You are on page 1of 17

A MULHER DO OCIDENTE/ORIENTE

Trabalho realizado por: Ablio Mendes n1

Maria Domingos n14


Micaela Gaspar n18

Diversidade cultural: A diversidade cultural traduzida basicamente em


formas distintas de estar, pensar, ser, de comportamento, crenas, costumes, normas e valores distintos. Cultura: tudo aquilo que foi feito pelo homem, para que este se possa

integrar na sociedade. Herana social, transmitida de gerao em gerao.


Valores: Os valores so considerados como ideais de uma sociedade. Padres Culturais: Formas colectivas de comportamento que permitem aos seres humanos aferir a sua conduta e prever a conduta dos outros.

A MULHER DO OCIDENTE

A mulher do ocidente claramente a que nos Portugal as mulheres no tm limitaes em termos de gnero.

dias actuais chamamos mulher moderna. Em

No tm cdigos de vesturio;

Podem conduzir;
Podem estar onde quiserem; Podem trabalhar/estudar; Podem sair rua sozinhas; So independentes.

A MULHER DO ORIENTE
Pases como Afeganisto, Arbia Saudita, Iraque, Om, Palestina, Turquia, Egito, Emirados rabes Unidos, Chipre, Ir, Catar, Sria, Lbano, Kuwait,

Jordnia, Israel, Lmen e Bahrein so compostos


por direitos, costumes e comportamentos diferentes de Portugal. Um exemplo o papel da mulher ocidental comparado com a mulher ocidental. No oriente a imagem de mulheres muito reservadas e com turbantes, normalmente, uma das primeiras coisas que nos vem mente.

COSTUMES LOCAIS
As mulheres locais no devem sair com os cabelos descobertos e nem
desacompanhadas. A mulher casada, no Egito, exibe os cabelos somente para a famlia e para o marido. A religio muulmana obriga o uso do hijab, o manto islmico que envolve todo o corpo, da abaya, a tnica preta e longa, e do niqab, o leno fino que cobre o rosto e deixa os olhos vista. Homens tambm usam longas tnicas. No Egito, os homens ainda usam camisas e blusas com enfeites, sapatos floridos ou coloridos.

COSTUMES LOCAIS
Na hora das refeies, no se toca nos alimentos com a mo esquerda, pois essa considerada impura. A mo direita, pelo contrrio, utilizada para fins nobres. Em Marrocos, por exemplo, eructar aps as refeies sinal de satisfao. Quem no arrota passa por estranho. As mulheres so muito vaidosas e preocupam-se com a esttica. Nem mesmo a religio muulmana impede que elas cuidem do corpo. Os sales so muito frequentados e, l dentro, elas ficam mais vontade, usando jeans, alas, descobrem o rosto, exibem jias e, algumas vezes, piercings.

COSTUMES LOCAIS
O beijo pblico entre casais proibido. Mas o beijo entre homens, como cumprimento, permitido. As moas solteiras no devem manter conversas com homens. No Egito, as mulheres mais ricas exibem muitas jias de ouro nos braos. Nas escolas, os meninos e as meninas sentam-se em bancos separados. Saiba pechinchar no Egito, pois, ao perceberem que trata-se de um estrangeiro, cobram altos preos pelos produtos locais. Os rabes no comem carne de porco, por ser considerada impura. As mulheres so proibidas, pelo Coro, livro sagrado, de dirigir automveis. comum encontrar homens de mos dadas. Representa sinal de amizade.

COSTUMES LOCAIS
Nos pases rabes, falta de educao apontar as coisas com o
dedo indicador. Use sempre a mo inteira. Deixar um pouco de comida no prato, aps as refeies, um elogio ao anfitrio, pois representa abundncia. Aos olhos destas mulheres a mulher que independente viaja sozinha, bebe cerveja e usa bikini a imagem da mulher indecente.

A mulher de outra Cultura resultado de transformaes intensas da sociedade. A mulher foi associada maternidade e famlia, desempenhando uma funo especifica parte do mundo masculino. Na cultura Indiana considera que a mulher ideal no sai noite, no bebe lcool e no fuma, no veste roupas justas, no usa decotes, no namora e no refila, obediente, dedicada famlia e no sai de casa noite sozinha e acima de tudo submissa ao seu

marido.
Estas mulheres no se revoltam, pois tanto os homens como as mulheres acreditam que existem diferenas sociais intrnsecas entre os sexos e que cada um tem o seu lugar na sociedade, cuja imagem transmitida de pais para filhos e a imagem da me um sinnimo de mulher.

DIFERENAS CULTURAIS

PUNIES

QUEIMADA VIVA

A BURCA EM FRANA

O GRUPO CONCLUIU:
Seria difcil a troca de papis entre a mulher ocidental e a mulher oriental. Pois a cada uma foram incutidos valores, crenas e costumes, (padres culturais) que em nada se assemelham. O mundo feito de diversidade, desta forma ambas as culturas devem ser respeitadas.

You might also like