12 eV e 0,67 eV para o silcio e germnio, respectivamente.

Semicondutores extrnsecos

Se um semicondutor intrnseco, como acima, adicionar uma pequena percentagem de impurezas, isto , os elementos trivalentes ou pentavalente, chamado o semicondutor extrnseco, e diz-se ser dopado. Obviamente, as impurezas devem ser parte da estrutura do tomo de silcio cristalino correspondente substituio. Hoje em dia, tem havido adio de impurezas de uma parte por 10 milhes, conseguindo assim uma mudana de material.

*
*

Semicondutor tipo N

Este Semicondutor obtido atravs da realizao de um processo de dopagem adio de um certo tipo de tomos de semicondutores, a fim de aumentar o nmero de portadores de carga livres (neste caso negativo ou electres). Quando o material dopante adicionado electres contribui com a sua fracamente ligados aos tomos de semicondutores. Este tipo de agente de dopagem tambm conhecido como material dador uma vez que d alguns dos seus electres. A finalidade da dopagem do tipo n o de produzir uma abundncia de eltrons transportadora no material. Para ajudar a entender como que a dopagem tipo n considerar o caso de silcio (Si). tomos de silcio so valncia atmica de quatro, de modo a formar uma ligao covalente com a cada um dos tomos de silcio adjacentes. Se um tomo com cinco electres de valncia, tal como o grupo 15 da tabela peridica (por exemplo, fsforo (P), arsnio (As) ou de antimnio (Sb). so incorporadas na rede cristalina, em vez de um tomo silcio, ento esse tomo ter quatro ligaes covalentes e um electro no ligado. Isto resulta de electres adicionais na formao de "eltrons livres", o nmero de electres no material excede o nmero de reentrncias, neste caso, os electres so portadores majoritrios e os furos so portadores minoritrios. Como os tomos com cinco eltrons de valncia tm um eltron extra que "dar" so chamados tomos doadores. Note-se que cada electro no semicondutor nunca longe de io positivo dopante imveis, e o material dopado tipo N geralmente tem uma carga elctrica de zero final lquido.

semicondutores tipo-p

Este Semicondutor obtido atravs da realizao de um processo de dopagem, a adio de um certo tipo de tomos de semicondutores, a fim de aumentar o nmero de portadores de carga livres (neste caso positiva ou buracos). Quando o material dopante adicionado electres liberta mais fracamente ligado tomos do semicondutor. Este agente de dopagem tambm conhecido como material de aceitador e os tomos de semicondutores que perderam um electro so conhecidos como vazios. A finalidade de dopagem do tipo P a abundncia de vazios criados. No caso do silcio, um tomo tetravalente (tipicamente a partir do grupo 14 da tabela peridica) est ligado por um tomo que tem trs electres de valncia, tal como o grupo 13 da tabela peridica (por exemplo, Al, Ga, B, Em ) e incorporado na estrutura no lugar de um tomo de silcio, em seguida, que tem trs tomos de ligaes covalentes e um furo produzido, que estar em condies de aceitar um electro livre.

*
*

Aplicaes

Podem ser usados no interior de microprocessadores, em transstores, e em todos os equipamentos que usam ondas de rdios.

Esquema eltrico

*
*

Dodo

Dodo - semicondutor um dispositivo ou componente eletrnico composto de cristal semicondutor de silcio ou germnio numa pelcula cristalina cujas faces opostas so dopadas por diferentes gases durante sua formao. o tipo mais simples de componente eletrnico semicondutor, usado como retificador de corrente eltrica. Possui uma queda de tenso de, aproximadamente, 0,3 V (germnio) e 0,7 V (silcio).

Transstor

O transstor ou transistor um componente eletrnico que comeou a popularizar-se na dcada de 1950, tendo sido o principal responsvel pela revoluo da eletrnica na dcada de 1960. So utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais eltricos. O termo provm do ingls transfer resistor (resistor/resistncia de transferncia), como era conhecido pelos seus inventores.

Cuidados especiais a ter:

Ao trabalhar com condutores eltricos, convm desligar a fonte de produo de eletricidade, no por os dedos nas tomadas, e se possvel utilizar luvas.

*
*
Google, wikipdia

Webgrafia

You might also like