You are on page 1of 15

A teoria do tomo ao longo do tempo

tomo

Alguns filsofos da Grcia Antiga j admitiam que toda e qualquer matria seria formadas por minsculas partculas indivisveis, que foram denominadas tomos.

A Histria do tomo

No entanto, foi somente em 1803 que o cientista ingls John Dalton, com base em inmeras experincias, conseguiu provar cientificamente a existncia do tomo.

A Histria do tomo

Mas Dalton no foi o primeiro a estudar a composio da matria. Muitos anos antes, j Demcrito tinha a sua teoria sobre os como era afinal constituda a matria.

A Histria do tomo

1. 2. 3. 4. 5. 6.

De seguida vamos apresentar as mais notrias teorias desenvolvidas, ao longo do tempo, pelos seguintes cientistas. Demcrito Dalton Thomson Rutherford Bohr Nuvem Electrnica

Teorias Atmicas

Demcrito acreditava que tudo no mundo, todas as coisas, eram constitudas por elementos microscpicos a que deu o nome de tomos.

Teoria de Demcrito

Teoria de John Dalton


Dalton acreditava que os tomos tinham forma esfrica e macia. Como j antes referimos Dalton foi o primeiro a provar que o tomo realmente existia.

A partir de uma experincia, Thomson, concluiu que o tomo tem partculas negativas, dandolhes ento o nome de electres. O modelo atmico de Thomson (1897) propunha que o tomo no fosse macio (como havia afirmado John Dalton), mas sim um fluido com carga positiva (homogneo e quase esfrico) no qual estavam dispersos (de maneira homognea) os electres.

Teoria de Thomson

Modelo atmico de Thomson

As bases para o desenvolvimento da fsica nuclear foram lanadas por Ernest Rutherford ao desenvolver sua teoria sobre a estrutura atmica. Durante as suas pesquisas, Rutherford observou que para cada 10.000 partculas alfa aceleradas incidindo numa lmina de ouro, apenas uma era reflectida ou desviada da sua trajectria. A concluso foi que o raio de um tomo poderia ser volta de 10.000 vezes maior que o raio do seu ncleo. O modelo atmico de Rutherford ficou conhecido como modelo planetrio, pela sua semelhana com a formao do Sistema Solar.

Teoria de Rutherford

Modelo atmico de Rutherford

Teoria de Bohr
Bohr dedicou-se a aperfeioar a teoria de Rutherford. Descobriu que os tomos se distribuem em nveis de energia Descobriu tambm que no ncleo de um tomo no existem s cargas positivas (protes)mas tambm neutres(cargas neutras).

Teoria Actual Nuvem Electrnica

Hoje em dia existe um modelo atmico em que os electres se distribuem em orbitais (no tem orbitas bem definidas mas tem energia bem definida).

Sabe-se que o tamanho do tomo de 10.000 a 100.000 vezes maior que o seu ncleo. A palavra tomo, em grego, significa indivisvel.

Curiosidades

You might also like