You are on page 1of 30

Trabalho elaborado por: Susana Silva Carla Pessoa Lurdes Fernandes

Introduo O que o vmito Como se classificam Colheita O que o exsudado Colheita do exsudado nasal


condicionamento e transporte Exsudado da regio posterior ao da orofaringe Exsudado em feridas Concluso Bibliografia Carta formal


No mbito da UFCD circuitos e transportes de informao nas unidades e servios, foi-nos pedido a realizar um trabalho, sobre recolha, transporte de amostras Biolgicas de exsudado e vmito.
Neste trabalho vamos falar, como feita a recolha, que material necessrio e como se faz essa recolha.


O transporte tambm uma parte muito importante e deve ser transportada nas devidas condies. Para que quando chegar ao laboratrio, a devida analise j no tenha sofrido qualquer alterao biolgica, para assim no haver qualquer tipo de erro quando for feita a anlise.


O vmito a expulso forada pela boca, do contedo do estmago ou da poro inicial do intestino. Pode haver eliminao de alimentos ainda no digeridos, j digeridos ou apenas de secrees produzidas pelo corpo para possibilitar a digesto (saliva, suco gstrico, suco pancretico, bile).


O tipo de material que ser eliminado depender do tempo desde que a pessoa se alimentou at o momento do vmito e do tipo de problema que o est causando.


Os vrios tipos de vmitos:
vmitos alimentares - quando apresentar apenas contedo alimentar. vmitos fecalides - quando apresentam caractersticas como odor ptrido e cor escura, sendo patognomnico de obstruo intestinal baixa.


vmitos biliares - quando apresentam contedo de cor amarelo-esverdeado sugestivo de bile. Apesar do medo da populao, este tipo de vmito apenas diz ao mdico que o fgado est permevel. vmitos em jato - so vmitos explosivos, que podem denotar aumento da presso intracraniana e indicar risco de morte iminente.


vmitos ps prandiais - aqueles que correm aps a alimentao; bulimia nervosa - vmitos induzidos por medo de engordar.


Poder ser coletado vmito em frasco estril seguindo os mesmos cuidados das amostras de fezes


Fluidos (como o pus) que passam atravs das paredes vasculares em direo aos tecidos adjacentes. Estes fluidos envolvem clulas, protenas e materiais slidos. O exsudado pode escorrer de cortes ou locais onde haja inflamao ou infeco.


Para a colheita do exsudado nasal, introduz-se uma zaragatoa na narina paralelamente ao palato e deixar nessa posio alguns segundos de forma a absorver as secrees.

Em seguida, introduzir um pouco mais fundo na mucosa nasal (aproximadamente 2 a 3 cm no adulto e at o doente lacrimejar) e rodar ligeiramente a zaragatoa.


Para a colheita de exsudado da nasofaringe deve ser utilizada uma zaragatoa com uma haste fina e flexvel que se introduz, aproximadamente, 5 a 6 cm, seguindo a base interior da narina na direco da regio posterior da nasofaringe.


Aps a colheita, os tubos devem ser bem vedados, as rolhas envolvidas em parafilm e, seguidamente, desinfectados exteriormente com soluo de hipoclorito de sdio a 0,5%.


Os produtos biolgicos do trato respiratrio superior e inferior devem, preferencialmente, ser refrigerados a 4C e o seu transporte para o laboratrio no deve exceder as 18 horas


Desviar e comprimir a lngua com o auxlio de uma esptula e solicitar que o doente verbalize aaa de forma a elevar a vula. Com o algodo da extremidade da zaragatoa esfregar extensamente a parede farngea e os pilares da orofaringe


Colocar a zaragatoa num tubo contendo meio adequado ao transporte de vrus.
Evitar esfregar o palato mole ou tocar com a zaragatoa na lngua uma vez que estes movimentos podem induzir o vmito.


Identificar o tubo com as iniciais do nome do doente (ou primeiro e ltimo nome) e com a data da colheita. Colocar a zaragatoa num tubo contendo meio de transporte para vrus.


Se forem utilizadas zaragatoas comerciais com meio apropriado para o transporte de vrus devem seguirse as instrues do fabricante

composto por plasma, O exsudado da ferida um lquido


glbulos e plaquetas. A maior parte do exsudado da ferida filtrada do sangue e / ou sistema linftico para a rea da ferida, mas os glbulos vermelhos e plaquetas preenchem as partes capilares feridas. Viscosidade varia de lquido plasmtico ralo e claro a secreo amarela espessa contendo altas concentraes de glbulos brancos e bactrias


Se uma ferida produz uma grande quantidade de lquido (exsudao), o processo de cicatrizao pode ser retardado. E o aumento dos nveis de exsudado pode ser um sintoma de infeo e aumento do edema.


E quanto maior o volume de exsudado, maior o risco de macerao da pele periferida( um amolecimento ou rompimento da pele causada pelo contato constante com umidade excessiva.) - e vazamento de exsudato


Conclumos que neste trabalho, a colheita e o transporte inadequados favorecem tanto o desenvolvimento de flora contaminante, como eventualmente a morte do agente causador da infeco, falseando ou inviabilizando resultados.


Para alm de sujeitar o doente a nova colheita gera tambm aumento de custos.

O responsvel pela colheita deve ser, tambm responsvel pela identificao da amostra. Os profissionais desta rea devem ser devidamente treinados e periodicamente reciclados.


http://www.coloplast.com.br/feridas_pele/topicos/ condicoes/exsudato/

http://www.gosaude.com/index.php/aconselh amento/sistema-digestivo/85-enjoos-evomitos.html

Nelas, 18 de maio de 2012 Ex. mos senhores Estamos a frequentar o curso de Tcnico Auxiliar De Sade, a decorrer em Nelas, coordenado pelo IEFP de Seia e, no mbito da UFCD Circuitos e Transporte de Informao nas Unidades e Servios foi-nos proposto a elaborao de um trabalho sobre os Procedimentos e Protocolos definidos no Transporte de Informao do Utente. Desta forma, solicitamos, se possvel, a esta unidade Hospitalar o envio de informao e documentao importante (p.e. protocolos) para a realizao do trabalho. Agradecemos a vossa ateno de V. Ex. a, com os melhore cumprimentos

Carla Pessoa Lurdes Fernandes Susana Silva

secretaria.geral@hgsa.min-saude.pt; secadm@hbarcelos.min-saude.pt; secretariado@chne.min-saude.pt; aprov@chts.min-saude.pt; administracao@ulsam.min-saude.pt; ipofg@ipolisboa.min-saude.pt; admin@chbm.min-saude.pt; geral@chmt.min-saude.pt; abrantes@chmt.min-saude.pt; tomar@chmt.min-saude.pt; tnovas@chmt.min-saude.pt; hsmguarda@hsmguarda.min-saude.pt; csalmeida@ulsguarda.min-saude.pt; cssabugal@ulsguarda.min-saude.pt; csmanteigas@ulsguarda.min-saude.pt; geral@hsjoao.min-saude.pt;

O seguinte dispositivo foi reencaminhamento do seguinte email : gabinete.utente@hsm.min-saude.pt;

Gabinete do Utente Servio Social e Gabinete do Utente mhtml:file://C:\Documents%20and%20Settings\13744\Os%20meus%20docu mentos\email.mht!http://intranet/contents/docs/assinatura_digital/chln_logo.jpg Tlf.21 780 51 30/1 Faxe21 780 56 04 Tlm.99 271 / 96 13 63 791 e-mail(gabinete.utente@chln.min-saude.pt) Esta mensagem est sujeita s Condies de Uso e Restries Legais indicadas em http://www.chln.min-saude.pt/restricoes_legais.html.

AVISO LEGAL Esta mensagem confidencial e dirigida apenas ao destinatrio. Se a recebeu por erro solicitamos que o comunique ao remetente e a elimine assim como qualquer documento anexo. No h renncia confidencialidade nem a nenhum privilgio devido a erro de transmisso. Qualquer opinio expressa nesta mensagem pertence unicamente ao autor remetente, e no representa necessariamente a opinio do Centro Hospitalar Lisboa Norte a no ser que expressamente se diga que o remetente est autorizado para o efectuar.

You might also like