You are on page 1of 9

RECICLAGEM

A reciclagem o reaproveitamento dos materiais como matria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns so o papel, o vidro, o metal e o plstico.

As maiores vantagens da reciclagem so a minimizao da utilizao de fontes naturais, muitas vezes no renovveis; e a minimizao da quantidade de resduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incinerao.
O conceito de reciclagem no deve ser confundido com o de reutilizao.

RECICLAGEM
Material Jornais Embalagens de papel Tempo para decomposio De 2 a 6 semanas De 3 a 6 meses

Fsforos e pontas de cigarros


Chiclete Nylon Tampas de garrafas Latas de alumnio Isopor Plsticos Fralda descartvel comum

2 anos
5 anos 30 anos 150 anos De 200 a 500 anos 400 450 anos 450 anos

Vidro

1.000.000 de anos (um milho)

VEJAM ABAIXO, ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE RECICLAGEM. QUANTOS ANOS CADA MATERIAL DEMORA PRA SE DECOMPOR NA NATUREZA.

CORES DA RECICLAGEM

O LIXO DE GERAES
Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas, somando a populao brasileira voc vai ver que todo esse lixo se transforma em um enorme bolo, de milhes de toneladas. Quando o caminho de lixo passa para recolher os sacos, ele levado para um terreno chamado de aterro sanitrio ou lixo. Porm devido o aumento da populao, a quantidade de lixo tambm aumenta, e isso est fazendo com que no haja mais espao para tanto lixo. Na natureza, toda a matria orgnica viva se decompe rapidamente e ainda ajuda a tornar a terra mais frtil para alimentar novos seres que viro. Mas, com os seres humanos diferente, porque so os nicos seres vivos que produzem coisas artificiais, e, algumas delas como latas de refrigerante, plstico e vidro levam uma eternidade para se decompor.

COMO RECICLAR?
A reciclagem comea dentro de casa, pois necessrio a separao e preparao do lixo. Por exemplo: As pilhas no devem ser misturadas com o lixo comum (restos de comida), pois contem substncias txicas. O lixo deve ser separado lixo reciclvel como o plstico, o papel, o vidro e o metal. Da quando tudo estiver corretamente separado, s levar para os Pontos de Entrega Voluntria (P.E.V.), espalhados pelas cidades do Brasil. Ou ento, voc pode levar para o local mais prximo da sua casa onde existem aquelas latas grandes e coloridas com os smbolos de cada material.

CONHEA OS SMBOLOS E AS CORES PARA CADA TIPO DE MATERIAL, ESPALHADOS NO MUNDO INTEIRO

RECICLVEL
PAPEL
Jornais e revistas Folhas de caderno Caixas de papel Cartazes

NO RECICLVEL
PAPEL
Fitas adesivas Papel carbono / Fotografias Papeis sanitrios / Papeis metalizados Guardanapos

PLSTICO
Garrafas de refrigerantes Embalagens de produtos de limpezas Copinhos de caf Embalagem de margarina, canos e tubos Sacos plsticos em geral

PLSTICO
Cabo de panela Tomadas Embalagens de biscoito Misturas de papel, plsticos e metais

METAL
Latinhas de ao (de leo, de salsicha) Latinhas de alumnio (como as de refrigerante) Panelas Pregos Arames

METAL
Pilhas Esponjas de ao (aquelas usadas para lavar loua) Clips Grampos

VIDRO
Garrafas de todos os tipos Copos Potes Frascos

VIDRO
Espelhos Lminas Porcelana Cermica

A RECICLAGEM TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO MEIO AMBIENTE, POIS ALM DE DIMINUIR O ACMULO DE LIXO NAS REAS URBANAS, ELA AINDA FAZ UMA ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS. E CADA UM DE NS S TEM A GANHAR COM ISSO, POIS SE O MEIO AMBIENTE EST BEM, NS TAMBM ESTAMOS.

You might also like