You are on page 1of 18

INSTRUTOR: 2 Ten Santos

INTRODUO CONCEITO DE UPF LEGISLAO PRINCPIOS BSICOS MODELO DE UPF CONCEITOS RELACIONADOS TNL ALGUNS EQUIPAMENTOS

O que o UPF = ?

CONCEITO DE UPF O Uso Progressivo da Fora (UPF) nada mais do que a seleo adequada das opes de fora por parte do policial como resposta ao nvel de submisso do cidado suspeito ou infrator. Violncia legtima X Uso legtimo da fora

CONCEITO DE UPF A tarefa da polcia delicada na medida em que se reconhece como inteiramente legtimo o uso de fora, para resoluo de conflitos, desde que esgotadas todas as possibilidades de negociao, persuaso e mediao (FARIA,1999).

LEGISLAO Cdigo de Conduta para os Encarregados de Aplicao da Lei CCEAL; Princpios Bsicos sobre o Uso da Fora e das Armas de Fogo PBUFAF;

Cdigo Cdigo Cdigo Cdigo

Penal Militar CPM; de Processo Penal Militar CPPM; Penal Brasileiro CPB; de Processo Penal CPP.

LEGISLAO CCEAL Art. 3 Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei s podem empregar a fora quando tal se afigure estritamente necessrio e na medida exigida para o cumprimento do seu dever.

PBUFAF

LEGISLAO CPPM Art. 234. O emprego de fora s permitido quando indispensvel, no caso de desobedincia, resistncia ou tentativa de fuga. Se houver resistncia da parte de terceiros, podero ser usados os meios necessrios para venc-la ou para defesa do executor e auxiliares seus, inclusive a priso do ofensor. De tudo se lavrar auto subscrito pelo executor e por duas testemunhas.

LEGISLAO CPPM Art. 234 2 O recurso ao uso de armas s se justifica quando absolutamente necessrio para vencer a resistncia ou proteger a incolumidade do executor da priso ou a de auxiliar seu.

LEGISLAO CPB Art. 23. No h crime quando o agente pratica o fato: I em estado de necessidade; II em legtima defesa; III em estrito cumprimento do dever legal ou no exerccio regular de direito. Excesso punvel Pargrafo nico. O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo.

LEGISLAO CPP Art. 284 No ser permitido o emprego de fora, salvo a indispensvel no caso de resistncia ou de tentativa de fuga do preso.

LEGISLAO CPM Excesso culposo Art. 45. O agente que, em qualquer dos casos de excluso de crime, excede culposamente os limites da necessidade, responde pelo fato, se este punvel, a ttulo de culpa. Excesso escusvel Pargrafo nico. No punvel o excesso quando resulta de escusvel surpresa ou perturbao de nimo, em face da situao.

PRINCPIOS BSICOS

LEGALIDADE

PROPORCIONALIDADE
NECESSIDADE TICA

PRINCPIOS BSICOS

LEGALIDADE
a rigorosa observncia das normas legais vigentes no Estado. Est diretamente ligado Constituio Federal de 1988, em seu art. 5, II, segundo a qual ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. O policial militar, como agente da Administrao Pblica est sujeito, aos mandamentos da lei e s exigncias do bem comum, deles no podendo se afastar ou desviar, sob pena de praticar ato invlido e exporse a responsabilidade administrativa, civil e criminal.

PRINCPIOS BSICOS

PROPORCIONALIDADE
a utilizao da fora na medida exigida para atingir o objetivo legtimo da aplicao da lei, sem excessos. Esta a base do uso progressivo da fora, ou seja, para cada ao do agressor caber uma reao por parte do agente de segurana pblica, proporcional agresso. Desta forma, os equipamentos no-letais apresentam um leque de opes para cessar a ao agressora, com o objetivo de se evitar a letalidade quando o quadro de agresso no for proporcional ao uso da fora letal.

PRINCPIOS BSICOS

NECESSIDADE
Verificar se o emprego da fora ser feito de forma imperiosa. Neste conceito est inclusa uma avaliao subjetiva por parte do policial, tendo em vista que, ao se deparar com a ocorrncia, em questo de segundos, o agente da Segurana Pblica dever fazer uma rpida avaliao, de modo a decidir qual ser sua reao.

PRINCPIOS BSICOS

TICA
So os valores morais que iro ditar a conduta correta no momento do uso da fora. Est ligada diretamente qualidade moral das medidas tomadas. A tica subdivide-se em: pessoal, de grupo e profissional. A tica profissional envolve o cumprimento de regras e normas estatutrias da instituio, e quando se fala em uso progressivo da fora, o CCEAL prev como o agente encarregado da aplicao da lei deve agir. Este um princpio mais moderno, utilizado por alguns estudiosos do assunto.

MODELO DE UPF

You might also like