You are on page 1of 11

UNIVERSIDAD NIHON GAKKO Mestrado em Cincias da Educao Prof. Dra. Sonia Odette T.

de Azevedo Simes
Disciplina: EVALUACIN Y ACREDITACIN DE LA EDUCACIN SUPERIOR EN EL MERCOSUR Grupo 2 - B Aliane C. de Moura Daiane Cristina Sartor Jos Vechiatto Leni de Souza Barros Valci da R. Pires

METAAVALIAO NA EDUCAO SUPERIOR

Meta-Avaliao
Na meta-avaliao (Segundo Stufflebean (2001), Scriven (1991) e o Joint Committee on Stamdards for Educational Evaluation (1994), para o discente ser avaliado, faz-se necessrio assegurar e comprovar a qualidade desta avaliao, onde o docente ou a instituio podem rever seus mtodos e conceitos diante de seus resultados, ou seja, a avaliao da avaliao (termo criado por Orata em 1940).

Meta-Avaliao
La metaevaluacin, del mismo modo que la evaluacin, es esencialmente una actividad multidisciplinaria; por tal motivo, ninguna disciplina cientfica puede tener la pretensin de convertirse en la ciencia evaluadora por excelencia. Sin embargo, la primaca de disciplinas como la Pedagoga o la Psicologa ha determinado las perspectivas y los criterios dominantes tanto en las propuestas tericas sobre evaluacin como en la metaevaluacin misma (GARCA, 2000).

Meta-Avaliao
La metaevaluacin ha sido y es comnmente conceptualizada como aquella investigacin sistemtica cuyo objetivo es emitir un juicio acerca de la calidad, la relevancia, la pertinencia o los mritos de una evaluacin. En este sentido, la evaluacin se convierte en el objeto de estudio del metaevaluador Stufflebeam (1981), Scriven (1967) citados em (GARCA, 2000).

Meta-Avaliao
IES
Acadmico IES

Sistmica Iluminativa Mediadora


TRMINO

INCIO

DIAGNSTICO

PROCESSO

Currculo Planejamento Avaliao

Perfil

Currculo Planejamento Avaliao

Produto

Feedback Realimentao no processo

Conceitos

Contedos
Fonte: Dra. Snia Odette T. de A. Simes

Percurso para a Meta-Avaliao:

C E R A M

Criao Expanso Regulao Avaliao Meta-Avaliao

Meta-Avaliao
necessria a transio de uma cultura de avaliao para uma cultura de uma gesto responsvel e eficiente, em que a avaliao a garantia de qualidade desta possam ser permanentemente retroalimentadas.

Meta-Avaliao
Buarque (1996) prope que: a qualidade do trabalho universitrio exige uma redefinio do conceito de qualidade, de maneira a incorporar, de um lado, a criatividade presente no ineditismo de cada trabalho e, de outro, uma sintonia dos trabalhos com o objetivo da modernidade e de contribuio para a soberania da sociedade.

Meta-Avaliao
Meta-avaliao um mtodo para a qualidade da avaliao e que exige um conjunto de procedimentos, padres e critrios para seu julgamento, ou seja, emitir uma nova avaliao sobre o estudo avaliativo, ento se conclui que ser permitido anlises e produo de informaes claras e confiveis. Assim, a meta avaliao deve ser entendida como um processo de aperfeioamento contnuo dos processos e procedimentos de avaliao.

PERCURSO PARA A META-AVALIAO NA EDUCAO SUPERIOR EM PASES LATINO-AMERICANOS: OS CASOS DA ARGENTINA, BRASIL, CHILE E MXICO.

You might also like