You are on page 1of 126

DO ROMANTISMO AO ABSTRACIONISMO

ROMANTISMO 1800-1850

Idade da sensibilidade x idade da razo. Emoo e intuio x objetividade racional. Sentimentos nacionalista x razo do Estado. Idealizao da natureza x explorao. Herosmo medieval x poltica pragmtica. Bom selvagem x artificialismo civilizatrio.

CARACTERSTICAS DE ESTILO NAS OBRAS DO ROMANTISMO

VALORES: intuio, emoo e imaginao. INSPIRAO: eras medieval e barroca, Oriente Mdio e Extremo Oriente. TOM: objetivo, espontneo, inconformista. COR: rica em tons. TEMAS: lendas, exotismo, natureza, violncia. GNEROS: narrativas de lutas hericas, paisagens, animais selvagens. TCNICA: pinceladas rpidas, contrastes fortes de luz e sombras. COMPOSIO: uso da diagonal.

A ARQUITETURA NO ROMANTISMO
O gtico impe-se no pelos seus princpios estruturais, mas pelos poderes evocativos e pelas sugestes decorativas. Os estilos orientais (chins, hindu e rabe), combinados num ecletismo, foram fonte de inspirao para os arquitetos do romantismo. A decorao de interiores remetia a poca medieval. Charles Barry o mais conhecido a do romantismo.

A ESCULTURA NO ROMANTISMO

Os artistas sentem-se atrados pelo Barroco. O domnio agora a massa e no a linha. A composio desenvolve-se na diagonal, como bem exemplifica O Leo e as Serpentes de Antoine Barye.

A PINTURA NO ROMANTISMO
A tendncia exagerar no colorido, com pinceladas vigorosas e pastosas, adquirindo certa rugosidade e aspereza. A forma representada de maneira sinttica. Preferncia pelo claro-escuro e pela gravura. A paisagem tema constante. O artista envolve-se com acontecimentos polticos e sociais do seu tempo.

THEODORE GERICAULT Iniciou o romantismo. Rompeu com os preceitos da arte oficial neoclssica. A Balsa do Medusa retrata uma tragdia real. O Medusa, navio do governo francs, transportava colonos para o Senegal. Barco salva vidas puxavam uma jangada improvisada com 149 pessoas. Acorda rompeu. A jangada ficou 12 dias a deriva. Apenas 15 dos seus tripulantes sobreviveram.

EUGENE DELACROIX Participou da revoluo de 1830, em Paris, quando da queda do rei Carlos X. este episdio lhe inspirou o clebre quadro Liberdade conduzindo o povo pelas ruas de Paris.

JOHN CONSTABLE
Fez da natureza o seu tema. Pintou cenas plcidas do campo real. Acreditava que as paisagens deveriam ser pintadas com base na observao. Suas cenas rurais refletem um amo intenso pela natureza, mas insistia que sua pintura no era idealizada.

WILLIAN TURNER
Seu estilo tornou-se gradualmente mais abstrato medida que tentou fazer com que apenas a cor inspirasse sentimentos. Em Chuva, Vapor e Velocidade A Grande Estrada de Ferro Ocidental eliminou o detalhe para se concentrar na forma essencial de uma locomotiva em velocidade sobre uma ponte, em meio a neblina, vindo em direo ao espectador.

THOMAS COLE
Artista autodidata, morava num monte que dava para o rio Hudson. Entusiasta da pintura ao ar livre, vagava a p pela regio na primavera, no vero e no outono, escalando picos para fazer esboos a lpis de cenas da natureza intocada. Durante o inverno, depois que sua memria de determinados locais se esvanecia e se transformava em brilho confuso, ele retratava o clima essencial do lugar em pinturas a leo.

REALISMO 1850-1900

Com A Segunda Revoluo Industrial desenvolveu-se uma tendncia favorvel ao rompimento com o passado, assim como exprimir uma forte individualizao decorrente da hegemonia da classe burguesa na sociedade capitalista. Os artistas passaram a expressar os acontecimentos do mundo moderno medida que os experimentavam pessoalmente.

A ARQUITETURA NO REALISMO
No deve evocar o passado, mas satisfazer as necessidades individuais no presente. Tinha por objetivo conciliar a criao artstica produo industrial, preconizando a restaurao do artesanato e do trabalho manual, influenciando o desing industrial. Havia, tambm, a preocupao com o uso de estruturas metlicas, concreto armado e vidros na construo de arranhacus.

A ESCULTURA NO REALISMO
Os temas so sempre contemporneos, cheios de intenes polticas e propsitos doutrinrios. O maior escultor deste perodo foi Auguste Rodin, dono de um estilo feito de naturalismo e passionalismo. Suas obras possuem a sobriedade dos gregos, sugestes patticas gticas e a luminosidade dos impressionistas.

A PINTURA NO REALISMO
Recusa do intelectualismo neoclssico e o emocionalismo romntico. Apego aos mtodos cientficos da criao. Recusa aos temas mitolgicos, bblicos e literrios. Propagao de idias polticas e sociais, denunciando as injustias, a explorao dos humildes e os contrastes entre a misria e a riqueza.

ROSA BONHEUR
Seus quadros de carneiros, vacas, tigres e lobos refletem sua paixo pelo mundo animal. Vivia com uma amiga, cortava os cabelos como homem, fumava cigarros e conseguiu autorizao policial par usar cala comprida. Foi uma das primeiras ativistas a defender os direitos das mulheres.

ROSA BONHEUR
As imagens verossmeis de Bonheur refletiam sua pesquisa cuidadosa. Para pintar A Feira de Cavalos, fez esboos no mercado de cavalos de Paris durante um ano e meio, disfarada de homem, para no chamar a ateno. Para conseguir um conhecimento acurado de anatomia, trabalhou num matadouro,atravessando, como ela dizia, poas de sangue.

GUSTAVE COURBET
Quando um juri de arte recusou-se a exibir o que considerava sua mais importante obra, Interior do Meu Atelier, construiu uma galeria particular para exposies (na verdade um barraco), chamado Pavilho do Realismo, onde aconteceu a primeira exposio individual de uma artista na histria da arte.

GUSTAVE COURBET
Pretendia que seus quadros fossem um protesto contra as convenes aceitas no seu tempo, chocassem a burguesia, para obrig-las a sair de sua complacncia, e proclamassem o valor da intransigente sinceridade artstica contra a manipulao hbil de clichs tradicionais.

JAMES WHISTLER
Antes de ser qualquer outra coisa, dizia, a pintura , em primeiro lugar e acima de tudo, uma superfcie vazia coberta de cores em padres variados. Ele no aspirava qualquer elevao moral da sua pintura e dizia que a arte devia ser independente de todo o falatrio.

JAMES WHISTLER
Sua obra mais famosa Arranjo em Cinza e Preto n1 ironicamente conhecida como A Me de Whistler. O artista acreditava que a identidade de quem posava era irrelevante para a pintura, chamandoa de arranjo de formas. Observava a recomendao do poeta francs Mallarm, seu amigo, para pintar no a coisa, mas o efeito que ela produz

JOHN SARGENT
Era descrito como um norte-americano nascido na Itlia, educado na Frana, que parece alemo, fala como ingls e pinta como espanhol. Sargent fazia seus modelos prsperos pousarem de forma natural, e assim davalhes vida. Quando lhe perguntaram se ele procurava representar o interior da pessoa por trs do vu, sargent respondeu: Se houvesse um vu, eu pintaria o vu. S consigo pintar o que vejo.

HENRI DE TOULOUSE-LAUTREC Procurou captar os mais diversos tipos humanos. Participou da vida bomia de Paris e, nas noitadas, pintou inmeras mulheres, cantando, danando no frenesi da belle poque. Pintou inmeros cartazes para os espetculos dos cabars parisienses.

A ARQUITETURA NA ERA INDUSTRIAL


Joseph Paxton, engenheiro, projetou a estrutura em ferro e vidro, cobrindo 85 quilometros quadrados e envolvendo rvores j adultas no local. Em seis meses a estrutura de ferro pr-moldado foi instalada. Um verdadeiro esqueleto de ferro coberto de vidro. O espao interior, inundado de luz, parecia infinito, a estrutura em si quase que sem peso. O Palcio de Cristal (1850-51) abrigou a primeira Feira Mundial em Londres.

A ARQUITETURA NA ERA INDUSTRIAL


A utilizao do ferro fundido se espalhou a partir da segunda metade do sculo XIX, permitindo que os edifcios fossem maiores e sua construo mais econmica. A partir de 1860, com o ao e a inveno do elevador, os edifcios transformaramse em arranha-cus. Muitos deles ainda continuam de p como o projetado por William Jenney, em Chicago, em 1891.

A ARQUITETURA NA ERA INDUSTRIAL

A maior maravilha da engenharia e da construo no sculo XIX foi a Torre Eiffel. Construda como principal atrao da Exposio Mundial de Paris de 1889, com trezentos metros de altura, era a mais alta estrutura do mundo. A torre consistia de 7.300 tonelada de ferro e ao conectadas por 2,5 milhes de rebites. Tornouse um smbolo da audcia da moderna era industrial.

ART NOUVEAU
Final do sc. XIX e incio do sc. XX. Descende do movimento Artes e Ofcios da Inglaterra, porm foi essencialmente esttico. Consistiu uma espcie de reao a esterelidade criativa da Era Industrial. Era um estilo decorativo com formas retorcidas, floridas, utilizando os materiais consagrados pela nova indstria. Seu maior destaque foi Louis Comfort Tiffany com seus vitrais, vasos e abajures.

A INVENO DA FOTOGRAFIA

No incio do sc. XIX, as descobertas cientficas na rea da tica e da qumica convergiam para a produo de uma nova forma de arte: a fotografia. Em 1826, o qumico francs Nicphore Nipce fez a primeira imagem fotogrfica que sobreviveu, uma vista do ptio de sua casa. Deixou uma placa de estanho polido em exposio durante oito horas. Daguerre captava imagens atravs do furo de uma caixa escura. Para que a imagem fosse fixada era preciso que o retratado ficasse imvel por longo perodo.

William Fox Talbot inventou os calotipos, ou negativos da fotografia. Em 1851, um processo chamado chapa molhada reduziu o tempo de exposio para segundos e produziu impresses quase to exatas quanto as de Daguerre. Em 1858, a maquina fotogrfica instantnea substituiu o daguerretipo. Nos anos de 1880, as cmeras portteis de mo e o filme em rolo comearam a tomar conta da arte da fotografia. A fotografia colocou em cheque o naturalismo na pintura.

Nicephore Nipce fez, em 1826, a primeira imagem fotogrfica que sobreviveu: uma vista do ptio de sua casa.

Daguerre em 1837 fez a sua primeira fotografia: uma vista detalhada de um canto do seu ateli. Daguerre foi o primeiro fotografo a retratar um ser humano. Logo aps , inmeras encomendas se sucederam.

Fox Talbot inventou os calotipos ou os negativos da fotografia.

Matthew Brady deu incio ao que podemos denominar de fotojornalismo. Produziu mais de sete mil fotos sobre os horrores da Guerra Civil Americana.

Jacob A. Riis usou a fotografia como meio de denncia social, documentando, por volta de 1889, a vida e as condies de trabalho das populaes pobres dos centros urbanos.

Nadar, caricaturista francs, especializou-se em fotografar celebridades da poca, como, por exemplo, a atriz Sarah Bernard.

Julia Margaret Cameron quis captar o ideal de beleza. Sua fotografia procura retratar aspectos psicolgicos dos seus modelos.

Impressionismo

O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revoluo artstica total desde a Renascena. Nascido na Frana, no incio dos anos de 1860, s durou at 1886; apesar disso determinou o curso da maior parte da arte que se seguiu. Os impressionistas representavam sensaes visuais imediatas atravs da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma impresso ou as percepes sensoriais iniciais registradas por um artista num breve vislumbre.

Em 1863 douard Manet enviou ao Salo Oficial dos Artistas Franceses a obra Almoo sobre a relva. A obra foi recusada e o artista criticado por romper com os padres estticos e morais da poca. Vrios artistas tambm foram recusados pelo referido Salo e recorreram ao Imperador Napoleo III, que autorizou a realizao de um salo paralelo,denominado Salo dos Recusados. Em seguida, um grupo de artistas passou a organizar suas prprias exposies. A primeira delas ocorreu em abril de 1874. O pblico e a crtica reagiram mal ao novo movimento, pois se mantinham fiis aos princpios acadmicos neoclssicos.

Por que o termo Impressionismo?


Na Exposio de 1874, Claude Monet apresentou a obra denominada Impresso : o nascer do Sol que, devido as suas caractersticas, foi classificada em tom de desprezo pelo crtico Louis Leroy como impressionista...

Impressionismo Claude Monet Impresso, Nascer do Sol.

Caractersticas do Impressionismo

O registro dos objetos atravs da pintura dever acontecer de acordo com a tonalidade adquirida pela incidncia da luz, o artista deve captar a sensao. No h contornos ntidos, pois a linha no existe na natureza, uma abstrao humana para representar imagens. As sombras so luminosas e coloridas.O preto ausncia de luz, no cor. Utilizam as cores complementares para obter efeitos de luz e sombra. As cores so utilizadas puras e so aplicadas diretamente na tela, com pinceladas pequenas ou esptula. A observao do espectador fundamental, pois a mistura deixa de ser tcnica e passa a ser ptica.

EDOUARD MANET (1832/1883)

muitas vezes chamado o pai da arte moderna, por suas cores e estilo de pintar. Atualizou temas dos antigos mestres, pintou cenas contemporneas com viso crtica. Manet no era um grande terico mais disse: o artista procura simplesmente ser ele mesmo e mais ningum.

CLAUDE MONET (1840/1926) Seus temas eram paisagens marinhas, sries sobre campos de papoulas, rochedos,montes de feno,a Catedral de Rouen; fase final da obra: nenfares aquticos quase abstratos.

A CATEDRAL DE ROUEN (MONET) PINTADA EM MOMENTOS DIFERENTES DO DIA

Claude Monet A Estao de Saint-Lazare

Pierre Auguste RENOIR


(1841/1919) Dentre os pintores impressionistas Renoir destaca-se pela popularidade de seus quadros alegres, otimistas e repletos de cenas da vida parisiense do fim do sculo XIX

Pierre Auguste Renoir As Banhistas

DEGAS (1834/1917) A arte no um esporte, disse Edgar Degas, explicando por que ele detestava pintar ao ar livre. Seus temas eram: bailarinas, corridas de cavalo, lavadeiras, circo, e na fase final, nus no banho.

A pequena danarina de 14 anos. Degas esculpiu essa figura em cera quando a viso lhe faltou e ele teve que criar atravs do toque.

Paul CZANNE (1839 1906)


Existe uma lgica de cores, apenas a ela, e no do crebro, que o pintor deve obedecer." Paul Czanne

Aps uma fase inicial dedicada aos temas dramticos e grandiloquentes prprios da escola romntica, Paul Czanne criou um estilo prprio, influenciado por Delacroix. Introduziu nas suas obras distores formais e alteraes de perspectiva em benefcio da composio ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para suas composies nicas.

EXPRESSIONISMO

Este movimento artstico teve lugar entre 1905 e 1930 e desenvolveu-se sobretudo na Alemanha. Os seus principais pintores pretendiam exprimir sentimentos ntimos atravs da violncia das cores, das pinceladas largas e dramticas e de imagens deformadas. um tipo de pintura intensa, apaixonada e muito pessoal, baseado na ideia de que a tela o veculo para demonstrar emoes.

Paul Gaugin Mulheres com Cachorro.

Vincent Van Gogh Comedores de Batatas.

Vincent Van Gogh Noite estrelada

Franz Marc Cavalos Azuis

Edward Munch O Grito

Pontilhismo

O pontilhismo surgiu na Frana em meados da dcada de 1880 como um movimento psimpressionista, sendo uma reao aos prprios impressionistas. Trata-se de uma tcnica de pintura em que o artista fez desenhos e representaes usando pequenos pontos ou manchas, dando ao observador, um efeito tico diferente da pintura convencional Os dois principais artistas dessa modalidade foram Seurat (1859 1891) e Paul Signac (1863 1935).

Georges Seurat

Paul Signac. Porto de Saint Tropez

FAUVISMO

Este movimento afirmava a autonomia da cor e do espao, utilizava com grande ousadia largas manchas de cores violentas, evocando um mundo fantstico de grande emoo e cor.

Henri Matisse Sala Vermelha.

CUBISMO

Desenvolvido inicialmente em Frana, entre 1907/14, o Cubismo, representou o corte com a espacialidade naturalista. A arte cubista embora parea puramente geomtrica, representa objetos reais. Estes so colocados na tela de forma a que se possam ver simultaneamente de diversas perspectivas, por isso as formas so reduzidas a slidos geomtricos.

Pablo Picasso As Senhoritas de Avignon

Braque O Jornal

Juan Gris Homem no Caf.

Fernand Leger Os Tapezistas.

FUTURISMO

Este movimento nasceu em Itlia, em 1909, os seus princpios eram: a recusa da herana cultural do passado e a criao de uma nova arte baseada na velocidade e nas tecnologias modernas. A pintura e escultura futuristas captavam o movimento e a velocidade atravs da representao de diversas imagens simultneas do mesmo objeto em posies que variavam progressivamente.

Umberto Boccioni. Rudos da rua invadem a casa.

Dadasmo

Sua proposta que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psquico, selecionado e combinando elementos por acaso. Sendo a negao total da cultura, o Dadasmo defende o absurdo, a incoerncia, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilizao que no conseguiria evitar a guerra. Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expresso criada em 1913 pelo artista francs Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opo do artista.

Marcel Duchamp Fonte.

Marcel Duchamp Bicicleta.

Marcel Duchamp Homem Descendo Escada

SURREALISMO

Iniciado em Paris e influenciado pelas teoria psicanalistas de Freud, este movimento descreve o surreal, ou seja, o inconsciente. Estes quadros apresentam cenas provocantes e ilgicas, criaturas estranhas e fantasmagricas, como colees de objetos do cotidiano. Nos quadros surrealistas, as imagens vo da serenidade dos sonhos inquietao dos pesadelos.

Salvador Dal A Persistncia da Lembrana.

Salvador Dal Alucinao.

Salvador Dal O Nascimento do Homem.

Salvador Dal Girafa pegando fogo.

Joan Mir Carnaval de Arlequim

ABSTRACIONISMO

As formas geomtricas, as linhas e as cores adquiriram um valor independentemente da realidade; a arte no tinha que representar o concreto, apenas os impulsos estticos ou as emoes do artista. Numa primeira fase Wassily Kandinsky foi um dos seus principais representantes, na segunda dcada ela diversifica-se atravs de um geometrismo puro, com Piet Mondrian e Paul Klee.

Wassily Kandinski Improvisao

Wassily Kandinski Preto e Violeta

Piet Mondrian Tablado.

Piet Mondrian New York

Paul Klee Msica Visual

REFERNCIAS

Coll, Csar; Teberosky, Ana. Aprendendo Arte. Editora tica, 1 ed., So Paulo-SP, 2002.
Strickland, Carol. Arte Comentada: da Pr-histria ao Ps Moderno. Traduo: ngela Lobo de Andrade, Ediouro Editora, 2004 Rio de Janeiro - RJ. www.histriadaarte.com.br

You might also like