You are on page 1of 7

Poluio Aqutica

Introduo ao tema
O nosso grupo de Cincias Naturais escolheu o tema: Poluio Aqutica, para desenvolver um trabalho apresentado em PowerPoint e num poster sobre o mesmo. Poluio v. tr. manchar; contaminar ou infestar (o ambiente) de produtos nocivos vida s. Como o significado da palavra indica, Poluio Aqutica baseia-se no derrame de partculas, produtos qumicos e resduos de fbricas e habitaes, no meio aqutico. Este derrame pode ocorrer no meio martimo ou fluvial. Partculas e produtos txicos quando inseridas no meio aqutico, podem ter graves consequncias. Esta poluio leva contaminao da gua que por sua vez causa a morte sucessiva de seres vivos inseridos na cadeia alimentar e at morte de pessoas.

Exemplo: Num mar, um tipo de peixe ingere um produto txico(insecticida, petrleo). O peixe morre e fica beira da gua. Uma gaivota come esse peixe e fica contaminada tambm. Esta gaivota posando no solo, morre, deixando aos seres decompositores (bactrias e fungos) um alimento infectado. Consequncias: peixe, gaivota e seres decompositores mortos.

O que contamina o meio aqutico?


Petrleo A poluio nos mares e oceanos tambm causada pelo petrleo, que quando adicionado ao meio aqutico, por combustveis de tanques ou exploses de poos danificados na terra, pode causar os maiores danos.

Depsitos de lixo no mar


Muitas vezes, ns Humanos, pensamos no mar, ou no lago ou at mesmo um rio como uma lixeira,pois depositamos todos os anos milhes de toneladas de lixo nos oceanos, lagos e rios prejudicando no s o meio envolvente, mas tambm ns mesmos.

Derrames txicos
Os derrames txicos, principalmente das grandes instalaes como as fbricas, so uma grande fonte de doenas e destruio do ambiente.

Poluio dos lenis de gua

Os lenis de gua so guas subterrneas que se contaminam facilmente. Essas guas so aquelas que no subsolo preenchem as fendas nas rochas. Actualmente cerca de 60% desses lenis so a principal fonte de gua potvel de algumas regies mas no as deixamos de poluir. So fceis de poluir pois todos os produtos txicos despejados no solo como os fertilizantes da agricultura ou despejar gasolina nos depsitos subterrneos polui-os e essa gua torna-se txica. Trs litros de um produto solvente podem contaminar 60 milhes de litros de gua subterrnea.

Casos actuais de preveno e diminuio ou contaminao do meio aqutico:


1) Muitos dos produtos txicos foram proibidos, como o DDT (um insecticida muito txico

que afecta inmeros seres vivos), por alguns pases, em 1970. O nosso grupo destacou uma das notcias do D.N. referente a um caso de recolha de lixo numa marina: 2) Mergulhadores 'caam' 200 quilos de lixo por LUSA16 Agosto 2009 Perto de 200 quilos de resduos, a maior parte artefactos de pesca e garrafas de vidro e plstico, foram ontem retirados do fundo da marina de Sines, durante uma recolha subaqutica de lixo que envolveu 35 mergulhadores. "Os mergulhadores recolheram 191 quilos de lixo, numa zona que supostamente devia estar limpa, que a marina", disse Lusa Gabriel Neves, responsvel da Divetek pela equipa de mergulho. Artefactos de pesca e garrafas de plstico e vidro foram os objectos mais "caados" pelos mergulhadores, 31 civis e quatro da Marinha, que recuperaram ainda paus, tubos, uma vassoura e sacos de plstico.

3) Em alguns pases consegue-se aspirar o petrleo de uma determinada zona, com a ajuda de bombas ou com serradura e palha. Contudo, todos estes mtodos no so totalmente eficazes. 1) A 24 de Maro de 1986 um enorme petroleiro (Exxon Valdez) teve um acidente no Alasca que derramou 50 milhes de litros de petrleo no mar.

You might also like